Interessante

Laptop e PC estão conectados a um roteador Wi-Fi: como transferir arquivos entre eles, criar uma pasta ou disco público

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho um roteador Wi-Fi instalado em casa: um estacionário de hospital é conectado a ele por meio de um cabo (nota: PC). 2 laptops estão conectados ao roteador via Wi-Fi. Como posso criar uma pasta compartilhada em um laptop (ou PC) para transferir arquivos de um dispositivo para outro através dele? Não correr com um pen drive ...

PS Windows 10 é instalado em todos os dispositivos (constantemente atualizado).

Alexey M.

Dia bom!

A tarefa, em geral, não é difícil: basta gastar 5 a 10 minutos uma vez. hora de configurar tudo. Abaixo, no artigo, darei vários passos, seguindo os quais você resolverá uma tarefa semelhante.

Nota: é claro, todos os seus dispositivos conectados ao roteador devem ser ligados durante a configuração e durante a transferência de arquivos (troca)!

*

Criação de pastas compartilhadas na rede local para trabalhar com arquivos

PASSO 1: configurar o nome do PC e o grupo de trabalho

A primeira coisa a fazer é abrir "Meu Computador / Este Computador", clicar com o botão direito em qualquer espaço livre e selecionar propriedades .

No Windows 10, para abrir "Este PC": basta abrir o Explorer (a combinação dos botões Win + E) e selecionar "Este PC" no menu à esquerda (veja a imagem abaixo).

Propriedades (este PC)

A propósito, para abrir imediatamente as propriedades do PC (como na imagem abaixo) - basta pressionar a combinação de teclas Win + Pause .

Nome do computador e grupo de trabalho (clicável)

prestar atenção em nome do computador e grupo de trabalho :

  • nome do computador deve ser exclusivo em cada PC / laptop conectado à rede local (ao roteador). Se os nomes de alguns PCs são iguais - renomeie!
  • grupo de trabalho pelo contrário, deve ser o mesmo em todos os computadores.

Para alterar o nome de um PC ou grupo de trabalho: basta clicar no botão "Alterar parâmetros" nas propriedades do PC (está localizado à direita desses valores).

Mudar grupo de trabalho

Depois deve abrir uma janela "Propriedades do sistema" : esquerdo para clicar no botão "Mudar" (veja a tela abaixo) e insira os dados necessários.

Propriedades do PC

Observe que após definir esses parâmetros e salvar as configurações, o PC / laptop deve ser reiniciado! Caso contrário, as alterações feitas nas configurações não serão levadas em consideração e aceitas.

ETAPA 2: permitir acesso a pastas / impressoras compartilhadas

Nas novas versões do Windows, as medidas de segurança "aumentadas" são ativadas por padrão (e, portanto, não é tão fácil pegar e criar uma pasta que possa ser acessada por outros PCs na rede local).

Para desativar essa proteção, você precisa seguir uma série de etapas. Abaixo irei mostrá-los por exemplo (relevante para Windows 7, 8, 10).

  1. primeiro você precisa ir ao Painel de Controle do Windows e abrir o Centro de Controle de Rede (endereço completo: Painel de Controle \ Rede e Internet \ Centro de Rede e Compartilhamento);
  2. no menu à esquerda você precisará seguir o link: Alterar opções de compartilhamento avançadas ;

    Alterar adicionar. opções de compartilhamento (clicável)

  3. então você terá (provavelmente) três perfis: "privado", "convidado", "todas as redes". Você precisará entrar em cada um deles e mover alguns controles deslizantes ...

    Privado, convidado, todas as redes

  4. para o perfil "privado", você deve habilitar a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos e impressoras (veja a tela abaixo);

    Privado (clicável)

  5. para o perfil "Convidado", você também deve habilitar a descoberta de rede e o compartilhamento de arquivos e impressoras;

    Livro de Visitas (clicável)

  6. para o perfil "Todas as redes", você deve habilitar o acesso geral para usuários da rede e desabilitar a proteção por senha (veja o exemplo abaixo, clicável).

    Todas as redes (clicável)

Importante!

Essas configurações de compartilhamento devem ser definidas em cada PC / laptop para o qual você planeja trabalhar na rede local (ou seja, compartilhar pastas, arquivos, etc.)

Observe que depois de definir esses parâmetros, você pode começar a compartilhar suas pastas e arquivos com outros usuários. Como fazer - veja a próxima ETAPA.

ETAPA 3: "compartilhe" a pasta (torne-a acessível à rede local)

Você pode, é claro, usar as pastas compartilhadas fornecidas pelo Windows, mas isso nem sempre é conveniente. Portanto, logo abaixo irei mostrar como você pode abrir qualquer uma das pastas (ou mesmo um disco inteiro) para leitura (ou para leitura e gravação) de usuários locais.

Então...

Pegamos qualquer pasta em qualquer disco e o abrimos propriedades(se alguém não souber como: abra o explorador, encontre / crie a pasta desejada, clique com o botão direito sobre ela e selecione "Propriedades" no menu que aparece) ... A seguir, na aba "Acessar", clique no botão "Acesso geral" (veja o exemplo abaixo).

Propriedades da pasta: compartilhamento

Em seguida, adicione (o botão "Adicionar") o grupo de usuários "Todos" e defina a permissão "Ler e Gravar" para ele (isso significa que todos os usuários nesta pasta poderão visualizar, modificar e excluir arquivos).

Observação! Se, em vez de "Ler e gravar", definir apenas "Ler", os usuários da rede local só poderão visualizar os arquivos desta pasta. Escolha a melhor opção para cada uma das pastas que você compartilha.

Adicione permissão para ler e modificar arquivos nesta pasta para TODOS os usuários da rede local

Depois de clicar no botão "Compartilhar" - esta pasta (e todos os arquivos nela) se tornará publicamente disponível para todos os usuários de sua rede local (ou seja, para todos os dispositivos que estão conectados ao seu roteador Wi-Fi).

PASSO 4: copiar / baixar arquivos da pasta compartilhada

Muitos usuários, após concluir todas as etapas anteriores, nem sempre conseguem encontrar uma pasta de rede compartilhada. O fato é que depois de definir todas as configurações, não há nenhum link ou ícone em qualquer lugar para abri-lo (pelo menos não em qualquer lugar visível). O Windows "aparentemente" funcionará da mesma forma ...

Para ver todas as pastas compartilhadas, abra a pasta normal condutor (combinação Win + E), em seguida, no menu à esquerda, clique no ícone "Internet" : Uma janela deve abrir na qual todos os computadores em sua rede local serão apresentados. Abrindo um deles - você verá todas as pastas que ele compartilhou (você pode ir para qualquer um deles e visualizar / editar arquivos).

No exemplo abaixo, 2 pastas são compartilhadas: "USERS" e "New folder"

Explorer - navegando na pasta compartilhada

Se de repente os computadores de sua rede local não forem exibidos na guia "Rede", verifique:

  • se estão todos habilitados e se o Windows está carregado em todos (se está sendo atualizado neste momento);
  • se todos eles estão conectados à rede (se o ícone de rede está aceso em todos eles);
  • tente atualizar a lista de PCs na guia "Rede" (para fazer isso, clique com o botão direito em qualquer espaço livre, e no menu que aparece, selecione "Atualizar", veja o exemplo abaixo) .

Atualizar

Quanto à leitura / cópia direta, é feita de maneira padrão: como se fosse uma simples pasta em um disco.

Um exemplo de cópia de um arquivo é mostrado na imagem abaixo.

Copiando o arquivo de imagem

PASSO 5: como adicionar uma pasta de rede a "Meu Computador"

Concorde que muitas vezes não é muito conveniente procurar constantemente a pasta de rede necessária (disco) em algum lugar do explorer. Além disso, se você tiver várias dessas pastas "favoritas", e ainda mais se este PC também for usado por pessoas que não entendem de tudo isso.

Neste caso, por conveniência, recomenda-se adicionar as pastas necessárias a "Meu Computador / Este Computador", que quase todos os usuários de PC podem usar.

Como fazer isso:

  1. primeiro abra o explorador, vá para a seção "Rede" e encontre a pasta de rede desejada;
  2. em seguida, clique com o botão direito nele e selecione no menu "Mapear unidade de rede" (veja a imagem abaixo).

    Mapeando uma unidade de rede

  3. depois disso, você precisará especificar a letra da unidade e clicar no botão "Concluir" (veja o exemplo abaixo).

    Escolha uma letra de unidade e concorde

  4. agora o diretório selecionado (unidade) ficará visível toda vez que você entrar em "Meu Computador" (veja o exemplo abaixo). Na verdade, nesta forma, esta pasta é fácil e conveniente de usar para todos os usuários de PC ...

    Este computador, estamos visualizando a unidade de rede

*

PS

A propósito, se você precisar transferir uma grande quantidade de informações não pela LAN, mas pela Internet (entre PCs localizados em diferentes cidades / países), use as recomendações deste artigo: //ocomp.info/kak-peredat -fayl- po-internet.html

*

Isso é tudo, para a adição - Merci com antecedência!