Interessante

Como aumentar a RAM em um laptop (definir a segunda barra de RAM)

Pergunta do usuário

Dia bom.

Ajude a definir a memória. Eu tenho um laptop Acer Aspire, ele tem dois slots para suportes de RAM. Agora há uma barra de 4 GB, quero comprar mais uma barra e inseri-la no segundo slot.

Mas não consigo decidir qual RAM é a certa para meu laptop. Você poderia me dizer como escolher a memória certa, o que procurar ...

Olá!

Na verdade, nunca há muita memória, especialmente porque 4 GB (8 GB?) Já é considerado o mínimo básico para um laptop doméstico normal.

Em geral, para comprar uma barra de memória para o seu laptop, você precisa prestar atenção em vários aspectos: slots livres (estão disponíveis?), Tipo de memória suportada pelo processador (placa-mãe), com canal único e modo de operação de canal duplo (se, é claro, você deseja acelerar um pouco o seu dispositivo).

E então, vou te contar sobre tudo em ordem ...

👉 Suplemento!

A propósito, se você quiser saber que tipo de RAM você tem em seu computador (laptop), recomendo que você leia o seguinte artigo: //ocomp.info/kakaya-operativka-stoit-na-pc.html

*

O que fazer se você decidir aumentar sua memória

PASSO 1: verifique quantos slots de memória o laptop possui

Observação: na maioria das vezes, há 1 ÷ 2 (em raros modelos de laptop, há mais deles).

Para aumentar a RAM em um laptop, a primeira coisa a fazer é determinar o número de slots no laptop para a instalação de matrizes de RAM. E então alguns começam imediatamente a determinar o tipo de memória, volume, tempos, etc. Mais tarde, acontece que simplesmente não há onde inserir a barra comprada! 👌

Em um laptop comum, a configuração mais típica, existem 1 ou 2. É claro que, se você tiver 2 slots, esta é uma opção mais conveniente e bem-sucedida.

Para determinar número de slots, você pode ir das seguintes maneiras:

  1. consulte o site do fabricante oficial do seu laptop se você souber o modelo exato do seu dispositivo (aliás, eu escrevi neste artigo sobre como determiná-lo). É verdade que o método não é confiável, muitas vezes essa informação não é encontrada no site, ou mesmo uma modificação pode ter suprimentos diferentes e pode facilmente travar ...
  2. use os especiais. utilitários para determinar as características do computador. Por exemplo, eu gosto do utilitário Speccy - basta abrir uma guia nele "Memória de acesso aleatório" (RAM) , e você descobrirá quantos slots (soquetes) você tem para tiras de memória. Por exemplo, no meu caso, existem 2 deles (tela abaixo).

    Slots de memória (às vezes chamados ninhos )

    Importante! Quero avisar de imediato: às vezes o utilitário mostra que existem 2 slots, mas na verdade existem 1. O fato é que há espaço para um slot (e está incluído no software), mas o próprio slot pode não estar em seu dispositivo.

  3. E a última coisa. A maneira mais confiável de determinar o número de slots é abrir a tampa e ver visualmente quantos slots existem. Em geral, pode haver uma dificuldade aqui: alguns laptops não têm uma capa protetora de RAM e disco rígido e, para chegar até eles, é necessário desmontar completamente o laptop (o que não é muito conveniente).

    O laptop tem 2 slots para RAM // Acer Aspire

    A foto abaixo mostra um laptop típico. A propósito, antes de desmontar o laptop, certifique-se de desconectá-lo da rede elétrica e remover a bateria (seta-1 na foto abaixo)!

    Laptop típico. Uma capa protetora, atrás dela um disco rígido e tiras de memória.

    Um slot - laptop Dell (apenas DDR3L)

Assumiremos que decidimos o número de slots ocupados / livres. Agora vamos determinar a memória que nosso dispositivo suporta.

*

PASSO 2: tipo de memória suportada pelo processador (placa-mãe)

👉 Método número 1

Se você conhece o modelo do seu laptop, pode usar o site oficial do fabricante (ou revendedores oficiais). Eles sempre mostram as características detalhadas do seu dispositivo. Veja o exemplo abaixo.

Que memória o laptop suporta?

Você também pode verificar a documentação que acompanha o seu dispositivo.Deve conter essas informações ...

👉 Método número 2

Existe um utilitário insubstituível como AIDA (você pode aprender sobre ele aqui). Com ele, você pode descobrir que tipo de RAM seu laptop suporta e qual a quantidade máxima de memória que pode ser instalada.

Para ver esses dados, inicie AIDA e, em seguida, abra a seção "Placa-mãe / chipset" ... A captura de tela abaixo mostra os resultados para um laptop típico:

  • tipos de memória suportados: DDR3-1066, DDR3-1333, DDR3-1600 (consulte também a tabela abaixo no artigo);
  • Capacidade máxima de memória: 16 GB.

Claro se você comprar uma nova tira de memória (em vez do antigo) - escolha com a frequência máxima de operação - no exemplo atual DDR3-1600 (a quantidade de memória - quanto mais, melhor!).

Se você comprar uma barra de memória para o existente, então não há sentido em pagar a mais por uma memória mais rápida. Por exemplo, se você tiver um suporte DDR3-1333 de 2 GB, irá comprar um suporte DDR3-1600 de 2 GB. Eles funcionarão para você com uma frequência de 1333, ou seja, o laptop será guiado pela barra mais lenta. Portanto, neste caso: ou mude os dois punks, ou ...

Tipo de memória compatível, tamanho máximo da memória // Utilitário Aida

A propósito, logo abaixo apresento uma tabela que ajudará você a entender corretamente as marcações nas tiras de RAM, bem como estimar a largura de banda. Obviamente, a memória DDR3-1600 é mais rápida do que a memória DDR3-1333.

Especificação de padrões DDR3

*

👉 DDR3, DDR3L, DDR4

Estes são os tipos mais populares de memória de laptop no momento ...

em primeiro lugar, a diferença entre qualquer morre DDR3 e DDR4 - visível a olho nu (é impossível conectar DDR3 no slot DDR4, eles têm geometrias diferentes, veja a imagem abaixo!).

DDR3 e DDR4 (diferença de geometria da matriz)

Em segundo lugar, também há uma diferença entre DDR3 e DDR3L e nem sempre são compatíveis com versões anteriores (DDR3L com consumo de energia reduzido). Acredita-se que você pode ignorar isso, porque você pode facilmente substituir um pelo outro e tudo funcionará (em 95% dos casos).

Mas, pode ser que alguns laptops suportem apenas um determinado tipo de memória. E se você inserir um stick de memória DDR3 em um laptop que só suporte DDR3L, sua memória não vai funcionar!

Um exemplo é mostrado na foto abaixo - um laptop DELL, com um slot para instalação de memória, suporta apenas DDR3L (que está escrito ao lado do slot - "Apenas DDR3L" ).

Um slot - laptop Dell (apenas DDR3L)

Você também pode julgar sobre DDR3L e DDR3 pelo programa Speccy ... Vá até ele na seção RAM (memória de acesso aleatório) e abra as características da memória instalada - veja a voltagem. Se a tensão for 1,35 - você tem DDR3L instalada, se 1,5 - DDR3.

Tensão RAM // Speccy

*

ETAPA 3: você precisa de um modo de memória de canal duplo

Se você tiver dois slots para instalar memória, poderá obter maior desempenho em alguns aplicativos se usar dois canais modo operacional.

Por experiência, posso dizer que o desempenho no modo dual-channel sobe para cerca de 10-25% em jogos *. Ao renderizar ou tarefas em que muito depende da largura de banda da memória, o desempenho aumenta até 30-35% ou mais!

👉 Observação! O que da dois canais modo de operação - ver comparação

Resultados do teste na captura de tela

👉 Nota! A operação de canal duplo pode não fornecer esse desempenho em todos os dispositivos.

Por exemplo, ao usar uma placa IntelHD integrada e NVIDIA Optimus - geralmente máx. o aumento será de 3-4% (ao mesmo tempo, nas CPUs AMD Ryzen 5/7 e Vega 8/10 - o "aumento" pode ser superior a 20%!).

No entanto, na minha opinião, quando você tem uma escolha (ou seja, há 2 slots), eu recomendo comprar e instalar 2 cartões de memória e usar o modo de memória dual-channel (às vezes chamado Dual). Em qualquer caso, definitivamente não será pior da parte dele, e um aumento de até mesmo alguns por cento está sempre disponível ...

Para descobrir em que modo sua memória está funcionando:

  • execute o utilitário Speccy (ou CPU-Z);
  • Speccy: na página principal do utilitário, veja o que está escrito sob o título "Solda rápida" - 1 canal ou 2 canais (se a versão em inglês for Single ou Dual, respectivamente);
  • CPU-Z: você precisa abrir uma guia "Memória" e veja a linha "Canal" (veja as imagens abaixo 👇).

DDR3 de 2 canais

CPU-Z (modo RAM). Dual - dois canais

Para ativar o modo de canal duplo, o seguinte deve ser observado:

  • as tiras de memória devem ter a mesma frequência (DDR3-1600, por exemplo). A propósito, todas as barras instaladas funcionarão na frequência do módulo de memória menos lento (já mencionei isso acima);
  • as tiras devem ter o mesmo tamanho de memória;
  • também é desejável que as ripas tenham o mesmo horáriose eles eram do mesmo fabricante.

Nestes casos, via de regra, o modo de dois canais será ativado. automaticamente sem sua "dança com pandeiros" ...

PS

Você pode comprar memória por relativamente pouco dinheiro em lojas online chinesas (por exemplo, AliExpress).

*

Acho que as informações do artigo são suficientes para determinar qual memória você instalou, o que é compatível e se adequa ao seu laptop, para fazer a escolha certa e comprar o que você precisa!

Nesse ponto, termino o artigo e paro de falar imediatamente!

Do contrário, vou pegar no pescoço e não vou cumprir minha façanha!

Tudo de bom!

👋

Primeira publicação: 26.04.2017

Correção: 28/10/2019