Interessante

Como fortalecer o sinal de uma rede Wi-Fi (aumentar o alcance do Wi-Fi)

Pergunta do usuário

Olá!

Por favor me diga, com um problema ... Eu tenho um apartamento comum de 2 quartos, em um dos quartos há um roteador - a Internet funciona bem nele. Em outra sala, o sinal de Wi-Fi está muito fraco e o laptop (e o telefone também) está funcionando muito mal, a conexão é frequentemente interrompida ...

Como fortalecer o sinal da rede Wi-Fi para que você possa trabalhar com segurança com a Internet em todo o apartamento? (Já estou pensando em estender o fio - mas isso é muito inconveniente)

Agradecemos antecipadamente, Svetlana.

Dia bom.

Em geral, muitos fatores podem afetar a velocidade e a qualidade da recepção da rede Wi-Fi: desde o modelo do roteador até o layout do seu apartamento (a localização das paredes, móveis, espelhos, etc.). Naturalmente, é difícil dar recomendações específicas para o seu caso (sem saber como e o quê).

Mas, neste artigo, darei todas as coisas principais que você precisa prestar atenção se quiser melhorar a recepção e aumentar o alcance de sua rede wi-fi.

Então...

*

Maneiras de aumentar o sinal de Wi-Fi

Algumas palavras sobre as características importantes do roteador

Muitos usuários escolhem modelos de roteadores muito baratos, apesar de suas características. Enquanto isso, muitas vezes esses dispositivos de orçamento muitas vezes não podem fornecer a velocidade mesmo em 2 ÷ 4 Mbyte / s, cortando constantemente a conexão.

Em geral, aqui meu breve resumo é o seguinte: para que a rede funcione normalmente em toda a casa, você deve ter um roteador moderno (a palavra está sublinhada por um motivo).

O que procurar ao escolher um roteador:

  1. suporte máx. taxas de transferência de dados: de 300 Mbit por segundo (nota: modos de operação "AC" ou "N");
  2. 2 ou mais antenas (quanto maior a antena, mais forte é o sinal, via de regra);
  3. RAM: não menos do que 128 Megabytes é desejável;
  4. processador: com uma frequência de pelo menos 240 Megahertz;
  5. marca de roteadores de uma marca conhecida: Zyxel (linha Keenetic), D-Link, ASUS, Tenda, Tp-link e Trendnet.

Roteador Tenda: procure modelos com 4 (6) antenas. Eles fornecem a melhor intensidade de sinal

Ajudar!

A propósito, roteadores muito bons hoje podem ser comprados em lojas online chinesas - //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

Nível de sinal nas configurações do roteador

Em alguns modelos de roteadores, você pode ajustar manualmente sinal de força (Isso se aplica especialmente a modelos com 4 ou mais antenas).

Normalmente, por padrão, o nível do sinal nas configurações é definido como um valor médio. Se não for o suficiente para você, você deve alterar o parâmetro para máximo .

Na maioria das vezes, esse parâmetro pode ser alterado nas configurações sem fio na interface da web do roteador. A aparência de um dispositivo Tenda é mostrada na imagem abaixo.

Ajudar! Como abrir as configurações do roteador Wi-Fi (entre na interface da web). O que fazer se a página de configurações não abrir - //ocomp.info/kak-zayti-v-nastroyki-routera.html

Intensidade do sinal sem fio / roteador Tenda

Observe que para alguns roteadores, a fim de alterar o nível do sinal, você precisa usar adicional. guia (exemplo - TP-Link, parâmetro necessário - "Potência do transmissor").

TP-Link - configuração sem fio

Importante!

Na versão em inglês do firmware do roteador, o nível do sinal é indicado como Potência de transmissão ou Tx Power .

Onde está localizado o roteador

A distância do roteador ao laptop (telefone ou outro dispositivo que recebe o sinal) afeta a qualidade do sinal de maneira muito importante. Lembre-se também de que paredes, espelhos, vidros, portas de metal, etc. - podem reduzir seriamente o nível do sinal.

Não sei qual é o layout do usuário que fez a pergunta, mas no artigo darei um dos mais populares (para apartamentos de 2 quartos). Na figura abaixo, mostrei esquematicamente duas opções para colocar o roteador:

Opção 1 (esquerda): o roteador está em uma das salas. Outra sala atrás da parede, superando a qual, o sinal ficará mais fraco em uma ordem de magnitude.A velocidade do Wi-Fi de um laptop nesta sala provavelmente terá um desempenho significativamente pior (mais lento) do que um laptop na mesma sala que o roteador.

Opção 2 (à direita): se você colocar o roteador no corredor, então dois laptops, de fato, ficarão na linha de visão do roteador (exceto pelas portas internas - que, geralmente, não são tão densas quanto as portas da frente e não têm um efeito significativo na influência da qualidade do sinal). Naturalmente, essa opção é preferível.

A localização do roteador no apartamento: à direita - a opção é muito mais bem-sucedida

O layout é, obviamente, esquemático e cada caso é individual. Mas tente colocar o roteador de forma que os dispositivos fiquem o mais próximo possível dele, de modo que o sinal tenha que contornar o mínimo possível de obstáculos.

E mais uma coisa: tente não colocar o roteador no chão - é muito melhor pendurá-lo na parede a um metro do chão (ou colocá-lo em uma prateleira, pode até na mais alta 👌).

A estação de rádio da sua rede é a mesma do seu vizinho?

Com certeza, quando você procurou e se conectou à sua rede Wi-Fi, viu que além da sua rede, existem vários outros vizinhos. Tudo ficaria bem, mas se os canais de rádio forem iguais para todos, a qualidade do sinal da rede será muito menor (são possíveis interrupções).

Em geral, 13 canais são usados ​​na Rússia (de 1 a 13, respectivamente). Em geral, isso é suficiente para não se sobrepor aos vizinhos. ✌

Para descobrir quais canais são usados ​​por roteadores localizados perto de você (atrás da parede 😊), você precisa de um utilitário especial - InSSIDer.

Observação. Informações semelhantes também podem ser encontradas nas configurações do roteador (pelo menos, seu canal).

InSSIDer

//inssider.ru.uptodown.com/windows

Um utilitário gratuito simples. Uma vez iniciado, selecione seu adaptador (sem fio ou sem fio) nas configurações e clique no botão de digitalização. Em um momento, você verá todas as redes Wi-Fi em sua área, seu nome, velocidade, canal, propriedades etc. (veja a imagem abaixo). Veja quais canais não estão ocupados e lembre-se deles (ou aqueles que são menos usados).

No meu exemplo abaixo, 12, 7, 5, 2 canais são gratuitos.

Canais de Wi-Fi

Agora, tendo determinado o canal mais ou menos ideal, você precisa ir para as configurações do roteador.

Ajudar! Instruções para inserir as configurações do roteador - //ocomp.info/kak-zayti-v-nastroyki-routera.html

Na interface da web do roteador, abra a seção "Configurações sem fio" (se você tiver uma versão em inglês do firmware, algo como "Configurações sem fio").

Em seguida, encontre a linha "Canal" (para Inglês - Canal) e altere o valor de "Auto" para o seu ideal (por exemplo, "5" ) Salve as configurações (o roteador deve reiniciar).

Configurando um canal em um roteador TP-Link

A sua rede Wi-Fi está protegida por senha?

Claro, este conselho é trivial, e ainda ...

Alguns usuários, por algum motivo, não definem uma senha em sua rede Wi-Fi (alguns - para tornar mais fácil e rápida a conexão à rede, outros - acreditam que não têm nada na rede que deva ser protegido).

Aqui o fato é que sua rede pode simplesmente ser ocupada baixando quaisquer arquivos (filmes, jogos, etc.). Assim, a velocidade de acesso vai cair ...

Um caso semelhante aconteceu com um de meus conhecidos, que todas as noites reclamava de sua rede. E a razão foi que à noite um vizinho se conectou à sua rede e baixou arquivos torrent ... 😊

Abaixo está um link para um artigo sobre como definir ou alterar uma senha para uma rede Wi-Fi.

Ajudar!

Como definir ou alterar a senha do Wi-Fi - //ocomp.info/kak-postavit-parol-na-wi-fi.html

Antena no roteador - você não deveria substituí-la?

Qualquer antena tem um indicador de ganho de sinal e é medido em dBi (dBi). Para antenas de roteador padrão, esse valor geralmente é de 2 a 5 dBi (o que não é muito).

Para fortalecer a antena - muitos "artesãos" sugerem consertar várias coisas nela: na maioria das vezes, corte de latas de alumínio (como na foto abaixo). Como regra, eles dão um efeito mínimo ...

Um exemplo de antena em um roteador de lata de alumínio

A compra e instalação de uma antena especial para 10-20 dBi pode dar um efeito muito maior (ou seja, o ganho do sinal será várias vezes maior).Além disso, essas antenas vêm com um cabo de extensão e você pode colocá-lo em um local mais conveniente do que ao lado do roteador. Em geral, uma boa saída, na minha humilde opinião ...

Observação! Como pedir uma antena (ou outro produto) no AliExpress com desconto (compra online com descontos) - //ocomp.info/kak-zakazat-tovar-na-aliekspres.html

Antena a 10 dBi

Repetidor (amplificação do sinal e extensão do raio da rede)

Além de comprar uma antena, você pode pensar em comprar repetidor ... Muito útil em grandes casas e apartamentos.

Para referência

Um repetidor é um dispositivo especial projetado para aumentar o alcance e melhorar o sinal de uma rede wi-fi. O objetivo do dispositivo é que ele recebe um sinal Wi-Fi de um roteador e o distribui. Assim, graças a este dispositivo, é possível expandir a zona Wi-Fi para toda a grande casa (apartamento).

O layout a seguir mostra uma grande casa de dois pavimentos com repetidor instalado junto às escadas: para amplificar o sinal no segundo andar e na sala da esquina.

Como funciona o repetidor (diagrama de amostra)

A propósito, um repetidor é uma pequena caixa (algo como uma fonte de alimentação) que está conectada a uma tomada normal (exemplo abaixo). Suas configurações são muito simples, por isso nem me detenho nelas neste artigo ...

Repetidor TP-Link

O preço de um repetidor médio na Rússia oscila em torno de 800-1500 rublos. (relativamente barato quando comparado ao custo de um novo roteador ou perfuração de parede e cabeamento).

Teste de adaptadores Wi-Fi: um adaptador externo vence por uma ordem de magnitude

E a última coisa que eu queria pensar.

O adaptador Wi-Fi embutido no laptop (com o qual ele recebe o sinal) não é muito poderoso (geralmente). E os resultados de um pequeno teste usando ferramentas padrão do Windows confirmam isso totalmente (veja a captura de tela abaixo - ela mostra os resultados):

  1. à esquerda - o laptop mais comum encontrou apenas uma rede Wi-Fi (nota: o roteador estava atrás da parede);
  2. à direita - adaptador Wi-Fi externo Alfa 036H encontrados 8 redes sem fio (nota: nas mesmas condições)!

Um laptop normal e um adaptador Wi-Fi Alfa AWUS036NHR (sem publicidade, dado como exemplo!)

A conclusão lógica se segue: se você deseja melhorar a recepção de Wi-Fi em seu laptop ou PC (TV) - talvez você deva pensar em um adaptador de Wi-Fi externo normal ?!

*

Em geral, a escolha é sua. Todas as opções propostas no artigo dão resultados reais e afetam diretamente a qualidade e a velocidade da sua rede wi-fi.

*

Complementos são bem-vindos ...

E isso é tudo para mim, boa sorte!

👋

Primeira publicação: 28.07.2017

Correção do artigo: 10/08/2019