Interessante

Temperatura do HDD: diga-me o que fazer, o HDD aquece até 49-54 ° C. Como reduzir a temperatura do HDD

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me um problema ... Eu costumava ter um disco de 1000 GB. Não foi o suficiente para mim, então comprei um segundo disco de 2.000 GB e instalei-o no gabinete do PC. Pensei que haveria problemas de conexão e configuração - mas acabou tudo muito simples, o computador viu por si mesmo (não mudei nada na BIOS).

A única coisa que me preocupa é a temperatura das unidades. Eles começaram a esquentar até 49-54 ° C (eu nem sabia disso, eu vi acidentalmente ao verificar um novo disco usando o utilitário que veio no disco junto com os drivers) ...

(observação: a pergunta era muito grande, o resto foi cortado, por não ser informativo)

Olá.

Sim, o problema é bastante popular (especialmente no verão). Provavelmente, você instalou os discos muito próximos um do outro (e provavelmente não havia nenhum cooler em frente a eles) e eles começaram a "esquentar" um ao outro. Então a temperatura começou a subir ...

Em geral, no artigo, direi o que pode ser feito com esse problema e também abordarei uma série de questões derivadas do tópico. Então...

*

Sobre a temperatura (t) HDD (disco rígido)

Utilitários de monitoramento para (t)

Acredito que esse artigo deva começar com como descobrir e determinar a temperatura atual do disco (e como rastreá-la em geral).

AIDA 64

Policial. site: //www.aida64.com/downloads

Sensores / AIDA 64

Um dos melhores softwares para diagnosticar um PC e visualizar suas características. No capítulo "Sensores" você pode descobrir a temperatura não apenas dos discos, mas também da CPU, placa de vídeo, tapete. Pranchas. Veja a imagem acima.

Nota: nas configurações do programa na seção "Sinais do sensor", habilite a exibição dos ícones de temperatura na bandeja (ao lado do relógio).

Como fica

HDD Life

Policial. site: //hddlife.ru/

Nota: observe que existem várias versões do utilitário (para laptops, para PCs). Além disso, o Windows 10 Defender pode "xingar" o instalador do programa devido à falta de uma assinatura.

HDDLife - janela principal do programa

Este programa difere do anterior porque, além da temperatura, mostra o estado geral do disco como um todo. Além disso, não "incomoda" com alguns termos pouco compreendidos: a saúde do disco é estimada como uma porcentagem.

Além disso, ele pode monitorar automaticamente o status das unidades HDD / SSD e avisá-lo a tempo sobre todos os problemas potenciais. Um utilitário muito útil, especialmente para usuários inexperientes.

Speccy

Policial. site: //www.ccleaner.com/speccy

Speccy - a janela principal do programa

Programa gratuito e muito simples para visualizar informações básicas sobre o seu PC / laptop. Em relação ao nosso tópico: o Speccy imediatamente após o lançamento irá mostrar a temperatura de todos os drives instalados no dispositivo (veja a tela acima).

Se você quiser ver a temperatura do disco na bandeja (ou seja, rastreá-la), vá para as opções do programa (Opções) e abra a seção "Bandeja do sistema" : coloque todas as caixas de seleção que estão lá e selecione o disco para monitoramento (veja o exemplo abaixo).

Configurações de Speccy (para rastrear a temperatura na bandeja)

Após minimizar o programa, o valor do sensor aparecerá na bandeja, no meu caso 35 ° C. Em geral, é muito conveniente ...

Speccy - mostra a temperatura do disco

Temperaturas ótimas e críticas do HDD

Em geral, se falarmos sobre este tópico, eu destacaria 4 faixas de temperatura (ótima, alta, crítica e baixa). Claro, a este respeito, vale a pena prestar atenção ao fabricante do seu HDD: as faixas de temperatura ideais para diferentes fabricantes podem ser ligeiramente diferentes.

No entanto, em geral, os valores abaixo são relevantes para a grande maioria dos HDDs.

30-45 ° C

A temperatura mais comum (e normal) do HDD. Se a temperatura operacional do seu disco flutuar neste valor, nada extra. não há necessidade de empreender.

46-54 ° C

Este intervalo já está fora do intervalo ideal (mas ainda não crítico). Via de regra, a temperatura pode "pular" aqui no quente verão com uma carga pesada no disco.

Recomenda-se verificar o sistema de refrigeração (limpar da poeira), instalar adicional. resfriador. Em qualquer caso, você não deve deixar assim (como se chama "ao acaso")!

Em geral, as medidas para combater o superaquecimento são fornecidas abaixo no artigo ...

Acima de 55 ° C

Se a temperatura atingir 55 ° C e ultrapassar este valor, é um sinal de alarme! Qualquer coisa acima desse valor é uma temperatura crítica na qual é altamente indesejável usar o disco. Recomendo desligar o PC e deixá-lo voltar.

Com trabalho constante nesta faixa de temperatura, a vida útil do disco rígido é significativamente reduzida (2 a 5 vezes ou mais!). A razão para isso é que um aumento na temperatura leva a uma expansão dos materiais, o que, é claro, afeta o funcionamento de um dispositivo de alta precisão (como o fenômeno do HDD).

Abaixo de 22 ° C

Muitas pessoas acreditam que quanto mais baixa for a temperatura operacional da unidade, melhor. No entanto, isso não é bem verdade ...

O fato é que, quando a temperatura sobe, os materiais se expandem e, quando ela diminui, eles se estreitam. Isso, por sua vez, também afeta a operação de alta precisão do dispositivo. Além disso, em baixas temperaturas do invólucro externo do dispositivo, pode-se formar condensação (o que é ainda pior ...).

Normalmente, se o computador não estiver na rua, na varanda, em uma sala sem aquecimento, a temperatura não ultrapassa esse valor. Portanto, não vou me alongar sobre este problema ...

Como você pode reduzir a temperatura do HDD

Em geral, muitos fatores afetam a temperatura do HDD:

  • a temperatura da sala em que o PC está funcionando;
  • a proximidade do HDD um do outro (se você tiver vários) ou de outros dispositivos (que também esquentam durante a operação);
  • poeira da unidade do sistema;
  • disponibilidade e velocidade dos refrigeradores;
  • carregar no HDD (por exemplo, se você baixar dezenas de torrents o dia todo sem interrupção - a carga no disco é muito maior do que se você estivesse apenas trabalhando com documentos).

Em geral, com base nisso, vou construir recomendações. .

1) Limpe a unidade do sistema de poeira

Esta é a primeira coisa a fazer. Para muitos usuários, os PCs / laptops não são limpos há anos. As saídas de ar estão obstruídas com poeira e uma boa ventilação pode ser deixada de fora. Como resultado, o ar quente do gabinete do computador simplesmente não tem para onde ir ...

Ajudar! Como limpar a poeira de um laptop: sozinho em casa - //ocomp.info/kak-pochistit-noutbuk-ot-pyili.html

Como limpar o pó do seu PC. Limpando o monitor, unidade de sistema, teclado - //ocomp.info/kak-pochistit-kompyuter-ot-pyili.html

Limpeza de poeira e poeira

2) Coloque os discos longe um do outro

A segunda dica também é uma das mais óbvias. Se os discos estiverem "espaçados" um do outro, a temperatura pode ser reduzida para 10 ° C (ou mais). Além disso, essa operação não exige muito tempo ou esforço. Veja a foto abaixo.

Localização dos discos na unidade do sistema

3) Instale o add. resfriador

Se você não conseguir instalar os discos mais distantes um do outro (ou se isso não deu o efeito desejado), instale um cooler em frente a eles (em princípio, qualquer um servirá). Se ao menos houvesse mais. circulação de ar em torno dos discos.

Como regra, conectar um cooler não causa nenhum problema difícil, e isso é feito ainda mais fácil do que conectar um disco (portanto, nenhum comentário ) ...

4) Para laptops - use especial. porta-copos

Se você tiver problemas com um laptop, existe um especial para eles. almofadas de resfriamento. Seu uso permite reduzir a temperatura para 5-10 ° C (em alguns casos, até mais)!

Ajudar! Laptop está esquentando: o que fazer? A temperatura está alta o tempo todo: 85 ° C + - //ocomp.info/greetsya-noutbuk.html

Almofada de resfriamento para laptop

5) Esfrie a sala

Se você tem uma temperatura de 40 graus na sala onde o PC está funcionando, então a temperatura do disco definitivamente não será menor que este valor (geralmente é mais alta em 5-10 ° C). Claro, a instalação de um ar condicionado seria uma solução muito boa neste caso.

Como último recurso, você pode simplesmente remover a tampa lateral da unidade do sistema e, ao contrário, colocar um ventilador normal.Essa "ventilação" reduzirá significativamente a temperatura de muitos componentes do PC (não apenas do HDD).

6) Não use torrents, editores, jogos ativamente

Bem, e o último conselho: se o problema com a temperatura ainda não foi resolvido, tente não carregar o disco (e o computador como um todo) neste momento. O download ativo de torrents, alguns jogos, editores - pode carregar significativamente o disco (e, portanto, aumentar a temperatura).

Quem cria a maior carga de disco / Gerenciador de tarefas

*

Complementos são bem-vindos ...

Tudo de bom!