Interessante

Como limpar a RAM no telefone Android [liberando RAM]

Olá.

Em geral, o Android é um sistema bastante "inteligente" e muitos aspectos dele funcionam automaticamente (o que torna a vida muito mais fácil para os usuários). Provavelmente, se assim não fosse, este sistema não teria se tornado tão popular!

Mas, quanto ao uso de RAM, nem tudo é tão "tranquilo" aqui. Vários aplicativos não fecham após serem usados, mas simplesmente se fecham e continuam a "comer" a memória ... Claro, pode chegar um momento em que a memória começa a se esgotar e o telefone (tablet) fica mais lento (muito perceptível em dispositivos mais antigos).

É por isso que, de vez em quando, é recomendável liberar RAM (por exemplo, será muito útil antes de executar jogos, editores, etc. exigentes). Os ganhos em capacidade de resposta e desempenho (após esta operação) são especialmente sensíveis em dispositivos não muito poderosos com uma pequena quantidade de memória.

Neste post, mostrarei algumas das maneiras mais simples de realizar essa tarefa. Então...

*

Maneiras de liberar RAM [Android]

# 1 - via função integrada

Em quase todas as versões do Android, para fechar todos os aplicativos abertos (e, portanto, liberar RAM), basta pressionar o botão "☐" primeiro e, em seguida, o ícone da lixeira. Depois disso, tudo o que foi aberto e funcionou ativamente será fechado e parte da memória ficará livre.

Ver aplicativos ativos

Sua aparência no Android 5.0 é mostrada na captura de tela abaixo.

Feche todos os aplicativos ativos / Android 5.0

No Android 8.0. tudo é feito da mesma forma: somente o sistema ao final da operação também reportará quanta memória foi liberada.

777 MB de memória liberada (memória livre de 2,88 GB) / Android 8.0

# 2 - através do menu de configurações

No Android, por meio do menu de configurações, você pode visualizar todos os aplicativos ativos (ou seja, atualmente em execução), e alguns deles (que não são necessários) podem ser fechados! Graças a isso, você pode economizar uma fração de RAM ...

Isso é feito de forma bastante simples. Primeiro, abra a seção de configurações do Android "Formulários" .

Configurações - Aplicativos

Em seguida, vá para a guia "Trabalhando" : Uma lista de aplicativos em execução deve aparecer. A seguir, veja quais estão usando mais memória e feche as que não estiver usando. A captura de tela abaixo mostra um exemplo (no Android 5.0), como ~ 100 MB de RAM foi liberado em 2 cliques ...

Um exemplo de liberação de RAM / Android 5.0 / Clickable

A propósito, o Android 8.0 tem uma guia ainda mais conveniente: "Configurações / Memória / Memória / Uso de memória por aplicativos" (veja a imagem abaixo).

Uso de memória por aplicativos (Android 8.0) / clicável

Apresenta todas as aplicações que utilizaram RAM nas últimas 3, 6, 12 horas (além disso, a lista pode ser ordenada da mais alta para a mais baixa). Depois de revisar esta lista, você pode estimar rapidamente o que deve ser fechado (por exemplo, se você não tem memória suficiente, então provavelmente não deve continuar executando 2 navegadores, 2 softwares de monitoramento do tempo, etc.)

Parar o aplicativo

# 3 - com a ajuda de especial. aplicativos para acelerar

Não posso deixar de notar que agora existem centenas de vários aplicativos para otimizar e acelerar o funcionamento de um telefone (tablet e outros dispositivos Android). Uma das principais funções desses dispositivos: liberar RAM, excluir arquivos temporários e inúteis, limpar o cache, etc.

Aliás, eu já tinha uma nota sobre esse assunto no meu blog (link abaixo).

Recomendação!

Os 10 melhores aplicativos para acelerar e limpar o Android do lixo - //ocomp.info/dlya-uskoreniya-i-chistki-android.html

Por exemplo, o aplicativo AMC Cleaner em 2-3 cliques com o dedo na tela, pode não só liberar RAM, mas também limpar o dispositivo de detritos, otimizar a carga na CPU (reduzindo assim sua temperatura). As capturas de tela são mostradas abaixo.

113 MB de RAM / limpador AMC liberado

Além disso, a propósito, AMC Cleaner permite que você encontre vários arquivos, fotos, músicas, etc., tomadas e não utilizadas. Às vezes, podemos falar sobre gigabytes!

Limpeza de fotos duplicadas e desnecessárias / AMC Cleaner

A propósito, o mesmo AMC Cleaner tem análogos suficientes. Outro aplicativo desta categoria tem funcionalidades muito boas: Mestre da limpeza (um programa muito famoso, com mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo!).

Permite colocar as coisas em ordem rapidamente no telefone: melhorar a segurança, remover detritos, resfriar a CPU, etc. As telas de trabalho são apresentadas a seguir.

Clean Master - capturas de tela do aplicativo

*

É tudo por agora. Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Boa sorte!