Interessante

Os melhores codecs para vídeo e áudio (Windows 7, 8, 10). Como escolher codecs para TUDO abrir

Dia bom!

Cada vez que você abre um arquivo multimídia (música, filmes, etc.), o codecs (software especial que converte dados, sinal).

Muito depende da escolha de um conjunto de codecs: você vai abrir apenas uma parte dos arquivos de vídeo ou todos sem exceção; se o vídeo ficará lento; como o áudio e o vídeo serão convertidos e compactados, etc.

Agora você pode encontrar dezenas de conjuntos de codecs, mas nem todos eles merecem atenção (na minha opinião ☝). Neste artigo, vou recomendar alguns conjuntos que me ajudaram mais de uma vez em meu trabalho diário.

Então...

👉 Observação!

Hoje em dia, são populares os reprodutores de vídeo que não precisam de codecs no sistema (tudo o que é necessário já está integrado neles!).

K-Lite Codec Pack

Site: //www.codecguide.com/download_kl.htm

Um dos melhores (senão o mais!) Conjuntos de codecs para trabalhar com arquivos de áudio e vídeo. O conjunto distingue-se pela sua versatilidade: é adequado tanto para usuários novatos como para os mais experientes.

K-Lite Codec Pack suporta todos os formatos de vídeo mais comuns: AVI, MKV, MP4, FLV, MPEG, MOV, TS, M2TS, WMV, RM, RMVB, OGM, WebM, etc. O mesmo se aplica aos formatos de áudio: MP3, FLAC, M4A, AAC, OGG, 3GP, AMR, APE, MKA, Opus, Wavpack, etc.

No total, existem 4 opções para um conjunto de codecs:

  • Básico e Padrão : conjuntos básicos, adequados para todos os usuários novatos (bem, ou aqueles que não codificam, convertem arquivos de vídeo);
  • Full e Mega : um grande conjunto de codecs. Se seus vídeos às vezes não são reproduzidos (por exemplo, uma tela preta é exibida em vez de uma imagem), recomendo escolher essas versões específicas.

Existem versões de codecs para absolutamente todos os sistemas operacionais Windows:

  • as versões mais recentes são adequadas para Windows 7, 8, 10 (além disso, os codecs estão presentes ao mesmo tempo em um conjunto para sistemas de 32/64 bits);
  • Para Windows 95/98 / Me - escolha a versão 3.4.5;
  • Para Windows 2000 / XP - versão 7.1.0 (para Windows XP SP2 +, a propósito, você pode tentar instalar uma versão moderna do conjunto).

👉 Importante!

Ao instalar o pacote MEGA - selecione a opção nas configurações "Um monte de coisas" - assim você terá todos os codecs necessários no sistema para visualizar QUALQUER arquivo de vídeo.

Opção para instalar um conjunto de codecs MEGA pack - Muitas coisas

Observação! A propósito, o conjunto de codecs inclui um excelente reprodutor de vídeo - Media Player Classic (recomendo!).

Pacote de Codecs do Media Player

Site do desenvolvedor: //www.mediaplayercodecpack.com/

Pacote de codec gratuito e grande o suficiente projetado para PCs domésticos comuns (laptops). Após a instalação, via de regra, o usuário não precisa instalar mais nada: todos os arquivos de vídeo e áudio serão abertos e reproduzidos sem problemas.

Também é importante notar a sua instalação simples: um mínimo de ações é exigido do usuário! O codec é distribuído em três versões: o conjunto mínimo (Lite), padrão (Padrão) e estendido (Plus).

Arquivos de vídeo suportados: DivX, XviD, x264, h.264, AVI, MKV, OGM, MP4, 3GPP, MPEG, VOB, DAT, FLV, PS, TS, etc.

Arquivos de áudio suportados: AC3, DTS, AAC, APE, FLAC, TTA, WV, OGG, Vorbis, MO3, IT, XM, S3M, MTM, MOD, UMX, etc.

Depois de instalar o Media Player Codec Pack - você pode abrir e visualizar ~ 99,9% dos arquivos (incluindo os formatos: XCD, VCD, SVCD e DVD).

Lista de pacotes de codecs do Media Player

Prós:

  • suporte para um grande número de formatos de arquivos multimídia;
  • o conjunto de codecs é totalmente gratuito;
  • facilidade de instalação e configuração;
  • grande conjunto de ferramentas e ajuste fino.

Desvantagens:

  • sem suporte para o idioma russo;
  • em alguns casos, é necessário ajustar o som (aparentemente um conjunto de codecs não pode configurar o "contato" com algumas versões de drivers de áudio por padrão);
  • antes de instalar o conjunto - você deve remover completamente os codecs antigos (para evitar conflitos e operação incorreta deste conjunto).

Codecs AVANÇADOS para Windows 10 / 8.1 / 7

Site do desenvolvedor: //shark007.net/win7codecs.html

Os famosos codecs de Sharkey são mais conhecidos e populares no exterior do que em nosso país. O conjunto de codecs é ótimo, como o nome indica, funcionará no Windows 7, 8, 10 (32/64 bits).

Sobre o que Codecs AVANÇADOS suporta todos os formatos de vídeo e áudio populares (e nem tanto), provavelmente não faz sentido dizer.

Mas vale a pena falar sobre algumas vantagens significativas (isso não está mais em nenhum conjunto de codecs):

  1. este conjunto não contém nenhum reprodutor de vídeo - portanto. ele não altera as associações de arquivos no Windows e todos os seus arquivos serão reproduzidos em programas anteriores;
  2. este pacote inclui codecs para reproduzir streaming de vídeo, que podem ser visualizados, inclusive em um navegador (ou seja, o vídeo online é popular no momento);
  3. O instalador do programa irá automaticamente (ou seja, você não precisa excluir nada antes de instalar) remover todos os codecs antigos e fazer todas as alterações necessárias no registro do Windows! Depois que os codecs forem instalados, seus programas, como o Windows Media Player, usarão automaticamente os novos codecs desse conjunto;
  4. durante a instalação, você pode escolher não apenas quais codecs são necessários, mas também o diretório para a instalação de cada um. Após a instalação, os codecs de que você não precisa mais podem ser facilmente removidos (ou adicionar os que faltam). Em geral, o instalador deste programa é extremamente conveniente!

Configurando codecs

A propósito vale ressaltar que este conjunto de codecs é totalmente gratuito!

StarCodec

Site do desenvolvedor: //www.starcodec.com/en/

Outro pacote de codecs grátis (desenvolvido por coreanos) para reprodução de alta qualidade de arquivos de áudio e vídeo. Sua principal vantagem: na exclusividade, no fato de que este pacote tem tudo que você precisa para trabalhar com vídeo, por assim dizer, "tudo em um"!

Suporta uma grande variedade de arquivos de vídeo : DivX, XviD, H.264 / AVC, MPEG-4, MPEG-1, MPEG-2, MJPEG, WebM, AVI, MP4, MKV, MOV, FLV, RM, FourCC Changer, MediaInfo, etc.

Suporta uma grande variedade de arquivos de áudio : MP3, OGG, AC3, DTS, AAC, FLAC, etc.

Deve-se acrescentar que todos os codecs necessários para sistemas de 64 bits também estão presentes no conjunto. SO Windows com suporte: 7, 8, 10. O conjunto de codecs é constantemente atualizado e reabastecido.

Observação! O que mais é bom sobre este conjunto são seus requisitos mais baixos em comparação com os análogos. Aqueles. é bem possível tentar instalá-lo e usá-lo em PCs antigos (laptops).

StarCode - instalação

Não há necessidade de definir quaisquer configurações e parâmetros especiais, para a maioria dos usuários tudo funcionará por padrão (ou seja, imediatamente após a instalação). No entanto, para usuários avançados, há espaço para ajustes finos. Em geral, o conjunto é muito interessante e merece atenção.

CCCP: Combined Community Codec Pack

Local na rede Internet: //www.cccp-project.net/

Um conjunto específico de codecs. Criado, na sua maioria, para reproduzir anime (+ suporte para legendas, nestes vídeos nem todos os jogadores conseguem ler legendas).

As principais características do conjunto:

  • contém apenas os codecs principais (longe de todos): assim, consegue-se uma maior compatibilidade dos vídeos de anime distribuídos. Além disso, o risco de conflitos entre codecs diferentes é reduzido;
  • simplicidade e facilidade de instalação / desinstalação. Os desenvolvedores pensaram e fizeram o master de uma forma que mesmo aqueles que sentaram no PC ontem podem aguentar;
  • suporte para todas as versões populares do Windows: XP / Vista / 7/8 / 8.1 / 10;
  • a última atualização do conjunto foi em 2015. (em princípio, isso não é tão crítico para codecs).

Formatos de multimídia suportados:

  1. Vídeo: MPEG-2, DivX, XviD, H.264, WMV9, FLV, Theora, MPEG-4 ASP genérico (3ivx, lavc, etc.), AVI, OGM, MKV, MP4, FLV, 3GP, TS.
  2. Áudio: MP1, MP2, MP3, AC3, DTS, AAC, Vorbis, LPCM, FLAC, TTA, WavPack

Formatos populares que não são suportados:

  1. QuickTime .qt .mov (pode ser reproduzido após a instalação do QuickTime);
  2. RealMedia .rm .rmvb (pode ser reproduzido após a instalação do RealPlayer).

XP Codec Pack

Site do desenvolvedor: //www.xpcodecpack.com/

Uma boa alternativa para o K-Lite Codec Pack e o Media Player Codec Pack. Apesar do nome (nota: existe XP) - o pacote de codecs suporta todos os sistemas operacionais Windows mais recentes: XP, 7, 8, 10 (32/64 bits).

O conjunto tem um instalador bem implementado: você será solicitado a selecionar os filtros de vídeo para instalar (DVD, msdVR, Filtros LAV, Real, xy-VSFilter, xySubFilter); será solicitado a indicar os codecs de áudio: Filtro AC3, Áudio LAV, FLAC, Monkey Audio, MusePack, OptimFROG, TTA.

Basicamente, se você não sabe o que escolher - pode deixar tudo por padrão e clicar no botão "próximo" - o programa está configurado de forma que neste caso tudo funcionará para você imediatamente.

Também recomendo incluir o Media Player Classic Home Cinema na lista de instalação (distingue-se pelos seus baixos requisitos de sistema, suporte para um grande número de arquivos de vídeo).

Pacote de codecs XP: janela de instalação

Observação! Na lista de ferramentas instaladas junto com o pacote de codecs, está o utilitário Codec Detective, que é projetado para mostrar todos os codecs instalados no Windows, bem como sugerir quais funcionam incorretamente e entram em conflito.

Matroska Pack Full

Site: //www.matroska.org/

Um sólido conjunto universal de codecs. Ele tira uma atenção especial a dois formatos: MKA e MKV (muitos filmes modernos de alta qualidade, hoje, são distribuídos neste formato!).

Também em Matroska as coisas são muito boas com legendas: você pode até assistir a vídeos coreanos "complicados" com legendas (inclusive, você pode carregar legendas externas).

Características principais:

  • compactação do pacote com uma ampla variedade de filtros de vídeo, suporte para os arquivos de vídeo mais populares;
  • suporte para o formato MKV completo (muitos outros pacotes têm problemas ao trabalhar com este formato);
  • além de MKV, a reprodução de arquivos de áudio com codificação FLAC (sem perdas!) é suportada;
  • não há aplicativos adicionais desnecessários no pacote de codec (que eles adoram adicionar a todos os outros conjuntos semelhantes);
  • codecs funcionam em qualquer player (nota: que suporta DirectShow) ;
  • VSFilter - especial um módulo que permite carregar qualquer legenda;
  • todas as versões do Windows são suportadas: XP, 7, 8, 10 (32/64 bits).

O que mais posso recomendar:

  1. Ace Mega Codec Pack - um enorme conjunto de codecs, provavelmente o maior! Há apenas um pequeno detalhe - não foi atualizado por um longo tempo (desde cerca de 2006). Portanto, não é muito relevante hoje, a menos que você queira instalá-lo em um PC antigo;
  2. DivX (site do desenvolvedor: //www.divx.com/) é um dos codecs mais populares. Se você deseja obter a versão mais recente deste codec, recomendo baixá-lo do site oficial. A propósito, muitos que estão envolvidos na codificação de arquivos de vídeo, recomendo baixar apenas o codec específico de que você precisa e não usar os conjuntos;
  3. Xvid (site do desenvolvedor: //www.xvid.com) é outro codec muito popular, muitos filmes e vídeos na Internet são codificados com ele. Em alguns casos, ele fornece uma compressão melhor do que o anterior (mas na minha opinião - este codec afeta mais recursos do PC para compressão, e é mais lento);
  4.   Codec de Vídeo x264 (site do desenvolvedor: //www.videolan.org/) - um codec alternativo para o formato Mpeg4 e Divx, permite compactar e codificar vídeo no formato H.264 / AVC. Difere na compressão de alta qualidade, juntamente com uma boa imagem. Em geral, é um competidor digno dos codecs anteriores.

*

Isso é tudo para mim hoje.

Tudo de bom!

👋

Publicado pela primeira vez: 27.11.2016

Correção: 01/05/2020