Interessante

Como cortar vídeo nas bordas [4 maneiras / exemplos]

Dia bom!

Freqüentemente, o vídeo encontra elementos desnecessários localizados nas bordas da imagem: alguns rostos aleatórios, logotipos, listras pretas irregulares, etc. Se desejar, tudo isso pode ser facilmente removido (mais precisamente cortar supérfluo).

É verdade, notarei imediatamente que se você cortar algo desnecessário, teremos que recomprimir o vídeo (isso pode ser um processo bastante demorado em PCs / laptops não muito poderosos).

Apresentarei meus exemplos passo a passo abaixo em três programas (cada um tem suas próprias vantagens / desvantagens).

A propósito, se você precisar cortar o vídeo na duração (ou seja, cortar o anúncio no início do vídeo ou no final dos créditos), use as instruções a seguir.

*

👉 Nota!

Para que você não tenha problemas para abrir e editar arquivos de vídeo, recomendo instalar um conjunto completo de codecs.

*

4 exemplos passo a passo

Método 1: usando o programa Video-MONTAGE

Site oficial: //video-editor.su/

Programa "Video-MONTAGE" é projetado para processamento de vídeo e criação de seus próprios vídeos. Destinado principalmente a usuários novatos.

Benefícios (no âmbito da nossa tarefa):

  1. suporta quase todos os formatos de vídeo (a versão mais recente tem mais de 500 deles!);
  2. todas as ações são realizadas passo a passo (o programa é projetado para um iniciante);
  3. o programa possui muitos filtros, efeitos, transições e outras "coisas" interessantes que podem transformar significativamente o seu vídeo (por exemplo, você pode fazer um lindo vídeo de parabéns);
  4. você pode pré-selecionar o tamanho final do vídeo de saída;
  5. O software está totalmente em russo;

Talvez a única desvantagem seja que o programa é pago (a versão gratuita terá um pequeno logotipo no início do vídeo). A seguir, passo a passo, apresento nele a solução para o problema atual.

1) E assim, após iniciar o programa, abra um novo projeto.

Novo projeto (edição de vídeo 9.25)

2) Em seguida, adicione ao projeto um vídeo (seta-1 👇) em que deseja cortar as bordas (aliás, se você precisar colar / combinar vários vídeos em paralelo a esta operação, adicione-os todos ao projeto de uma vez só).

3) Após clicar no ícone "Cortar" na barra de tarefas do editor (a ferramenta deve abrir: "Cortando vídeo" ) Um exemplo é mostrado na imagem abaixo.

Adicionar arquivos de vídeo + corte

4) Agora você precisa selecionar com o mouse a área do vídeo que você precisa (tudo o que não estiver no retângulo será cortado). Uma ferramenta muito útil para remover todos os tipos de saliências e listras pretas nas bordas ...

Selecione a área desejada com o mouse - ou seja, o que vamos deixar (edição de vídeo 9,25)

5) Observe que após o corte, o editor mostrará automaticamente como ficará o vídeo final após a compressão (ou seja, se você cortou algo errado, pode reabrir a ferramenta e corrigi-lo).

Além disso, aconselho você a usar uma ferramenta para mudar proporção da tela : 16: 9/4: 3, etc. (👇).

Proporção (edição de vídeo 9,25)

6) Se tudo estiver "OK" - você pode prosseguir para salvar o vídeo. Para fazer isso, abra a seção "Crio" e escolha um formato "Arquivo de vídeo AVI" .

Salvar vídeo (edição de vídeo 9.25)

7) Depois disso, tudo o que resta é selecionar a qualidade do vídeo (aliás, você pode simplesmente especificar o tamanho do arquivo que você precisa na saída) e pressionar o botão "Criar vídeo" .

Seleção de codec, configuração de tamanho de saída e salvamento (edição de vídeo 9.25)

É tudo! Simplesmente? Acho que sim...

*

Método 2: usando Movavi Video Suite

Site oficial: //www.movavi.ru/

Um programa muito interessante e multifuncional para processar qualquer material de vídeo (você pode criar vídeos quase profissionais *!).

Cativa, em primeiro lugar, pela sua consideração: as ferramentas são fáceis e simples de utilizar (e no primeiro arranque - será acompanhado por dicas com setas!).

Um exemplo de corte no Movavi Video Suite:

1) Padrão - primeiro inicie o programa e importe o vídeo desejado (você pode adicionar vários vídeos de uma vez se planeja combiná-los em um arquivo).

Importando arquivos - Adicionar arquivos (software Movavi Video Suite)

2) Em seguida, transferimos os vídeos para a escala inferior e clicamos no ícone "Cortar" (seta-2 👇) - selecione a área que precisa ser deixada (exclua listras "pretas" e áreas interferentes).

Você também pode especificar imediatamente a proporção da imagem (na maioria dos casos, 16: 9 é relevante).

Girar e cortar - proporção - Movavi Video Suite

3) O toque final é salvar o vídeo resultante. Se for visualizá-lo em um PC, é melhor escolher o formato AVI ou MP4 (qualidade: boa).

Salvar vídeo - para MP4 - Movavi Video Suite

Em geral, isso é tudo. Simples também! 👌

*

Método 3: usando o conversor "Format Factory"

Site oficial: //www.pcfreetime.com/

Um conversor de arquivo de vídeo muito sólido. Permite transcodificar o vídeo para vários formatos: MP4, Divx, MOV, FLV, etc.

Ele difere de outro software deste tipo com uma interface simples, de alta velocidade, suporte para centenas de formatos (inclusive o vídeo pode ser convertido para dispositivos móveis).

Recursos (para nossa tarefa):

  1. suporta um grande número de arquivos de vídeo e áudio;
  2. a capacidade de cortar rapidamente o vídeo em comprimento e largura / altura da imagem;
  3. há problemas com a conversão do formato MKV (raramente WMV);
  4. preste atenção à versão instalada - você precisa de pelo menos 4.7.0.
  5. Interface russa.

Agora sobre como trabalhar nisso ...

1) Depois de iniciar o programa, no menu à esquerda, selecione o formato para o qual deseja converter seu vídeo (na maioria das vezes eles usam MP4 ou AVI para visualização em um PC).

Para MP4 (formato de fábrica)

2) Após adicionar o arquivo e ir ao menu "Grampo" .

adicionar um arquivo

3) Ative a ferramenta "Colheita" (no menu à direita) e selecione a área que você precisa (veja o retângulo vermelho na imagem abaixo).

Nota: se você só precisa de um trecho de um filme (vídeo), você pode definir a hora exata de início e término (o programa irá cortar a área especificada para você).

Colheita

4) Depois de especificar todas as configurações, para começar a codificação de vídeo para funcionar - basta clicar no botão "Começar" no menu superior do programa.

Comece - comece a converter

Na minha opinião, tudo é bastante simples.

*

Método 4: usando VirtualDUB

Site oficial: //www.virtualdub.org/

Este programa é bastante popular. Usado para processar arquivos AVI. Permite converter, cortar, colar, aplicar filtros, etc. Na verdade, é um mini-editor + conversor.

Características (em relação à nossa tarefa):

  1. suporta apenas arquivos AVI (embora sejam os mais comuns, mas ainda assim ...);
  2. o programa é gratuito;
  3. nem todos os elementos do VirtualDUB são traduzidos para o russo;
  4. existem muitos filtros para o programa (além disso, muitos deles são criados por fãs);
  5. nem todas as ações são realizadas passo a passo (pode haver algumas dificuldades para iniciantes).

1) E assim, após iniciar o programa, você precisa abrir o vídeo (combinação padrão Ctrl + O) e ir para a seção "Vídeo / Filtros" .

A propósito, vou mostrar todas as ações em inglês. versão do programa, porque total apoio do russo não está lá. Veja o exemplo abaixo. 👇

Vídeo - Filtros (vídeo, filtros)

2) Em seguida, clique no botão "ADICIONAR" (ou seja, estamos adicionando um novo filtro).

Adicionar

3) Depois, encontre o filtro na lista "transformação nula" e adicione-o ao seu projeto. Em seguida, selecione-o na lista e clique na ferramenta "Cortar" (corte).

Corte as bordas do vídeo (por exemplo, se houver barras pretas nas laterais)

4) Na janela que se abre, você veráEixo X e Y, com o qual você pode cortar as bordas do vídeo (apenas altere o valor (veja a seta na imagem abaixo) e você verá como o eixo se move para a esquerda / direita).

Configurando o corte

5) Depois de cortar as bordas do vídeo, você precisa selecionar o codec de compressão para a trilha de áudio e vídeo. Vou mostrar como fazer isso para vídeo (para áudio - da mesma forma).

Primeiro você precisa abrir a seção "Vídeo / Compressão" .

Vídeo de compressão

Em seguida, selecione o codec necessário na lista e abra suas configurações.

Observação: na maioria das vezes, os arquivos AVI usam codecs Xvid ou Divx.Se você não tiver esses codecs na lista, instale um dos conjuntos que recomendei no início do artigo.

Selecione um codec e abra suas configurações

Defina a taxa de bits nas configurações do codec (a qualidade do vídeo depende diretamente disso) e salve as configurações.

Defina a taxa de bits

Em seguida, faça a mesma configuração do codec de áudio ("Áudio / Compressão", etc.).

6) Última etapa: salve o vídeo resultante - "Arquivo / Salvar como AVI" ... Um exemplo é mostrado abaixo.

Salve o vídeo

O tempo de compressão depende das especificações do seu PC, qualidade original do vídeo, codecs selecionados, filtros adicionados, etc.

*

É tudo por enquanto, boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 21.06.2019

Correção: 15/11/2020