Interessante

Gagueja e retarda os vídeos do YouTube em um tablet, smartphone [no Android]

Bom tempo!

A maioria dos usuários usa ativamente tablets (e smartphones) para assistir a vídeos online (na maioria das vezes no YouTube). E é muito conveniente - não é necessário sentar-se no PC quando você pode se deitar confortavelmente com o tablet em suas mãos ...

Mas desde tablets não brilham com o desempenho, muitas vezes você pode observar várias lentidões, congelamentos, o vídeo pode se contorcer e gaguejar (o que é muito chato e às vezes torna impossível de ver).

Neste artigo, irei fornecer maneiras simples e realistas de melhorar a qualidade do vídeo que está sendo reproduzido. Acho que algumas das maneiras devem ajudá-lo!

Então...

*

Como melhorar a reprodução de vídeo

Observação! Se o seu tablet já tem idade suficiente e tem menos de 1 GB de RAM (512 MB *), reproduzir vídeos de alta qualidade no YouTube é, infelizmente, uma tarefa árdua para ele. Claro, você pode tentar as recomendações abaixo, mas eu não teria muita esperança ...

Quanta RAM e quanto dela está livre / Configurações -> Aplicativos -> Funcionando

Sobre aplicativos padrão (YouTube / navegador)

A maioria dos tablets / smartphones vem com um aplicativo YouTube dedicado, que é onde a maioria dos vídeos é aberta. Devo dizer desde já que está longe do ideal: em primeiro lugar, exige os recursos do dispositivo (existem aplicações mais "económicas") e, em segundo lugar, a publicidade surge constantemente (após determinados períodos de tempo). Portanto, eu não recomendaria usá-lo de forma alguma ...

App YouTube

Eu também observaria o navegador padrão (que é chamado de "Navegador") em tablets: as legendas são habilitadas por padrão durante a reprodução (veja a tela abaixo). Essas legendas incluídas podem afetar significativamente o carregamento e nem sempre há recursos de dispositivo suficientes para exibi-las. Eu recomendo desligá-los durante a reprodução - em muitos tablets, o vídeo geralmente para de ficar mais lento!

Legendas incluídas

Em geral, idealmente, em vez de aplicativos padrão, é necessário considerar opções alternativas (sobre elas abaixo) ...

Use navegadores alternativos

Tendo experimentado dezenas de navegadores em tablets não muito produtivos, optei por dois: Dolphin e Opera (versão clássica, sem Mini ...). Por que?..

Golfinho

Google Play - //play.google.com/

Um navegador muito rápido e leve que vem com um bloqueador de anúncios. Ele tem seu próprio flash player embutido, um design bem desenvolvido e fácil de usar e, o mais importante, uma boa otimização com todos os serviços e sites populares: YouTube, Amazon, Wikipedia, etc. Reproduz vídeos perfeitamente (sem hesitação, não lentidão, sem congelamentos). Em geral, definitivamente recomendo conhecê-lo!

O vídeo é reproduzido no navegador Dolphin / Um dos vídeos no YouTube

Ópera

Google Play: //play.google.com/

Navegador conveniente, rápido e seguro. Observe que eu recomendaria usar a versão clássica (e não Mini e outros "derivados"). O navegador está muito bem otimizado para reproduzir streaming de vídeo (embora, na minha opinião, o Dolphin perca). Mas seja como for, uma ordem de magnitude melhor do que os aplicativos padrão "YouTube" ou "Navegador".

Baixando por aplicativos de terceiros (atualizações em segundo plano)

Talvez este seja o motivo mais comum pelo qual o tablet (smartphone) fica mais lento, e não apenas durante a reprodução de vídeo. O fato é que quando algumas versões mais novas dos aplicativos instalados aparecem - o tablet pode começar a atualizá-los independentemente e, claro, se um vídeo for iniciado neste momento, é muito provável que apareçam atrasos.

A maneira mais fácil de descobrir quais aplicativos estão em execução no momento, quanta memória RAM livre (e quanto é no total) pode ser encontrada nas configurações do tablet / smartphone na seção "Aplicativos (em execução)" (veja a imagem abaixo).

Quanta RAM e quanto dela está livre

Idealmente, para uma reprodução confortável de vídeos, pelo menos 500 MB de RAM devem estar livres (mais -> melhor). Observe atentamente a lista de aplicativos e tudo o que não é necessário neste momento - apenas feche.

Como alternativa, você pode tentar simplesmente reiniciar o tablet (nota: mantenha pressionado o botão liga / desliga por 3-5 segundos, até que a "janela" do sistema apareça).

Você também pode aprender sobre as atualizações de software no painel superior: preste atenção no canto superior esquerdo. Se você "expandir" o canto do painel, poderá ver o "estado" atual das coisas.

Tarefas em segundo plano, atualizações de aplicativos, etc.

A premissa desta parte do artigo: feche todos os desnecessários e não utilizados no momento para maximizar os recursos do dispositivo para a reprodução de streaming de vídeo.

Internet lenta / sem conexão

Se a velocidade da sua internet for menor que a taxa de bits do streaming de vídeo, o tablet reproduzirá o vídeo mais rápido do que carrega. Como resultado, a cada 10-30 segundos, a reprodução irá parar por 3-5 segundos, recarregar (nota: o chamado buffering) e, em seguida, reproduzir novamente.

Adição!

Para reprodução de vídeo online de 720p (1080p) em alta qualidade, é necessário um canal de Internet de pelo menos 15-20 Mbps.

Uma dica para melhorar a reprodução: Abra e pause o vídeo. Dentro de um ou dois minutos, uma parte do vídeo será carregada e você pode começar a reproduzi-lo (se o vídeo for longo, pode ser necessário pausá-lo 1 a 2 vezes para assisti-lo sem atrasos irritantes frequentes).

Em smartphones / tablets, aliás, para uma avaliação rápida do status da rede - você pode prestar atenção no ícone correspondente no canto da tela (configurações) Veja a imagem abaixo.

O que há com a conexão ...

Mas, em geral, se você abordar a questão de forma objetiva, é melhor testar a velocidade usando serviços especiais. O fato é que muitas vezes a velocidade declarada da Internet pode diferir significativamente da velocidade real (às vezes várias vezes!). Eu dou um link para melhores serviços abaixo.

Importante!

Para verificar a velocidade da Internet (em um tablet e em um PC), recomendo usar estes serviços: //ocomp.info/kak-uznat-skorost-interneta.html#i-5

Como eu disse acima, para assistir a vídeos em qualidade 720p (1080p), é necessária uma velocidade de Internet de pelo menos 15 Mbps (de preferência 20 Mbps). Se durante o teste sua velocidade acabar sendo mais lenta, então o problema é óbvio ...

A propósito, se o seu tablet estiver conectado a uma rede Wi-Fi, então não seria supérfluo entrar nas configurações do roteador e verificar se há alguma restrição, se todo o canal não é "retirado" por nenhum dispositivo .

Observação! Em alguns roteadores, você pode limitar a velocidade de cada dispositivo separadamente. É muito conveniente quando "alguns" entes queridos baixam "Santa Bárbara" para eles próprios ...

Configurando um roteador Tenda (clicável)

PS

A propósito, se o seu vídeo online também ficar lento no seu computador, recomendo que você se familiarize com esta observação: //ocomp.info/tormozit-onlayn-video-v-internete.html

Isso é tudo. Adições sobre o tópico são bem-vindas.

*

Menos atrasos para todos e boa sorte!