Interessante

Como transferir um arquivo ou pasta grande pela Internet (mesmo se o tamanho for superior a 1000 GB!)

Pergunta do usuário

Olá.

Ajude a transferir uma pasta contendo aproximadamente 350 GB de informações (vários vídeos, fotos, etc.) de um computador para outro pela Internet. O fato é que os computadores estão localizados em cidades diferentes, e ainda não há como vir e transportar o disco. É possível resolver o problema com pouco sangue?

Michael.

Olá.

Sim, a tarefa de transferir arquivos e pastas grandes é bastante comum. Especificamente, seu problema, Mikhail, não é tão difícil de resolver ... 👌

Se você mora em cidades grandes, provavelmente tem uma velocidade de conexão de rede normal, por exemplo, pelo menos 40-50 Mbps (e isso permitirá que você transfira cerca de 15-18 GB de informações por hora). Portanto, para transferir 350 GB, leva cerca de um dia (ou seja, um fim de semana será suficiente).

Neste artigo, analisarei sua tarefa e outras maneiras de transferir arquivos / pastas de vários tamanhos: de 1 KB a 10.000 GB (e mais ✌).

Então...

*

Métodos de transferência de arquivos da Internet

Método número 1: usando programas P2P (por exemplo, uTorrent)

Sim, se você tiver um programa tão popular como uTorrent ou seus análogos em seu computador (e muitos o têm, e o download não demora muito, ele pesa apenas alguns megabytes 😊), então você pode transferir dezenas de Gigabytes, mas pelo menos o disco inteiro para o outro ...

Vantagens do método:

  • se o salto for interrompido (por sua razão ou não) - você pode continuar a partir do momento em que a conexão foi cortada;
  • não há servidores, serviços, etc. de terceiros, a transferência vai diretamente de um PC para outro - ou seja, você não depende de ninguém;
  • grátis - você não precisa pagar a ninguém (nem que seja para o tráfego da Internet, mas agora em muitas cidades a Internet já é ilimitada);
  • você pode transferir uma quantidade ilimitada de informações - pelo menos 1 TB, pelo menos 10 TB ...
  • o método é muito simples: até um usuário completamente novato descobrirá: após 5 minutos você pode começar a transferir um arquivo / pasta;
  • os arquivos transferidos não precisam ser preparados de forma alguma (compactar lá, ou qualquer outra coisa ...);
  • você pode transferir arquivos para várias pessoas ao mesmo tempo (para várias cidades e até mesmo países)!

Desvantagens:

  • enviar arquivos e baixá-los os computadores devem estar ligados e simultaneamente conectados à rede.

Então, Vou mostrar com um exemplo como e o que fazer. Omiti o download e a instalação do uTorrent, não há nada de interessante aí 👌.

*

1) Após iniciar o uTorrent, acesse suas configurações na seção "BitTorrent" e marque as caixas ao lado dos itens:

  • habilitar rede DHT;
  • habilitar DHT para novos clientes;
  • procure pares locais, controle a velocidade;
  • suporte para rastreadores UDP;
  • habilitar solicitações de raspagem;
  • habilite a troca de pares (é assim que eles normalmente são habilitados por padrão, mas apenas no caso ...).

FIG. 1. Configurações básicas de BitTorrent

2) Avançar no uTorrent clique "Arquivo / Criar novo torrent" ou a combinação de botões Ctrl + N. Uma janela deve aparecer, como na imagem abaixo. Ao criar um torrent, você precisa:

  • especifique a pasta (ou um arquivo específico) que deseja transferir;
  • na subseção "outro" coloque apenas uma marca de verificação "Começar a semear" (como no meu exemplo!);
  • no gráfico "Descrição" você pode escrever brevemente que tipo de arquivo vai distribuir;
  • e aperte o botão "Crio" .

FIG. 2. Criação de um arquivo torrent

O uTorrent criará uma distribuição e oferecerá a você para salvar um pequeno arquivo de 1-2 KB (o mesmo que você baixa de rastreadores de torrent quando deseja baixar um arquivo).

Agora basta transferir este arquivo em 1-2 Kb para outro computador (para aquele que deseja baixar sua pasta / arquivo), e abrir este arquivo em seu PC no uTorrent e iniciar o download.

FIG. 3. Transfira o arquivo em 1-2 Kb para baixar o torrent

Em vez de transferir um arquivo, geralmente você pode transferir um link normal.

Para fazer isso, clique com o botão direito no torrent criado e selecione "Copiar URL do ímã" ... Então coloque este link magnético no chat (VK, OK, Skype, etc.), e quem quiser baixar seus arquivos neste torrent o faz com calma ...

FIG. 4. Em vez de um arquivo, você pode enviar um link magnético

3) A propósito, se alguém não souber como abrir o link magnético: no uTorrent, clique "Arquivo / adicionar torrent do URL" - em seguida, entre no link (que você copiou um pouco acima no artigo). Tudo!

FIG. 5. Adicionar torrent e baixar dados

Sobre a velocidade de download ...

Ao baixar / distribuir pastas / arquivos grandes, a velocidade geralmente aumenta: às vezes é baixa, então é alta. Recomendo na hora da transferência de arquivos: não baixe nada estranho de outros sites (assim você entope o canal).

Além disso, muitos provedores de Internet têm opções para aumentar a velocidade do canal por um tempo (como velocidade turbo), dê uma olhada, se possível - ligue-o!

👉 Ajudar!

Você também pode ler outro artigo meu sobre as razões para downloads lentos de torrent no uTorrent

*

👉 A propósito!

Você pode usar o StrongDC em vez do uTorrent. Trabalhar com isso é feito de uma maneira ligeiramente diferente:

  • primeiro você precisará se conectar a algum servidor (de ambos os PCs);
  • depois, em uma delas, compartilhe a pasta (arquivo);
  • e baixe-o de outro PC.

Como isso é feito é descrito nesta nota!

*

Método número 2: usando Skype, ICQ, e-mail (para arquivos relativamente pequenos)

Para transferir arquivos relativamente pequenos (bem, por exemplo, cem ou dois megabytes de dados), mexer no uTorrent nem sempre é conveniente (especialmente se você não o usa o tempo todo).

Muito mais correto neste caso é simplesmente transferir dados via Skype ou ICQ (por exemplo).

Vantagens no rosto: é rápido, não precisa mexer com extras. programas, velocidade aceitável. Para transferir um arquivo no Skype, por exemplo, basta clicar com o botão direito no apelido (nome do seu interlocutor), e esta opção aparecerá no menu (ver Fig. 6).

👉 A propósito!

Eu recomendei o Skype e o ICQ no artigo sobre os programas mais necessários após a instalação do Windows (há recomendações mais interessantes no artigo)

FIG. 6. Arquivo de transferência do Skype

Você também pode enviar o arquivo por e-mail. Por exemplo, o Yahoo tem um tamanho de caixa de correio de 1 TB! Lá você pode carregar um pequeno disco rígido inteiro!

👉 Ajudar!

Não tem certeza de onde obter seu e-mail? Também darei uma dica sobre onde encontrar um endereço de e-mail curto e bonito.

FIG. 7. Yahoo Mail

👉 Recomendação!

A propósito, se você tiver muitos arquivos pequenos na pasta transferida, recomendo comprimir para arquivar.

Em primeiro lugar, o arquivo no arquivo pesa menos (os arquivos serão compactados), o que significa que será transferido mais rápido; em segundo lugar, o arquivo pode ser criptografado e uma senha pode ser definida para que ninguém possa abri-lo (se de repente outra pessoa baixar o arquivo).

*

Método número 3: usar programas para acesso remoto

Existe uma série separada de programas (AnyDesk, TeamViewer, etc.) que permitem que você se conecte à área de trabalho de outro computador através da Internet e o controle. Claro, desta forma você também pode compartilhar arquivos (além disso, não é mais difícil do que trabalhar no explorador).

Sua aparência na prática é mostrada em algumas imagens abaixo. Observe que trabalhar remotamente com outro PC não é mais difícil do que trabalhar com o seu próprio! 👌

👉 Ajudar!

Como configurar o acesso remoto: conecte-se à área de trabalho, transfira arquivos e controle o computador pela Internet.

Área de trabalho "alienígena" ...

Agora podemos controlar este PC remotamente ...

Formulário para baixar e enviar um arquivo para um PC / AnyDesk remoto

*

Método número 4: usando compartilhamento de arquivos e unidades de nuvem

Recentemente, várias unidades de nuvem tornaram-se cada vez mais populares. Aqueles. você se registra no serviço e recebe, digamos, um disco de 10 GB no qual pode armazenar todos os arquivos.

E, em particular, forneça links de download para outras pessoas (elas podem não necessariamente fazer o download para si mesmas - elas também podem salvá-los em seu drive na nuvem).

As principais vantagens deste método:

  • em primeiro lugar, os computadores não precisam ser mantidos ligados ao mesmo tempo (ou seja, todos fazem download / download quando for conveniente para ele);
  • em segundo lugar, os arquivos são armazenados de forma segura (ainda mais confiável do que em seu disco rígido);
  • em terceiro lugar, você pode acessá-los de qualquer PC ou smartphone conectado à Internet;
  • em quarto lugar, muitos arquivos podem ser visualizados (ou mesmo editados) diretamente na unidade de nuvem sem fazer download para o seu PC.

Vou propor abaixo estão alguns serviços interessantes.

👉 A propósito!

1) Eu falei sobre uma unidade de nuvem, como criá-la e como conectá-la neste artigo.

2) Se você não tiver espaço suficiente no disco da nuvem para transferir o arquivo, ele pode ser dividido em várias partes (partes) e transferidas uma a uma.

*

Disco Yandex

Disco do mecanismo de busca mais famoso. Depois de registrar e baixar o aplicativo móvel, o tamanho do disco será de cerca de 50 GB (pelo menos, essa publicidade já existe há muito tempo, consulte a Fig. 8 abaixo)! Mais do que suficiente para muitos usuários, eu acho.

No arsenal do Yandex Disk existem ferramentas para visualização e edição de documentos do Word, Excel, fotos e até arquivos de vídeo. Através do disco, você pode transferir arquivos de seu smartphone para um PC em dois cliques. Em geral, algo muito útil, recomendo para revisão ...

FIG. 8. Disco Yandex

Disco de Mail.ru

Em termos de ferramentas e capacidades, é muito semelhante ao disco Yandex: também possui um editor de fotos, visualização de tabelas, documentos do MS Office, visualização de arquivos de vídeo, etc.

Após o registro, hoje eles dão 8 GB, mas muitas vezes há promoções e é bem possível expandir o espaço em várias dezenas de GB a mais. Por uma pequena taxa, o disco pode ser expandido em várias centenas de GB (o que não é uma opção se você freqüentemente precisa transferir grandes quantidades de informações).

FIG. 9. Nuvem de Mail.Ru

Google Drive

Após o registro, cerca de 15 GB estarão disponíveis (por várias centenas de rublos por mês, pode ser aumentado para 1 TB). Também é fácil de usar - nem vejo sentido em mostrar como fazer upload / transferir um arquivo por meio deste serviço.

Em geral, os recursos coincidem aproximadamente com os serviços anteriores do Yandex-disk ou da nuvem Mail.ru (portanto, não há nada de especial a adicionar à descrição ☺).

FIG. 10. Planos tarifários do Google Drive

*

Acho que esses métodos são mais do que suficientes.

Acréscimos sobre o assunto são sempre bem-vindos.

Boa sorte a todos!

👣

Primeira publicação: 01.07.2018

Correção do registro: 29/04/2020