Interessante

Verificando se há pixels mortos no monitor (pontos brancos, vermelhos, azuis na tela). Como você pode recuperar pixels mortos

Pergunta do usuário

Olá.

Eu tenho um ponto branco no centro do meu monitor e outro ponto vermelho no canto. Aquela no canto - eu não me importo com ela, mas no centro - às vezes chata e atrapalha. Quando uma imagem colorida é mostrada, ainda não é tão perceptível, mas com uma imagem monocromática (e especialmente escura), ela não parece muito boa.

Eles se recusaram a consertar o monitor, dizem que esses pixels mortos não podem ser restaurados (é mais fácil comprar um novo monitor). Isso é verdade, e é possível remover de alguma forma esses pontos, restaurar os pixels quebrados?

Michael.

Dia bom!

Na verdade, um dos problemas mais comuns com monitores é o aparecimento de pontos na tela, que não mudam de cor (ou seja, não funcionam). Na maioria das vezes, eles brilham com apenas uma luz de uma única cor: branco, escuro, vermelho, etc. Esses pixels no monitor são chamados quebrado .

Neste artigo, tentarei responder à sua pergunta e outras semelhantes relacionadas a este tópico. Mostrarei como verificar se há pixels mortos no monitor e também darei algumas recomendações que podem trazer esses pixels de volta à vida. Então...

👉 Socorro!

A propósito, algumas pessoas confundem pixels mortos com ondulações, listras e outras interferências na tela do PC. Se você tiver exatamente ondulações e outros artefatos na tela, recomendo este artigo.

*

Verificando o monitor: fazendo um teste para pixels mortos

Vários pontos importantes

Se você acha que pixels quebrados podem aparecer apenas em monitores antigos, então você está profundamente enganado ... É ainda mais ofensivo quando você compra um novo monitor grande e, no processo de trabalho, descobre que um pixel no centro sim não "queimar" (mais precisamente, queima em vermelho) ... E o que é ainda mais ofensivo é que você provavelmente não pode devolver um monitor desse tipo na garantia!

Importante!

De acordo com a norma, os monitores são divididos em diferentes classes (I, II, etc.). Cada classe pode ter um certo número de pixels mortos e até que esse número seja excedido - este não é um caso de garantia!

Portanto, tenha muito cuidado ao comprar um novo monitor, recomendo que você teste ele mesmo na loja!

Uma das tabelas com o número permitido de pixels mortos é mostrada abaixo. Em geral, a classe IV é essencialmente um casamento (e eles não estão à venda no mercado de massa), na maioria das vezes, um monitor doméstico regular é um dispositivo de classe II ou III.

Portanto, para entrega sob garantia - você precisa de pelo menos 2-3 pixels mortos. O que quero dizer é que verificar no momento da compra é muito importante!

Quantos pixels mortos são permitidos no monitor (dependendo de sua classe). Importante: esta etiqueta é apenas um exemplo, os regulamentos de não conformidade mudam com frequência.

E então, agora sobre como verificar ...

A essência da verificação: você precisa preencher a tela alternadamente com cores diferentes: branco, vermelho, verde, preto, etc. Com cada preenchimento - certifique-se de examinar cuidadosamente toda a superfície, se houver algum ponto que se destaque do descanso. Veja 2 fotos abaixo, elas mostram muito bem o que procurar.

Em uma imagem colorida, um pixel quebrado é praticamente invisível!

Mas é muito claramente visível em um fundo preto (escuro)

É melhor "preencher" o monitor com tintas coloridas usando utilitários especiais. Um dos mais convenientes é o IsMyLcdOK (mais sobre ele abaixo).

*

Usando o programaIsMyLcdOK

Site oficial: //www.softwareok.com/?Download=IsMyLcdOK

Um dos melhores utilitários para verificar se há pixels mortos no monitor!

IsMyLcdOK - janela principal do programa - dicas sobre botões de controle

O utilitário é muito simples e não precisa ser instalado e configurado. Ele pesa apenas 36 KB e pode ser gravado em qualquer meio.Depois de iniciar - basta pressionar os números no teclado: 1, 2, 3, etc., ou a tecla Ctrl - e toda a tela será preenchida alternadamente com cores diferentes. Tudo o que você precisa fazer é observar cuidadosamente o que está acontecendo.

Assim, usando IsMyLcdOK, você pode avaliar o estado do monitor em alguns minutos. Definitivamente, recomendo usá-lo!

As principais vantagens do utilitário:

  1. tamanho pequeno - apenas 36 Kb, pode ser gravado em qualquer unidade flash USB;
  2. nada precisa ser instalado ou configurado - basta iniciar e pressionar uma tecla Ctrl;
  3. O utilitário é gratuito e funciona em todas as versões do Windows.

Maneira online

Teste de Monitor

Site: //tft.vanity.dk/ (teste do monitor)

Ferramenta de monitor Flatpanels Online

Você também pode verificar o monitor online, no entanto, é necessário acessar a Internet (nem em todas as lojas o PC / monitor testado pode ser conectado à rede). Além disso, outra desvantagem deste método é que nem todo o monitor é preenchido totalmente, mas apenas a parte que é mostrada no navegador (isto é 90-95%, as listras na parte inferior e superior permanecem não preenchidas) .

Caso contrário, é da mesma forma eficaz: dei o endereço do site acima, seguindo o link, você pode executar o teste e clicar em cores diferentes. Quando a tela estiver preenchida com a cor desejada, examine cuidadosamente toda a superfície e, em seguida, preencha-a novamente. Após 3-4 iterações, já será possível falar sobre a presença / ausência de pixels mortos.

*

Em relação à recuperação de pixels mortos

Quantas pessoas - tantas opiniões ...

Para começar, vale dizer que o espancado é diferente. Existem dois tipos de pixels mortos:

  1. aqueles que estão "mortos" (não podem ser restaurados, via de regra, brilham apenas em branco ou são simplesmente escuros);
  2. aqueles que estão "presos" (ou, como dizem, "presos") - eles são iluminados em vermelho, verde, azul. Aqui você pode tentar restaurá-los! A probabilidade de recuperação é bastante elevada, até 30% -40% (no entanto, é difícil dizer por quanto tempo eles funcionarão antes de um novo "travar").

Importante!

Ações inexperientes e não cuidadosas, ao usar tais métodos de recuperação do monitor, você pode estragá-lo. Esse também pode ser o motivo da recusa do serviço de garantia (portanto, recomendo primeiro consultar o centro de serviço e, depois, após a recusa, ir para o topo 👌).

Método número 1: mudança de cor forçada

O método é fazer uma pequena área de pixels (no centro da qual está um pixel "preso") para mudar rapidamente as cores. Além disso, faça isso dentro de 10-30 minutos! Devido a isso, os pixels próximos "puxam" o pixel desejado do estado preso e ele começa a funcionar. O método é bastante eficaz.

Como fazer isso? É lógico que você precise de algum tipo de especial. utilitário, e eu recomendo ficar com UDPixel.

UDPixel

Site oficial: //udpix.free.fr/

Você pode baixá-lo em MyDiv: //soft.mydiv.net/

Um utilitário muito simples e eficaz que pode reviver (restaurar) pixels mortos. O utilitário é gratuito, funciona em todas as versões do Windows e ocupa muito pouco espaço. Além disso, com o trabalho dela, você pode simultaneamente cuidar de seus negócios. É por isso que parei meu olhar sobre ela ✌.

Como trabalhar com isso (passo a passo):

  1. primeiro você precisa indicar quantos pixels mortos você tem no monitor (indicado na coluna "Flash Windows") e clicar no botão Iniciar;

    UndeadPixel 2.2 - como iniciar o tratamento

  2. Em seguida, você verá 2 pontos 5 por 5 na tela, que piscam rapidamente. Você precisa arrastá-los com o mouse até o local onde há um pixel quebrado. Então espere 10-30 minutos: durante este tempo o programa irá carregar esta área mudando as cores.

    Processo de recuperação

  3. Depois que a restauração for concluída, pressione o botão Reiniciar. Os pontos na tela desaparecerão, o programa deixará de fazer seu trabalho ...

Método número 2: alta ...

Em alguns casos, esse método pode ajudar a restaurar o desempenho do pixel. Sua essência é desconectar o monitor de qualquer fonte de energia e deixá-lo repousar por vários dias (4-5 dias é recomendado!).

Se você tem um laptop: desconecte da rede elétrica, remova a bateria, desconecte todos os fios que vão para o dispositivo (cabo de rede, mouse, alto-falantes, etc.). É isso, deixe o aparelho neste estado por alguns dias.

Se você tiver um monitor de PC comum: desconecte-o também da rede e do computador.

Se você deixar o dispositivo neste estado por 4 a 5 dias, todos os capacitores do dispositivo serão descarregados e a tensão residual sairá dos transistores de película fina. E quando você conectar o monitor à fonte de alimentação e ligá-lo, haverá uma sacudida no pixel preso, talvez ele retorne à "vida" (observo imediatamente que este método nem sempre ajuda, em cerca de 5-15% dos casos).

Método número 3: pressão mecânica

Se o programa não funcionar, tente usar um cotonete (ou um lápis com borracha no final). Em seguida, coloque este palito ou lápis aproximadamente no centro do pixel quebrado e pressione levemente (se listras aparecerem na tela, remova o objeto).

Se o pixel não começar a funcionar, repita a operação (você pode aumentar um pouco o esforço). Portanto, tente 20-50 iterações.

Além disso, tente desligar o monitor completamente, empurrar para baixo na área onde há um pixel morto e ligar o monitor. Em alguns casos, o pixel "preso" é ativado e começa a funcionar conforme o esperado ...

Importante: não é recomendável usar os dedos para pressionar! Primeiro, eles têm uma grande área de contato; em segundo lugar, é mais difícil controlar a força que vai para diferentes áreas sob o dedo.

*

Isso é tudo para mim, para acréscimos sobre o assunto - ficarei muito grato.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 27.12.2017

Correção: 02/10/2020