Interessante

Como remover olhos vermelhos em uma foto: várias maneiras

Bom tempo!

Provavelmente, quase todos notaram que em algumas fotos os olhos de uma pessoa podem ter uma tonalidade vermelha (às vezes tão intensa que pode parecer que uma pessoa está doente ...). Aliás, um efeito semelhante pode ser observado ao fotografar animais. 👀

Nem sempre ocorre, tanto as condições de filmagem quanto as peculiaridades do olho de uma pessoa em particular afetam. Às vezes é um pouco surpreendente ver que os olhos de todos na foto parecem normais, enquanto alguns deles estão vermelhos ...

Se você tem fotos com um problema semelhante - não se desespere, em apenas alguns minutos você pode corrigir a imagem e devolvê-la aos seus tons naturais (mesmo sem o conhecimento do Photoshop!).

Na verdade, este artigo será apenas sobre isso ...

Como exemplo, dou uma foto "ANTES" e "DEPOIS" do processamento (a propósito, todo o processamento demorou cerca de 1 a 2 minutos).

Era - é agora (a foto foi melhorada no Photo-Master, veja a descrição abaixo)

*

Como remover olhos vermelhos em fotos

Método 1 (Photo-Master)

Programa necessário - //photo-master.com/

O programa "Photo-Master" é bom em primeiro lugar porque é projetado para um usuário iniciante:

  • interface simples;
  • tudo está em russo;
  • Existem muitas ferramentas, mas todas são simplificadas o máximo possível;
  • o programa possui elementos integrados para melhorar automaticamente as fotos.

Vou mostrar todas as ações para remover olhos vermelhos em "Photo-Master" com um exemplo específico.

1) E assim, a primeira ação é padrão - abra a foto desejada (combinação Ctrl + O).

Abrir foto (Photo-Master)

2) Em seguida, você precisa ir para a seção "Retocar" e escolha uma ferramenta "Correção de olhos vermelhos" .

Retoque - Correção de olhos vermelhos (Photo-Master)

3) Em seguida, ajuste o diâmetro do pincel de forma que cubra apenas a área vermelha do olho e clique nele. Você vai notar imediatamente como a vermelhidão desapareceu em algum lugar ...

Ajustando o tamanho do pincel e removendo o efeito

4) Em seguida, pressione o botão "Aplicar" para aprovar a foto editada.

Efeito de olhos vermelhos removido!

5) Antes de salvar a foto, recomendo também ir para a seção "Efeitos" e veja como o Photo Master pode alterar o matiz e o brilho da sua foto. Às vezes, brincando com os efeitos, é possível "reviver" significativamente a foto.

Realce de foto

A tarefa original está concluída!

*

👉 Já agora!

Você pode estar interessado em como restaurar uma foto antiga, por exemplo, remover manchas, arranhões, pontos brancos e outros defeitos dela

*

Método 2 (XnView)

Programa necessário - //www.xnview.com/en/

(nota: baixe a versão estendida do programa - XnView MP).

XnView é um programa gratuito (para uso privado) para visualização e edição de arquivos gráficos (imagens, fotos, etc.). By the way, é muito conveniente usá-lo, você pode dizer uma substituição completa para o condutor!

Quanto aos olhos "vermelhos", tem algo especial. uma ferramenta para corrigir essa falha na foto. Vou considerá-lo a seguir.

1) O primeiro passo no XnView, como em qualquer outro lugar: primeiro você precisa instalar o programa, executar e encontrar a foto desejada. Em seguida, abra-o em uma janela separada. Veja o exemplo abaixo.

XnView - abre a imagem desejada

2) Em seguida, você deve ampliar a foto e destacar1 a área vermelha do olho com o mouse (você não precisa selecionar nenhuma ferramenta para selecionar, apenas use o botão esquerdo do mouse!).

Amplie a foto e selecione a área vermelha do olho com o mouse ...

3) Em seguida, vá para a seção "Foto" e clique na ferramenta "Remoção de olhos vermelhos" ... Um exemplo é mostrado na imagem abaixo. 👇

Imagem - Remoção de olhos vermelhos - Menu no XnView

4) Repita os passos 2, 3 (descritos acima) para remover a tonalidade vermelha do segundo olho (e de outras pessoas, se houver na foto ...).

Resultado

Resta apenas salvar a foto resultante (Ctrl + S). Simplesmente? Sim, parece que sim!

*

Método 3 (Photo! Editor)

Programa obrigatório - link para a revisão "Photo! Editor"

Foto! Editor é um editor de imagens relativamente pequeno que pode transformar e corrigir automaticamente sua foto além do reconhecimento!

Por exemplo, você pode clarear a pele, remover a vermelhidão dos olhos, tornar as espinhas e algumas imperfeições invisíveis, etc.

Deixe-me dar um exemplo simples.

1) Após instalar o programa - encontre a foto desejada e clique na ferramenta "Corrigir olhos vermelhos" ... Um exemplo é mostrado abaixo.

Foto! Editor - função de remoção automática de olhos vermelhos

O editor removerá automaticamente o efeito "vermelhidão" e trará a foto à cor natural (veja o exemplo na imagem abaixo).

O modo automático fez um ótimo trabalho

Então eu recomendo abrir a ferramenta Iluminação - Foto! O Editor lhe dará 9 opções para alterar automaticamente a iluminação da foto original. Muitas vezes, é possível animar significativamente uma imagem e torná-la mais agradável.

Mudar automaticamente a iluminação da foto (ferramenta de iluminação)

*

Método 4 (Photoshop)

Link para o oficial. site: //www.adobe.com/

Provavelmente, quase todo mundo já ouviu falar deste programa ... Por um lado, com a ajuda do Photoshop você pode fazer quase todas as edições e ajustes da foto, por outro lado, o programa é bastante complicado, pesado e bastante caro. Em geral, como sempre, "os dois lados da moeda" ...

Quanto à nossa tarefa atual, há uma especial no Photoshop. ferramenta "Ferramenta de olhos vermelhos" (como é chamado no original em inglês; é bastante fácil de usar). Deixe-me mostrar um exemplo.

1) Depois de abrir a foto desejada - preste atenção na barra de ferramentas à esquerda. Entre a variedade de diferentes “peças”, encontram-se as cobiçadas "Ferramenta de olhos vermelhos" (você também pode usar o botão "J").

Selecionando a ferramenta Olhos vermelhos

2) Em seguida, selecione a área vermelha do olho - e o Photoshop removerá automaticamente essa "vermelhidão". Em seguida, a próxima seção, depois outro ..., etc.

Selecionando a área vermelha do olho

3) Graças ao uso repetido da ferramenta "Ferramenta de olhos vermelhos" é possível obter processamento fotográfico de alta qualidade. Veja o exemplo abaixo.

O Photoshop corrigiu o problema automaticamente

*

Método 5 (serviços online)

Serviço 1 - //kras-glaz.haqteam.com/

Service 2 - //makeup.pho.to/ru/

Nos últimos 5-10 anos, a digitalização tem feito seu trabalho - agora, para muitas tarefas (incluindo para olhos "vermelhos"), não há nem necessidade de instalar nenhum programa - você só precisa ir ao site e fazer upload de uma foto ( então tudo será feito automaticamente) ...

Porém, não posso deixar de notar que ainda está longe da automação "total", e a qualidade do processamento das fotos, às vezes, deixa muito a desejar. Além disso, nem sempre há o desejo de fazer upload de imagens pessoais para alguns recursos de terceiros.

Processamento automático de fotos (captura de tela do site Fan Studio)

No entanto, se não há mais nada em mãos - por que não usá-lo? ..

*

Por que aparecem olhos vermelhos e como reduzir sua intensidade

Esse efeito na foto aparece devido ao fato de que o fundo do olho em humanos (e em vários animais - eles também podem ter esse efeito) é vermelho.

Ao fotografar: raios de luz incidem sobre o rosto e os olhos de uma pessoa, é claro, alguns deles são refletidos e pintam os olhos com uma tonalidade vermelha.

O efeito pode ter intensidades diferentes: depende tanto das características do olho de uma pessoa em particular quanto dos modos de disparo. E se a primeira razão não pode ser influenciada, então a segunda pode ser "corrigida" ...

O que procurar:

  1. Instantâneo. Na maioria das vezes, os olhos ficam vermelhos com um flash forte - tente desligá-lo (ou diminuir o brilho);
  2. Qualidade da câmera. Percebe-se que ao fotografar com uma câmera barata (a chamada "caixa de sabão") ou com um celular, a qualidade da foto é prejudicada (inclusive a cor dos olhos ...). Se você precisa obter uma foto de alta qualidade - dê uma olhada nas câmeras SLR;
  3. Distância para a câmera (e flash). Tente aumentar essa distância - o efeito deve diminuir sua força ...
  4. Encurtamento e ângulo de tiro. Se uma pessoa olhar não diretamente para a lente do dispositivo, mas um pouco para o lado - a "vermelhidão" pode desaparecer completamente ou sua intensidade se tornará muito baixa e quase imperceptível (refração dos raios de luz, ângulo de reflexão, e assim por diante ...).

*

É tudo por agora. Complementos são bem-vindos!

Boas fotos!

Primeira publicação: 14.05.2019

Correção: 14/10/2020