Interessante

Como posso saber se DDR3 ou DDR4 é adequado para o meu laptop? Quero comprar um cartão de memória em um slot livre ...

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho apenas 4 GB de memória no meu laptop. Quando você abre uma dúzia de guias no navegador, a última para de carregar e aparecem erros.

Posso ver no gerenciador de tarefas que a memória está 90% ocupada! Decidi comprar mais memória, mas não sei qual tenho - DDR3 ou DDR4 (a questão é que os documentos do laptop contêm DDR3 e o elogiado utilitário Everest mostra DDR4).

Talvez eu não esteja olhando lá ?! Em geral, faz uma grande diferença, se eu comprar o errado, vai funcionar?

Como faço para comprar um stick de memória para meu laptop para que ele se encaixe perfeitamente?

Dia bom!

Em geral, normalmente as informações devem ser as mesmas: tanto nos documentos quanto no que mostram os utilitários para determinar as características do hardware (Everest, por exemplo).

A questão de atualizar um laptop é bastante popular (especialmente porque nunca há muita memória), mas existem várias armadilhas aqui. Como determinar qual memória está instalada atualmente (DDR3 ou DDR4) e qual pode ser adquirida - e haverá o artigo de hoje ...

*

Selecionando e instalando um stick de memória: questões básicas

Determine o tipo de memória que o laptop suporta

Talvez esta seja a primeira coisa com que começar. Os mais populares hoje são os dies de memória DDR3 e DDR4 (no entanto, DDR2 também está disponível à venda). Noto imediatamente que você não pode instalar DDR4 em vez de DDR3 (e também vice-versa)! Direi ainda mais, tk. DDR3 pode ser de vários tipos (dependendo da voltagem) - então eles não devem ser confundidos entre si (mas mais sobre isso abaixo)!

Existem várias maneiras de descobrir qual memória seu laptop suporta. Recomendo que você siga passo a passo para ter certeza!

1) Veja visualmente

A maioria dos laptops tem uma pequena capa protetora que permite que você acesse rapidamente a RAM, o disco, etc. Esta é a maneira mais informativa de ver quantos slots de memória existem, qual já está instalado (e depois de descobrir qual já está funcionando, compre outra barra semelhante).

Por exemplo, qual é a aparência da barra e qual é a designação nela - veja a foto abaixo.

Qual a aparência de uma tira de memória SODIMM de 4 GB DDR3L 1600

Vou decifrar os parâmetros-chave:

  1. 4 GB é a quantidade de memória (em princípio, quanto mais, melhor). No entanto, não se esqueça de que seu laptop suporta uma certa quantidade máxima de memória! Por exemplo, o tamanho máximo pode ser limitado a 16 GB!
  2. DDR3L é um tipo de memória. Chamo a atenção para o fato de que a letra “L” no final não é por acaso! Determina a voltagem da memória (1,35 V). Em geral, DDR3 agora é o mais popular e os seguintes tipos podem ser encontrados: DDR3 (clássico, 1,5 V), DDR3L (1,35 V), DDR3U (1,25 V), LPDDR3 (1,2 V. O mais popular em tablets e smartphones, em pequenas consome apenas um décimo da energia do estado ativo em repouso).
  3. 1600 - frequência de memória. Observe esse tapete. a placa e o processador suportam apenas barras de uma certa frequência!
  4. SODIMM é o tamanho do módulo de memória (esta designação indica que a memória é pequena, apenas para laptops).

A propósito, há alguma confusão sobre a frequência da memória. Algumas barras indicam seu nome, digamos "PC3-12800", em algumas frequências de barramento de 800 MHz, enquanto outras simplesmente escrevem DDR3 1600 (como no meu exemplo acima).

Frequência de memória DDR3

2) Nos utilitários AIDA64, Spec, etc.

O utilitário AIDA64 é bom porque o ajuda a obter rapidamente o máximo de informações sobre o seu hardware (seja um laptop ou PC). Quanto à memória que o laptop suporta, você deve abrir a seção "Placa-mãe / Chipset / Northbridge" ... Você precisa olhar para duas linhas:

  1. tipo de memória compatível (é aconselhável escolher a opção mais produtiva, no meu exemplo, é DDR4-2133);
  2. a quantidade máxima de memória é de 32 GB no exemplo abaixo.

Adição! Os melhores utilitários para visualizar as características do seu hardware: //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html

AIDA64 - tipo de memória compatível (clicável)

3) No site do fabricante

Conhecendo o modelo do seu laptop (assim como o processador e a placa-mãe) - no site do fabricante você pode ver qual memória o dispositivo suporta. Chamo a atenção para o fato de que você precisa assistir no site do fabricante (em sites de venda de equipamentos, pode haver informações não totalmente precisas).

Ajuda: como descobrir o modelo exato de um laptop - //ocomp.info/kak-uznat-model-noutbuka.html

*

Verificando slots de memória: considerando as opções possíveis

Como recomendado acima, em primeiro lugar, você precisa descobrir quantos slots de memória você tem em seu laptop (caso contrário, há o risco de comprar memória e desperdiçar dinheiro).

Isso só pode ser feito visualmente desmontando (removendo a capa protetora) o laptop. Porque vários utilitários podem mostrar a presença de um slot, mas fisicamente pode simplesmente não estar lá (em vez de um slot, na placa-mãe só pode haver um lugar para ele, ou seja, na verdade, ninguém o desoldou e instalou na placa) .

3 opções são mais prováveis:

  1. 2 slots: dos quais um slot pode ser ocupado, ou ambos. Se um estiver ocupado, você pode simplesmente comprar uma barra para o segundo. Se ambos estiverem ocupados, então há duas opções: ou troque um prato para um volume maior ou troque ambos (decida você mesmo).
  2. 1 slot: pode ser ocupado pela tira de memória atual, ou pode ficar livre (se a tira usada estiver soldada na placa-mãe);
  3. sem slots: alguns laptops modernos podem ficar sem slots, toda a memória já está conectada ao tapete. borda. Neste caso, infelizmente, é impossível adicionar memória (pelo menos sem um serviço, talvez em alguns modelos possa ser soldada novamente ... (mas não o recomendaria)).

Dois slots para RAM (HP Pro Book G4)

E agora vou analisar as questões mais populares sobre RAM.

Se eu já tenho um memory stick, devo comprar o mesmo, ou é possível ter um volume maior e uma frequência mais alta?

As placas podem ser de tamanhos diferentes, ou seja, um para 4 GB, outro para 8 GB - tudo deve funcionar.

E quanto à frequência: primeiro, deve ser apoiada pelo mate. placa e processador; em segundo lugar, se você tiver 2 barras com frequências diferentes, o laptop irá operar na mesma frequência com ambas as barras (pelo menos, veja o exemplo abaixo).

Posso usar cartões de memória com frequências diferentes?

Isso é possível se ambas as frequências forem suportadas por seu equipamento.

Por exemplo, se você tiver DDR4-2133 instalado e comprar DDR4-2400 além disso, ambas as barras funcionarão na frequência mais baixa (ou seja, em 2133). Se você quiser usar a frequência 2400, será necessário remover a barra com a frequência 2133.

Mas em geral, se você usa 2 ou mais tiras, aconselho a usar a memória com a mesma frequência.

É possível usar uma barra de memória com uma frequência maior que a recomendada para o tapete. placa / processador?

Eu não recomendaria fazer isso. Por exemplo, se o seu laptop suporta memória DDR4-2133, então é altamente indesejável instalar DDR4-2400. Dispositivos diferentes podem se comportar de maneira diferente:

  • na melhor das hipóteses, a memória operará com uma frequência de 2133;
  • na pior das hipóteses, o laptop simplesmente não o reconhecerá e não ligará. Ou faça com que o sistema funcione extremamente instável, com reinicializações e travamentos frequentes.

A memória DDR4 pode ser usada em vez de DDR3 ou a memória DDR3 em vez de DDR3L?

DDR4 não pode ser usado no lugar de DDR3 ou DDR2, e você simplesmente não pode inseri-lo no slot devido à diferença de chaves (exatamente e vice-versa).

Quanto a DDR3 e DDR3L, na maioria dos casos um laptop deve funcionar com este e aquele suporte. No entanto, observo que alguns dispositivos suportam apenas um tipo específico de memória. Portanto, eu ainda recomendaria manter um tipo específico e não experimentar ...

*

Compra e instalação de memória

Antes de comprar memória, você deve saber alguns parâmetros (por precaução, deixe-me lembrá-lo):

  1. tipo de memória (DDR3, DDR3L, DDR4, etc.). Não confunda a tensão, pois nem todos os laptops suportam, por exemplo, DDR3 e DDR3L;
  2. a quantidade máxima suportada pelo seu laptop (ou seja, talvez não faça sentido para você expandir a memória, uma vez queo laptop simplesmente não o verá mais);
  3. freqüência de ônibus;
  4. há um slot livre no laptop (ou você deseja substituir o stick de memória atual). Observe que nem todos os laptops podem trocar de memória: há dispositivos onde a memória é simplesmente soldada na placa e adicioná-la (ou trocá-la) é simplesmente impossível!
  5. a quantidade de memória, fabricante, características etc. - deixo sem consideração. Em princípio, a memória é fornecida com 3 a 5 anos de garantia e os problemas, via de regra, não surgem com nenhum dos fabricantes conhecidos.

Em geral, conhecendo todas essas características, você pode facilmente pegar um dado para si mesmo.

Eu vou adicionar!

Para quem quer economizar em hardware, às vezes olha as ofertas nas lojas online chinesas. Se você entrar em uma venda e até mesmo usar o cashback, a mesma soldagem pode ser obtida 3-4 vezes mais barata do que em uma loja de informática normal.

Para obter informações sobre quais lojas chinesas assistir e como usar o cashback, consulte aqui: //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

E a instalação ...

Se o seu laptop estiver na garantia, a desmontagem e instalação automática da barra de memória pode ser o motivo da recusa do serviço de garantia.

Também recomendo assistir a um vídeo de desmontagem do mesmo modelo de laptop antes de instalar a RAM no dispositivo (para muitos modelos populares, vídeos semelhantes estão presentes no youtube.com ).

Amostras de etapas em ordem ...

1) Primeiro, desligue o laptop completamente, desconecte todos os dispositivos dele: fones de ouvido, mouse, cabo de carregamento, etc.

2) Vire o dispositivo e retire a bateria (se tiver sido removida. Recentemente, cada vez mais os fabricantes colocam a bateria no próprio dispositivo).

Tiramos a bateria

Prestando atenção!

Que antes de substituir ou adicionar memória, disco, etc., alguns laptops (que possuem tampas para acesso rápido à memória, disco, mas a bateria está escondida dentro do dispositivo) devem ser colocados no modo de economia de bateria.

Por exemplo, HP Pro Book G4 (no exemplo abaixo) você precisa desligar, conectar o adaptador de alimentação e pressionar Win + Backspace + Power ao mesmo tempo e, em seguida, desconectar o adaptador de alimentação. Após a operação realizada, o laptop não iniciará até que o adaptador de energia seja conectado e você possa atualizar os componentes com segurança.

Recomenda-se esclarecer este ponto nas instruções do seu equipamento!

3) Em seguida, você pode remover a tampa protetora para acesso rápido aos componentes do laptop (ou desmontar completamente o dispositivo).

Observe que além dos parafusos ao longo do contorno do dispositivo (1), podem haver parafusos sob os pés de borracha e adesivos (2).

Remova a tampa - parafusos de fixação

4) Ao remover a tampa, retire primeiro a bateria (se a bateria estiver dentro do dispositivo). Geralmente é fixada com vários parafusos.

Removendo a bateria

5) Em seguida, você pode inserir um cartão de memória no slot. Chamo a atenção para o fato de que a placa é inserida em um determinado ângulo (30-45 graus) de forma fácil e livre, então basta pressioná-la (pressionando para baixo na placa) e aguardar um leve clique da montagem " antenas ".

Instalando uma tira de RAM no slot

6) Depois disso, você pode montar o dispositivo na ordem inversa e verificar se a memória foi detectada (AIDA64 para ajudar). Acho que se você escolheu a barra certa e tudo está em ordem com ela, nenhum problema deve surgir ...

*

Tudo de bom!