Interessante

Métodos de conexão à Internet: qual é o melhor e qual escolher

Bom tempo!

A Rússia é um grande país e o problema de comunicação entre as diferentes partes do nosso país sempre foi relevante. Com o desenvolvimento das tecnologias da Internet, este problema está parcialmente resolvido, mas mesmo aqui tudo está longe de ser simples ...

Neste artigo, decidi examinar várias maneiras de me conectar à Internet. Não pretendo contar a você todas as sutilezas de cada opção. Talvez a missão deste artigo seja diferente - familiarizá-lo com diferentes opções e métodos de conexão, talvez sugerir uma ideia para procurar algo melhor ...

É que certa vez fiquei muito surpreso como as pessoas ainda conseguem "sentar" em uma conexão dial-up, quando provedores com uma "linha dedicada" (Ethernet) vieram para nossa cidade por alguns anos. Acontece que muitos simplesmente ainda não sabiam que é possível se conectar a esse provedor de Internet de forma quase gratuita e obter velocidades dez vezes maiores!

E então, eu termino as memórias, e passo ao tópico ...

*

Como se conectar à internet. Prós / contras de maneiras diferentes

Conexão dial-up (ADSL ou dial-up)

O tipo mais comum de conexão com a Internet. Há uma linha telefônica regular em todos os lugares - em quase todas as localidades (graças ao país dos soviéticos pela eletrificação e telefonia).

Discar

Em paralelo, um modem é conectado ao seu telefone (à linha telefônica) (como um segundo telefone). Além disso, as operadoras geralmente têm números especiais pelos quais você pode obter acesso à Internet (discando-os de um modem, é claro).

De uma forma geral, noto que este método está aos poucos “morrendo” e desaparecendo no esquecimento: em nosso país, afinal, foi adotado um programa para o desenvolvimento e implantação de uma rede mesmo em áreas remotas.

Dial-Up - um diagrama de conexão aproximado

Prós:

  1. alta disponibilidade (você pode se conectar à Internet mesmo em muitas aldeias remotas do nosso país);
  2. baixo custo do equipamento (apenas um modem é necessário, que pode ser encontrado nas lojas chinesas por menos de 100 rublos!).
  3. Você pode se conectar sozinho: basta comprar um modem, conectá-lo a uma linha telefônica e configurar uma conexão em um PC.

Desvantagens:

  1. velocidade muito baixa (até 56/128 kbps). O suficiente é apenas para visualizar páginas (você não pode sonhar em baixar arquivos);
  2. Preço Alto;
  3. baixa estabilidade de conexão: a conexão freqüentemente é interrompida;
  4. o telefone estará ocupado (ao acessar a Internet).

Adição!

Você pode achar útil um artigo sobre como transferir Mbps para MB / s (ou por que me conectei à Internet a uma taxa de 100 Mbps, mas baixe apenas 10 MB / s) - //ocomp.info/skolko-megabit-v -megabayte.html

ADSL

Esse método também usa uma linha telefônica, mas tem uma vantagem significativa: o telefone não ficará ocupado enquanto estiver trabalhando com a Internet e oferece velocidade muito mais alta (até 8 Mbps).

ADSL - diagrama de conexão aproximado

Entre as desvantagens: o custo do equipamento mais caro (do que com uma conexão Dial-Up), e a impossibilidade (na maioria dos casos) de configurar a conexão por conta própria sem os especialistas da operadora a que você vai se conectar .

Linha dedicada (Ethernet, GPON, DOCSIS)

Ethernet / GPON

O tipo mais comum de conexão à Internet em todas as grandes cidades. Um cabo é colocado em seu apartamento (como um cabo de televisão, só que tem mais veias), que é conectado diretamente à placa de rede de um computador / laptop ou a um roteador Wi-Fi (para criar uma rede sem fio no apartamento).

Um diagrama de conexão aproximado (pode não haver um roteador - então o cabo Ethernet está conectado diretamente à placa de rede do PC)

Prós:

  1. alta taxa de transferência de dados (até 100 Mbps com Ethernet e até 1 Gbps com conexão GPON (fibra)). A propósito, existe outro tipo popular de conexão FTTB - esta é a "óptica" estendida para sua casa (mas não para seu apartamento!);
  2. baixo custo de serviços (a conexão ilimitada custará apenas algumas centenas de rublos por mês);
  3. conexão estável e de alta qualidade, com baixo ping, o que é muito importante para os jogadores (uma das mais estáveis ​​hoje);
  4. praticamente nada precisa ser comprado: há uma placa de rede em cada PC moderno (e o roteador Wi-Fi da empresa geralmente é fornecido gratuitamente ...).

Desvantagens:

  1. a necessidade de instalar um cabo para um apartamento / casa;
  2. está disponível apenas em cidades relativamente grandes (além disso, se você tiver uma área nova ou remota, pode ser que nenhuma operadora tenha conectado sua casa).

Por cabo coaxial (TV) (DOCSIS)

Este tipo de conexão não é muito comum em nosso país. A ligação à Internet é efectuada através de um cabo de televisão (KTV), a velocidade chega a 42 Mbit / s (é preciso admitir que não muita, dadas as realidades modernas).

Diagrama de conexão DOCSIS de amostra

O princípio é aproximadamente o seguinte: um especial é conectado a um cabo de televisão. modem a cabo - uma saída vai para o PC (a Internet é distribuída) e a outra para a TV. Você pode trabalhar com a Internet paralelamente a assistir a programas de TV (um não interfere no outro!).

Em geral, esse tipo de conexão é mais usado em áreas de repouso e remotas, onde simplesmente não há outra escolha (digamos, Ethernet). Bem, ou nos casos em que você já usa os serviços da KTV e não há desejo (oportunidade) de colocar outro cabo no apartamento (por exemplo, é excessivamente caro).

Acesso à Internet sem fio e móvel (GPRS, EDGE, 3G / 4G, WiMax, etc.)

A mais avançada e uma das áreas de maior desenvolvimento. Eu nem mesmo presumo destacar qualquer um dos tipos de conexão separadamente. Talvez você deva se concentrar em 3G / 4G. "isso" está em cada telefone moderno ...

Em geral, agora qualquer smartphone é capaz não apenas de acessar a própria Internet, mas também de compartilhá-la (distribuí-la) para PCs / laptops / outros smartphones vizinhos. Em muitas grandes cidades, a cobertura 3G / 4G é a mais difundida (4G fornece velocidades de até 100 Mbit / s ou mais (na prática, a velocidade "dança" em diferentes partes da cidade, e é boa se for 20- 30 Mbit / s)).

Para conectar um computador à Internet através de um smartphone, basta: conectá-lo à porta USB e ativar o modo modem no smartphone (todo aparelho moderno possui um). Você também pode criar uma rede Wi-Fi em seu smartphone via modo modem e distribuir a Internet usando-a (todos que se conectarem a ela também terão acesso à Internet). Veja as imagens abaixo.

Conectamos o telefone ao computador usando um cabo USB

Veja o canto da tela do telefone (a rede 4G foi encontrada)

Existe um modo de modem em cada smartphone moderno

Adição!

Talvez você precise de uma instrução: como distribuir a Internet para um computador ou laptop com Android - //ocomp.info/razdavat-internet-s-android.html

Observo que os modems (na forma de unidades flash) também são populares agora, os quais podem ser conectados a qualquer PC / laptop por meio de uma porta USB. Fornece uma comunicação de qualidade bastante boa.

Modem megafone conectado a um laptop (não como um anúncio!)

Profissionais da máfia. Internet:

  1. não há necessidade de comprar mais nada (se não levarmos em consideração os modems especiais);
  2. a Internet pode ser distribuída muito rapidamente para qualquer dispositivo (inclusive, mesmo na estrada ou na natureza);
  3. uma área de cobertura suficientemente grande (pode ser usada em uma área onde não há mais nada);
  4. ultimamente existem tarifas cada vez mais ilimitadas.

Desvantagens:

  1. custos de comunicação várias vezes mais do que a mesma linha alugada;
  2. ping frequentemente alto, o que não é adequado para a maioria dos fãs de jogos em rede (em geral, a qualidade da comunicação depende da área e da distância da torre);
  3. não tão rápido quanto outros tipos de conexão.

Conexão de satélite

Este não é um tipo de conexão muito popular (muito caro) e só é usado em partes remotas do país, onde simplesmente não há outra alternativa. A velocidade de acesso depende fortemente do equipamento que será fornecido a você.Uma das principais desvantagens deste tipo de conexão, que vale a pena notar, é a presença de um ping muito alto: pelo menos 250 ms (isso é muito)!

Internet via satélite - um esquema aproximado

Prós:

  1. possibilidade de instalação em qualquer parte do país;
  2. independência dos canais de comunicação terrestre.

Desvantagens:

  1. ping muito alto (250 ms e superior) - é quase impossível jogar jogos em rede ou falar por telefonia IP;
  2. alto custo de equipamentos e pagamento por serviços;
  3. a necessidade de coordenar a instalação dos equipamentos (nem sempre e nem em todos os lugares);
  4. equipamento volumoso e complexo (não instale e configure você mesmo).

PS

É possível que tudo isso (o que escrevi neste artigo) em breve não faça mais sentido ... Sou eu sobre as palavras de Elon Musk, que prometeu que em alguns anos cobrirá a Terra de satélites e fornecerá quase todos os habitantes do planeta com acesso rápido e gratuito à Internet! É tentador!

Porém, pessoalmente, creio que suas palavras não foram isentas de propaganda e pathos: talvez eles vão cobrir a Terra de satélites, mas será em 15-20 anos (mínimo) ...

*

Isso é tudo para mim. Boa sorte!