Interessante

Sincronização vertical (VSync) em jogos: o que é e por que você precisa, como habilitá-la / desabilitá-la

Dia bom!

Aqueles que pelo menos algumas vezes "vasculharam" as configurações do jogo para "fazer" funcionar melhor - provavelmente viram o parâmetro ali VSync (em russo: sincronização vertical).

Este parâmetro é muito controverso: muitos jogadores consideram-no uma relíquia do passado, enquanto outros, pelo contrário, recomendam que inclua ...

Em geral, nas minhas notas, já prestei atenção a isso mais de uma vez, e em caso de "problemas" com os jogos, aconselho que verifique o seu trabalho com on / off. VSync .

Na verdade, a seguir darei todos os prós e contras do vert. sincronização e também mostrar como você pode ligá-la (desligá-la).

Então...

*

Perguntas típicas de sincronização vertical

O que é isso, eu preciso ligar

Tentarei explicar a essência do "problema" da forma mais simples possível ...

👉 imagemque você vê no jogo é, na verdade, uma apresentação de slides (ou seja, muitas imagens comuns que se substituem rapidamente). Devido ao fato de que em um segundo eles são substituídos por pelo menos 30-60 (normalmente) - o olho humano os percebe como uma imagem dinâmica ...

De desempenho sua placa de vídeo depende do número de tais imagens geradas (quadros) em 1 segundo (aliás, este parâmetro também é chamado de FPS). Aqueles. em uma cena, a placa de vídeo pode produzir 100 quadros / seg., em outra - 30 quadros / seg.

👉 E é aqui que uma "nuance"...

O fato é que o monitor pode exibir apenas um certo número de quadros por segundo. - na maioria das vezes 60 quadros / seg. (este parâmetro é chamado taxa de atualização , para monitores típicos é geralmente 60 Hz, para monitores de jogos pode ser 120/144 Hz ou mais).

Ese a placa de vídeo produzir mais quadros do que o monitor pode exibir, várias distorções na tela podem ser observadas. Por exemplo, na maioria das vezes você pode notar uma lacuna - uma "faixa" ao longo da qual todos os objetos e coisas são deslocados para o lado ... 👇

stripe (vert sync não incluído)

Sincronização vertical também visa eliminar tais problemas (limita a taxa máxima de quadros com base nas capacidades do seu monitor).

mas, nem tudo é tão simples: devido à limitação da taxa de quadros - em algumas cenas dinâmicas em uma série de jogos, os jogadores profissionais notam a presença de micro-congelamentos, atrasos na resposta do mouse / teclado (por exemplo, quando mirar em atiradores dinâmicos).

👉 É importante notar!

Portanto, habilitar ou não o VSync é decidido experimentalmente, dependendo de como um jogo específico se comportará em seu hardware.

(Bem, com base em suas prioridades, porque o VSync on tem um impacto significativo no FPS e na dinâmica do jogo em geral 👇).

*

Prós e contras do VSync: recursos

em primeiro lugar, ao ligar o VSync, você remove as "lacunas" que podem estar nas cenas dinâmicas (preste atenção na captura de tela abaixo, destaquei a linha "muito" em questão).

Observo imediatamente que dependendo do seu equipamento e configurações do jogo, essas lacunas podem ser muito mais perceptíveis (ou totalmente ausentes) e realmente interferir em um jogo confortável ...

A diferença na imagem está com o vert incluído. sincronizar e desligar (captura de tela do World of Warcraft)

*

Em segundo lugarVSync afeta o FPS diretamente. Quando desligado. VSync - a taxa de quadros será muito maior (a resposta do mouse em alguns jogos será um pouco melhor (embora nem todos os usuários notem isso e nem em todos os jogos ...)).

O número de FPS quando ativado. e desligar. sincronização (quadro do jogo World of Warcraft)

*

Em terceiro lugar, a sincronização vertical pode afetar significativamente a estabilidade e suavidade da imagem (e como eu disse: a qualidade da resposta do mouse / teclado). Além disso, para dizer inequivocamente para melhor ou para pior com incl. VSync será - sem testes é impossível!

*

Quarto, graças ao VSync, a placa de vídeo "pode" não funcionar em capacidade total (a taxa de quadros é limitada), o que significa que você pode usar isso para reduzir a temperatura dela , o ruído dos refrigeradores nele e reduz o consumo de energia.

Graças a isso, a placa de vídeo pode funcionar por muito mais tempo!

*

👉 Ajudar!

Como definir a taxa de quadros máxima (FPS) nas configurações NVIDIA e AMD (limitando FPS) - um guia para iniciantes

*

Como ligar / desligar o VSync

Você pode habilitar e desabilitar a sincronização vertical nas configurações do driver da placa de vídeo e nos parâmetros de um jogo específico.

eu recomendaria defina o modo nas configurações da placa de vídeo: "Desligado se não estiver definido no aplicativo" (às vezes é chamado de "usar configuração de aplicativo 3D" ) Veja as capturas de tela para exemplos abaixo. 👇

👉 Ajudar!

Não há ícone de driver de vídeo Intel HD, nVidia ou AMD Radeon na bandeja ao lado do relógio e na área de trabalho. O que fazer?

Placa de vídeo AMD - habilita a sincronização vertical

Placa gráfica NVidia - pulso de sincronização vertical

Graças a isso, em cada jogo específico você pode ajustar manualmente seus parâmetros: ligue o VSync em algum lugar, desligue-o em algum lugar (dependendo do "comportamento" do aplicativo 3D).

👉 A propósito, observe que os desenvolvedores podem chamar esse parâmetro de forma diferente: VSync, V-Sync, Vertical Sync, pulso de sincronização vertical, etc.

Configurações do jogo (quadro do jogo World of Warcraft)

*

Por enquanto é isso ...

Adições sobre o assunto - serão úteis!

Boa sorte!

👋