Interessante

Office grátis para Windows [análogos do MS Office]: trabalhar com texto, tabelas, apresentações está disponível gratuitamente!

Dia bom!

Hoje, sem programas de escritório e nem aí, nem aqui. É simplesmente impossível escrever algum texto estruturado (declaração, relatório, nota, etc.) sem um editor ...! 😉

E nesse sentido, para trabalhar com teste e tabelas, o MS Office (Word e Excel) já se tornou um aplicativo clássico. Mas o problema é que essas aplicações são pagas e nem mesmo causam doenças (especialmente para regiões onde metade do salário pode ser pago por uma suíte de escritório).

A propósito, notei que nem todo mundo sabe que o mesmo Word e Excel têm boas contrapartes gratuitas (além disso, a interface e as funções básicas são quase idênticas). Acho que para muitos que não trabalham profissionalmente com documentação - esses análogos serão mais que suficientes !?

Agora no assunto ...

*

Pacotes de escritório [o melhor do grátis]

Escritório aberto

Site: //www.openoffice.org/

Plataformas: Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS

Um excelente pacote de escritório gratuito que roda nas plataformas mais populares (Windows, Linux, FreeBSD, etc.). Observo imediatamente que a grande maioria dos documentos que você criou no Word ou Excel (e em Power Point), o OpenOffice será capaz de abrir e editar.

O único ponto: ao trabalhar com documentos grandes, a formatação do texto pode "sair" um pouco.

A captura de tela abaixo mostra a janela quando você executa o pacote pela primeira vez. Concordo, tudo é bastante familiar e conveniente, como um MS Office normal ...

Open Office - primeiro lançamento do pacote

Quanto à funcionalidade: possui quase todos os recursos do MS Office. Por exemplo, a imagem abaixo mostra um editor (alternativa ao Word) - preste atenção à barra de tarefas: dezenas de várias possibilidades (criação de notas de rodapé, links, edição de texto, inserção de tabelas, imagens, fontes, etc.).

Um editor no Open Office é quase como o Word | Clicável

No geral, este pacote de escritório é uma das melhores alternativas ao clássico MS Office.

Composição da embalagem:

  1. Writer - um editor de texto clássico (semelhante ao MS Word);
  2. Calc - um análogo do Excel (e por falar nisso, muito bom! A maioria das fórmulas funcionam como esperado);
  3. Impress - aplicativo para criação de apresentações;
  4. Draw - um editor gráfico (para quem vai desenhar, trabalhe com gráficos);
  5. Base - um análogo do MS Access (DBMS, bancos de dados);
  6. Math é um aplicativo para trabalhar com fórmulas matemáticas.

*

LibreOffice

Site: //ru.libreoffice.org/

Plataformas: Windows, Linux, FreeBSD, Mac OS X

Esta suíte de escritório é muito semelhante à anterior (embora não seja surpreendente, porque em 2011, devido a um desacordo com a política da Oracle, o LibreOffice "ramificou-se" do projeto Open Office).

Em seu arsenal existem os mesmos componentes: Writer (documento de texto), Calc (planilha), Impress (apresentação), Draw (desenho), Base (banco de dados), Math (fórmula).

A imagem abaixo mostra a janela principal do pacote LibreOffice.

LibreOffice - janela principal

Quanto à funcionalidade: aqui também tudo está no seu melhor (veja a barra de ferramentas: tudo o que você precisa está lá). Observe que você pode abrir e trabalhar com documentos antigos criados em Word / Excel no LibreOffice (ou seja, compatibilidade está presente!).

Editor de Texto do LibreOffice

O pacote suporta o idioma russo, funciona no Windows 7, 8, 10 (32/64 bits). Em geral, outra boa alternativa ao MS Office ...

*

SÓ ESCRITÓRIO [online]

Site: //www.onlyoffice.com/ru/

Plataformas: Windows, Linux, Mac OS X

Os editores de nuvem (que não precisam ser instalados no sistema) estão ganhando cada vez mais popularidade. E eles têm uma vantagem muito significativa a esse respeito: você pode trabalhar com um documento de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Além disso, você pode trabalhar com um documento juntos, três, etc. Isso economiza muito tempo e dinheiro!

Editando um documento no ONLYOFFICE

O pacote ONLYOFFICE inclui os seguintes componentes:

  1. editor de texto (capaz de trabalhar com formatos: .doc, .docx, .odt, .rtf, .txt. Ou seja, como você deve ter notado, os formatos Word são suportados);
  2. editor de tabelas (funciona com formatos: xls, .xlsx, .csv, .ods. Os formatos Excel são suportados);
  3. editor de apresentações (funciona com formatos: .ppt, .pptx, .odp).

Em geral, na versão gratuita do pacote de escritório ONLYOFFICE, é claro, não há editores de matemática. fórmulas (como nas anteriores), mas em geral, há tudo que você precisa para o seu trabalho diário. Acho que muitos ficarão satisfeitos com isso?

*

Kingsoft Office Suite Grátis

Site oficial: //www.kingsoftstore.com/

Você também pode baixar do Softonic

Plataformas: Windows, Android, iOS e Linux

Nota: baixe o pacote "Multilanguage", nele você pode selecionar o idioma russo durante a instalação.

Suíte de escritório simples, concisa e pequena. Adequado para quem não está procurando um "monstro" para criar e editar documentos de escritório.

O arsenal tem tudo que você precisa: um editor de texto, um editor de tabelas e apresentações.

Writer - editor de texto no Kingsoft Office Suite / Clickable

Características:

  1. suporte para documentos criados em Word;
  2. sincronização online com versões para Android, iOS e Linux;
  3. existe um especial. modos de proteção ocular (por exemplo, para trabalhar no escuro);
  4. não há suporte para macros na versão gratuita;
  5. não existem ferramentas para trabalhar com fórmulas, bancos de dados, imagens.

*

FreeOffice

Site: //www.freeoffice.com/ru/

Plataformas: Windows, Linux, Android

Nota: O pacote é gratuito para uso doméstico e não comercial.

Este pacote de escritório contém um editor de texto (TextMaker), aplicativos de planilha (PlanMaker) e apresentações (Apresentações). De acordo com os desenvolvedores, eles conseguiram atingir 100% de compatibilidade com as contrapartes do Microsoft Office.

Além disso, a fala diz respeito não apenas ao design visual (veja a tela abaixo, existem 2 estilos no programa: fitas e clássicos) e funções, mas também a capacidade de editar livremente documentos criados no MS Office.

TextMaker (incluído no FreeOffice) | Clicável

Acrescentarei que depois de trabalhar com documentos no FreeOffice, você pode salvá-los em formatos do MS Office (nota: muitos outros análogos simplesmente têm "meia" compatibilidade: você pode abrir um documento criado no MS Office, mas não pode mais salvá-lo em isso).

Compatibilidade intransigente

Características:

  1. compatibilidade total com documentos criados em MS Office (ainda mais - você pode salvar nos mesmos formatos para que outros usuários possam abrir esses documentos em seu MS Word ...);
  2. otimização de aplicativos para telas sensíveis ao toque (os ícones ficam maiores, fica mais fácil trabalhar com os editores);
  3. suporte total para o idioma russo;
  4. várias opções de design;
  5. propõe-se a instalação do FlexiPDF Basic para o kit office (este é um editor de PDF grátis, uma coisa muito útil, aliás)

*

Windows Office

Site: //windowsoffice.ru/

Plataformas: Windows

Office grátis para Windows, incluindo versões do Word e Excel. Ele se distingue principalmente por sua simplicidade e baixo peso (menos de 50 MB!). Ideal para quem precisa de um editor de texto e planilha simples, sem sinos e assobios complicados.

Observe que este pacote é muito modesto em termos de requisitos de sistema e, portanto, funciona mesmo em máquinas relativamente fracas (sem travamentos).

Windows Office - janela principal / clicável

O Windows Office suporta e abre todos os formatos de documentos conhecidos (txt, doc, html, etc.). O pacote é compatível com Windows 7, 8, 10 (32/64 bits).

*

Documentos Google, Yandex [online]

Site do Google: //www.google.com/intl/ru_ru/docs/about/

Site do Yandex: //disk.yandex.ru/client/disk

Editores online muito convenientes para trabalhar com texto, tabelas, apresentações. Se você tem uma internet estável e rápida, é perfeitamente possível usá-la.

Pessoalmente, não posso dar preferência a nenhum serviço em particular 😉 (são idênticos em termos de capacidades).

Gostaria apenas de observar que você precisa ter mais cuidado com documentos em editores online que contêm informações confidenciais (caso contrário, recentemente as notícias relataram que muitos documentos de usuários estavam disponíveis nos resultados de pesquisa).

Google Docs - conveniente, simples, rápido!

👉 Ajudar!

(Para aqueles que desejam conectar o disco Yandex e usar editores online integrados)

Armazenamento em nuvem: o quê, como, por quê? Como conectar uma unidade de nuvem ao Windows, Android - armazenamento seguro de arquivos na nuvem, disponível a qualquer hora e em qualquer lugar.

Disco Yandex - criação e edição de documentos

*

Suplementos sobre o tema do artigo são bem-vindos ...

Boa sorte.

👋

Publicado pela primeira vez: 04/08/2018

Correção: 1.07.2020