Interessante

Como conectar uma unidade flash USB a um tablet Android (smartphone) via porta MicroUSB

Olá.

Sempre me perguntei por que os tablets não têm uma porta USB completa? É claro que você não pode colocá-lo em um telefone "pequeno", mas em um tablet?

Na verdade, acho que você já passou por essas situações mais de uma vez, quando houve a necessidade de conectar uma unidade flash USB a um tablet ou smartphone para copiar (ler) dados rapidamente. Mas você não pode fazer isso tão facilmente e você tem que recorrer ao uso de vários "adaptadores" e adaptadores (o que significa que haverá momentos "obscuros" e obscuros, problemas desnecessários com compatibilidade, erros, etc.). É sobre isso que o artigo de hoje será ...

Em geral, quero dizer desde já que você não pode conectar uma unidade flash USB a cada tablet (telefone): não deve ser muito antigo, com uma versão do sistema operacional Android inferior a 3.1. Acontece que os sistemas mais antigos (que 3.1) não suportam o modo de host USB (o nome original é USB Host, ou ainda mais usado USB OTG ), o que significa que eles não verão sua unidade flash.

*

Conectando uma unidade flash via USB OTG

A grande maioria dos tablets e telefones possui uma porta MicroUSB universal. Você pode conectar um carregador, uma unidade flash USB e outros dispositivos a ele.

Para conectar uma unidade flash USB, você precisará de um adaptador especial de MicroUSB para uma porta USB normal. Esses adaptadores são chamados Adaptadores USB OTG ... Já à venda você encontra uma variedade de opções: com um fio elástico flexível, como um pequeno adaptador (que pode se perder facilmente ) e outras opções.

Opções de adaptador USB OTG

Adição!

A propósito, adaptadores OTG muito baratos podem ser encontrados em várias lojas online chinesas. Se você pesquisar, poderá encontrar produtos semelhantes por 30-50 rublos! Falei sobre as lojas chinesas mais baratas neste artigo: //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

Na verdade, pegando esse adaptador, conecte uma unidade flash USB a ele e insira-o na porta MicroUSB do tablet (ou telefone). Veja o exemplo abaixo.

Observe que o LED na unidade flash deve começar a piscar (ou seja, significa que a alimentação acabou - um bom sinal ).

A unidade flash é conectada ao tablet por meio de um adaptador OTG USB

Em seguida, você precisa abrir o habitual condutor (na maioria dos casos, é mais do que suficiente para copiar / ler dados de uma unidade flash).

Explorador de arquivos para Android

Na verdade, na seção "Arquivos" do explorer no Android, dois "diretórios" são visíveis:

  1. memória do telefone (todas as suas fotos, toques, etc. são armazenados aqui);
  2. uma unidade USB externa - esta é a nossa unidade flash.

O telefone detecta um armazenamento USB externo

Em seguida, vá para a memória do telefone ou para uma unidade flash USB - copie o que você precisa e cole em outro diretório desejado. Todas as ações são realizadas quase de forma idêntica ao Explorer no Windows ...

By the way, agora à venda drives flash universais com duas portas: USB clássico e MicroUSB começaram a aparecer. O nome é uma unidade flash USB, você não precisa de nenhum adaptador! Ele pode ser conectado a um PC / laptop comum e a um tablet. Uma ferramenta conveniente para transferir dados de um dispositivo para outro!

Agora existem unidades flash à venda que podem ser conectadas diretamente a um PC ou tablet.

A propósito, como teste, conectei um pen drive ao telefone: o condutor do Android vê esse drive sem problemas e permite que você trabalhe totalmente com ele ...

O telefone vê imediatamente uma unidade flash USB semelhante com uma porta MicroUSB

*

Possíveis problemas ao conectar uma unidade flash por meio de um adaptador OTG

1) Não há nada no explorer, só não consigo encontrar uma unidade flash USB ...

Sim, aparentemente depende da versão do Android - se for mais antiga, o explorador nem sempre mostra a unidade flash USB, mesmo que seja visível pelo tablet.

Mas existe uma alternativa para o explorer, estamos falando sobre o aplicativo ES Explorer (link para w3bsit3-dns.com). Depois de instalar este aplicativo, você deverá ver Armazenamento USB em "Armazenamento local" (esta é a unidade flash). Em princípio, trabalhar com o ES Explorer não é diferente de trabalhar com o clássico (a menos que haja mais possibilidades).

ES Explorer - o armazenamento USB é uma unidade flash conectada

2) A unidade flash não é visível nem no condutor nem no condutor ES, mas o LED pisca. O tablet sugere formatar o stick USB ...

Isso geralmente acontece se a unidade flash estiver formatada com o sistema de arquivos NTFS. Muitos tablets / telefones aceitam apenas FAT 32 e, portanto, não podem ler a unidade flash USB, sugerindo, da melhor forma, formatá-la.

Aqui você pode fazer isso:

  1. use o programa Paragon NTFS - ele permitirá que você monte drives formatados em NTFS e HFS + (também muito útil para usuários Apple);
  2. basta formatar sua unidade flash para FAT 32.

A propósito, isso às vezes também acontece com unidades flash USB 3.0 (portanto, se você tiver uma unidade flash USB 2.0, tente conectá-la).

3) Se você conectou um disco rígido externo ...

É possível que a potência do tablet não seja suficiente para manter o drive externo funcionando. Este também pode ser o caso com algumas unidades flash (a propósito, pode haver problemas com unidades muito grandes - o tablet pode simplesmente não reconhecê-las).

Se você deseja conectar um disco rígido externo ao seu tablet, tente usar um adaptador USB especial (divisor) com uma fonte de alimentação (um exemplo é mostrado na foto abaixo).

Hub USB com fonte de alimentação

*

Tudo de bom!

👋