Interessante

Como instalar um SSD M2 em um laptop

Dia bom!

Hoje, trabalhar em um laptop (PC) sem uma unidade SSD é, eu digo a vocês, bastante excruciante e doloroso. E para conseguir isso, você precisa trabalhar com o sistema onde está instalado pelo menos uma vez: inicialização rápida do sistema operacional, aplicativos e documentos abertos instantaneamente, sem travamentos ou 100% de carregamento do disco após ligar o dispositivo.

Então, tudo bem, direto ao ponto ... Neste artigo, vou guiá-lo pelas etapas de instalação de um SSD M2 "moderno" em um laptop típico. Na verdade, não há nada de complicado nisso, mas há algumas perguntas sobre o formato desse disco (e decidi coletar algumas delas aqui, resumir meu material anterior e responder imediatamente ...).

Então...

Adição!

O SSD pode ser instalado não apenas no slot M2. Existem várias outras opções de como você pode conectar 2 a 3 discos a um laptop (eu recomendo para conhecidos): //ocomp.info/2-diska-v-noutbuke.html

*

Instalando SSD M2: Passo a Passo

1) Seleção de direção

Acho que essa é a primeira coisa a se notar. O fato é que existem vários tipos de SSD M2: SATA, PCIe (e estes, por sua vez, são subdivididos em vários subtipos). Em toda essa diversidade não é surpreendente se confundir ...

Portanto, antes de escolher e comprar uma unidade SSD M2, recomendo que você leia este artigo: //ocomp.info/ssd-m2-kak-vyibrat-nakopitel.html

Para aqueles que duvidam se vale a pena mudar para uma unidade SSD, recomendo que você se familiarize com este material: //ocomp.info/kak-proverit-skorost-diska-ssd-hdd.html

A propósito, também quero observar aqui (já que já fui questionado mais de uma vez): aqui está a diferença entre mudar de HDD para SSD (SATA) - perceptível a olho nu, mesmo um laptop fraco começa a "voar " Mas a diferença entre SSD (SATA) e SSD (PCIe (32 Gb / s)) não é perceptível se você não olhar para os resultados do teste (pelo menos, se você não estiver trabalhando ativamente com o disco).

Pessoalmente, acho que não há sentido em perseguir um SSD "super-duper" (PCIe) para a maioria, mas adicionar algum tipo de unidade de estado sólido a um HDD clássico definitivamente vale a pena!

2) O que precisamos

  1. Laptop (que possui um slot M2 para um SSD). Observo de imediato: em alguns casos (também depende do tipo de dispositivo), a auto-instalação do disco no laptop é o motivo da recusa do serviço de garantia (se o laptop estiver na garantia, este ponto deve ser esclarecido );

    Caderno

  2. a própria unidade SSD (falei sobre os meandros de escolher um SSD M2 aqui: //ocomp.info/ssd-m2-kak-vyibrat-nakopitel.html);

    Samsung NVMe SSD - como é um SSD M2

  3. especialista. chaves de fenda. Observe que alguns laptops usam parafusos T5 incomuns (na forma de um "sol"). Portanto, recomendo preparar a chave de fenda necessária com antecedência (é conveniente usar uma chave de fenda universal com dezenas de acessórios diferentes).

    Chave de fenda (para parafusos t5)

3) Processo de instalação (considere algumas opções)

Existem dezenas de modelos de laptop no mercado agora. Convencionalmente, em relação ao nosso tópico, eu dividiria os laptops em 2 partes:

  • aqueles dispositivos onde há uma pequena tampa para acesso rápido aos slots para instalação de RAM, discos, etc .;
  • e dispositivos que precisam ser completamente desmontados antes que a unidade possa ser conectada.

Vou considerar as duas opções.

Opção número 1: o laptop tem um especial. capa protetora, para acesso rápido aos acessórios

1) Primeiro, desligue o laptop. Desconectamos todos os dispositivos dele: mouse, fones de ouvido, cabo de alimentação, etc.

2) Vire. Se você puder remover a bateria, remova-a.

Prestando atenção!

Que antes de substituir ou adicionar memória, disco, etc., alguns laptops (que possuem tampas para acesso rápido à memória, disco, mas a bateria está escondida dentro do dispositivo) devem ser colocados no modo de economia de bateria. Por exemplo, HP Pro Book G4 (no exemplo abaixo) você precisa desligar, conectar o adaptador de alimentação e pressionar Win + Backspace + Power ao mesmo tempo e, em seguida, desconectar o adaptador de alimentação. Após a operação realizada, o laptop não iniciará até que o adaptador de energia seja conectado e você possa atualizar os componentes com segurança.

3) Em seguida, desparafusamos os parafusos de fixação que prendem a tampa. Como regra, existem 1-4 deles. (veja o exemplo abaixo).

No meu exemplo, a propósito, usei um laptop HP Pro Book G4 - esta linha de laptops HP tem um serviço muito conveniente: acesso a discos, memória, um cooler pode ser obtido desparafusando 1 parafuso e removendo a tampa protetora.

Desaparafuse o parafuso que prende a capa protetora // HP Pro Book G4

4) Na verdade, sob a tampa, encontramos o slot M2 - ele insere um drive nele (nota: o drive deve entrar no slot sem muito esforço, observe atentamente as chaves!).

Removendo a tampa, você pode instalar RAM, discos e drives, limpar o sistema de refrigeração

5) Acrescentarei que as unidades SSD M2 são fixadas na extremidade com um parafuso. Ele não permite que a unidade saia acidentalmente do slot (o parafuso geralmente é fornecido com o SSD. Não negligencie a fixação!).

Instale e corrija o SSD M2

6) Bem, só falta colocar a tampa protetora de volta, consertar. Em seguida, vire o laptop e ligue ...

Prestando atenção!

Depois de carregar o Windows em "Meu Computador" e no Explorer, você pode não ver este disco! O fato é que muitos novos SSDs vêm sem formatação.

Para ver o disco - vá para gerenciamento de Disco e formate-o (nota: para abrir o gerenciamento de disco, pressione a combinação de teclas Win + R e na janela "Executar" digite o comando diskmgmt.msc).

Opção número 2: não há especiais no laptop. tampas (desmontagem completa ...)

Como regra, não há tampas especiais em laptops compactos (bem como nos dispositivos em que a caixa é feita de metal).

A propósito, darei um conselho: antes de começar a desmontar um laptop, recomendo fortemente assistir um vídeo de desmontagem do mesmo modelo de dispositivo na rede. Aconselho isso especialmente a todos que não fazem isso com muita frequência ...

Apresso-me em lembrar que desmontar e abrir a caixa do dispositivo pode resultar na recusa do serviço de garantia.

1) A primeira ação é semelhante: desligue o laptop, desconecte todos os fios (força, mouse, etc.), vire-o.

2) Se você puder remover a bateria, remova-a (geralmente presa com duas travas). No meu caso, a bateria estava localizada dentro do gabinete.

3) Em seguida, desparafuse todos os parafusos de montagem ao longo do contorno. Observe que alguns dos parafusos podem estar escondidos sob os adesivos e pés de borracha (que são freqüentemente encontrados em dispositivos de redução de vibração).

Por exemplo, em um laptop que desmontei como objeto de teste (ASUS ZenBook UX310) - dois parafusos estavam logo abaixo dos pés de borracha!

Remova a tampa - parafusos de fixação || ASUS ZenBook UX310

Parafuso de fixação sob o pé de borracha

4) Além disso, antes de tocar em algo ou conectar / desconectar - certifique-se de desconectar a bateria (se estiver dentro da caixa, como a minha. Simplesmente, na ausência de uma tampa protetora para acesso rápido aos slots de memória - geralmente, o a bateria está dentro do laptop).

Normalmente, a bateria é fixada com vários parafusos. Depois de desenroscá-los, observe atentamente os cabos: às vezes eles passam por cima da bateria e, se removidos com cuidado, podem ser danificados facilmente!

Removendo a bateria

5) Agora você pode conectar o SSD M2 inserindo-o no slot correspondente. Não se esqueça de fixá-lo com o parafuso de fixação!

Montagem SSD M2

Unidade conectada e bloqueada

6) Em seguida, você pode montar o aparelho na ordem inversa: coloque a bateria de volta, a tampa protetora e fixe com os parafusos.

A única coisa que eu recomendo é não fixar todos os parafusos de uma vez. Para começar, não seria mau verificar: se o sistema vê o disco, se está tudo em ordem com ele ou se o hardware foi comprado ...

A propósito, como eu disse acima, muitos programas no Windows (incluindo o Explorer) podem não ver o seu SSD. Portanto, você precisa usar utilitários especiais para formatar discos ou uma ferramenta disponível no Windows - gerenciamento de Disco .

Para abrir o Gerenciamento de disco: pressione a combinação de teclas Win + R, digite o comando diskmgmt.msc e pressione Enter. Veja duas imagens abaixo.

diskmgmt.msc - iniciar gerenciamento de disco

Disco SSD // gerenciamento de disco

4) O processo de transferência do Windows antigo | ou instalando um novo sistema operacional

Depois que o disco for instalado no laptop e você verificar se o dispositivo o reconhece e vê, haverá 2 cenários possíveis:

  1. você pode instalar um novo sistema operacional Windows no disco SSD. Veja como fazer isso aqui: //ocomp.info/kak-ustanovit-windows-10-na-asus-zenbook.html
  2. ou será possível transferir seu sistema "antigo" do HDD para o SSD. Também descrevi como isso é feito em um dos meus artigos: //ocomp.info/windows-s-hdd-na-ssd.html (observação: consulte a ETAPA 2)

Talvez a única coisa digna de nota: por padrão, seu "antigo" sistema operacional Windows inicializará primeiro a partir da unidade de disco rígido (HDD). Para alterar isso, você precisa ir para BIOS / UEFI na seção BOOT e alterar a prioridade (um exemplo é mostrado na foto abaixo).

Adição! Como entrar no BIOS | UEFI - consulte este artigo: //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

Colocando nosso SSD M2 primeiro na fila de inicialização || UEFI, laptop ASUS

Depois de alterar as prioridades, não se esqueça de salvar as configurações: seção "Salvar e sair" - clique no item que contém a linha "Salvar alterações ..." (ou seja, salve as configurações / alterações).

Salvar configurações UEFI

Após a reinicialização, por padrão, o novo sistema deve inicializar a partir da unidade SSD.

A propósito, você também pode selecionar o sistema operacional que deseja considerar como padrão nas configurações do Windows: para fazer isso, abra o painel de controle em - Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema. Em seguida, abra o link "Configurações avançadas do sistema" (no menu à esquerda).

A janela "Propriedades do sistema" deve abrir, precisamos da guia "Avançado": ela tem uma subseção "Inicialização e recuperação" - vamos abrir seus parâmetros.

Propriedades do sistema

Nesta subseção, você pode escolher qual sistema operacional de todos os instalados é considerado por padrão e carregado quando o laptop / PC é ligado.

SO inicializável por padrão

Bem, ou, se você não ficar entediado, pode especificar manualmente o sistema inicializável toda vez que ligar o computador (veja o exemplo abaixo, essa janela deve aparecer automaticamente após a instalação do 2º, 3º, etc. SO ) ...

2 Windows em um laptop ...

*

Em geral, isso é tudo ...

Boa sorte!