Bom dia a todos!
Às vezes acontece que, quando você tenta instalar o Windows em seu computador, pode ver um erro como este: "O Windows não pode ser instalado neste disco porque o disco usa uma tabela de partição MBR. Em sistemas EFI, o Windows só pode ser instalado em um disco GPT." ... Ou é possível que seu sistema simplesmente não veja um disco com mais de 2 TB.
Nesses casos, você precisa converter a tabela de partição MBR em GPT para corrigir esse problema. Isso pode ser feito de diferentes maneiras e maneiras, neste artigo irei considerar como isso pode ser feito sem perda de dados (consulte os métodos 1 e 2)!
Como uma nota rodapé!
Diferença entre MBR e GPT. MBR suporta partições de até 2 TB. Se o seu disco tiver, digamos, 4 TB (o que não é mais incomum), ao usar MBR - 2 TB nesse disco será listado como uma área não alocada (e não será usado).
Além disso, os PCs modernos possuem uma versão atualizada do BIOS - UEFI, que suporta o padrão GPT. Você simplesmente não consegue instalar o Windows (a propósito, os drives flash de instalação para este padrão também precisam ser escritos de uma forma ligeiramente diferente - //ocomp.info/zagruzochnuyu-uefi-gpt-fleshku.html).
*
Como converter MBR em GPT
Método número 1: passo a passo no AOMEI Partition Assistant Standard Edition
AOMEI Partition Assistant Standard Edition
Site oficial: //www.aomeitech.com/aomei-partition-assistant.html
Um programa excelente e gratuito para trabalhar com discos rígidos. Permite literalmente em 2-3 cliques para alterar o sistema de arquivos, tamanhos de partição, clone, etc. Além disso, muitas operações são realizadas sem perda de informações (o que falta nas ferramentas integradas ao Windows).
Atualização (de 10.11.18): a opção de conversão de MBR em GPT na 7ª versão do programa passou a ser paga (na versão 6.6 era gratuita e foi nela que contei para escrever o artigo).
Não considero baixar e instalar o programa - é padrão. Depois de iniciar, na janela principal do programa, você pode descobrir imediatamente quais dos discos disponíveis estão no sistema no GPT e quais no MBR (veja a imagem abaixo).

Janela principal do AOMEI Partition Assistant Standard Edition 6.6
Como você notou, "Disco 3" tenho MBR e estou convertendo para GPT.
Para fazer isso, basta clicar com o botão direito no próprio disco (onde está escrito diretamente que é "Disco 3", veja a tela abaixo) e selecionar "Converter para disco GPT" no menu que aparece.

Converter para disco GPT
A seguir, aparecerá uma janela solicitando confirmação - clique em OK.

Tenho certeza!
Depois disso, no canto esquerdo da tela, você precisa confirmar todos os comandos que demos ao programa na sessão atual: clique no botão "Aplicar".

Aplicar mudanças
É necessário reinicializar para concluir a operação atual. Portanto, primeiro salve todos os seus documentos abertos e, a seguir, clique no botão "Ir" na janela do programa (veja o exemplo abaixo).

Nós concordamos em reiniciar
O toque final: concorde em reiniciar ...

Reinicie agora
Depois de reiniciar o dispositivo, em vez de carregar o Windows, um especial será lançado. utilitário de conversão (veja o exemplo abaixo). Em segundos, minha unidade de 1 TB foi convertida para GPT (novamente, sem perda de dados).

Depois de reiniciar meu PC - meu disco foi convertido para GPT em questão de segundos
Isso, na verdade, é toda a ação.
Adição!
Se quiser converter o disco do sistema (ou seja, o disco no qual você instalou o Windows e a partir do qual está inicializado no momento), você falhará. Nesse caso, existem duas opções:
1) remova o disco do PC / laptop, conecte-o a outro dispositivo e execute a operação de conversão;
2) criar uma unidade flash USB inicializável (pode ser feito no mesmo AOMEI Partition Assistant Standard), e já inicializar a partir dela para realizar a operação.

Tornar o CD inicializável principal
Método número 2: usando o utilitário MiniTool Partition Wizard
Assistente de partição MiniTool
Site: //www.partitionwizard.com/free-partition-manager.html
Programa multifuncional para trabalhar com discos rígidos. Permite dividir, formatar e redimensionar partições do disco rígido.A versão gratuita do programa suporta a conversão de MBR para GPT (que é o que precisamos).
Talvez uma das desvantagens significativas para a maioria seja a falta do idioma russo.
Nota: as capturas de tela do artigo são feitas a partir da versão 10.3.
Depois de iniciar o programa, será apresentada uma lista de todas as unidades conectadas ao sistema (HDD, SSD, unidades flash USB, etc.). Observe que ao lado do nome do disco, sua tabela de partição (MBR, GPT) é indicada.
Para converter de um para outro: apenas clique com o botão direito no disco desejado e selecione "Converter disco MBR em disco GPT" no menu (exemplo na imagem abaixo).

Assistente de partição MiniTool
Em seguida, você precisa concordar com a execução da operação que especificou. Para fazer isso, no menu superior do MiniTool Partition Wizard, clique na caixa de seleção "Aplicar".

Aplicar
Em seguida, outro aviso aparecerá, após a confirmação da operação, o disco será convertido. Se você estiver convertendo um disco diferente do disco do sistema (ou seja, não aquele em que o Windows está instalado), a operação levará de 1 a 2 minutos. (veja a imagem abaixo).

O disco foi convertido para GPT
Método número 3. Prompt de comando ou gerenciamento de disco
Importante! Este método irá deletar todos os seus dados no disco!
Se você encontrar o erro "Em sistemas EFI, o Windows só pode ser instalado em um disco GPT" ao instalar o Windows: então, para abrir a linha de comando, pressione a combinação de botões Shift + F10.
Caso contrário, para iniciar a linha de comando, abra o gerenciador de tarefas (atalho de teclado Ctrl + Shift + Esc) , clique "arquivo / nova tarefa" e digite o comando CMD (marque a caixa que indica que a tarefa deve ser executada por um administrador!).
Avançar:
- digite o comando Diskpart e pressione Enter;
Diskpart
- digite o comando lista de disco e pressione Enter. Assim, veremos uma lista de discos do sistema. Observe que ao lado de cada disco está o seu número, por exemplo, "Disco 0" (o número "0" será necessário para a próxima operação).
lista de disco
- digite o comando selecione o disco 0 (por exemplo!). Observe que em vez de "0" - você precisa colocar o número do disco da lista que chamamos com o comando anterior;
selecione o disco N
- digite o comando limpar e pressione Enter (todos os dados e partições no disco serão excluídos!);
limpar
- digite o comando converter gpt e pressione Enter. O disco será convertido para o formato GPT (para converter para MBR - digite o comando converter mbr ).
Converter
O Windows também tem outra boa ferramenta para trabalhar com discos. É chamado apenas assim - gerenciamento de Disco .
Para abri-lo, você precisa de:
- pressione uma combinação de botões Win + R ;
- digite o comando diskmgmt.msc e pressione Enter.

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco
Para descobrir qual é o particionamento do disco (MBR ou GPT), basta clicar com o botão direito do mouse no disco (no lugar onde está escrito "Disco 0", "Disco 1", etc., veja o exemplo abaixo) e abra propriedades .

Propriedades do disco
Além disso, na guia "Volumes", o estilo da seção será indicado:
- "Tabela de partição com GUID ..." é GPT;
- a marcação MBR será indicada diretamente.

Tabela GUID
Para converter MBR em GPT - primeiro você deve excluir completamente todas as partições do disco (importante! ao excluir uma partição - você perderá todos os dados do disco!) ... Se as seções não forem excluídas, o botão "Converter em GPT" simplesmente ficará inativo (como na imagem abaixo).

Converter para disco GPT (para que a função fique ativa, você precisa excluir todas as partições do disco!)

Como excluir um volume de um disco (excluir uma partição)
*
Isso é tudo para mim hoje.
Boa sorte!