Interessante

Excel: como comparar 2 tabelas e substituir dados de uma para outra automaticamente

Pergunta do usuário

Olá!

Tenho uma tarefa, e pelo terceiro dia estive intrigado - não sei como concluí-la. Existem 2 tabelas (cerca de 500-600 linhas em cada), você precisa pegar uma coluna com o nome do produto de uma tabela e compará-lo com o nome do produto de outra, e se os produtos corresponderem, copie e substitua o valor da tabela 2 na tabela 1. Explicou de forma confusa, mas acho que você vai entender o problema da foto (nota: a foto foi cortada pelo censor, afinal, informações pessoais).

Agradeço antecipadamente. Andrey, Moscou.

Bom dia a todos!

O que você descreveu se refere a tarefas bastante populares que são relativamente fáceis e rápidas de resolver usando o Excel. Basta inserir suas duas tabelas no programa e usar a função PROCV. Sobre o trabalho dela abaixo ...

*

Um exemplo de trabalho com a função VLOOKUP

Como exemplo, peguei dois pequenos tablets, eles são apresentados na imagem abaixo. Na primeira tabela (colunas A, B - produto e preço) sem dados na coluna B; na segunda, ambas as colunas são preenchidas (produto e preço). Agora você precisa verificar as primeiras colunas em ambas as tabelas e automaticamente, se uma correspondência for encontrada, copie o preço para o primeiro prato. Parece que a tarefa é simples ...

Duas tabelas no Excel - compare as primeiras colunas

Como fazer isso...

Colocamos o ponteiro do mouse na célula B2 - isto é, na primeira célula da coluna, onde não temos nenhum valor e escrevemos a fórmula:

= PROCV (A2, $ E $ 1: $ F $ 7,2, FALSO)

Onde:

A2 - o valor da primeira coluna da primeira tabela (o que procuraremos na primeira coluna da segunda tabela);

$ E $ 1: $ F $ 7 - segunda tabela totalmente selecionada (na qual queremos encontrar e copiar algo). Preste atenção ao ícone "$" - é necessário para que as células da segunda tabela selecionada não mudem ao copiar a fórmula;

2 - o número da coluna da qual copiamos o valor (observe que nossa segunda tabela selecionada tem apenas 2 colunas. Se ela tivesse 3 colunas, então o valor poderia ser copiado da 2ª ou 3ª coluna);

FALSO - estamos procurando uma correspondência exata (caso contrário, o primeiro semelhante será substituído, o que obviamente não nos convém).

Qual deve ser a fórmula

Na verdade, você pode ajustar a fórmula pronta para atender às suas necessidades, alterando-a ligeiramente. O resultado da fórmula é mostrado na figura abaixo: o preço foi encontrado na segunda tabela e inserido em modo automático. Tudo está funcionando!

O valor foi encontrado e substituído automaticamente

Para definir o preço de outros nomes de produtos, basta arrastar (copiar) a fórmula para outras células. Veja o exemplo abaixo.

Estique a fórmula (copie a fórmula para outras células)

Depois disso, como você pode ver, as primeiras colunas das tabelas serão comparadas: a partir das linhas onde os valores das células coincidem, os dados necessários serão copiados e substituídos. Em geral, é claro que as tabelas podem ser muito maiores!

Os valores de uma tabela são substituídos por outra

Observação : Devo dizer que a função VLOOKUP é bastante exigente em recursos do computador. Em alguns casos, com um documento excessivamente grande, pode demorar muito para comparar as tabelas. Nestes casos, vale a pena considerar outras fórmulas ou soluções completamente diferentes (cada caso é individual).

*

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Bem, isso é tudo por agora, boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 25.11.2017

Correção: 30/01/2020