Interessante

Como abrir um arquivo de um DVR ou câmera de vigilância: o vídeo não reproduz

Bom tempo!

Existem situações em que você precisa abrir e assistir a um vídeo em um computador gravado por uma câmera de vigilância (ou gravador de vídeo). E, ao que parece, aqui estão os arquivos MP4, AVI, H264, MOV (e outros) - só falta abrir! ..

Mas depois de tentar dezenas de players e codecs, nem sempre é possível abrir esses vídeos (na verdade, estava comigo há 10 anos, quando encontrei pela primeira vez uma questão semelhante) ...

Neste artigo darei várias recomendações que devem ajudar na solução da tarefa indicada.

Então...

Nota: Não sou especialista em equipamentos de vídeo, e posso admitir algumas imprecisões nos termos ...

*

O que fazer com o vídeo de uma câmera de vigilância / DVR

1) Tente baixar jogadores alternativos

A razão mais popular para a incapacidade de abrir um arquivo de vídeo é a falta de codecs (bem, ou várias falhas com eles). Portanto, a primeira coisa que eu recomendaria é:

  1. ou instale um conjunto sólido de codecs (eu recomendo a opção "MEGA" "K-Lite Codec Pack" - ao instalar, especifique "Muitas coisas" nas configurações - assim você terá todos os codecs necessários);
  2. ou use reprodutores que não precisam de codecs no sistema (por exemplo, GOM Player, PotPlayer, Splash HD Player Lite, KMPlayer).

Se você não conseguir reproduzir o vídeo nos reprodutores acima, é possível que o arquivo do gravador tenha sido codificado em um codec "especial" *.

* Importante!

DVRs e câmeras de vigilância podem codificar vídeo quando gravados em seu próprio formato (depende muito do fabricante e modelo do seu dispositivo). Se for esse o caso, os reprodutores e codecs comuns não conseguirão abrir esse vídeo. Isso é feito aparentemente para que ninguém (exceto o dono do equipamento) possa editar o vídeo de forma tão simples e fácil.

Existem duas opções para reproduzir esses arquivos:

  1. descobrir o fabricante e o modelo do aparelho (no qual o vídeo foi feito) e baixar programas do site oficial (normalmente, todos os fabricantes possuem software em seu site para trabalhar com seus equipamentos);
  2. use um editor HEX, descubra o cabeçalho do arquivo e tente encontrar manualmente o codec (decodificador) necessário.

2) Use especiais. Software do fabricante

Por exemplo, vou pegar um dos fabricantes populares de tais equipamentos - o gravador de vídeo Falcon Eye FE-1104MHD Light (não é propaganda!). Indo para o site oficial do fabricante, encontro um modelo de dispositivo específico (veja a imagem abaixo).

Site oficial do fabricante FALCON EYE

No final da página não estão apenas instruções e tecnologia. características, mas também o software para trabalhar com o DVR.

Programas

Na verdade, baixando e abrindo o arquivo, você pode encontrar: um player (e não só para Windows), um conversor, codecs, etc. "bom".

Especialista. Software do fabricante DVR

Em princípio, nenhuma outra dificuldade deve surgir com o processamento de tal vídeo ...

3) Use editores HEX e analise o início do arquivo

Nos casos em que o fabricante e o modelo do dispositivo no qual a gravação foi feita são desconhecidos (ou não há software no site oficial, ou está fechado há muito tempo), você pode tentar encontrar um codec para decodificar o vídeo manualmente. Para fazer isso, você precisa de algum tipo de editor HEX (por exemplo, você pode pegar o Win HEX).

Tendo aberto um arquivo em tal editor, você não verá o vídeo, apenas números, letras, etc. serão exibidos (muitos usuários ficam "assustados" com isso ...). Na verdade, só precisamos ver os primeiros 4 bytes do arquivo (veja a imagem abaixo, eles estão destacados - "4HKH").

O arquivo de vídeo foi aberto em um editor hexadecimal (para 4HKH - você pode usar este codec aqui, ele se integra ao reprodutor WMP)

Usando esses 4 bytes, você pode tentar encontrar manualmente o codec para descriptografar o arquivo. Basta fazer uma pergunta no Google (Yandex) como "compressor de vídeo 4HKH" ("conversor de vídeo 4HKH") e outros derivados.

Em geral, outras ações podem diferir dependendo de qual software para "decodificar" e trabalhar com o vídeo que você baixou ...

*

Isso é tudo, pelas adições - agradeço antecipadamente.

Boa sorte!