Interessante

Como conectar um computador (laptop) ao roteador com um cabo de rede [LAN] (mesmo se não houver um conector Ethernet para o cabo de Internet)

Bom dia a todos!

Como regra, ao conectar e configurar a Internet doméstica, você precisa fazer login na interface da web do roteador pelo menos uma vez conectando-se a ele com um cabo de rede (via porta LAN). Especialmente, isso não se aplica aos roteadores mais novos ...

Em geral, normalmente, os problemas surgem mais com a configuração do Wi-Fi do que com a conexão direta à porta LAN dos dispositivos ...

No entanto, em vários casos, ocorrem "incidentes" interessantes: quando eu conectei um computador / laptop e um roteador com um cabo, mas o ícone de rede no Windows por algum motivo informa que não há conexão - o cabo não está conectado ( e uma cruz vermelha está acesa no ícone ).

Em geral, neste artigo, considerarei em sequência todas as etapas para conectar um PC / laptop à porta LAN do roteador. Acho que o artigo será útil para todos os usuários novatos que estão tentando configurar uma rede doméstica.

Então...

*

Conectando-se a um roteador com um cabo LAN

O básico: passo a passo

Vou começar logo de cara ...

O primeiroo que precisamos (exceto um roteador e um computador, é claro) é um cabo de rede. Em geral, geralmente, esse cabo é fornecido com o roteador (em 99% dos casos).

Na maioria das vezes, o comprimento desse cabo LAN [do conjunto] não é superior a 1 ÷ 2 m. Esse comprimento é suficiente [na maioria dos casos] para conectar e configurar o roteador.

Observação! Se você não o tiver, ou se seu comprimento for claramente insuficiente, você pode comprá-lo em qualquer loja de informática. Além disso, no mesmo local você pode pedir para cortar o cabo para um determinado comprimento ...

Cabo de rede (1-2 m. O cabo está incluído em todos os roteadores)

Avançar conecte o adaptador de alimentação ao roteador e ligue-o. Em seguida, conecte na tomada "Internet" cabo do seu ISP.

Um dos azuis (geralmente são amarelos) As portas (LAN) devem ser conectadas à porta LAN do laptop / PC.

Vista típica do roteador (D-Link)

*

Se não houver um conector Ethernet para o cabo de internet

Com computadores, como regra, esses problemas não surgem. A maioria dos modelos tem pelo menos um tapete embutido. a placa é uma placa de rede e sua porta é fácil de encontrar na parte traseira da unidade de sistema.

Com laptops - tudo pode ser um pouco diferente. O fato é que os laptops modernos geralmente se conectam à Internet por meio de uma rede Wi-Fi sem fio, e nem todos os dispositivos possuem uma porta Ethernet (especialmente ultrabooks).

Se você não tiver uma porta LAN, precisará adquirir uma especial. Adaptador USB ...

Nós conectamos o cabo ao laptop

Existem muitos adaptadores desse tipo: há portas adequadas para as portas USB 2.0 / USB 3.0 clássicas, há também mais universais (com suporte para LAN, HDMI, USB) para USB Tipo-C. Veja a imagem abaixo. 👇

👉 Observação!

Você pode comprar esses adaptadores por "centavos" nas lojas online chinesas.

Várias opções de adaptadores de rede para um laptop (para conexão a um roteador por meio de uma porta LAN)

*

Se o computador, e o roteador está ligado, está tudo em ordem com o cabo - então no caso do roteador você deve ver vários LEDs piscando (piscando): responsáveis ​​pela alimentação, porta LAN, Internet (se a conexão for estabelecida) .

Os LEDs do roteador acenderam (incluindo o LED responsável pela porta LAN)

Idealmente, você deverá ver um ícone de rede da rede na bandeja sem nenhum aviso (sinalizando que a conexão com o roteador foi estabelecida, a Internet está disponível).

Ícone de rede (Windows 10). Está tudo bem!

Mas, infelizmente, em alguns casos, o roteador nem sempre começa a funcionar automaticamente imediatamente (às vezes sem configuração manual - nada) ...

*

Se o ponto de exclamação estiver aceso no ícone de rede (sem acesso à Internet)

Talvez esta seja a opção mais popular (especialmente ao conectar e configurar o roteador pela primeira vez, por exemplo, após trocar o equipamento).

*

Nesse caso, em primeiro lugar, recomendo abrir conexões de rede e verifique se está tudo em ordem aí. Para fazer isso, pressione a combinação de botões Win + R e use o comando ncpa.cpl (veja a tela abaixo 👇).

Como abrir conexões de rede / comando ncpa.cpl e Win + R

Na janela de conexões de rede, você precisa abrir propriedades sua conexão (normalmente chamada "Ethernet" (como no meu caso 👇) ou "Conexão Local").

Propriedades do adaptador

Em seguida, encontre a linha "IP versão 4" e abra propriedades ... Em seguida, coloque os controles deslizantes no modo:

  • Obter um endereço IP automaticamente;
  • obtenha o endereço do servidor DNS automaticamente (em alguns casos, é recomendado em vez da opção automática, especifique DNS 8.8.8.8 - este é o DNS do Google. Mais detalhes aqui).

Salve as configurações e verifique o funcionamento da rede.

Propriedades IPv4 - Obter endereço IP automaticamente

*

O segundo ponto importante - esta é uma verificação das configurações do roteador. Se você não a configurou anteriormente - então, em princípio, na maioria dos casos - a Internet não existirá até que os parâmetros de conexão sejam especificados.

Diferentes provedores têm diferentes requisitos: como regra, você pode encontrar os logins e senhas necessários, endereços IP, etc. parâmetros [que devem ser inseridos nas configurações do roteador] no contrato com o provedor, que foi celebrado durante a conexão à Internet .

👉 Socorro!

Como inserir as configurações do roteador [apenas onde você precisa definir os parâmetros de conexão] (para iniciantes)

Configurando a conexão PPPoE na interface web da Tenda (para conexão à Internet)

A esse respeito, recomendarei mais um artigo (sobre como configurar e conectar um roteador do zero). A partir dele você pode colher todos os momentos "omitidos" ...

*

Se houver uma cruz vermelha no ícone da rede

Cabo de rede não conectado - cruz vermelha (bandeja do Windows 10)

Este ícone significa que você não tem conexão entre o roteador e o computador (laptop). Isso pode acontecer por vários motivos. Abaixo estão os mais comuns.

*

1) Verifique a condição do cabo

Está tudo bem com ele, não é torto. Muitas vezes acontece que externamente o cabo pode parecer intacto, mas foi severamente dobrado várias vezes e os veios de cobre foram quebrados por dentro. Portanto, eu recomendaria tentar um cabo diferente.

O cabo está dobrado (torcido)

2) Verifique se o cabo está firmemente conectado à porta LAN

Muitas vezes devido a pequenos desvios de fabricação (bem como juntas de borracha, que muitas vezes são colocadas nelas, rugosidade, etc.) Conectores RJ-45 e portas LAN - nem sempre e nem todos os conectores estão totalmente inseridos em todas as portas.

Idealmente, após o conector ter sido inserido, você deve ouvir um leve clique (e na placa de rede do PC / laptop, o LED deve acender que o cabo está conectado (o mesmo que no roteador)).

Se o PC tiver várias portas LAN, tente usar outra.

Conectores RJ-45

3) Verifique se o seu adaptador de rede está habilitado

No Windows, pode acontecer que o adaptador de rede seja desligado. Para verificar se este não é o caso, vá para conexões de rede (para fazer isso, abra a janela "Executar" com a combinação de Win + R e use o comando ncpa.cpl) .

Em seguida, preste atenção em qual ícone: quando o dispositivo está desligado, ele fica preto e branco (como na imagem abaixo).

Você pode simplesmente clicar com o botão direito no adaptador para ver o status operacional e ligar o dispositivo (se necessário). Veja o exemplo abaixo.

Ligue o adaptador / conexões de rede

Eu também recomendo ir ao gerenciador de dispositivos 👉 (Combinação Win + R e comando devmgmt.msc) e encontre seu adaptador na guia "Adaptadores de rede" .

Em seguida, tente desligá-lo / ligá-lo (basta clicar com o botão direito do mouse). Um exemplo é mostrado abaixo. 👇

Disable-enable device (device manager)

*

👉 Socorro!

Se isso não ajudar, recomendo que você leia um dos meus artigos anteriores, que explica por que a Internet pode não funcionar por meio de um cabo de rede de um roteador.

*

É tudo por agora ...

Conexão feliz e rápida para todos!

Boa sorte!

👣

Primeira publicação: 16/08/2018

Correção: 1.08.2020