Interessante

A porta USB está funcionando lentamente (leva muito tempo para copiar os arquivos da unidade flash)

Pergunta do usuário

Olá.

Por favor, me diga por que minha porta USB está funcionando tão lentamente no meu PC. O fato é que em outro PC eu coloquei vários arquivos em uma unidade flash USB e, depois de conectá-la ao meu computador, esperei por uma hora enquanto eles são copiados desta unidade flash para o disco rígido.

Empiricamente, descobri que o assunto está na porta USB (porque em outros dispositivos da mesma unidade flash, o arquivo é copiado muitas vezes mais rápido). O que pode ser feito?

Michael. Yaroslavl.

Olá.

Tal problema ocorre, e na maioria das vezes apenas com unidades flash e discos rígidos externos (onde a velocidade de troca entre a porta USB e a unidade é muito importante).

Neste artigo, responderei por que a velocidade da porta USB pode ser lenta e como corrigir esse problema. Acho que a maioria dos usuários será capaz de descobrir por conta própria ...

***

O que procurar quando a porta USB está lenta

1) Lidar com portas USB

Existem vários tipos de portas USB em computadores e laptops modernos:

  1. USB 3.0 (USB 3.1) - fornece uma taxa de câmbio de até 5 Gbps. Mais popular hoje;
  2. USB 2.0 - taxa de câmbio de até 480 Mbit / s. Observe que o USB 2.0 tem três velocidades de porta (selecionáveis ​​no BIOS): Baixa velocidade (até 1500 Kbps) - necessária para teclados, joysticks, etc.; Velocidade total - até 12 Mbps; Alta velocidade - até 480 Mbps;
  3. USB tipo C - a versão mais moderna. Velocidade de câmbio de até 10 Gbps. No entanto, observo que esta porta ainda não é popular, existem muito poucos flash drives e discos rígidos externos com esta interface!

Acrescentarei que em computadores muito antigos (laptops) você pode encontrar portas USB 1.1. Essas portas funcionam muito lentamente e, mesmo agora, são cada vez menos comuns, por isso não vejo sentido em considerá-las neste artigo ...

Observe que o USB 3.0 agora está marcado em azul por muitos fabricantes (eles marcam as próprias portas e, por exemplo, as unidades flash).

Como diferenciar uma porta USB 3.0 de uma porta USB 2.0

Importante!

USB 1.1, USB 2.0, USB 3.0 - compatível com versões anteriores, ou seja, por exemplo, a uma porta USB 3.0 - você pode conectar dispositivos mais antigos projetados para USB 2.0 (e vice-versa). A exceção pode ser apenas alguns dispositivos que não serão capazes de funcionar devido à menor taxa de troca de dados.

Um exemplo simples.

Se você conectar uma unidade flash USB 3.0 à porta USB 2.0, sua unidade flash funcionará a uma velocidade mais lenta do que poderia.

Se você não sabe quais portas USB você tem

A maneira mais fácil de descobrir é executar o utilitário AIDA 64 (procure este utilitário e seus análogos aqui) e, em seguida, abra a seção "Dispositivos / dispositivos USB" .

Em seguida, você pode não apenas descobrir quais portas possui, mas também ver a qual porta seu pen drive ou disco está conectado. E se descobrir que sua unidade flash USB 3.0 está conectada a uma porta de baixa velocidade, basta trocá-la por outra (se, é claro, ela estiver disponível ).

AIDA 64 - dispositivos USB

Para quem não tem portas USB de alta velocidade

Se você tem um laptop, quase nada pode ser aconselhado. Embora, recentemente no Aliexpress você possa encomendar vários tipos de "priblud" para laptops, por exemplo, existem vários adaptadores com USB 3.0 para o slot ExpressCard34 (e também existem várias opções para o slot de unidade de CD / DVD). É verdade que você não pode instalar isso em todos os laptops e não é tão fácil - mas a opção é ...

2 portas USB 3.0 Express Card 34 mm (adaptador oculto NEC UPD720202)

Se você tiver um PC, pode comprar um hub especial (controlador) que se conecta ao slot PCI. Esses hubs custam um centavo, conectar não é nada complicado (é como instalar um cartucho em um console ...).

Controlador PCI. 4 portas USB

*

2) Falta de motoristas

Os drivers são uma causa muito comum de problemas com portas USB. Se não estiverem instalados (por exemplo, não foram atualizados após a instalação do Windows), o USB pode não funcionar de jeito nenhum ou funcionar em uma velocidade menor. Em primeiro lugar, preste atenção aos drivers para: Chipset, USB 3.0 Host Controller, USB 3.0 Root Hub.

Importante!

Em geral, recomendo ir a site oficial o fabricante do seu laptop (se for PC - então placa-mãe (como descobrir o tapete modelo. Placas de PC)), baixe e instale todos os drivers que estarão lá!

Freqüentemente, o problema reside no fato de que durante a instalação o Windows coloca seus drivers "universais", que não funcionam como esperado.

A propósito, para ver para quais dispositivos não há drivers - vá para gerenciador de Dispositivos (pode ser aberto através do painel de controle do Windows usando a pesquisa no menu superior). No gerenciador, preste atenção aos dispositivos próximos aos quais o ponto de exclamação amarelo está aceso.

Gerenciador de dispositivos - há um problema com um driver ...

A propósito, você pode tentar encontrar o driver usando o Windows: para isso, clique com o botão direito do mouse no dispositivo e selecione "Atualizar driver" no menu. Em seguida, o Assistente para adicionar hardware deve ser iniciado - basta seguir as instruções passo a passo.

Atualizar driver para dispositivo desconhecido

Ajudar!

Recomendo que você se familiarize com os melhores utilitários para localizar e atualizar drivers automaticamente. Ajude em vários casos.

Link para o artigo: //ocomp.info/update-drivers.html

*

3) Existem velocidades subestimadas na BIOS

Através da BIOS, você pode não apenas reduzir a velocidade das portas USB, mas também desativá-las por completo! É verdade, observo que isso se aplica mais a PCs antigos (nos novos, não há opções para subestimar a velocidade de trabalho).

Na BIOS, como regra, a configuração do controlador USB está localizada na seção Avançado ... Nas configurações, você pode selecionar o modo de operação (velocidade) e, em geral, se o controlador será ligado.

Preste atenção na linha "Controller Mode": nela você pode especificar Full Speed ​​(ou Hi Speed) para a velocidade máxima do USB.

Exemplo de configurações do controlador USB no BIOS

Ajudar!

Recomendo que você leia o artigo sobre como entrar no BIOS (relevante para computadores e laptops) - //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

*

4) O dispositivo está conectado a uma porta de baixa velocidade

Ao conectar unidades flash, unidades externas e outras unidades, preste atenção às mensagens do Windows. Assim, por exemplo, quando um HDD externo USB 3.0 é conectado a uma porta USB 2.0, o próprio sistema envia um aviso (notificação) de que "O dispositivo pode funcionar mais rápido quando conectado a USB 3.0." (veja o exemplo abaixo na imagem).

Aqueles. neste caso, se você não responder à notificação, não estará trabalhando na velocidade máxima que a unidade pode suportar.

Este dispositivo pode funcionar mais rápido ...

*

5) Copie muitos arquivos pequenos

Provavelmente, muitos notaram um recurso: muitos arquivos pequenos são copiados por muito mais tempo do que um grande. Isso se deve ao fato de que para cada arquivo é necessário encontrar blocos livres no disco, atualizar a tabela do disco, etc.

Portanto, antes de copiar muitos arquivos pequenos, coloque-os em um arquivo: ZIP, RAR, 7Z, etc. Além disso, isso se aplica não apenas ao copiar dados para flash drives e discos, mas também para transferir arquivos pela rede.

Ajudar!

Como compactar e descompactar uma pasta, arquivo (compactar arquivos para economizar espaço). Mini-instrução - //ocomp.info/kak-raspakovat-arhiv-rar-7z.html

*

6) Os antivírus (vírus) interferem na troca normal

Bem, a última coisa que recomendo prestar atenção são os programas de segurança: antivírus, programas de combate a adware, Trojans, etc.

O fato é que às vezes quando são verificados e há uma total desconfiança dos drives externos, eles bloqueiam seu funcionamento e interferem no câmbio normal.

Eu recomendo desligá-los por um tempo e verificar se a taxa de câmbio muda. Muitos antivírus modernos são facilmente desativados (por exemplo, Avira, Avast, etc. Veja as capturas de tela).

Desative o antivírus Avast por 1 hora || Como um exemplo

Avira - a proteção em tempo real pode ser facilmente desativada desmarcando ...

A propósito, não será supérfluo realizar uma varredura abrangente do sistema em busca de vírus e adware (que antivírus clássicos comuns não veem). Veja como fazer isso aqui: //ocomp.info/esli-antivirus-ne-vidit-virusov.html

*

Tudo de bom!

Copyright bahnfilme.com 2021