Interessante

Ahh! Enchi meu laptop com água (chá), o que devo fazer?

Pergunta do usuário

Dia bom.

Hoje, acidentalmente, derrubei meia xícara de chá em meu laptop. Eu imediatamente o desliguei e coloquei ao lado da bateria. Tudo parece ter saído dele e já está quase seco.

Diga-me o que você precisa fazer neste caso, e você pode ligar o laptop?

Olá.

Além do superaquecimento e danos mecânicos, uma das causas mais comuns de quebras de laptop é a inundação com algum tipo de líquido (água, chá, café, cerveja - na verdade, como aconteceu com você).

Pior de tudo, há quase tudo sob o teclado do laptop: o processador, a placa-mãe, o disco, etc.

Não é incomum que o líquido derramado vaze pelo teclado e caia no tapete. placa: fecha os contatos, começa a corrosão e a placa fica inutilizável. Além disso, o laptop estará sujeito a reparos caros, às vezes ligeiramente inferiores ao custo de um novo dispositivo ...

By the way, alguns fabricantes colocam pequenas películas de proteção, cobrem algumas peças especiais. significa - mas isso salva apenas parcialmente ...

Neste artigo Vou responder à pergunta do usuário sobre o que fazer se algum líquido for derramado no dispositivo. Acho que, recorrendo ao material abaixo, você pode (com ações corretas e rápidas) minimizar seus custos.

Então...

*

Se eu inundar meu laptop, então ...

PASSO 1

O que quer que você derrame na superfície do dispositivo - desconecte imediatamente o cabo da fonte de alimentação do laptop. Quanto mais rápido você fizer isso, melhor (ignore o desligamento normal do Windows).

Desconecte o cabo de alimentação do dispositivo

PASSO 2

Vire o dispositivo e remova a bateria. O laptop deve ser desligado e desconectado o mais rápido possível!

Removendo a bateria

Aqueles usuários que têm uma bateria escondida dentro do case têm menos “sorte” (se esta palavra for apropriada neste caso). É altamente recomendável remover a tampa protetora e remover a bateria (se você não desligou o laptop antes, mantenha pressionado o botão liga / desliga por 5 a 10 segundos, um desligamento de emergência deve ocorrer).

Lembre-se de que o principal líquido derramado cai no teclado e não flui para dentro de uma vez e não flui em fluxos (especialmente, a maioria dos teclados tem um suporte de metal que também contém um pouco da umidade). Portanto, o principal é não hesitar e desligar tudo a tempo!

ETAPA 3

Deixe o dispositivo com o teclado voltado para baixo em uma superfície limpa, nivelada e seca (para que qualquer líquido derramado possa escorrer).

É aconselhável colocar um pano ou pano seco sob o teclado (troque algumas vezes se sair muito líquido do aparelho).

👉 Secagem leva em média 2-3 dias (pelo menos!). O principal erro de muitos é ligar o aparelho apressadamente antes que ele seque.

Importante!

Para secar, não use secador de cabelo, bateria ou qualquer outro dispositivo de aquecimento.

  • Primeiro, eles podem criar condições para que a condensação apareça dentro do dispositivo (o que significa que a umidade se espalhará por todo o laptop, o que não é bom).
  • Em segundo lugar, o mesmo secador de cabelo vai expulsar o excesso de poeira (que já "assentará" nos pontos ideais de inundação).
  • Em terceiro lugar, esses dispositivos podem superaquecer componentes individuais do laptop e torná-los inutilizáveis!

PASSO 4

Leve o dispositivo a uma oficina de serviço para avaliar o seu estado (não tente ligá-lo após o enchimento e secagem!).

Sim, provavelmente você será cobrado pela inspeção (diagnóstico) e limpeza do dispositivo - mas isso é muito mais barato do que queimar o tapete. pagamento após uma ou duas semanas de trabalho com corrosão.

Na maioria dos casos, se não houver muito líquido e você virar o dispositivo a tempo e desligá-lo (e depois deixá-lo secar), o laptop pode ser colocado em funcionamento com custos mínimos.

*

👉 Para autoavaliação e reparo

Alguns usuários têm laptops bastante antigos e não querem gastar dinheiro extra com eles e levá-los para o serviço (preferem lidar sozinhos). Para eles, darei algumas dicas (faça tudo por sua própria conta e risco).

Sobre tipos de líquidos

Se dividirmos condicionalmente todos os líquidos de acordo com o grau de impacto nas glândulas do laptop, eles podem ser agressivo (aqueles que contêm sal ou açúcar: chá, café, cerveja, limonada, água mineral, etc.) e não agressivo (por exemplo, água pura).

Se você derramar água pura, as chances de salvar o laptop são muito maiores. O fato é que líquidos corrosivos causam um forte processo de corrosão, danificam os caminhos condutores e os fecham. Como resultado, muitos detalhes do tapete são danificados. placa (um dos exemplos abaixo).

Um caso triste ... (doce limonada entrou no teclado do laptop, o que causou corrosão e estragou o microcircuito)

Sobre limpeza e diagnóstico

Minha recomendação é simples - depois de encher o laptop com qualquer líquido, você precisa desmontar o dispositivo e ver por onde a umidade penetrou.

Embora eu note que alguns especialistas admitem que se água comum for derramada no laptop, depois de uma boa secagem, você pode tentar ligar o dispositivo.

Após desmontar o laptop, examine cuidadosamente todas as suas partes (você pode usar uma lupa ou lupa). Se o líquido não passou além do teclado, você está com sorte. Você pode montar o dispositivo e ligá-lo.

Para problemas de teclado ...

Se as teclas estiverem muito crocantes e pegajosas, tente remover o teclado e enxágue-o em água morna e detergente (como Fairy). Em seguida, seque-o e conecte-o novamente. O método é "fazenda coletiva", mas muitas vezes ajuda a reviver o teclado, mesmo nos casos mais problemáticos.

Se, na placa-mãe, eles encontrarem locais onde a umidade penetrou, então os vestígios de inundação devem ser cuidadosamente limpos com um cotonete e uma escova macia (uma escova de dentes velha serve) umedecida com álcool (para que não haja vestígios de líquido derramado).

Em seguida, seque tudo, recolha e tente ligá-lo. Pelo menos neste caso, as chances de um resultado bem-sucedido são muito maiores do que ligar "às cegas" ... 👀

*

TOTAL

1) O primeiro e mais importante, ao derramar qualquer líquido na superfície do laptop é desligar da fonte de alimentação (ou seja, primeiro desconecte o cabo da fonte de alimentação e, em seguida, vire-o e remova a bateria).

Em tal posição invertida - deixe o dispositivo secar completamente (2-3 dias!). Não ligue a bateria, não use secador de cabelo ou outros dispositivos de aquecimento. É imprescindível (principalmente quando inundado com líquidos agressivos) mostrar o aparelho no serviço (antes de ligá-lo após a secagem).

2) Lembre-se de que o líquido derramado em um laptop é imediatamente uma negação automática do serviço de garantia (ou substituição do dispositivo)!

Se você tem filhos pequenos em casa ou animais, pode valer a pena adquirir uma garantia adicional * na compra de um laptop.

* Nota: algumas lojas oferecem pagamento extra de 10-15% do custo das mercadorias. uma garantia que ajudará nesses casos (a empresa fará o conserto do aparelho).

No entanto, certifique-se de ver o que está incluído nesta garantia estendida - empresas diferentes, condições diferentes!

3) Talvez esta recomendação não seja adequada para todos, mas é melhor iniciar 2 laptops:

  • um que você usará pessoalmente (onde estarão seus arquivos de trabalho e dados);
  • e o segundo (mais simples e barato - de modo que agora existem laptops e por 10 mil rublos) - para crianças, entretenimento, etc.

Claro, mantenha o laptop de trabalho longe dos "destruidores", e se o segundo for inundado, os danos serão muito menores ...

*

Isso é tudo. Complementos são bem-vindos.

Boa sorte!

👣

Publicado pela primeira vez: 13/02/2018

Correção do artigo: 15/01/2020