Interessante

Como compartilhar arquivos e pastas na rede local e na Internet (pastas compartilhadas)

Olá!

Para trocar arquivos rapidamente ou colaborar em alguns documentos, geralmente você precisa disponibilizar publicamente uma pasta (ou unidade) específica. Aqueles. para que possa ser aberto a partir de qualquer computador da rede local.

A propósito, esta operação é frequentemente chamada de compartilhamento (da palavra em inglês "Compartilhar" - compartilhar).

Nesta pequena nota, eu queria mostrar como você pode fazer essa pasta não apenas para seus PCs / laptops domésticos, mas também uma das opções de como compartilhar uma pasta via Internet (ou seja, qualquer computador externo pode se conectar ao seu rede local e se tornar parte dela, inclusive usando pastas compartilhadas).

👉 Socorro!

Como transferir um arquivo ou pasta grande pela Internet (mesmo se o tamanho for superior a 1000 GB!) - instruções passo a passo

*

Criação de uma pasta compartilhada (compartilhamento)

Pasta de rede local

E então, digamos que temos alguma pasta na área de trabalho (no meu caso "Test_ocomp"). Para compartilhar, clique com o botão direito sobre ele e abra-o propriedades .

Em seguida, vá para a guia "Acesso" e clique no botão "Acesso geral" ... Depois de precisar adicionar uma nova linha "Tudo" (usuários) e dar-lhe os direitos:

  • ou "Leitura" (os arquivos só podem ser visualizados em outros PCs da rede local);
  • ou "Leia e escreva" (acesso total: você pode visualizar arquivos e excluí-los).

Compartilhado para todos!

Então, na mesma guia "Acesso" vá para as configurações avançadas, compartilhe a pasta e clique no botão "Permissões" .

Personalização avançada

Nele, marque as caixas das permissões que você concede a outros usuários (por exemplo, acesso total ou somente leitura ...).

Acesso total

Na verdade, depois disso, entrar no explorador e abrir a guia "Internet" - você deverá ver o nome do seu PC e a pasta que compartilhamos. Se isso não aconteceu - ver 👉 parágrafo 3 deste artigo ...

Explorador de arquivos - guia Rede

*

Pasta da Internet

Opção 1

Se você precisar de uma pasta que estará disponível 24 horas por dia e qualquer usuário puder acessá-la e fazer upload de um arquivo (ou editar um documento), o serviço сервис Google Drive pode ser uma boa escolha.

Como trabalhar com isso: primeiro, crie uma pasta no Google-drive, clique com o botão direito sobre ela e selecione o item "Para abrir o acesso" .

Para abrir o acesso

Em seguida, permita o acesso aos usuários que têm o link e defina o modo de acesso "Editor" (ou seja, eles podem fazer o que quiserem nesta pasta ...).

Na verdade, depois disso você só precisa copiar o link para a pasta e enviá-lo para as pessoas a quem se destina ...

Disponível para qualquer pessoa que tenha um link (direitos: editor)

Problema resolvido ?! 👍

*

opção 2

Este método é mais "confuso", mas permite que você acesse não apenas arquivos, mas até uma impressora. Além disso, você pode mais "apontar" para configurar os direitos de acesso ...

1) Vou assumir que você já tem uma pasta compartilhada para a rede local (como fazer isso está descrito acima).

2) Em seguida, você precisa instalar o especial. utilitário - Hamachi (link para o site oficial). Ele permitirá que você combine computadores localizados em diferentes partes do país / mundo em uma rede local!

Nota: você precisa instalar o utilitário em todos os PCs nos quais planeja acessar a pasta compartilhada.

3) Em seguida, no PC onde a pasta é compartilhada, inicie o Hamachi e clique no botão "Crie uma nova rede ..." , dê a ela um nome e uma senha. Veja a imagem abaixo, eu criei uma rede "my_local_ocomp" .

Rede criada

4) Agora nos demais computadores você precisa entrar nesta rede criada: para isso, no Hamachi, clique no botão "Rede / Conectar" , digite seu nome e senha.

Depois de se conectar à rede, você verá o PC no qual a pasta está compartilhada: basta clicar com o botão direito sobre ela e selecionar "Visão geral" .

Visão geral

5) Então você pode trabalhar com todas as pastas públicas nele. Veja a imagem abaixo.

Pasta compartilhada

6) No meu exemplo, acabei de copiar alguns arquivos em uma pasta - tudo funciona 👇 ...

Copiando arquivos!

*

O que fazer se a pasta compartilhada não estiver visível

Via de regra, na grande maioria dos casos isso acontece devido às configurações de segurança do Windows (no Windows 8/10, por padrão, o sistema bloqueia a descoberta de rede, compartilhando impressoras e arquivos).

Para alterar essas configurações, você precisa abrir 👉 Painel de Controle do Windows - seção "Centro de Rede e Compartilhamento" ... Depois vá adicionar. configurações de compartilhamento.

Alterar opções de compartilhamento

Em seguida, você precisa abrir alternadamente três guias "Privado", "Convidado", "Todas as redes" e habilite o compartilhamento de arquivos e impressoras, descoberta de rede e desabilite a proteção por senha.

Habilitar Compartilhamento

Após as configurações inseridas, reinicie o seu PC e tente novamente para acessar a pasta compartilhada.

Segundo momentoque você deve prestar atenção é nome computador e grupo de trabalho ... Todos os PCs da rede local devem ter o mesmo nome de grupo de trabalho (por exemplo, em todos os "Grupos de Trabalho") e nomes de computador diferentes.

Para verificar esses parâmetros: pressione a combinação de teclas Win + R, entre no sistema de controle de comando e pressione Enter. Além disso, se necessário, você deve esclarecê-los em todos os PCs ...

Nome do computador e do grupo de trabalho

Terceiro um motivo bastante popular é o trabalho de antivírus e firewalls. Desative-os durante o diagnóstico (de forma que qualquer antivírus moderno, geralmente, permite que você faça isso ... Veja a tela abaixo).

Desative o antivírus Avast por 1 hora

*

Acréscimos sobre o tema são bem-vindos ...

Bom trabalho!

👋

Publicado pela primeira vez: 23.09.2019

Correção: 23/06/2020