Interessante

Como aumentar a velocidade de uma rede Wi-Fi (acelerar a transferência de dados)

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho uma taxa de Internet de 100 Mbps e a velocidade de download de torrents em um laptop via Wi-Fi não excede 2 a 2,5 Mbps. Tentei conectar o mesmo laptop ao roteador com um cabo de rede - a velocidade de download aumentou para 8-9 MB / s.

Diga-me, é possível atingir a mesma velocidade em Wi-Fi, como aumentar a velocidade da rede em geral? E acontece que a velocidade do provedor não é importante pra mim ...

Olá.

Provavelmente, o roteador está muito "fraco" e simplesmente não pode fornecer fisicamente um modo de operação mais rápido. Para começar, seria bom esclarecer o modelo e as características do roteador, bem como o adaptador Wi-Fi no laptop ...

Seja como for, a seguir mostrarei como isso pode ser verificado, bem como uma série de outras razões para um problema semelhante.

*

O que pode ser feito para aumentar a velocidade do Wi-Fi

PASSO 1: verifique a qualidade do sinal e a potência do transmissor do roteador

E assim, para começar, recomendo prestar atenção ao nível de sinal da rede Wi-Fi - em geral, para isso nem é necessário entrar em nenhuma configuração do roteador. Basta olhar o ícone da rede: se tudo estiver em ordem com o nível do sinal, você verá todas as listras "preenchidas" (como no exemplo abaixo).

Qualidade do sinal

Em absoluto, a intensidade do sinal da rede Wi-Fi a distância entre os dispositivos, como um laptop e um roteador, tem um grande impacto. Quanto mais longe estão entre si, menor é a taxa de câmbio.

Além disso, se houver uma parede entre o roteador e o laptop (espelho, porta, etc.), a qualidade do sinal (e a velocidade da informação transmitida) pode ser significativamente reduzida. Ao diagnosticar e procurar os motivos da operação lenta do Wi-Fi, tente colocar temporariamente o laptop a não mais de 2 a 3 metros do roteador.

Bem, eu ainda não posso deixar de observar um ponto - na maioria dos roteadores modernos, existem especiais. opção:intensidade do sinal ajustável... É chamado de "potência TX" (potência TX, potência do transmissor, nível de sinal e outros derivados).

Para alterar o nível de energia da rede sem fio - vá para as configurações do roteador, vá para a guia adicional. Parâmetros de Wi-Fi e alteração do modo de operação do transmissor (abaixo estão as capturas de tela de como isso é feito nos dispositivos TP-Link e D-Link).

TP-Link - configuração sem fio (intensidade do sinal)

Configurações avançadas - TX Power (D-Link)

PASSO 2: em que modo o roteador funciona, é possível usar 5G

Cada rede Wi-Fi opera em um modo específico (padrão). Sua largura de banda depende disso. Atualmente, as redes mais populares são baseadas nos padrões: 802.11ac, 802.11n, 802.11g (consulte a tabela abaixo).

Padrão Ano de desenvolvimento Máx. velocidade (teoria) Velocidade média (na prática)
802.11a (2,4 GHz) 2000 até 54 Mbps ~ 20 Mbps
802.11g (2,4 GHz) 2003 até 54 Mbps ~ 20 Mbps
802.11n (2,4 GHz) 2010 até 600 Mbps (4 antenas) ~ 60-150 Mbps
802.11ac (5 GHz) 2014 até 6,77 Gbps 1 Gbps
802.11ax (5 GHz) 2019 até 11 Gbps ? (2-4 Gbps)

Então, idealmente, nas configurações do roteador, você precisa definir o padrão mais moderno para hoje (802.11ac (5 GHz), se o seu roteador só funcionar em 2,4 GHz - 802.11n).

Um ponto importante: se você tiver dispositivos mais antigos conectados à sua rede Wi-Fi que não suportam o padrão 802.11n (por exemplo, dispositivos que usam 802.11g), a largura de banda da rede pode cair significativamente! Portanto, é altamente desejável transferir manualmente o roteador para o padrão mais moderno e conectar dispositivos que o suportem.

Roteador sem fio (802.11ac) / D-Link

A propósito, para descobrir em que padrão seu laptop pode funcionar (ou mais precisamente, o adaptador Wi-Fi do laptop), você precisa abrir a linha de comando e usar o comando netsh wlan mostrar motoristas .

Os tipos de módulos de rádio suportados por linha listarão todos os padrões que o dispositivo suporta.

Tipo de módulo de rádio compatível (netsh wlan show drivers)

Se o seu laptop não for compatível com 802.11ac (802.11n), o problema pode ser facilmente resolvido adquirindo um adaptador Wi-Fi externo (agora existem modelos que não são maiores do que uma unidade flash mini).

A propósito! Adaptadores semelhantes estão amplamente disponíveis na loja online AliExpress.

Exemplos de adaptadores Wi-Fi (2 bandas, com suporte 5G)

ETAPA 3: desative a criptografia (para roteadores fracos)

Se você tem um roteador bastante antigo (fraco) que reduz a velocidade, reinicia (durante o download de arquivos grandes, torrents, por exemplo), congela, etc. - você pode reduzir a carga desabilitando a criptografia *.

* O fato é que devido à criptografia (autenticação, etc.), há uma carga no chip do roteador, com a qual dispositivos fracos nem sempre conseguem lidar. Ao desativar a criptografia, reduziremos a carga e a velocidade de transmissão aumentará um pouco.

Verdade, problema de proteção Eu omiti isso para o fundo, e este método é adequado apenas como uma medida temporária (para baixar músicas, filmes ... e assim por diante, coisas não particularmente importantes ...).

Criptografia desativada na interface da web do roteador em adição. Configurações de rede Wi-Fi.

TP-Link sem proteção

A propósito, para não deixar a rede desprotegida, recomendo adicionar à seção "Filtragem de endereço MAC" o roteador possui apenas os endereços de suas placas de rede. Assim, apesar de a rede Wi-Fi estar aberta, apenas os dispositivos que constam da lista "branca" poderão ligar-se a ela ...

Observação!

Endereço MAC: o que é e onde encontrá-lo. Como clonar o endereço MAC de uma placa de rede antiga - //ocomp.info/mac-adres-gde-uznat-kak-klonirovat.html

PASSO 4: tente alterar a largura do canal (em 20 MHz)

Em geral, acredita-se que para o padrão 802.11n (2,4 GHz) - para aumentar a velocidade de trabalho em uma rede Wi-Fi, é necessário definir a largura do canal para 40 MHz (MHz). Claro, nas configurações padrão do roteador, ou essa largura está habilitada ou o modo "automático" está definido (que também prefere 40 MHz).

Mas esse momento é relevante e só funciona com um bom nível de sinal. Pois bem, se o roteador estiver atrás de duas paredes e o nível do sinal não for muito alto, pode ocorrer o efeito contrário, a velocidade de acesso cai ...

Com base no exposto, recomendo que você especifique manualmente a largura do canal de 20 MHz nas configurações do roteador (pelo menos durante o diagnóstico). Muitas vezes, depois disso, foi possível aumentar significativamente a velocidade de transferência de dados na rede Wi-Fi!

Configurações do roteador D-Link - especificar manualmente 20 MHz

PASSO 5: mais algumas dicas para "diagnósticos"

  1. quanto mais dispositivos estiverem conectados ao roteador - menor será a velocidade de cada um. Tente conectar apenas 1 dispositivo ao roteador no momento do diagnóstico, por exemplo, um laptop;
  2. verifique se a criptografia WPA ou WEP está definida nas configurações de segurança do seu roteador. Eles não estão apenas desatualizados, mas também tendem a carregar o chip mais pesadamente do que o WPA2-PSK mais recente;
  3. quanto mais próximo o dispositivo estiver do roteador, mais forte será o sinal e maior será a velocidade de operação (via de regra);
  4. verifique todos os dispositivos conectados ao roteador - há algum "estranho" entre eles? (talvez um bom vizinho esteja usando sua rede);
  5. atualizar os drivers do adaptador Wi-Fi (eu descobri várias vezes que o Windows 10 instala drivers incorretos que não permitem que o adaptador funcione no máximo);
  6. verifique a carga da rede no sistema operacional Windows: é possível que seu canal esteja "entupido" baixando quaisquer atualizações para programas de que você não precisa. É conveniente ver com o que a rede é carregada usando o utilitário NetLimiter (mais sobre isso aqui).

*

Isso é tudo para este sim hoje.

Acréscimos sobre o tema - bem-vindos ...

Tudo de bom!

👋

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found