Interessante

Personalização da tela do laptop

Dia bom!

Apesar de a tela do laptop ter muito menos parâmetros que podem ser alterados (em comparação com um monitor clássico regular), ainda é melhor prestar atenção em alguma coisa ...

Por exemplo, se estiver configurado incorretamente resolução - então a imagem será de má qualidade, com baixa definição.

Quer dizer, vamos gastar mais tempo resolvendo certas tarefas, porque você precisa "perscrutar". Além disso, os olhos começam a se cansar de "tais" imagens na tela (principalmente ao ler e trabalhar com pequenos detalhes).

Em geral, um desses casos me levou a escrever este artigo: um conhecido mostrou suas fotos de férias em um laptop. Tudo ficaria bem, mas a imagem na tela era meio "fofa", não clara. A princípio pensei que a qualidade da foto era "ruim", mas como descobri, o assunto era a ausência de resolução e calibração...

Mas mais sobre tudo em ordem abaixo ...

*

Como configurar a tela do seu laptop corretamente

Resolução e escala

Resolução É o número de pontos que "pintam" a imagem na tela. Em monitores com o mesmo diagonal pode haver um número diferente desses pontos! (muitas pessoas apenas confundem diagonal com resolução)

Qual é a diagonal, como medi-la

Aqueles. um laptop com diagonal de 15,6 polegadas, por exemplo, pode ter uma resolução de 1366x768 e 1920x1080.

Quanto maior a resolução (com a mesma diagonal), mais nítida (e geralmente menor) será a imagem na tela. Bem, para que a imagem no monitor não fique completamente "pequena" em alta resolução, há um especial no Windows. "dimensionamento", que aumenta o tamanho dos elementos e do texto (proporcionalmente).

Portanto, é muito importante ajustar adequadamente a resolução da tela e sua escala!

As opções de resolução mais populares hoje são 1920x1080 (FullHD), 1366x768 (laptops de 15,6 polegadas), 1600x1200, 1280x1024, 1024x768.

*

Entãopara abrir as configurações de vídeo no Windows, pressione a combinação de teclas Win + R e digite o comandodesk.cpl, pressione Enter (esta é uma opção universal para diferentes versões do Windows!) .

Como abrir a configuração de resolução em diferentes versões do Windows

A aparência da janela de configurações de vídeo no Windows 10 é mostrada na captura de tela abaixo. O principal aqui é prestar atenção se você tem os parâmetros recomendados (O Windows é um sistema bastante "inteligente" e, se houver drivers instalados, ele sabe a resolução ideal da sua tela) .

Escolha de resolução e escala

A propósito, se a resolução recomendada não for indicada no Windows, você pode fazer uma pequena experiência - verifique todas as resoluções disponíveis e compare a qualidade da imagem.

Existe também um especial. utilitários para visualizar 👉 características do computador - neles você pode descobrir os parâmetros do seu monitor (veja a tela abaixo, usando AIDA como exemplo).

Como encontrar a resolução recomendada

A propósito, quando você tiver instalado os drivers para sua placa de vídeo, haverá um link para o painel de controle na bandeja (e 👉 painel de controle do Windows).

👉 Importante!

Se você não tiver esse link, provavelmente você simplesmente não tem (ou não foi atualizado) drivers para a placa de vídeo. Os melhores utilitários para busca automática e atualização de "lenha", indiquei neste artigo.

Configurações de gráficos Intel

No painel de controle gráfico, em geral, os mesmos parâmetros são: resolução, taxa de atualização, escala, etc.

IntelHD - Resolução (configurações básicas)

*

Brilho e contraste

O brilho da tela afeta não apenas a velocidade de descarga da bateria, mas também nossa visão. Em uma sala escura, recomenda-se reduzir o brilho, em uma sala iluminada, pelo contrário, adicionar.

A propósito, na escuridão total, eu não recomendaria trabalhar com um laptop, tk. um grande fardo na visão é criado.

Você pode usar o ícone "baterias" na bandeja para ajustar o brilho (veja o exemplo abaixo 👇).

👉 A propósito!

Se você não tiver nenhum ícone de bandeja - veja esta nota

Brilho

Além disso, a maioria dos laptops tem teclas de função especiais para ajustá-lo.

Exemplo de botões para alterar o brilho do monitor (FN + F5, FN + F6)

E, além disso, o painel de controle do driver de vídeo irá ajudá-lo a ajustar a "suculência", tons, cores, contraste, brilho. A tela é mostrada abaixo.

Se você tem brilho não é regulamentado (ou os métodos propostos não funcionam para você) - verifique este material aqui.

Brilho, contraste, matiz, saturação - Painel de controle Intel

*

Desligue o brilho adaptado

Em novos laptops (e no Windows 8/10), existe o controle adaptativo de brilho. Aqueles. o laptop muda automaticamente o brilho da tela dependendo da luz da sala e da imagem na tela. Freqüentemente, ao visualizar fotos escuras, o brilho diminui, ao passo que visualiza fotos claras, ao contrário, ele aumenta.

Talvez alguém precise disso, mas a maioria das pessoas costuma reclamar desse problema (interfere no trabalho e é muito chato). Além disso, com a mudança constante no brilho da tela, a visão se cansa rapidamente.

Para desligar a capacidade de resposta:

  1. pressione a combinação do botão Win + R;
  2. na janela que aparece, digite o comandopowercfg.cpl e pressione Enter.

Como resultado, as configurações de energia devem abrir. Você precisa selecionar o esquema de fonte de alimentação usado e em suas configurações:

  1. defina o mesmo brilho no modo normal e no modo de brilho reduzido (veja a tela abaixo 👇);
  2. desabilite o ajuste adaptativo.

Brilho adaptável desligado

Além disso, se você tiver o Windows 10, vá para o painel de controle na seção "Exibição" e desmarque a caixa "Altere automaticamente o brilho quando a iluminação mudar" ... Salve suas configurações.

Windows 10 - configurações de exibição

👉 Importante!

Se essas etapas não ajudarem e seu brilho mudar "por conta própria", verifique um de meus artigos anteriores.

*

Ajustar a legibilidade do texto e das cores

Para quem lê e trabalha muito com documentos, recomendo enfaticamente fazer o "ajuste fino" das fontes no Windows.

O fato é que no Windows existe um especial. personalizador de texto Tipo claro (com a ajuda dele você pode personalizar a versão mais "legível" do texto para um laptop / PC específico. Afinal, cada um de nós tem seus próprios gostos e preferências, cada um vê o mundo à sua maneira. .).

Como iniciar a configuração de exibição da fonte (calibração):

  1. pressione o atalho de teclado Win + R;
  2. na janela "Executar" digite o comandocttune e pressione Enter;
  3. então, a ferramenta de personalização de texto deve iniciar (veja a tela abaixo). Basta clicar em "próximo";

    Torne o texto na tela mais fácil de ler

  4. O Windows começará a mostrar pequenos pedaços de texto: sua tarefa é selecionar a opção que é mais conveniente para você várias vezes. Desta forma, as fontes são ajustadas exatamente para o seu hardware e seus olhos.

    Você precisa escolher a opção mais conveniente para você

A propósito, eu também recomendo olhar para a calibração de cores da tela:

  1. você também precisa chamar a janela "Executar" (a combinação Win + R);
  2. digite o comandodccw;
  3. em seguida, execute algumas etapas do assistente para ajustar a imagem.

    Ajustando as cores

*

Algumas palavras sobre a taxa de atualização

A taxa de atualização é um parâmetro responsável pelo número de alterações possíveis na imagem por segundo. Aqueles. relativamente falando, a 60 Hz sua imagem na tela pode mudar 60 vezes em 1 segundo.

Quanto maior o número de Hz - mais suave e nítida será a imagem! Preste atenção na tela abaixo: a diferença é bem visível nela.

Taxa de atualização da tela - usando o exemplo de duas telas 144 Hz e 60 Hz

A taxa de atualização foi muito importante ao trabalhar com monitores CRT. Neles, se a taxa de atualização fosse inferior a 85 Hz, a imagem começava a piscar e era muito difícil (e prejudicial) de trabalhar.

Em telas de LCD de laptops modernos, 60 Hz é suficiente para um trabalho confortável.

Monitor CRT

A propósito, todos os monitores de laptop hoje suportam um mínimo de 60 Hz (modelos de jogos acima de 100 Hz). Portanto, a este respeito, não há nada com que se preocupar ...

Para descobrir a frequência atual de sua tela:

  1. pressione o atalho de teclado Win + R;
  2. digite o comandodesk.cpl e clique em OK.

Uma janela com as configurações de exibição deve ser aberta. Como fica no Windows 10 - veja a imagem abaixo. Precisa encontrar um link "Propriedades do adaptador gráfico" .

Propriedades do adaptador gráfico

Em seguida, selecione a guia "Monitor" e veja o modo de taxas de atualização disponível. A propósito, se você tiver a oportunidade de definir a frequência mais alta do que a atual, recomendo que experimente!

Monitor, 60 Hz

👉 Ajudar!

Se você tiver uma imagem piscando no monitor, verifique esta instrução aqui.

*

PS

Além de tudo o que foi dito acima, preste atenção à iluminação do monitor, bem como à limpeza de sua superfície (alguns têm uma camada de poeira ... Como limpar a poeira de um laptop) .

O fato é que muitos trabalham em um laptop na escuridão completa - o que é bom para os olhos. Recomenda-se trabalhar sob luz, como usar uma lâmpada de mesa (apenas um que fornece iluminação uniforme de toda a área de trabalho, e não brilha em um ponto à esquerda ...).

Um exemplo de iluminação de um local de trabalho com um computador // não é a melhor opção

*

Complementos são bem-vindos.

Tudo de bom!

👋

Publicado pela primeira vez: 13/06/2018

Correção: 19/10/2020