Interessante

Como verificar uma unidade flash USB inicializável, ela está funcionando, que tipo de carregador de inicialização ela possui (regular ou UEFI)?

Bom dia a todos!

De vez em quando, às vezes recebo perguntas sobre como verificar a unidade flash USB inicializável: funcionou, pode ser usada? ..

Em geral, devo imediatamente observar que a melhor maneira de verificar é ter certeza disso na prática: ajuste o BIOS / UEFI de acordo (mais sobre isso) para inicializar a partir de uma unidade flash USB, instale a versão gravada do Windows, e trabalhe um pouco nisso.

O fato é que em alguns casos podem ocorrer erros tanto durante a instalação do sistema quanto depois dela. Concordo, é improvável que você consiga usar o sistema operacional se ele apresentar telas azuis de vez em quando ...

Geralmente, abaixo estão algumas dicas sobre como você pode verificar se a unidade flash USB gravada é inicializável e se o computador pode iniciar a instalação do Windows a partir dela ...

👉 Socorro!

Como criar uma unidade flash USB inicializável para Windows 10 em UEFI ou BIOS - //ocomp.info/sozdat-zagruz-fleshku-v-rufus.html

*

Verificando uma unidade USB inicializável

Método 1

Talvez a forma mais confiável (como eu disse acima) seja conectar a unidade flash USB à porta USB, reiniciar o computador (laptop) e abrir o menu de inicialização (menu de inicialização). Se a unidade flash USB for inicializável, você a verá na lista do menu e terá a oportunidade de selecioná-la e iniciar o download.

Menu de inicialização - escolha uma unidade flash para inicializar

Simples, rápido, confiável ?! 👌

Método 2

Um dos programas mais populares para preparar e criar unidades flash de instalação (inicializáveis), o WinSetupFromUSB, também permite que você teste e verifique seu desempenho (o Windows inicializa a partir delas?).

Para fazer isso:

  • conecte a unidade flash USB à porta USB;
  • execute WinSetupFromUSB e selecione a unidade conectada na lista;
  • marque a caixa que você precisa "Teste em QEMU" ;
  • aperte o botão "VAI" .

WinSetupFromUSB - verificação de unidade flash USB

Depois disso, o programa recriará automaticamente as condições "reais" de operação do pen drive e tentará inicializar o sistema operacional a partir dele. Se tudo estiver em ordem com a unidade, você deverá ver o logotipo do Windows aparecer (como na imagem abaixo).

O download foi concluído - unidade flash funcionando (WinSetupFromUSB)

Método 3

MobaliveCD é um software gratuito para verificar imagens ISO inicializáveis ​​e drives flash. Permite literalmente em 2-3 cliques do mouse para ver como a unidade flash de instalação se comportará: se um menu de inicialização aparece, se o sistema operacional inicia, etc.

Observe que MobaliveCD não precisa ser instalado, mas é necessário executá-lo como administrador (para isso, basta clicar no arquivo baixado com o botão direito do mouse ... Veja a tela abaixo).

Executar como administrador

O menu principal do programa é extremamente simples:

  • se você precisa verificar a imagem ISO do Windows - clique no botão "Execute o LiveCD" ;
  • se uma unidade flash USB - um botão "Execute o LiveUSB" (exemplo abaixo).

MobaLiveCD - teste de unidade flash

Além disso, como regra, você precisa especificar a letra da unidade flash (ou a localização do arquivo ISO desejado). Observe que o programa pode solicitar que você indique onde salvar sua imagem (usada para o teste) - especifique qualquer parte do seu disco (mais tarde, este arquivo temporário pode ser excluído).

Seleção de letra de unidade USB

Na verdade, se tudo estiver em ordem com o seu flash drive inicializável, o logotipo do Windows aparecerá (instalação iniciada ...).

Carregando foi

Método 4

Existem especiais. programas que recriam virtualmente um computador em seu Windows (chamados de máquinas virtuais). Em tal máquina virtual, você pode instalar, por exemplo, sua versão antiga do Windows 2000 e trabalhar nela sem sair do seu Windows 10. atual. Olhando para a imagem abaixo, acho que ficará mais claro ... 👇

No Windows 10, uma janela de máquina virtual do Windows XP é aberta (por exemplo, o que está em questão)

Claro, a máquina virtual ajuda muito. totalmente verifique a unidade USB inicializável: ou seja, você poderá ver não apenas o processo de instalação a partir dele, mas também a operação do sistema operacional posteriormente (haverá / não haverá erros)! Na minha opinião, esta é uma das opções mais confiáveis!

Em geral, o tópico de configuração de uma máquina virtual é bastante extenso, portanto, se você estiver interessado, consulte o artigo, cujo link é fornecido a seguir.

👉 Ajudar!

Como iniciar o Windows antigo em um novo sistema operacional: configurando uma máquina virtual VirtualBox - //ocomp.info/kak-zap-staruyu-windows-virtualbox.html

Pergunta: como ver se a unidade flash USB inicializável foi gravada para funcionar em UEFI ou BIOS?

em primeiro lugar, preste atenção aos parâmetros do programa no qual você cria uma unidade flash USB inicializável. Por exemplo, no Rufus, ao criar uma unidade flash, você especifica manualmente o sistema de destino: BIOS ou UEFI ...

RUFUS - criando uma unidade flash USB

Em segundo lugar, tente entrar no menu de inicialização (ao ligar o laptop) e veja se o seu sistema vê a unidade flash USB (se você tiver UEFI, "UEFI:" acenderá na frente da unidade flash, veja a tela abaixo ) Esta é uma maneira rápida e confiável de descobrir o tipo de unidade flash ...

Exemplo de um menu de inicialização / laptop ASUS

Em terceiro lugar, tente abrir o Gerenciamento de disco (este é um utilitário interno do Windows). Na maioria das vezes, o sistema de arquivos FAT32 é usado em unidades flash UEFI.

Sistema de arquivo

Você também pode abrir a propriedade da unidade (observe que você precisa clicar com o botão direito do mouse no menu "disco").

Propriedades do disco

Na aba "Tom" pode haver 2 tipos de seção:

  • O Master Boot Record (MBR) é uma unidade flash no BIOS;
  • A tabela com o GUID das partições é uma unidade flash USB para UEFI.

MBR (esquerda) - GUID (direita)

*

Isso é tudo por hoje ...

Acréscimos nos comentários são bem-vindos.

👋