Interessante

Laptop está esquentando: o que fazer? A temperatura está alta o tempo todo: 85 ° C +

Pergunta do usuário

Olá.

Ajuda com laptop HP. Tem feito muito barulho ultimamente, às vezes congela. Notei também que a caixa da esquerda (por onde sai o ar) esquentou (antes sempre fazia frio). Defina um programa para controlar a temperatura conforme ela sobe até 85 ° C e a cera vermelha acende. sinal - eu desligo.

É possível fazer algo contra o superaquecimento sozinho (sem ir ao serviço) para não desperdiçar dinheiro? Além disso, tenho medo de entregar meu laptop para conserto, pois tenho todas as senhas em meu disco rígido (incluindo as de bancos da Internet).

Olá.

O problema de superaquecimento em laptops é bastante comum (um case compacto, juntamente com um poderoso enchimento, faz seu trabalho). A propósito, observo que os laptops para jogos são mais suscetíveis a tudo isso.

👉 Como levar seu equipamento para conserto de modo que ninguém obtenha suas senhas ->

Neste artigo, darei todas as coisas mais básicas que você pode fazer por conta própria (em casa) para reduzir a temperatura de um laptop. Também observo que esse problema pode ser resolvido gratuitamente (pelo menos temporariamente).

E então, vamos começar com tudo isso em ordem ...

*

Como baixar a temperatura. Causas de superaquecimento do laptop

Sinais de superaquecimento. Como descobrir a temperatura atual dos componentes do laptop

Para começar, recomendo um dos utilitários - AIDA 64 , que o ajudará a descobrir a temperatura atual do processador, placa de vídeo, disco rígido, tapete. placas-mãe de laptop. Na maioria das vezes, o superaquecimento está associado a processador e placa de vídeo - portanto, atenção a eles em primeiro lugar!

👉 Os melhores utilitários para visualizar as características do laptop (incluindo AIDA 64)

AIDA 64 - Computador, sensores - ver temperaturas

Observe que a temperatura dos componentes muda constantemente, dependendo da carga do dispositivo.

Portanto, se você suspeitar de superaquecimento, é recomendável simplesmente minimizar o AIDA 64 e fazer seus negócios no dispositivo (e não fechar o utilitário).

De vez em quando, verifique as leituras de temperatura no utilitário, especialmente quando há muito ruído de refrigeradores, etc. Dessa forma, você descobrirá até que ponto a temperatura atinge sob carga e terá tempo para agir.

Que outros sinais externos você pode dizer sobre o superaquecimento do laptop?

  1. em jogos ou editores de vídeo, o laptop pode simplesmente desligar. Isso ocorre porque o sistema de proteção é acionado - desliga o aparelho para que nada queime;
  2. distorção da imagem: listras, ondulações, vários artefatos. Na maioria das vezes ocorre em jogos. Motivo: um problema com a placa de vídeo (incluindo superaquecimento);
  3. travamentos e reinicializações frequentes do dispositivo;
  4. barulho e zumbido dos ventiladores: o fato é que quando a temperatura sobe, eles precisam trabalhar mais para ter tempo de “expulsar” o ar quente do gabinete do aparelho (por isso o barulho fica mais alto). Atenção: se o laptop não fazia barulho antes, mas agora começou, o motivo pode ser poeira, que entupiu as grades de ventilação e atrapalhou a circulação normal do ar;
  5. caixa quente ou mesmo quente (principalmente no lado esquerdo perto dos orifícios de ventilação). Isso é muito perceptível se a caixa não foi aquecida muito antes;
  6. o cheiro de plástico queimado, trança, etc. Em geral, em caso de qualquer cheiro suspeito - recomendo desligar o aparelho imediatamente!

*

Poeira e orifícios de ventilação. Verificar, limpar

Um dos principais motivos do superaquecimento e da operação barulhenta dos resfriadores é a poeira. Com o tempo, mesmo em salas razoavelmente limpas, a poeira se acumula na grade de ventilação do dispositivo e prejudica a circulação do ar.

Recomenda-se a limpeza do pó 1-2 vezes por ano. Basta desmontar o aparelho e explodir tudo por completo.

👉 Socorro!

Como limpar a poeira de um laptop - sozinho em casa - consulte as instruções ->

Não é incomum quando apenas bolas de poeira se acumulam em um laptop!

*

Almofada de resfriamento e homólogos domésticos

Além disso, uma almofada de resfriamento especial ajuda a reduzir a temperatura em vários graus (até 10-15 ° C). Eles vêm em uma variedade de tamanhos, capacidades e designs de ventiladores.

Almofada de resfriamento para laptop

Para quem ainda não decidiu comprar um estande, pode ir de um jeito mais fácil: colocar algo embaixo do laptop, por exemplo, um livro. O principal é que a altura entre a superfície da mesa e o laptop deve aumentar! Veja a foto abaixo.

Um livro é colocado sob o laptop

Importante: O livro (ou qualquer outra coisa) deve ser colocado com muito cuidado: o fato é que em alguns modelos de laptop - esta ação pode ser usada para bloquear os orifícios de ventilação!

*

Tentando reduzir o consumo de energia

Se você reduzir o consumo de energia do processador, poderá reduzir significativamente seu aquecimento. É verdade, noto que o desempenho do dispositivo também está diminuindo ...

No entanto, você pode encontrar uma espécie de "meio-termo" que permitirá que você use o dispositivo sem problemas (pelo menos até que o problema com o sistema de refrigeração seja resolvido).

Para alterar o consumo de energia, abra o Painel de Controle do Windows e vá para a seção "Hardware e som" , mais adiante na subseção "Fonte de energia" .

Hardware e som - Opções de energia (Painel de controle do Windows 10)

Em seguida, abra as configurações do esquema de energia atual e clique no link "Alterar configurações avançadas de energia" (veja a imagem abaixo 👇).

Alterar configurações avançadas de energia

Em seguida, abra a guia "Gerenciamento de energia do processador / Estado máximo do processador" e defina a porcentagem para operação com bateria e rede elétrica. Até mesmo definir o valor para 90% pode ajudar significativamente na geração de excesso de calor.

Estado máximo do processador

*

Otimização do sistema: feche os programas não utilizados, remova o lixo e o software desnecessário

Quanto menos carga no processador, menos ele aquece. É lógico que além de outras medidas, você pode tentar otimizar seu sistema.

Para começar, recomendo abrir Gerenciador de tarefas (combinação de teclas Shift + Ctrl + Esc) e veja quais processos criam a maior carga.

Muitas vezes, a carga vem daqueles aplicativos que você nem mesmo lançou e de que não precisa no momento. Feche tudo desnecessário!

Programas não utilizados precisam ser fechados (ou mesmo excluídos) ...

Além disso, também recomendo que você abra a guia no gerenciador de tarefas autoload e verifique o que você carregou ao ligar o laptop. Todos os aplicativos que você raramente usa, tudo que não é familiar para você - sinta-se à vontade para desconectar-se da inicialização!

Desative todos os programas pouco usados ​​na inicialização

👉 Socorro!

Se você não tiver o Windows 10, não poderá editar a inicialização no gerenciador de tarefas. Para trabalhar com carregamento automático, você precisa de especiais. utilitários, consulte este artigo ->

Também não será supérfluo otimizar o sistema operacional Windows, remover "lixo" e arquivos temporários que não são mais necessários, etc. Também darei alguns dos meus artigos para ajudar ... 👇

👉 Ajudar!

  • Os melhores programas para limpar o lixo do seu computador (laptop) - veja minha seleção ->
  • Como otimizar o Windows 10 (para melhorar o desempenho do computador)

*

Como e onde o laptop é operado

Não é incomum que um laptop superaqueça devido a uma operação inadequada. Aqui estão algumas dicas:

  1. em primeiro lugar, não use o laptop no chão, sofá, cama, etc. O fato é que o tecido mole bloqueia os orifícios de ventilação (a circulação de ar se deteriora) e a temperatura começa a subir;
  2. Em segundo lugar, é necessário que haja sempre um espaço livre próximo às aberturas de ventilação por onde sai o ar quente;
  3. terceiro, lembre-se de que 70-75% da poeira está a 10-20 cm do chão (e se você usar seu laptop no chão - ele ficará obstruído com a poeira muito rapidamente!);
  4. em quarto lugar, tente não trabalhar em salas empoeiradas onde há reparos em andamento;
  5. em quinto lugarse for verão quente no quintal e for como em uma casa de banho em sua casa - tente não forçar o laptop com aplicativos que consomem muitos recursos (coloque um ventilador na lateral dele, observe a temperatura, faça pausas frequentes). Numa hora dessas, não só você é gostosa 😎 ...

Lembre-se de que trabalhar nesta posição afeta negativamente não apenas a temperatura do laptop, mas também a nossa saúde.

Importante!

O ideal é que o laptop seja usado em uma superfície limpa, nivelada, seca e dura (uma mesa comum, por exemplo).

É ainda melhor se estiver sobre uma almofada de resfriamento especial.

*

Algumas palavras sobre pasta térmica

Além de limpar o pó, é altamente desejável trocar a pasta térmica (almofada térmica) uma vez a cada 2-4 anos. Ele é usado como um buffer entre o processador e o dissipador de calor do sistema de resfriamento. Com o tempo (especialmente em cargas elevadas) - tende a "secar", como resultado a troca de calor se deteriora e a temperatura do processador começa a subir.

Portanto, se tudo isso não o ajudou e a temperatura ainda está aumentando (e você tem um laptop há mais de 2 anos e ninguém o fez manutenção antes) - provavelmente o problema está na pasta térmica. .

Sobre pasta térmica

Observo que a substituição da pasta térmica, embora o procedimento não seja complicado, requer alguma experiência (tanto na desmontagem de um laptop quanto na aplicação direta). Se você nunca encontrou tal operação, eu recomendo que você ainda entre em contato com o centro de serviço, por uma pequena taxa eles farão tudo da melhor maneira possível!

Desativar Turbo Boost e Undervolting (atualização de 05/07/2019)

Os métodos são específicos, mas funcionam e permitem reduzir a temperatura para 20 ° C-25 ° C, o que é muito significativo (especialmente perceptível em laptops para jogos).

Para não me repetir aqui, recomendo que se familiarize com uma das minhas notas (tudo é mostrado ali com exemplos). Link para a observação abaixo.

👉 Socorro!

Como reduzir a temperatura do processador por meio do ajuste fino (até 20 ° C): desativando Turbo Boost, Undervolting (para processadores Intel) - //ocomp.info/snizit-t-cpu-tonkie-nastroiki.html

*

É tudo por agora.

Suplementos para redução de temperatura - Bem-vindo!

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 28/02/2018

Correção: 01/03/2020