Interessante

Criação de uma unidade flash de inicialização múltipla universal com Windows 7/8/10, WinPE, Linux, etc. (Legacy + UEFI é compatível)

Aloha!

Não faz muito tempo, descobri um utilitário bastante interessante - o Ventoy. Foi projetado para criar pendrives USB inicializáveis ​​universais: Legacy + UEFI (além disso, isso é feito da forma mais simples possível, literalmente em 2 etapas!)

Depois de testá-la por algumas semanas, descobri por mim mesmo que a ferramenta realmente merece atenção (é por isso que esta nota apareceu).

Vou notar também que testei o Ventoy até agora apenas em uma dúzia de PCs e laptops (a amostra não é muito grande) - tudo funcionou em todos os lugares, como dizem fora da caixa (exceto para um laptop da HP: teve que desativar a inicialização segura o BIOS, embora não tenha havido problemas com isso em outros dispositivos ...).

Agora sobre o caso ...

*

A maneira mais fácil de criar mídia de inicialização múltipla

PASSO 1

Tal como acontece com a criação de qualquer unidade flash USB inicializável, precisamos de instalaçãoImagens ISO com sistema operacional Windows. Porque nós vamos usar Ventoy - pode baixar vários ISOs de uma vez, como Windows 10, Windows 8, LiveCD, etc. 👇 (o número deles é limitado pelo tamanho do seu pen drive👌)

Arquivo ISO

👉 Ajudar!

LiveCD para recuperação de desastres do Windows - minha seleção

Como baixar uma imagem ISO do Windows 10 [oficial e legalmente]

*

PASSO 2

Então você deve baixar download o utilitário Ventoy (link para o site do desenvolvedor). Não precisa de instalação, basta descompactar o arquivo e executá-lo.

Em seguida, você precisa de:

  • conecte uma unidade / disco flash USB à porta USB (importante: ao trabalhar com uma unidade flash USB - todos os dados nela serão excluídos!);
  • start Ventoy;
  • No capítulo "Opção" recomendo habilitar o suporte "Modo de segurança" (todos os novos PCs têm);
  • especifique a unidade flash USB e clique no botão "Instalar" ... Após 15-30 seg. a unidade flash estará preparada (mas ainda não está pronta!).

Ventoy - escreva um stick USB inicializável

Agora apenas cópia de todos os arquivos ISO inicializáveis ​​de que você precisa (do Windows / Linux, etc.) para a unidade flash USB preparada.

Há uma ressalva: os nomes dos arquivos devem estar em latim (sem caracteres russos e espaços). Em geral, o nome é melhor no máximo. resumindo, não especial personagens. Exemplos abaixo 👇

Copiar arquivos ISO do sistema operacional para a unidade flash USB preparada

Vou notar a principal vantagem deste método: você pode copiar outros ISOs para o flash drive a qualquer momento e deletar aqueles que você não precisa mais! E isso sem nenhuma formatação e outras perturbações complexas (você não precisará inserir Ventoy novamente!).

Não é conveniente? 👌 ...

*

ETAPA 3

Agora vou mostrar com um exemplo como fica tudo na prática ...

Você pode inicializar a partir de uma unidade flash USB preparada no Ventoy, como qualquer outra - basta acessar o Menu de Inicialização, ou alterando o apropriado. parâmetros no BIOS. Veja o exemplo abaixo. 👇

👉 Ajudar!

Como inicializar a partir de um stick USB ou HDD externo - para iniciantes (passo a passo)

Inicialize a partir de um stick USB do Ventoy

A seguir, você verá um menu universal com uma lista de todos os ISOs que você adicionou à unidade flash USB (no meu caso, 3 imagens: Windows 8, 10 e LiveCD 👇). Você só precisa selecionar o ISO desejado e pressionar Enter.

Ventoy - trabalhos de carregamento (observe o título!)

Depois disso, uma instalação típica do sistema operacional Windows começará (por exemplo). Sem complementos exclusivos a ação não é mais necessária. Testei em vários PCs, Windows 7/8/10 - tudo é instalado muito rapidamente e sem problemas (é melhor escrever ISO com Windows 7 com drivers embutidos para USB 3.0!).

Teste de configuração do Windows 8

*

PASSO 4: a alternativa

Como a ferramenta Ventoy ainda é nova, é possível que surjam "dificuldades" em alguns dispositivos ... Portanto, por precaução, dou outras opções alternativas para a criação de mídia inicializável. 👇

👉 Ajudar!

1) Como criar uma unidade flash USB de inicialização múltipla (disco) com vários Windows (para computadores / laptops executando sob UEFI)

2) Como criar uma unidade flash USB inicializável do Windows 10 sob UEFI ou BIOS no Rufus (nova versão 3.x) [instrução]

3) Uma seleção de programas para criar unidades flash USB inicializáveis ​​com Windows

*

🐤 Vídeo de instrução

Você também pode assistir a todo o processo de preparação e teste de uma unidade flash (com mais detalhes) em um pequeno vídeo. Link abaixo ...

*

Adições sobre o tema - não vai doer! 👌

Tudo de bom!

👋