Interessante

Mudança espontânea no brilho do monitor - o laptop muda o próprio brilho! Por quê?

Pergunta do usuário

Olá.

Meu brilho no meu laptop começou a mudar espontaneamente: com uma imagem escura, o brilho cai, e com uma luz, ele se recupera ao seu nível normal.

Como você pode se livrar desse problema, do contrário seus olhos começaram a ficar cansados ​​por causa disso? SO: Windows 8, gráfico. acelerador (placa de vídeo) Intel HD 4000 (integrado).

Dia bom!

Este problema começou a aparecer cada vez com mais frequência após o lançamento do Windows 8 (este SO tem a capacidade de ajustar o brilho de forma adaptativa, dependendo da imagem na tela ☝). Além disso, alguns laptops são equipados com softwares e sensores especiais que determinam o nível de iluminação da sala e, de acordo com isso, ajustam o brilho da tela.

Não há nada de errado com isso, mas em certos casos tal mudança não permite o funcionamento normal e atrapalha o usuário. No artigo vou contar em detalhes como você pode desligar essa mudança espontânea de brilho ...

*

Elimine o brilho do monitor automaticamente

1) Desative o controle de brilho adaptável

Esta é a primeira coisa a fazer. Esta opção está disponível no Windows 8, 8.1, 10. Quem tiver o Windows 7 pode omitir esta parte do artigo.

Você precisa abrir a seção de configurações de energia:

  1. ou através do Painel de Controle do Windows no seguinte endereço: Painel de controle \ Hardware e som \ Energia
  2. ou pressionando as teclas Win + R e inserindo o comando powercfg.cpl (veja a imagem abaixo).

powercfg.cpl - abre as configurações de energia

Nas configurações de energia: siga o link "Configurando o esquema de energia" no modo selecionado (na imagem abaixo - este é modo balanceado... O modo selecionado é marcado em preto em negrito).

Configurações do plano de energia

Em seguida, abra o link "Alterar configurações avançadas de energia" (tela abaixo 👇).

Alterar configurações avançadas de energia

Agora encontre a guia entre as configurações "Tela" e abri-lo. Existem 3 configurações principais na guia aqui:

  1. brilho da tela com bateria e rede: defina os valores que mais se adequam a você;
  2. nível de brilho da tela no modo esmaecido: defina exatamente os mesmos valores que você definiu na guia "Brilho do ecrã";
  3. desligue o escurecimento adaptativo da rede e da bateria (veja a imagem abaixo).

Fonte de alimentação - desligue a regulação adaptativa e defina o mesmo brilho

Agora salve as configurações e tente olhar as imagens claras e escuras (por exemplo) para ver se o brilho muda. Como regra, essas configurações eliminam completamente este problema ...

Atualização 10.06.2018

Se você estiver usando o Windows 10, preste atenção ao painel de controle (para acessá-lo, pressione Win + i). No capítulo "Sistema / Display" existe um especial. uma configuração que permite ao laptop alterar o brilho à medida que a luz ambiente muda. Desative-o também!

Altere o brilho automaticamente ...

2) Configurando a fonte de alimentação da placa de vídeo

O laptop pode diminuir o brilho em certos modos de operação. Por exemplo, as placas gráficas IntelHD suportam a tecnologia de economia de energia do monitor, aumentando a vida útil dos jogos com a energia da bateria. Existem tecnologias semelhantes na AMD e nVidia.

Primeiro você precisa ir para as configurações do driver da placa de vídeo (você pode usar o painel de controle - veja a tela abaixo), ou você pode usar o ícone da bandeja ao lado do relógio.

👉 Importante! Não há ícone de driver de vídeo Intel HD, nVidia ou AMD Radeon na bandeja ao lado do relógio e na área de trabalho - o que fazer ->

Configurações de gráficos Intel (bandeja)

Painel de controle - ícones grandes - Configurações IntelHD

👉 Importante!

Se você não tiver um ícone de bandeja e o painel de controle também não tiver um link para as configurações gráficas, provavelmente você não tem os drivers instalados.Tente usar programas para atualizar os drivers automaticamente.

Em seguida, você precisa abrir a seção "Fonte de energia" e verifique duas guias: " Operação da rede elétrica " e "Operação a bateria" .

Eles precisam definir o seguinte:

  1. defina o parâmetro de economia de energia para o modo de desempenho máximo;
  2. desligue a vida prolongada da bateria para jogos;
  3. desative a tecnologia de economia de energia do monitor (tela abaixo - veja as setas).

Ligando max. produtividade

👉 Observação!

Por exemplo, em placas de vídeo da AMD - você precisa abrir a seção "Power", ligar o desempenho máximo e desligar a tecnologia Vari-Bright (esta é a tecnologia AMD que permite ajustar o brilho).

Vari-Bright desativado! (Configurações de gráficos AMD) / clicável

3) Serviço de monitoramento de sensor

Existe um serviço no Windows que monitora os sensores e ajusta a iluminação da tela, dependendo da iluminação da sala em que seu dispositivo está operando.

Posso dizer que às vezes o serviço não funciona corretamente e pode afetar o ajuste de brilho, mesmo que você não tenha sensores!

Como desativar os serviços de monitoramento de sensor

Abra uma janela com serviços: a maneira mais fácil é pressionando as teclas Win + R , entrar services.msc , Aperte Entrar ... O método funciona em todas as versões do Windows.

Abertura de serviços - services.msc (método universal)

Em seguida na lista, você precisa encontrar o serviço "Serviço de monitoramento de sensor" , abra.

No gráfico "tipo de inicialização" colocar [desativado] e interromper o próprio serviço, para que o estado seja listado como "Parou" (veja a tela abaixo 👇).

Serviço de monitoramento de sensor / desabilitar

Em seguida, salve as configurações e reinicie o laptop.

4) Centro de controle do laptop

Certos modelos de laptop possuem um centro de controle entre o software instalado com os drivers. Por exemplo, na linha de laptops VAIO da SONY - há Centro de controle VAIO .

Neste centro de controle, por exemplo, você primeiro precisa abrir a guia "Fonte de energia" e definir alto desempenho, bem como desativar a função que prolonga a vida útil da bateria (veja a imagem abaixo).

Alto desempenho / Fonte de alimentação / VAIO Control Center

Em seguida, você precisa abrir a guia "Qualidade da imagem" e desative a opção de ajustar o brilho automaticamente (imagem abaixo 👇).

Qualidade de imagem / centro de controle VAIO

Na verdade, dificilmente é possível dar uma descrição para cada um desses centros. Acima está o VAIO Center como um exemplo de tal software.

Algo semelhante também está nos laptops Lenovo: vários modos noturnos, mudanças dinâmicas no brilho, contraste e outras coisas podem alterar significativamente a qualidade da imagem na tela. Recomenda-se desligar todos eles (pelo menos no momento da configuração e ajuste).

Configurações da Lenovo - configurações de exibição

5) Problemas de ferro

Uma mudança no brilho da tela pode ser associada não apenas às configurações do software, mas também a falhas de hardware. Quando você pode determinar que a culpa é do hardware do laptop:

  • se não apenas o brilho mudou na tela, mas também listras, ondulações, pontos começaram a aparecer (como no exemplo abaixo);
  • se quando você adiciona / diminui o brilho no monitor - absolutamente nada acontece;
  • se o brilho mudar mesmo sem alterar a imagem na tela e sem alterar o modo de iluminação da sala;
  • se o brilho for diferente em diferentes partes da tela.

*

👉 Socorro!

Se listras e ondulações forem exibidas em seu monitor (exemplo abaixo) - recomendo que você leia outro artigo meu

Listras e ondulações na tela / Como exemplo

*

Bom trabalho!

👋

Primeira publicação: 24.12.2016

Artigo revisado: 01/05/2020