Boa tarde!
Não há dúvida de que uma das fontes mais importantes e seguras de aplicativos, jogos e atualizações em dispositivos Android é o Google Play Market (onde todos os aplicativos hospedados são exaustivamente testados 👌).
Mas, infelizmente, quando para de funcionar, o smartphone (tablet) fica tipo "sem mãos" ...
Em geral, em alguns casos, quando o Google Play não está funcionando (especialmente quando uma tela "branca" aparece na fase de carregamento), um erro (código de erro) é relatado, pelo qual você pode tentar resolver o problema.
Porém, em alguns casos: não há erro nem mensagens (na verdade, é na solução desta opção que me concentrarei principalmente neste artigo).
E então, agora mais perto do assunto ... ✌
👉 A propósito!
Existem análogos do Google Play Market na rede! Eles podem ser usados se o Play Market não funcionar
*
O que fazer se o Google Play Market não funcionar
👉 Tente reiniciar seu dispositivo (Dica # 1!)
Talvez este seja um dos conselhos mais comuns dados para a maioria dos problemas, tanto com smartphones (tablets) quanto com PCs comuns.
E eu não serei uma exceção aqui (estima-se que ~ 20-30% dos problemas com o Google Play podem ser resolvidos simplesmente reiniciando o smartphone).
*
Nota: para reiniciar o telefone / tablet - basta segurar o botão liga / desliga por 2 a 5 segundos, até que o menu do sistema apareça (para um exemplo, veja a imagem abaixo).

Reinicie seu smartphone
*
👉 Verifique a Internet, tente se conectar a uma rede de alta velocidade
Além disso, muitas vezes o problema com o Google Play está diretamente relacionado à qualidade de sua conexão com a Internet. Se você tiver uma Internet móvel de baixa velocidade (que também "cai" periodicamente) - é possível que de vez em quando o Google Play fique indisponível.
Recomendar tente conectar seu telefone / tablet a uma rede Wi-Fi e verifique novamente o Play Market. Além disso, não será supérfluo testar e descobrir a velocidade real da Internet (para isso. Existem serviços especiais).

Resultados em beta.speedtest.net/en
*
👉 Remover cache, atualizações do Google Play
Para acelerar seu trabalho, o Play Market salva parte dos dados na memória do dispositivo (nota: isso é chamado de cache). Ele cresce com o tempo, e isso pode levar a alguns erros (especialmente após a atualização do Market).
Portanto, um conselho lógico: exclua o cache, atualize, limpe a memória do telefone / tablet. 👌
Para fazer isso, vá para as configurações do Android e abra a seção "Formulários" ... Depois de encontrar e abrir o aplicativo Mercado Google Play ... Veja a imagem abaixo (👇).

Aplicativos - configurações - Play Market
Em seguida, limpe a memória, exclua o cache e as atualizações (veja as setas 1, 2 na imagem abaixo 👇).

Excluir cache, limpar memória
Depois disso, é recomendável reiniciar o Android (se você não souber como - veja a dica nº 1).
*
👉 Verifique se o "Boot Manager" (também conhecido como "Boot Manager") está habilitado
O fato é que este gerenciador permite baixar arquivos, inclusive para o Play Market. Se, por algum motivo, ele estiver desligado, pode haver problemas com o download de arquivos e atualizações ...
Para verificar se está habilitado, acesse as configurações do Android, abra a seção "Formulários" ... Em seguida, encontre e abra "Gerenciador de inicialização" (em alguns dispositivos, é denominado de forma um pouco diferente "Download Manager").

Aplicativos - Gerenciador de download (Android)
A propósito!
Em versões mais recentes do Android (10.0, por exemplo), alguns dos aplicativos do sistema podem estar ocultos. Antes de pesquisar, clique nos “três pontos” no canto da tela e ligue sua exibição (isso também é relevante para as recomendações abaixo).

Mostrar / ocultar aplicativos do sistema
Se um "Gerenciador de download" você desativou - ative-o! (veja a tela abaixo 👇). Também recomendo limpar o cache.

Ligamos o gerenciador de download!
*
👉 Verifique a data e hora
Por um lado, a hora e a data são "absurdas". Por outro lado, por causa deles, algumas opções do telefone podem não funcionar ...
O fato é que quando o aparelho está rodando no Android, ele se sincroniza com alguns serviços do Google. E se o seu tempo estiver errado - então, ao trocar dados com serviços, ocorrerá um erro e seu dispositivo poderá ter o acesso negado.
Preste atenção também ao formato da data, alguns são confusos (😢). A propósito, você também pode recomendar definir a hora e o fuso horário manualmente (em alguns casos isso ajuda).

Configurando a data e hora no Android
*
👉 Limpe o cache do "Google Services Framework". Certifique-se de que este software esteja ativado
Outro processo do sistema que afeta o Play Market é o Google Services Framework (também pode ser encontrado na lista de todos os aplicativos). Após abrir suas propriedades, limpe o cache e a memória. Em seguida, reinicie o dispositivo e verifique o Play Market.

Limpando o cache - Google Services Framework
*
👉 Verifique se a conta do Google está habilitada. Tente parar e reativar
Semelhante ao ponto anterior: abra a lista de todos os aplicativos, e vá até as propriedades de "Contas do Google" (ver exemplo abaixo 👇).
Em seguida, ative este aplicativo ("Contas do Google") se estiver desativado. Além disso, não será supérfluo redefinir o cache.

Contas do Google (verifique se estão ativadas)
*
👉 Os endereços IP do Play Market não estão disponíveis para você ...
Devido aos eventos recentes (o banimento do Telegram na Rússia) e o subsequente bloqueio massivo de milhares de endereços IP, muitos usuários tiveram problemas não apenas com o Play Market, mas também com dezenas de outros aplicativos.
É possível que o seu provedor de Internet tenha bloqueado os endereços IP de que você precisa e, por isso, você não consegue se conectar ao serviço ...
Nesse caso, é recomendável tentar usar uma VPN. Por exemplo, um aplicativo muito conveniente para Android - Turbo VPN (Nota: se o seu mercado não funcionar, você pode baixá-lo em serviços análogos ao Play Market).
Usando o aplicativo Turbo VPN muito simples: após iniciá-lo, basta clicar no ícone "Carrots" (para se conectar à rede), após o qual todos os seus aplicativos abertos (utilizados pela Internet) funcionarão através de um servidor proxy ( Aproximadamente. : o aplicativo é ideal para usuários novatos, tornando o mais fácil possível trabalhar com servidores proxy).

Turbo VPN - lançamento de aplicativo
*
👉 Use análogos
Acho que muitos não ficarão surpresos se eu disser que o Google Play Market tem muitos análogos (serviços semelhantes). Eles também têm milhares de aplicativos e jogos diferentes, todos também testados e atendendo a altos requisitos de segurança.
Em geral, quando o Play Market não funciona, então em alguns casos você tem que baixar um aplicativo de qualquer lugar, o que você realmente precisa. Portanto, é melhor fazer isso com grandes serviços comprovados. Não é? ✌
👉 Ajudar!
Os melhores serviços analógicos do Google Play Market: uma pequena seleção.

Mobile9 - página inicial / Uma das alternativas do Play Market
*
👉 Redefinir as configurações do telefone (Hard Reset)
Bem, a última maneira radical é tentar redefinir as configurações do Android (ou seja, trazer o dispositivo para o estado de fábrica).
Quero observar que esta operação excluirá todos os aplicativos, jogos, documentos, arquivos, configurações, etc. Portanto, primeiro salve tudo o que você precisa e pode mais tarde ser útil.
E então, para reiniciar, abra "Definições" , seção "Restaurar e redefinir" ... Veja a imagem abaixo (👇).

Configurações do Android
Em seguida selecione a opção "Redefinir" e confirme sua intenção. Em geral é tão simples e rápido ...

Recuperação e reinicialização
Acrescentarei que, por vários motivos, esse método de redefinição nem sempre é possível (por exemplo, o dispositivo pode congelar ou impedir a abertura das configurações). Nesse caso, recomendo que você leia o artigo, cujo link é fornecido a seguir.
👉 Ajudar!
Como redefinir as configurações do Android para as configurações de fábrica [Hard Reset] (ou seja, excluir todos os dados do seu telefone, tablet)
*
É tudo por agora ...
Se você resolveu o problema de forma diferente, avise-me nos comentários!
Boa sorte!
👣
Publicado pela primeira vez: 28.09.2018
Correção: 28/08/2020