Interessante

192.168.1.1 - como fazer login no roteador (login, senha: admin)

Boa hora!

Para acessar a Internet em um computador, laptop, telefone e outros dispositivos, você precisa configurar corretamente Roteador Wi-Fi ... Bem, para configurar o roteador, você precisa ir até sua interface web, cujo endereço IP na maioria dos casos é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 (daí, de fato, o título do artigo 👌).

Observo imediatamente que esses endereços IP são relevantes para a maioria dos modelos de roteador: D-Link, ZyXEL, TP-Link, Tenda, ASUS, etc. Se você tiver algum roteador exótico da Xiaomi, ele usará um endereço 192.168 ligeiramente diferente. (a propósito, abaixo mostrarei como você pode descobrir qual IP você precisa para o seu dispositivo).

Em geral, no artigo abaixo, analisarei a questão atual de entrar no roteador em detalhes usando meus exemplos com comentários em cada etapa (isso será um tipo de instrução e espero que seja compreensível até mesmo para usuários novatos) .

Então...

Como fazer login pelo IP 192.168.1.1 / 192.168.0.1

Opção 1

1) Abra o Internet Explorer ou o navegador Edge. São eles, já que vêm pré-instalados no Windows, e os desenvolvedores de roteadores testam seu software com eles ...

Internet Explorer ou Edge

2) B Morada * linha digite IP 192.168.1.1 e pressione Enter (se ocorrer um erro, tente IP 192.168.0.1 e depois de 192.168.10.1). Veja a captura de tela abaixo para um exemplo.

Nota: se você abrir o Google, Yandex, etc. com os resultados de uma consulta de pesquisa, então provavelmente você inseriu o IP não na barra de endereço, mas na de pesquisa (ou escreveu alguns símbolos ou palavras junto com o IP).

Digite 192.168.1.1 na barra de endereço do navegador

3) Se o IP for especificado corretamente, não há problemas com o roteador e a conexão - você deverá ver uma página com as configurações do roteador (como a minha na imagem abaixo).

Em alguns casos, antes de entrar, você precisará especificar um nome de usuário e uma senha - tente usar a palavra admin (ou consulte a documentação do seu dispositivo).

As configurações do roteador estão abertas!

Importante!

Autorização necessária

Se, ao entrar na interface da web, aparecer uma janela solicitando que você especifique seu login e senha (Login, Senha), tente:

1. primeiro, especifique como um login admin e pressione Enter;

2. Se houver falha ao entrar, especifique como login e como senha admin e pressione Enter;

3. Se ainda não conseguir fazer o login, olhe com atenção para o roteador, ele geralmente tem adesivos com as informações necessárias. Você também pode tentar redefinir as configurações para os padrões de fábrica.

opção 2

1) Se você estiver usando o moderno sistema operacional Windows 8/10, poderá entrar no roteador com rapidez suficiente usando condutor (desde que as configurações para conexões de rede não tenham sido alteradas).

Abra qualquer uma das pastas do disco e clique na guia à esquerda da janela "Internet" ... Na subseção "Infraestrutura de rede" o dispositivo "Wireless ... Router" deve aparecer (veja a tela abaixo).

Clique nele com o botão direito do mouse e siga o link "Ver a página da web do dispositivo" .

Visualize a página da web do dispositivo (File Explorer)

2) Em seguida, uma página com as configurações do roteador deve ser aberta em seu navegador (que é usado por padrão). Uma amostra é mostrada na Fig. abaixo de.

Interface da web do roteador Tenda (192.168.1.1)

*

Por isso é impossível inserir as configurações do roteador

O roteador não está conectado ao computador / laptop

E assim, um ponto importante: para inserir as configurações do roteador - seu computador / laptop deve estar conectado a ele! Além disso, é desejável que esta conexão não seja via wi-fi, mas sim através de um cabo de rede (normalmente, este vem sempre com o roteador).

Roteador Típico - Vista Traseira

Preste atenção também ao próprio roteador: os LEDs estão piscando nele? Se nenhum deles estiver ligado, provavelmente o dispositivo está simplesmente desligado (ou há um mau funcionamento).

Outro ponto importante: quando você conecta um cabo de rede do roteador a um PC (laptop) ou se conecta a uma rede Wi-Fi, o ícone de rede deve acender na bandeja do Windows (provavelmente será com um ponto de exclamação "Sem acesso à Internet", uma vez que o acesso à Internet é configurado posteriormente, no roteador ...).

Wi-Fi conectado

Se o Windows não reagir de forma alguma à conexão / desconexão do cabo de rede do roteador e uma cruz vermelha no ícone de rede estiver acesa na bandeja, há um problema com a placa de rede do computador (drivers, mau funcionamento técnico, o dispositivo está desligado, etc.), ou com o roteador ...

Cabo de rede não conectado (sem conexões disponíveis)

Para resolver esse problema, recomendo que você leia um dos meus artigos anteriores, cujo link é fornecido abaixo.

Ajudar!

O que fazer se não houver conexão de rede, o Windows relata que o cabo não está conectado (mas não está!) - //ocomp.info/ne-rab-internet-po-set-kabelu.html

Endereço IP errado das configurações do roteador

Não importa o quão estranho possa parecer, mas tentando inserir o endereço 192.168.1.1 (que é na maioria dos casos o endereço padrão para inserir as configurações do roteador) talvez você esteja perdendo o principal! Para alguns modelos de roteadores, o endereço de login é ligeiramente diferente deste (nota: também existem 192.168.1.1 e 192.168.10.1).

Em geral, as informações sobre IP podem ser encontradas na maioria das vezes diretamente na caixa do dispositivo (geralmente há um adesivo na parte de trás da caixa). Por exemplo, a figura abaixo mostra um roteador D-link, que tem um endereço para inserir as configurações 192.168.0.1!

Ser atento, assim mesmo, por causa de um número, você pode sentar a noite toda em frente ao monitor 👀

Roteador D-Link - adesivo na caixa: endereço para inserir as configurações - 192.168.0.1

A propósito, observe que além do endereço, esses adesivos também indicam a senha e o login de acesso à interface web do dispositivo.

Roteador TP-Link - adesivo na capa

Observação!

Além disso, informações semelhantes sobre o endereço da página de configurações do roteador são sempre indicadas nos documentos que as acompanham. Além disso, o manual também contém a senha e login para acesso (como regra, são iguais: admin / admin).

Vale ressaltar mais um ponto: o endereço IP da interface web do roteador pode ser encontrado na linha de comando (relevante se você estiver conectado ao roteador).

Use um comando simples ipconfig (exemplo abaixo).

Configuração de IP

Entre os parâmetros de rede que aparecem, encontre sua conexão e observe a linha "Portão principal" ... É nele que será listado o IP que procuramos.

Portão principal

Configurações incorretas do roteador

Pode ser que configurações de fábrica do roteador   (observação: aqueles mostrados no adesivo ou refletidos nos documentos do dispositivo) pode ter sido alterado por alguém (por exemplo, por vendedores em uma loja 👀). Nesse caso, uma boa opção seria jogar fora definições.

Para redefinir as configurações em todos os roteadores típicos, há um pequeno botão na parte de trás do gabinete, próximo às portas de rede, - frequentemente, ele é marcado como Redefinir. Este botão deve ser mantido pressionado por 5 a 10 segundos (geralmente um lápis ou caneta é usado).

Depois que as configurações forem redefinidas, tente fazer o login novamente em 192.168.1.1.

Botão de reinicialização do roteador

Ajudar!

Como redefinir as configurações do roteador [restaurar as configurações de fábrica] - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-routera.html

VPN, modo turbo, etc. estão ativados no navegador.

Algumas configurações do navegador (bem como seus plug-ins) podem não permitir a abertura de alguns endereços locais (incluindo a interface da web do roteador). Por exemplo, os modos turbo ou VPN, que visam proteger e acelerar o navegador, não permitirão que você insira as configurações do roteador!

Barra de endereços do navegador Opera - VPN habilitada!

Esses modos estão disponíveis em muitos navegadores: por exemplo, no Opera ou no navegador Yandex (para desativar essas opções, basta abrir o menu de configurações).

Em geral, eu recomendo usar o navegador Internet Explorer (Edge) padrão para inserir as configurações do roteador Wi-Fi sem quaisquer plug-ins e add-ons!

Internet Explorer ou Edge

O arquivo hosts foi alterado

Hosts - este é um arquivo de sistema no Windows, ao alterá-lo, você pode redirecionar o navegador para um endereço completamente diferente (ou seja, você tentará ir para 192.168.1.1, mas na verdade uma página completamente diferente será aberta, talvez isso não mesmo existam!).

Normalmente, os usuários podem alterar esse arquivo por negligência ou os vírus podem fazer isso por eles.Seja como for, se houver algum problema ao inserir as configurações do roteador, recomendo restaurar o arquivo hospedeiros.

Como restaurar o arquivo hosts (o método é relevante mesmo com uma infecção por vírus):

  1. Primeiro você precisa baixar o utilitário antivírus AVZ - veja aqui: //ocomp.info/besplatnyiy-antivirusnyiy.html#AVZ
  2. Em seguida, execute-o e clique no menu "Arquivo / Restauração do sistema ";
  3. Em seguida, marque a opção na lista "Limpando o arquivo hosts" e pressione o botão "Executar operações marcadas"(veja a figura abaixo).

AVZ - restaura o arquivo hosts

Também recomendo verificar se há vírus em seu computador, para que o AVZ possa fazer isso muito bem..

AVZ - utilitário antivírus

Firewall ou antivírus está bloqueando a conexão

Alguns antivírus podem bloquear o acesso às configurações do roteador para fins de segurança. Por exemplo, o Norton Antivirus fez algo semelhante ao definir o nível máximo de segurança.

Portanto, na hora de fazer diagnósticos e pesquisar a causa dos problemas, recomendo desabilitar o antivírus por um tempo. De modo que nos programas modernos isso é feito com 2 cliques do mouse (um exemplo no AVAST é dado abaixo).

Desative o antivírus Avast por 1 hora

Quanto ao firewall, este programa especial protege o sistema enquanto trabalha na rede (bloqueia o acesso às portas para aplicativos indesejados). Além disso, se você não instalou nenhum utilitário antivírus, é quase certo que o firewall do Windows integrado está ativado. E ele pode "não deixar" em 192.168.1.1 ...

Também é recomendável desativá-lo durante o diagnóstico.

Como desativar o firewall no Windows:

  1. Pressione uma combinação de botões WIN + R , digite o comando firewall.cpl e pressione Entrar (tão mais rápido do que através do painel de controle);
  2. Então, na coluna da esquerda você precisa abrir o link "Ative e desative o firewall no Windows"(veja a figura abaixo).

Habilitar / Desabilitar Firewall do Windows

Em seguida, você só precisa mover os controles deslizantes para o modo Desative o Firewall do Windows para redes privadas e públicas (se você tiver mais redes, desligue-as para todos ...).

Desativar Firewall do Windows Defender

Depois disso, salve os parâmetros alterados e tente inserir as configurações do roteador novamente.

Aquisição automática de IP e DNS não está definida

Freqüentemente, o motivo da incapacidade de inserir as configurações do roteador está nas configurações especificadas para a conexão de rede (por exemplo, muitas vezes permanecem para equipamentos antigos).

Para verificar e alterar esses parâmetros, você deve:

  • para impulsionar Win + R para abrir a janela "Corre" ;
  • entrar na linha "Abrir" comando ncpa.cpl e pressione OK;
  • então você verá uma janela com todas as conexões de rede (a propósito, você pode abri-la através do painel de controle do Windows);
  • nesta janela, você precisa abrir as propriedades da conexão atual (se você usa Wi-Fi, então o nome geralmente é "Rede sem fio", se o roteador estiver conectado por meio de um cabo de rede, o nome será"PConexão LAN " , qualquer "Ethernet ", como tenho na foto abaixo);

Propriedades de conexão local (Ethernet)

Em seguida na lista de componentes, encontre a linha "IP versão 4 (TCP / IPv4)" e vá para suas propriedades (setas 1 e 2 na imagem abaixo). Então, nas configurações, defina:

  1. Obter um endereço IP automaticamente;
  2. Obtenha o endereço do servidor DNS automaticamente.

Salve suas configurações e reinicie o computador. Em seguida, tente inserir as configurações do roteador novamente.

Propriedades de IP versão 4 (TCP / IPv4)

*

A esse respeito, espero que meu humilde conselho o ajude a configurar o roteador.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 12.12.2016

Correção: 1.07.2019