Interessante

Como descobrir a velocidade real da rede Wi-Fi (como verificar o funcionamento do roteador)

Pergunta do usuário

Olá.

Ajude-me a descobrir a velocidade real da rede wi-fi. Só que não estou interessado na velocidade da Internet, mas na velocidade do roteador ao laptop via Wi-Fi (por assim dizer, velocidade local).

Suspeita-se que o provedor, ao se conectar, "deslizou" seu roteador para mim, o que corta a velocidade local (acabei de alterar a tarifa de Internet várias vezes - e a velocidade foi sempre a mesma).

Olá.

Sim, também acontece que um roteador Wi-Fi "corta" a velocidade, e mesmo que você escolha uma tarifa de Internet de maior velocidade, trabalhando com Wi-Fi você pode nem notar a diferença ...

Na verdade, neste artigo vou mostrar passo a passo como você pode descobrir de forma fácil e rápida a velocidade real (em números) de uma rede wi-fi. Acho que a informação pode ser útil para muitos usuários novatos ...

Para leitores que não entendem muito bem do que se trata. Veja a imagem abaixo: digamos que você tenha uma tarifa de Internet de 100 Mbps e o roteador esteja conectado com um cabo a um provedor de Internet. Mas você trabalha em um laptop que se conecta via Wi-Fi a um roteador.

Sobre gargalo

Então se real a velocidade entre o roteador e o laptop via Wi-Fi não é superior a 50 Mbps - então você está simplesmente pagando a mais, ou seja, o laptop simplesmente não consegue obter uma velocidade de acesso à Internet de até 100 Mbps por causa desse "gargalo" (o máximo que ele obterá é 50 Mbps).

Observação!

Para saber a velocidade da Internet (não confundir com a velocidade local do Wi-Fi), consulte esta nota: //ocomp.info/kak-uznat-skorost-interneta.html

*

Teste de velocidade de Wi-Fi

Verificar a velocidade por meio do status da conexão (velocidade teórica)

O Windows é um sistema bastante "inteligente" e quando conectado a qualquer rede (incluindo Wi-Fi), ele "detecta" automaticamente sua velocidade (no entanto, é impossível confiar inteiramente nesses valores, mas mesmo assim ...) ... Podemos dizer que se trata de uma “velocidade teórica”, e na prática esse valor nem sempre é mantido.

Para ver o status da conexão, você deve primeiro abrir a lista de todos conexões de rede ... Por esta:

  1. pressione o atalho de teclado Win + R;
  2. digite o comandoncpa.cpl para a linha "Abrir" e clique em OK.

    Como abrir conexões de rede ncpa.cpl

Em seguida, clique com o botão direito do mouse na rede sem fio e, no menu que aparece, selecione "Status da rede" ... Veja o exemplo abaixo.

Status da rede Wi-Fi

Será aberta uma janela que indicará sua velocidade em Mbps (não deve ser confundido com MB / s (ou MB / s)) ... Em geral, se descartarmos alguma teoria, basta dividir esse número (no meu exemplo 300 Mbit / s) por 8 para obter a velocidade em MB / s (ou seja, a velocidade mostrada por programas como o uTorrent) .

Observação! Diferença entre Mbps e Mbps - //ocomp.info/skolko-megabit-v-megabayte.html

Velocidade teórica 300 Mbps

Importante! A velocidade de 300 Mbps mostrada na captura de tela acima é a velocidade entre um roteador Wi-Fi e um laptop, ou seja, local (esta não é a velocidade da Internet!). É que muitas pessoas confundem este momento aparentemente simples ...

No entanto, quero observar que quando você está lidando com uma rede Wi-Fi, a velocidade declarada do Windows de 300 Mbit / s (digamos) não é mantida (a velocidade real geralmente é inferior a 2-3 vezes)! Mesmo assim, valeu a pena reconhecê-la, tk. em alguns casos, tendo aprendido até mesmo esse número, o motivo da lentidão da Internet fica claro ...

Por onde começar ... Configurando um computador conectado por cabo ao roteador

A maneira mais objetiva de descobrir a velocidade real de uma rede Wi-Fi é conectar um computador / outro laptop ao roteador por meio de um cabo de rede (Ethernet) e tentar fazer upload (ou baixar dele) um arquivo de um laptop que funciona por Wi-Fi com roteador. Um pouco confuso, mas o diagrama abaixo, eu acho, pontilha o "e".

Copie (baixe) o arquivo do laptop para o PC - descubra a velocidade

Observação!

Você pode conectar um segundo laptop via Wi-Fi em vez de um cabo de rede e também transferir um arquivo de um dispositivo para outro. Só neste caso a velocidade obtida não será muito objetiva: já que com cada novo dispositivo conectado via Wi-Fi - a velocidade geral da rede cairá.

Depois de conectar o computador com um cabo de rede ao roteador - um ícone característico deve acender na sua bandeja - .

A rede apareceu, está tudo bem

Em seguida, abra o explorador (combinação de botões Win + E) e vá para a guia "Rede". Provavelmente, você obterá um erro (como no exemplo abaixo) que não pode ver os recursos da rede, porque Descoberta de rede desativada (é assim que o Windows é configurado por padrão). Qualquer pessoa que não tenha erros pode pular as próximas etapas.

Descoberta de rede desativada

Ative a visualização de pastas compartilhadas

Para habilitar a descoberta de rede, você precisa abrir o Painel de Controle do Windows em:

  • Painel de controle \ Rede e Internet \ Centro de rede e compartilhamento

Centro de compartilhamento de rede (Windows 10)

Em seguida, expanda o perfil "Convidado ou Público" e mova os controles deslizantes para:

  • habilitar descoberta de rede;
  • permitir o compartilhamento de impressoras e pastas.

Perfil de Convidado

Em seguida, abra o perfil "Todas as redes" e mova os controles deslizantes para o modo:

  • habilite o compartilhamento para que os usuários da rede possam ler e gravar arquivos em pastas compartilhadas;
  • desative o compartilhamento protegido por senha.

Perfil de todas as redes (configurações de compartilhamento avançadas)

Após as alterações terem sido feitas, se você abrir "Rede" no explorer, uma pequena janela deve aparecer com uma proposta para habilitar a descoberta de rede - concordo (um exemplo é apresentado abaixo).

Ativar detecção

Nós compartilhamos (temos acesso público) a uma das pastas

Agora você precisa criar uma pasta compartilhada (compartilhamento) para que qualquer usuário da rede local (que esteja conectado ao seu roteador Wi-Fi) possa enviar (ou baixar) arquivo (s) para ele (ou baixar dele).

Para fazer isso, crie uma pasta no disco e abra-a propriedades ... Mais adiante na guia "Acesso" clique no botão "Acesso geral" ... Veja a imagem abaixo.

Crie uma pasta, vá até suas propriedades e clique no acesso compartilhado

Em seguida, você precisa selecionar e adicionar um grupo "Tudo" (ou seja, todos os usuários) e dar-lhes permissão para "Leia e escreva" ... Veja o exemplo abaixo.

Adicionar permissão para TODOS - leitura e gravação

Observe que nas propriedades da pasta você verá seu caminho de rede. Agora deve ser gravável e legível.

Caminho de rede

Configurando um laptop conectado via Wi-Fi ao roteador. Teste e obtenha velocidade real

Agora nos voltamos para o laptop, que está conectado via wi-fi. Ele também precisa habilitar a descoberta de rede (semelhante a como fizemos acima) .

Em seguida, inicie o "Explorer" (combinação Win + E) e abra a guia "Internet" ... O nome do segundo PC / laptop (que está conectado por meio de um cabo de rede ao roteador) deve aparecer nele. Nós o abrimos (veja a tela abaixo).

Atualizando a guia de rede

Importante!

Se você não vir o segundo PC / laptop, verifique se eles têm o mesmo grupo de trabalho (para fazer isso, pressione a combinação de teclas Win + Pause em ambos os dispositivos - as propriedades do computador serão abertas, como na imagem abaixo). Se o grupo de trabalho for diferente, altere-o em um dos PCs para que seja o mesmo em ambos os dispositivos!

Bem, claro, nome do computador obrigatório para todos os dispositivos unicamente !

Nome do computador e grupo de trabalho (clicável)

Mais adiante, entre os recursos disponíveis, deve estar a pasta que foi compartilhada. Nós abrimos (no meu exemplo, é "nova pasta") .

Abrindo a pasta compartilhada

Agora encontre em seu laptop algum arquivo "grande" (pelo menos 500-1000 MB) e copie-o para esta pasta.

Pasta lo cal

Durante a cópia, alguns segundos após o início, a velocidade deve "estabilizar". Na verdade, obtivemos a taxa real de transferência de dados pela rede Wi-Fi (na prática, em dados reais).

Por que um arquivo grande? O fato é que se você pegar muitos arquivos pequenos, a velocidade vai "pular", tk.O PC terá que gastar um tempo considerável indexando (trabalhando com arquivos. Sistema). Em geral, você não obterá o resultado como tal.

No meu exemplo, a velocidade era de aproximadamente 9,4-9,6 MB / s.

Velocidade média de cerca de 9,5 MB / s

Para obter um resultado mais objetivo, espere até que a cópia seja concluída e, em seguida, tente baixar o arquivo desta pasta. Obtenha velocidade média real.

Além disso, desta forma você apreciará a estabilidade da rede Wi-Fi: apenas alguns roteadores baratos podem interromper a "conexão" durante a operação (ou seja, se o download for interrompido e o roteador reiniciar - provavelmente ele simplesmente não pode suportar a carga. Neste caso, tente limitar a velocidade máxima do Wi-Fi nas configurações do roteador).

PS

Se você tem uma baixa velocidade de leitura de um disco rígido e, ao mesmo tempo, está conectado a uma rede Wi-Fi de alta velocidade, pode acontecer que sua velocidade de transmissão pela rede seja limitada pela velocidade de leitura / escrever informações no HDD.

Ajudar! Como descobrir a velocidade de leitura / gravação do disco rígido - //ocomp.info/kak-proverit-skorost-diska-ssd-hdd.html

Resultados do teste de HDD: consulte a linha "Seq Q32T1" (ou seja, velocidade de leitura do HDD ~ 100 Mb / s).

PS 2

By the way, para não copiar "manualmente" os arquivos para uma pasta compartilhada para verificar a velocidade da rede local, você pode usar o especial. utilitário LAN Speed ​​Test (por exemplo). Permite estimar rapidamente a velocidade real da LAN.

*

Isso, na verdade, é tudo. Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Toda rede rápida e baixo ping!