Interessante

SSD M2 - como escolher uma unidade (sutilezas com SATA e PCI-E, 2242, 2260, 2280 e chaves)

Dia bom.

Há vários anos, o debate sobre os benefícios do uso de drives SSD caiu no esquecimento - agora é recomendado para ser instalado por todos: não apenas jogadores profissionais ou programadores, mas também usuários comuns. A vantagem no desempenho do disco é colossal: 5 a 10 vezes!

No entanto, agora existem muitas unidades SSD que diferem em tamanho (nota: formato): se não houver tantas perguntas com um SSD de 2,5 polegadas (tamanho clássico, parece um disco rígido), então com "newfangled "SSD M2 é uma verdadeira confusão!

Na verdade, neste artigo eu queria descobrir o básico sobre os drives SSD M2: qual drive é certo para mim, qual interface é usada, para que serve 2242, 2260, 2280 e as teclas "M", "B" , "B&M" na etiqueta da unidade. ..

*

Escolhendo uma unidade SSD M2: resolvendo a confusão

Em muitos laptops e computadores novos, o novo conector M2 começou a aparecer na placa-mãe com mais frequência (o que não é surpreendente!). Afinal, ele substituiu as interfaces: mSATA, mini PCI Express.

E aqui eu quero notar imediatamente a vantagem da interface M2: ela permite que você faça sem cabos de alimentação, loops separados e outras coisas boas (na verdade, permite que você conecte dispositivos simplesmente inserindo um cartão no slot!) . Além disso, é menor do que o mesmo mSATA. Tudo isso em um cupê permite que o M2 seja usado em dispositivos mais móveis e compactos, tornando-o mais conveniente e popular.

Acrescentarei que você pode usar o M2 para instalar um adaptador Wi-Fi, modems 3G / 4G, módulo Bluetooth e outros dispositivos. (Nota: muitos simplesmente acreditam que o M2 é usado exclusivamente para SSDs)

A propósito!

A interface M2 já foi chamada de NGFF (Next Generation Form Factor). Em algumas lojas e alguns fabricantes de unidades, existem SSD M2s com esta marcação.

Qual é a confusão

1) SATA e PCIe

O formato M2, é claro, é sem dúvida promissor, mas é muito difícil com ele. Devo dizer desde já que ele está subdividido em dois grandes tipos: SATA e PCIe (e cada um desses tipos é subdividido em vários subtipos).

Por que isso foi feito? M2, como falei acima, foi concebido como uma interface universal que vai substituir o desatualizado mSATA e mini PCIe. Mas, o fato é que a largura de banda SATA III é de 6 Gb / s, e o drive SSD M2 PCIe é capaz de fornecer velocidades de até 32 Gb / s (você deve admitir, a diferença é significativa!).

eu vou adicionarque M.2 PCIe difere em velocidade dependendo do número de pistas. Assim, por exemplo, PCI Express 2.0 com duas pistas (referido como PCI-E 2.0 x2) - fornece velocidades de até 8 Gb / s, PCI Express 3.0 com quatro pistas (PCI-E 3.0 x4) - fornece os cobiçados 32 Gb / s.

O problema é que a maioria dos dispositivos (digamos, laptops) suporta apenas um tipo de disco, por exemplo, SSD M2 SATA III. Aqueles. ao escolher, você precisa ter muito cuidado com o que o dispositivo suporta (mas mais sobre isso abaixo).

2) Dimensões da unidade 2242, 2260 e 2280

Outro ponto importante: as unidades M2 (SATA e PCIe) podem ser de tamanhos diferentes. Existem três deles: 2242, 2260 e 2280.

Os primeiros dois dígitos (22) são a largura da unidade, o segundo (42, 62 ou 80) são o seu comprimento (veja a imagem abaixo para um exemplo).

2242 e 2280 - exemplo em dimensões

O resultado final é que diferentes placas-mãe suportam diferentes tamanhos de unidades. E se um disco mais curto ainda puder ser inserido no slot, se for maior, isso é um problema ...

No entanto, observo que agora existem discos universais à venda, de 80 mm de comprimento, que você pode cortar no comprimento desejado (nota: todos os microcircuitos necessários estão localizados em um comprimento de 42 mm).

3) Chaves

Chaves significam contatos e sua localização na unidade. Existem três tipos de teclas: "M", "B" e a universal "P&M" (exemplo ilustrativo abaixo). Antes de comprar um disco, você precisa saber qual dongle é compatível com seu dispositivo.

Drives com chaves diferentes, um exemplo ilustrativo

Chaves em unidades SSD M2: interface, compatibilidade mecânica, circuito

Todo o "sal" com essas teclas é que, por exemplo, tapete. a placa PCIe x2 usa a chave "B", mas existem SSDs M2 SATA que também usam a chave "B"! Claro, se você conectar tal unidade a uma placa-mãe com um soquete PCIe x2, ela não funcionará!

4) Tecnologia NVMe

Discos antigos usam o protocolo AHCI, mas com o advento de discos mais rápidos, ele deixou de cumprir sua tarefa (não permite usar as características de velocidade máxima das unidades). Para resolver este problema, um novo protocolo foi lançado - NVMe.

Samsung NVMe SSD - como é um SSD M2

Ele fornece maior velocidade, requer menos recursos do processador durante as operações de leitura / gravação e muito menos latência. Para que seu SSD funcione com este protocolo, preste atenção em seu tapete. taxa para esta tecnologia.

Resultados (o que saber antes de comprar um SSD M2, para não ser "tolo"):

  1. qual interface sua placa-mãe suporta (PCI-E 2.0 x4, PCI-E 3.0 x2, PCI-E 3.0 x4, SATA III);
  2. dimensões da unidade SSD M2, que pode ser instalada (2280, 2260, 2242);
  3. a chave que sua placa-mãe suporta (geralmente as unidades SATA vêm com uma chave "M&B" e as unidades PCIe x4 com uma chave "M");
  4. se o tapete é suportado. placa com tecnologia NVMe (se sim, então naturalmente, e a unidade vale a pena comprar com suporte NVMe).

Só depois de responder a essas poucas perguntas, você pode escolher o SSD M2 que vai funcionar para você.

Atualização de 27/01/2019. Agora laptops (e placas-mãe) com portas universais, às quais você pode conectar SSD M2 tanto PCI-E quanto SATA, começaram a aparecer à venda.

O jogo vale a pena? Se deseja atualizar para um SSD ...

Muitas pessoas perguntam se vale a pena mudar para um SSD, é uma diferença tão significativa ...

Como exemplo, vou mostrar um teste comparativo de vários discos instalados em meus laptops / PCs. O primeiro teste é um M2 SSD (NVMe), o segundo é um M2 SSD (SATA III) e o terceiro é um HDD clássico.

SSD (NVMe, SATA), teste de velocidade do HDD | Clicável (Crystal DiskMark - utilitário de teste)

Observação! Nas imagens você vê testes sintéticos. No trabalho real (ao carregar o SO, lançar jogos, trabalhar com software): muitos dos usuários comuns notam uma enorme diferença entre HDD e SSD (SATA), mas quase não percebem entre SSD (NVMe) e SSD (SATA).

Preste atenção na primeira linha. Velocidade de leitura 2591 MB / s versus 73 MB / s - uma diferença de 30 ÷ 35 vezes! Aqueles. Se antes, antes de instalar o SSD (NVMe), o Windows foi inicializado em 1 minuto - agora menos de 10 segundos!

Não estou falando de outros programas: Word, navegadores, jogadores, etc. - eles iniciam instantaneamente, imediatamente após um clique duplo no atalho!

Adição!

Como verificar a velocidade do disco: HDD, SSD. Teste, determinando a diferença de velocidade entre SSD e HDD, vale a pena mudar para uma unidade de estado sólido - //ocomp.info/kak-proverit-skorost-diska-ssd-hdd.html

Como posso saber qual SSD M2 meu parceiro suporta? taxa o que escolher

Uma pergunta muito popular. Para começar, quero dizer que não confie em nenhum utilitário para visualizar as características de um PC. O fato é que eles podem mostrar a presença de um slot M2, mas na verdade ele pode não estar na placa (ou seja, há espaço para ele na placa, mas fisicamente não há slot)!

E então, indo direto ao ponto ...

1) Opção número 1 - olhe para o tapete em si. borda.

Se o seu tapete. a placa possui um conector M2 - então, na maioria dos casos, há uma marca ao lado dela, pela qual você pode encontrar as informações necessárias (exemplo abaixo). Além disso, certifique-se imediatamente de que este conector está fisicamente presente (o que é importante antes de comprar uma unidade).

Um exemplo de designação na placa-mãe (para M-KEY, PCIe)

2) Opção número 2 - consulte o site do fabricante

Sabendo o modelo da placa-mãe (ou laptop), você pode acessar o site do fabricante e ver as características. A propósito, algumas placas-mãe agora são universais, que podem suportar vários tipos de unidades SSD M2 (os usuários de laptop têm menos sorte neste caso, porque na maioria das vezes suportam um tipo específico).

Adição! Como descobrir o modelo do seu laptop

Como descobrir o modelo do tapete. honorários

Características do tapete. placas no site do fabricante

3) Opção número 3 - veja uma visão geral de um laptop específico (esteira. Placa-mãe).

Muitas lojas e usuários (que já compraram esse hardware) costumam fazer análises das quais você pode obter os dados necessários. No entanto, eu recomendo que você também os apoie com as duas primeiras opções (porque, digamos, seja convencido com seus próprios olhos).

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!