Interessante

Como descobrir a versão do Bluetooth. Quais adaptadores e fones de ouvido Bluetooth são melhores, qual é a diferença entre as diferentes versões

Bom tempo!

Muitos usuários nem mesmo suspeitam que não haja uma ou duas versões do protocolo Bluetooth, e os recursos de um determinado dispositivo dependem dele de maneira bastante significativa.

Por exemplo, para transferir arquivos via Bluetooth, você deve ter um adaptador que suporte o protocolo versão 4.0 (ou superior). Claro, eles começam a prestar atenção nisso quando não dá certo ...

Nesta nota, darei várias maneiras de descobrir qual versão do Bluetooth seu telefone, computador (ou laptop) suporta, e também apontarei qual é a diferença entre as diferentes versões (a mais básica).

Ajudar!

Como habilitar o bluetooth no computador / laptop - //ocomp.info/kak-vklyuchit-blyutuz-na-noutbuke.html

*

Descubra a versão do Bluetooth

No telefone (para Android)

Método 1

Para trabalhar, você precisa de um especial. Aplicativo para diagnóstico e visualização das características do AIDA 64 (link para o Play Market). Talvez muitos estejam familiarizados com o utilitário de PC homônimo e muito popular.

Assim, após ter instalado e aberto o AIDA 64, é necessário ir até a aba do sistema e encontrar a linha com a versão Bluetooth (veja o exemplo abaixo, no meu caso: V 4.2).

AIDA64 - sistema

Este método é um dos mais confiáveis ​​e simples. E o aplicativo AIDA 64 será útil para você mais de uma vez (recomendo tê-lo à mão).

Método 2

Você pode fazer isso sem instalar vários aplicativos. Para fazer isso, você precisa descobrir o modelo exato do telefone. Normalmente, essas informações podem ser encontradas na guia "Sistema / Sobre o telefone" (nota: Android 8.0).

Sistema - sobre telefone - modelo e nome

Depois disso, sabendo o modelo e o nome do telefone, você pode abrir qualquer loja comercial onde se vende um equipamento semelhante (ou o site do fabricante do seu telefone) e descobri-los. características. Em geral, também é simples e rápido.

Tecnologia típica. características do telefone (disponíveis em qualquer site comercial)

Observação!

É verdade, no entanto, essa opção tem uma desvantagem. Pode haver imprecisões no site onde você encontrará as características do seu dispositivo. Não estou falando de várias modificações neste ou naquele modelo de telefone ...

*

Em um computador / laptop (no Windows)

Agora vamos descobrir a versão do adaptador Bluetooth no computador (laptop). Para fazer isso, você deve primeiro abrir o gerenciador de dispositivos: clique Win + R , na janela que aparece, digite o comando abrir na linha devmgmt.msc e OK.

Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

Em seguida, você deve encontrar a guia "Bluetooth" e abri-la. Deve haver um dispositivo entre os dispositivos, cujo nome contém a palavra "adaptador" ("adaptador" ou "rádio Bluetooth ..." ou "Broadcom Bluetooth ...") - você precisa abrir suas propriedades.

Nota: às vezes no nome do adaptador você pode ver imediatamente a versão do Bluetooth (veja a tela abaixo, é exatamente o caso ...).

Propriedades do adaptador Bluetooth

Depois de ir para a guia "Avançado", deve haver uma linha com um número LMP... No meu exemplo abaixo LMP 8.56425 (em geral, você só precisa se lembrar do primeiro dígito "8").

LMP 8.x - Guia Avançado

Além disso, consulte a lista simples abaixo (ao lado de cada número LMP está a versão):

  • LMP 3.x - Bluetooth 2.0 + EDR;
  • LMP 4.x - Bluetooth 2.1 + EDR;
  • LMP 5.x - Bluetooth 3.0 + HS;
  • LMP 6.x - Bluetooth 4.0;
  • LMP 7.x - Bluetooth 4.1;
  • LMP 8.x - Bluetooth 4.2;
  • LMP 9.x - Bluetooth 5.0.

Fones de ouvido

Para saber qual a versão do protocolo que os fones de ouvido suportam - via de regra, basta dar uma olhada na tecnologia. características (apresentadas na embalagem).

Recursos de fones de ouvido sem fio

Se a embalagem foi perdida por um longo tempo, preste atenção à caixa do fone de ouvido (muitas vezes você pode descobrir o modelo e o nome nela). E conhecendo o modelo, não será difícil encontrá-los. características (a menos, é claro, que estejamos falando de marcas chinesas pouco conhecidas).

A propósito, se o modelo dos fones de ouvido não estiver indicado no estojo, tente abrir o painel de controle, a guia "Hardware e som / som" (veja o exemplo abaixo).

Hardware e som - som

Na aba "Reprodução" , normalmente, você pode descobrir as informações e dispositivos conectados (incluindo o modelo dos fones de ouvido). Veja o exemplo abaixo.

Modelo de fone de ouvido

*

Diferença entre diferentes versões de Bluetooth

Um ponto importante!

Não se esqueça que o próprio dispositivo Bluetooth não funciona, pelo menos você tem dois dispositivos que são emparelhados usando este protocolo, por exemplo, um telefone e fones de ouvido.

E se o seu telefone suportar Bluetooth 4.2 e os fones de ouvido forem 2.1 + EDR, a conexão será 2.1 + (nota: a versão mais baixa disponível está sempre selecionada).

Agora, sobre quais versões de Bluetooth existem e o que você pode encontrar agora ...

1) Bluetooth 1.0, 1.1, 1.2 - as primeiras versões do protocolo surgiram em 1994. Hoje, encontrar um desses dispositivos é quase impossível.

2) Bluetooth 2.0 + EDR - uma versão atualizada do protocolo, datada de 2004. Em comparação com as primeiras versões, o consumo de energia foi reduzido significativamente e a velocidade de operação aumentou ligeiramente. Você ainda pode encontrá-lo em fones de ouvido e headsets antigos e baratos.

3) Bluetooth 2.1 e Bluetooth 2.1 + EDR - uma versão mais recente do protocolo (a partir de 2007). Agora há suporte para NFC, o consumo de energia é reduzido em 5 a 10 vezes, o emparelhamento de dispositivos é acelerado.

4) Bluetooth 3.0 + HS - atualização de 2009. A taxa de transferência de dados aumentou significativamente (até 1 Mbit / s). É verdade que, junto com isso, o consumo de energia aumentou seriamente, então esta versão não se tornou tão popular (como as anteriores).

5) Bluetooth 4.0 - atualização de 2010. O consumo de energia foi reduzido, os arquivos agora podem ser transferidos, a velocidade permanece a mesma - 1 Mbps. Adaptadores Bluetooth desta versão ainda podem ser encontrados em laptops e telefones. Muitos fones de ouvido também foram lançados.

6) Bluetooth 4.1 - Eliminação de cross-talk durante o trabalho com módulos LTE, que estão em todos os smartphones 4G (2013);

7) Bluetooth 4.2 - a estabilidade e a velocidade da transmissão de dados foram ligeiramente aumentadas, a proteção, a privacidade foram melhoradas, a distância em que os dispositivos podem funcionar (até 60 metros) foi aumentada. O protocolo mais comumente usado hoje em dia é usado em todos os lugares: fones de ouvido, mouses, players, laptops, etc.

8) Bluetooth 5.0 - um novo protocolo a partir de 2017. A velocidade (até 2 Mbps) e a distância em que os dispositivos podem operar (até 240 metros) foram aumentados. Ele é encontrado apenas em aparelhos novos e caros: telefones, laptops, etc.

9) Bluetooth 5.1 - os desenvolvedores prometem lançar uma nova versão em breve. A principal inovação é a determinação da localização dos dispositivos.

Vale a pena buscar uma versão mais recente do Bluetooth

Em geral, quanto mais nova a versão do Bluetooth, mais rápida, mais estável e melhor a conexão, mais nítido o som (se você usar fones de ouvido sem fio), menos consumo de energia do dispositivo (o que significa que funcionará por mais tempo sem recarregar).

Além disso, a nova versão do Bluetooth 5.0 (por exemplo) permite que os dispositivos funcionem a uma distância significativamente maior. Isso pode ser muito útil se você estiver em algum lugar do país.

Quanto à qualidade do som ...

Se falamos de fones de ouvido sem fio, então não apenas a versão do protocolo Bluetooth que eles suportam, mas também o codec que comprime o sinal pode ter uma grande importância no som.

O ponto principal é o seguinte: o reprodutor de áudio não transmite diretamente o som MP3 do Bluetooth para os alto-falantes do fone de ouvido. Primeiro, a música que está sendo reproduzida é compactada e, em seguida, é transmitida via protocolo Bluetooth para o adaptador de fone de ouvido - depois disso, o sinal é decodificado e só então passa para os alto-falantes. Claro, fones de ouvido diferentes, reprodutores de áudio suportam formatos de codec diferentes (o que afeta a qualidade do som).

Um dos melhores codecs que fornecem som de altíssima qualidade é a tecnologia aptX ... Para que você perceba o funcionamento dessa tecnologia, tanto os fones de ouvido quanto o player (gadget) com o qual você os emparelha devem suportá-la. Note que este prazer ainda não é o mais barato ...

*

É tudo por agora. Boa sorte!