Interessante

Como reparar o Windows 10: guia passo a passo

Olá.

Sabedoria popular: existem dois tipos de pessoas - aquelas que ainda não fazem backups e existem aquelas que já os fazem.

Escusado será dizer que um backup criado a tempo pode poupar muitos nervos, tempo e dados. Em geral, o Windows 10 (pelo que eu consegui familiarizar com ele) é um sistema bastante "estável", pelo menos em comparação com o mesmo Windows XP, e é muito mais difícil "matá-lo" com suas ações ineptas . Mas ainda...

Neste artigo, quero me concentrar nas perguntas mais comuns relacionadas à recuperação do Windows, pontos de verificação e outros problemas. O artigo será útil tanto para quem acabou de pensar no que fazer se o Windows "voar" amanhã, e para quem parou de funcionar (começaram a aparecer erros e travamentos), quanto para quem deixou de carregar o Windows e deseja obter o computador de volta ao trabalho. Portanto, considerarei todas as questões em ordem.

Como configurar a criação de pontos para recuperação do sistema

Nota importante: Não sei por que, mas no Windows 10, por padrão, a função de criação automática de pontos de verificação (para os quais você pode reverter o Windows) está desabilitada! Portanto, acredito que a primeira coisa em um artigo desse tipo é mostrar como habilitar esse recurso. O que é estranho, antes disso, no Windows 7, 8 - essa função estava sempre habilitada!

Ações em ordem

1) Primeiro, abra o Painel de Controle do Windows, vá para a seção "Sistema e Segurança" e, em seguida, abra a seção "Sistema" (veja a tela abaixo).

Sistema e Segurança / Windows 10

2) Em seguida, abra o link "Proteção do Sistema" à esquerda (veja a tela abaixo).

Proteção do sistema

3) Depois disso, você precisa selecionar a unidade do sistema (na qual o Windows está instalado - ela é marcada com o ícone ) - geralmente, é "unidade local C: \ (sistema)" e clique no botão "Configurar".

Propriedades do sistema

4) Em seguida, três etapas em ordem:

  1. mude a posição do controle deslizante para o modo "Ativar proteção do sistema";
  2. mova o controle deslizante para a direita - nós determinamos o local que será dado aos pontos de recuperação;
  3. salvar as configurações (claramente mostrado na foto abaixo).

Proteção do sistema para disco local

Agora que a proteção do sistema está ativada, o Windows fará backups de vez em quando. A propósito, quanto mais espaço no disco rígido você alocar para backups, mais pontos terá. Assim que o espaço for usado - cada novo ponto substituirá o antigo ...

Crie um ponto de verificação manualmente

A propósito, logo após ativar a criação automática de pontos, recomendo criar um ponto manualmente (especialmente se tudo ainda estiver funcionando como deveria para você :)).

Para fazer isso, clique no botão "Criar", a guia ainda é a mesma "Proteção do Sistema" (aliás, este botão tornou-se ativo (anteriormente era impossível clicar nele)).

Crie um ponto de restauração (o botão criar agora está ativo!)

Em seguida, você precisa especificar o nome do ponto e clicar no botão "Criar" (veja a tela abaixo).

Crie um ponto de restauração

Depois disso, o Windows vai "pensar" por um ou dois minutos, e o ponto de verificação será criado (aliás, o Windows irá notificá-lo sobre isso em uma janela separada). Na verdade, trata-se de trabalho "manual" ...

Observação! Eu sempre recomendo a criação de um ponto de restauração no modo manual quando for alterar os drivers (por exemplo) ou realizar qualquer ação com o registro do sistema.

Iniciando a recuperação do Windows

Como abrir a janela de recuperação (opção 1)

Abra o Painel de Controle do Windows no seguinte endereço: Painel de Controle \ Sistema e Segurança \ Sistema

A seguir, à esquerda, abra o link "Proteção do Sistema" (veja a tela abaixo).

Protegendo seu sistema Windows 10

Em seguida, na janela que se abre, clique no botão "Restaurar" (mostrado na imagem abaixo).

Propriedades do sistema - Restaurar

Depois disso, a janela "Restauração do sistema" deve aparecer.O Windows irá avisá-lo de que esta operação não afetará seus documentos, mas os drivers e programas instalados antes de criar um ponto de restauração serão excluídos. Clique mais ...

Restauração de arquivos de sistema, parâmetros

Depois disso, uma janela com pontos de recuperação aparecerá. Agora você precisa selecionar o ponto desejado e clicar em.

Escolha de um ponto de restauração

Por padrão, o Windows escolhe o ponto mais recente (ou seja, o mais recente), solicita que você concorde e pressione próximo. Nem sempre o último ponto - resolverá o problema. Você precisa selecionar o ponto em que o Windows estava funcionando normalmente. Você pode navegar pela data de criação do ponto e sua descrição.

Observação:

  1. alguns pontos podem ser marcados como "críticos". Não há com o que se preocupar, geralmente, eles são criados quando o sistema é atualizado;
  2. se você selecionar um ponto específico e clicar no botão "Pesquisar programas afetados", poderá descobrir quais programas serão alterados quando você reverter o sistema. Por exemplo, você descobrirá quais programas não funcionarão após uma reversão - ou seja, eles terão que ser reinstalados.

Restaurando seu computador a um estado anterior

A última etapa é concordar e confirmar a reversão do sistema para o ponto de restauração criado anteriormente. O computador será reiniciado e as alterações terão efeito.

Restauração do sistema: confirmar reversão

A segunda forma de abrir a janela de recuperação

Existe outra maneira mais rápida e fácil de abrir a janela de recuperação no Windows 10. Para fazer isso:

  1. abra a janela de pesquisa (o ícone da "lupa" fica ao lado do botão INICIAR);
  2. digite a palavra "recuperação" na caixa de pesquisa (muito provavelmente, você não terá que digitar a palavra inteira);
  3. entre os resultados encontrados, abra o que você precisa (a imagem abaixo ilustra cada etapa).

Windows 10 - INICIAR: como abrir a janela de recuperação

Além disso, o procedimento de recuperação é semelhante: você também precisa selecionar o ponto em que o rollback será feito, confirmar a operação ...

Como reverter o Windows 10 para um ponto de restauração se o seu computador não inicializar

É bom quando o Windows pelo menos inicializa e você pode normalmente abrir o painel de controle, a seção de segurança e habilitar a função de reversão. E quando não está carregado? Nesse caso, você precisa de um DVD de instalação ou uma unidade flash USB. No meu artigo, vou me concentrar no segundo :). Então, as primeiras coisas primeiro ...

Preparar e criar uma unidade flash USB inicializável (se não estiver lá)

Em geral, aconselho mais de uma vez, mas é melhor com a unidade flash USB com a qual você instalou o Windows - não faça nada, salve-o e tenha-o em reserva. Essa unidade flash irá ajudá-lo mais de uma vez. Se o seu Windows não inicializar e você não tiver esse tipo de pen drive, terá que pedir a ajuda de um amigo, vizinho (se não houver um segundo PC / laptop).

Observação! Para não me repetir (especialmente porque o assunto é extenso), recomendo que você leia o seguinte artigo em meu site: //ocomp.info/cozdanie-zagruzochnoy-fleshki.html. O artigo fornece todos os tipos de opções para a criação de unidades flash inicializáveis: Windows Xp / 7/8/10, UEFI, inicialização múltipla, etc.

Configurações do BIOS. Seleção de mídia inicializável (ou seja, "nossa" unidade flash)

Para inicializar a partir de uma unidade flash USB de instalação com Windows, você precisa configurar o BIOS de acordo. Em geral, não há nada complicado na configuração do BIOS (em termos de alteração da ordem de inicialização) - não. Em vez disso, o problema é mais frequentemente encontrado em uma mídia inicializável gravada incorretamente.

Em geral, na minha opinião, é muito mais conveniente usar um menu de inicialização especial - Menu de inicialização (Nome inglês). Ele pode ser chamado quando o computador / laptop está ligado. O resultado final é que, neste menu, você pode selecionar o dispositivo a partir do qual inicializar o computador (sem entrar na BIOS!).

Cada fabricante tem suas próprias teclas de atalho para entrar no menu de inicialização, por exemplo, para notebooks Acer - F12, para Samsung - Esc. Pressione-os imediatamente após ligar o computador / laptop. Depois disso, normalmente, aparece um menu especial no qual devemos selecionar nossa operadora (um exemplo é mostrado abaixo). Uma lista extensa de fabricantes também está disponível no link abaixo.

Teclas de atalho (botões): menu de inicialização do BIOS, menu de inicialização, agente de inicialização, configuração do BIOS. Laptops e computadores - //ocomp.info/goryachie-klavishi-dlya-vh-bios-boot-menu.html

Um exemplo de menu de inicialização é um laptop HP (menu de opções de inicialização).

Reverta o sistema usando um ponto de restauração

Se a unidade flash USB estiver gravada corretamente, o BIOS está configurado corretamente, então a instalação do Windows deve começar. Observe que na tela em que você será solicitado a instalar o sistema operacional - na parte inferior da janela, há um link "Restauração do sistema" e você precisa clicar nele (veja a imagem abaixo, nota: seta verde).

Windows 10 - inicie a instalação

Em seguida, uma tela com uma opção de ação deve ser aberta: você precisa abrir a seção "Diagnóstico (retornando o computador ao seu estado original ou usando ferramentas adicionais)".

Seleção de ação

Em seguida, abra o link "Opções avançadas".

Diagnóstico

Em parâmetros adicionais - selecione a primeira guia "Restauração do sistema (restauração do sistema usando um ponto de restauração)" (veja a tela abaixo).

Restauração do sistema / Windows-10

Em seguida, uma janela padrão deve ser aberta com uma proposta para reverter o sistema ao ponto criado antecipadamente.

Início de recuperação

Não adianta descrever todas as etapas adiante - tudo será igual como se tivéssemos iniciado o programa do Windows, e isso já foi descrito na primeira parte do artigo ...

Restaurar registros de inicialização

A propósito, nem sempre é necessário procurar um ponto de backup e retornar o computador a ele. Quando o Windows para (de repente, sem motivo) para inicializar, na maioria das vezes, isso ocorre devido a registros de inicialização corrompidos.

Para restaurá-los, basta selecionar a guia "Recuperação de inicialização" na seção "Configurações avançadas" (consulte a etapa anterior do artigo), em vez de "Restauração do sistema" (veja a imagem abaixo: seta verde sob o número 2).

O próprio Windows irá diagnosticar e tentar restaurar a funcionalidade automaticamente.

Recuperação de inicialização

Adição. Mesmo nos casos em que o sistema operacional informa que a tentativa de restaurar os registros de inicialização falhou - tente reiniciar o computador, nem uma vez na minha "prática" (apesar desse erro), após tal procedimento, o Windows foi carregado com sucesso.

Criação de uma imagem completa do sistema

No Windows 10, há uma opção de backup nada ruim - criar uma imagem de todo o sistema em um disco separado ou discos DVD (você vai precisar de vários, na minha opinião, é melhor usar um disco rígido externo ou um segundo disco - se você tiver 2+ deles no sistema).

A diferença entre este método e os pontos de restauração clássicos é que esse método cria um arquivo completo com todos os programas, drivers, arquivos do usuário, configurações, atalhos, etc. que estão no sistema.

Observação. Faz sentido criar essa imagem quando você tem tudo configurado e tudo funciona bem. Normalmente, esse tempo ocorre 2-3 dias após a instalação do Windows.

Crie uma imagem

1) Primeiro, abra o painel de controle, depois a seção "Sistema e Segurança" e depois "Backup e Restauração" (um exemplo é mostrado na imagem abaixo).

Sistema e segurança - backup

2) Em seguida, no menu à esquerda, você precisa clicar no link "Criar uma imagem do sistema".

Imagem do sistema

3) Agora você precisa especificar a mídia na qual a imagem será salva. Normalmente, eles escolhem um disco rígido externo (ou uma "grande" unidade flash de 64 GB, 128 GB, por exemplo).

Onde o arquivo com o sistema será armazenado

4) Aqui você precisa especificar quais discos deseja arquivar. O Windows, por padrão, inclui a unidade na qual está instalado e várias partições do sistema. Se isso não for suficiente para você, você também pode habilitar outras unidades locais.

Observação. Preste atenção ao local que será necessário para o arquivamento. O Windows mostrará o espaço livre em sua mídia e o espaço de backup necessário. Se você selecionar mais alguns discos locais, o espaço de backup necessário aumentará proporcionalmente aos discos selecionados.

Seleção de discos a serem arquivados

Usando a imagem. Quando você começa a ter "problemas" com o Windows 10, pode reverter de forma rápida e fácil ao estado anterior usando esta imagem. Existem 2 maneiras de iniciar a recuperação de tal imagem:

  1. - use um disco de recuperação;
  2. - no programa de configuração do Windows, selecione: Diagnóstico / Opções avançadas / Recuperação de imagem do sistema.

Adição... A propósito, você pode fazer uma clonagem completa de um disco rígido usando programas de terceiros (muitos deles, francamente, têm muito mais opções e são mais convenientes de usar do que as ferramentas padrão do Windows). Por exemplo, esses programas são: Acronis True Image, EASEUS Disk Copy, Paragon Drive Backup Personal, etc.

Correção de desempenho + limpeza do Windows de vírus usando AVZ

Não é segredo que os vírus e adware costumam ser a causa dos problemas do Windows. Muitas vezes, esse é o motivo pelo qual muitos usuários desejam restaurar o sistema operacional Windows. Se você começar a ver banners de publicidade em seu desktop, em sites (onde não existiam antes), o navegador abre abas constantemente (que você não pediu para abrir) - muito provavelmente você pegou adware (esta "infecção" é muito popular agora).

Para se livrar de toda essa "bondade" e restaurar o desempenho do computador, recomendo usar o utilitário - AVZ.


AVZ

Site do desenvolvedor: //www.z-oleg.com/secur/avz/download.php

Um dos melhores utilitários antivírus, não precisa ser instalado. Funciona com todas as versões populares do Windows: XP, 7, 8, 10. As principais tarefas resolvidas nele:

  • - Remoção de inserções SpyWare e AdWare, módulos (mais relevantes do que nunca - anúncios e outros "bons" aparecem constantemente nos navegadores);
  • - Pesquisa e eliminação de Dialer (Trojan.Dialer);
  • - neutralização de Trojans;
  • - fechamento de furos (BackDoor);
  • - remoção de worms de rede e correio;
  • - neutralização: TrojanSpy, TrojanDownloader, TrojanDropper, etc.

Além de neutralizar vírus, este programa pode restaurar as configurações do sistema, fechar alguns "buracos" definindo parâmetros ideais. Vamos ao que interessa :).


Eu recomendo fazer três coisas no AVZ

1) Verifique a existência de vírus

Esta é a primeira coisa a se começar com AVZ. Mesmo se você tiver um antivírus instalado, ainda não será supérfluo afastar o computador AVZ. O fato é que este utilitário antivírus "vê" e descobre muitas coisas "boas" que os antivírus comuns não percebem.

Para verificar a existência de vírus em seu computador - execute o AVZ, selecione os discos (certifique-se de selecionar a unidade do sistema) e clique no botão INICIAR. Felizmente, a varredura é rápida o suficiente (em relação a programas de terceiros de tipo semelhante).

Verificação de vírus no AVZ

2) Assistente de solução de problemas

A segunda coisa que recomendo é definir os parâmetros ideais (não é segredo que nem todas as configurações padrão do Windows fornecem o nível ideal de segurança). Portanto, o AVZ encontra essas configurações problemáticas e o convida a corrigi-las (o programa as corrige por conta própria no modo automático).

Para executar esse assistente: vá ao menu "Arquivo" e selecione "Assistente de solução de problemas".

Assistente de solução de problemas

3) Restaurar as configurações do sistema

Freqüentemente, "problemas" com o Windows também ocorrem devido ao fato de que vírus e adware alteram alguns arquivos do sistema, editam arquivos e adicionam linhas "maliciosas" a eles. Por causa disso, por exemplo, você obtém anúncios em seu navegador, mesmo nos sites onde eles não deveriam estar!

Você também pode restaurar várias configurações do sistema no AVZ, se for ao endereço: "Arquivo / Restauração do Sistema" O programa oferecerá uma lista completa de várias opções de recuperação (todas as opções são mostradas na imagem abaixo).

Restaurando as configurações do sistema

Observação. Se você, sem saber, marcar todos os itens e clicar em restaurar, nada criminoso acontecerá, apenas as configurações do sistema voltarão à sua forma original, como se você tivesse acabado de instalar o Windows.

No sim, uma solução rápida e bem-sucedida para o Windows!