Interessante

Como conectar um segundo disco rígido a um computador, laptop

Dia bom!

O espaço em disco nunca é demais!

Essa verdade tem sido mais relevante do que nunca nos últimos 30 anos. Apesar do desenvolvimento da esfera de TI (o surgimento de drives em nuvem, armazenamentos de rede, Internet de alta velocidade) - mesmo assim, enfrentamos uma escassez de espaço livre no HDD.

A solução óbvia para esse problema é comprar e conectar outra unidade. Mas, como em qualquer assunto, este tem suas próprias nuances ... Na verdade, neste artigo eu decidi considerar este assunto com mais detalhes (para que o artigo fosse compreensível para a maioria dos leitores inexperientes).

E então, vamos começar a entender ...

Observação! Observe que o espaço em disco pode ser "desperdiçado" devido a configurações subótimas do Windows (por exemplo, arquivos de troca e hibernação "inchados") ou um grande acúmulo de lixo. Recomendo limpar todo o lixo e otimizar o sistema operacional (como fazer isso) antes de comprar um novo disco (talvez o espaço livre seja suficiente para todas as suas tarefas).

*

Conectando um segundo disco rígido: opções

Opção 1: instalar um HD clássico em uma unidade de sistema de PC

Algumas palavras sobre a escolha de um novo disco

Em geral, a escolha de um novo disco rígido é um grande tópico à parte. Aqui, quero me concentrar em um detalhe importante - interface ... Agora, os mais comuns são IDE (legado) e SATA. Antes de comprar um disco, recomendo verificar o seu PC (especialmente se você já tiver um antigo) e descobrir qual interface é compatível (caso contrário, além do disco, você terá que comprar adaptadores / adaptadores - e com eles surgem problemas adicionais ...) .

Neste artigo, assumirei que você tem um PC moderno (com suporte para a interface SATA (a opção mais comum)).

SATA III e IDE - comparação (por exemplo. A foto mostra 2 discos rígidos)

Sobre a instalação:

  1. primeiro desligue o computador e desconecte todos os cabos e fios (mouse, teclado, alto-falantes, etc.) da unidade de sistema;
  2. para chegar ao "interior" do sistema. bloco, geralmente use uma tampa lateral removível (em um bloco típico, é à esquerda). Esta é exatamente a opção mostrada na foto abaixo: para retirá-la basta desapertar alguns parafusos de fixação e mover levemente para o lado (às vezes existem travas comuns no lugar delas);
  3. os discos rígidos geralmente estão localizados em um compartimento especial da unidade do sistema (geralmente no canto inferior direito). Via de regra, várias células (locais) são fornecidas para a instalação dos discos (2 ÷ 4, dependendo do bloco).

    Remova a tampa lateral da unidade de sistema, encontre um rack para os discos

  4. na verdade, você precisa instalar o disco em uma dessas células e fixá-lo com parafusos (geralmente incluídos). Em alguns casos (por exemplo, ao usar discos de 2,5 polegadas), podem ser necessários especiais. trenó (geralmente eles vêm com o disco). Observe que é melhor colocar o segundo disco mais longe do primeiro - assim eles vão esquentar menos um do outro (como saber a temperatura do disco);

    Instalando e protegendo o disco

  5. então você precisa conectar o conector de alimentação e o cabo de dados SATA às portas de disco correspondentes (como regra, a maioria das unidades de sistema tem vários cabos livres para conectar unidades adicionais. Se não houver um cabo "extra", você pode comprá-lo em qualquer loja de informática). A aparência deles é mostrada na foto abaixo, você também pode prestar atenção na conexão do primeiro disco e fazê-lo por analogia (em princípio, você não pode confundi-los com nenhum outro).

    Conectando SATA e cabo de alimentação ao disco

  6. em seguida, você pode colocar a tampa lateral de volta, ligar a unidade de sistema e começar a trabalhar. A propósito, o PC nem sempre vê um novo disco (se for esse o seu caso, recomendo que se familiarize com o acréscimo abaixo).

Suplemento (se o PC não vir o novo disco)!

Depois de ligar o computador (com o segundo disco * instalado), não é verdade que você verá imediatamente esta unidade em "Meu Computador" ou "Explorer". O fato é que os novos discos geralmente vêm sem formatação (e nem sempre é possível visualizar esse tipo de unidade pelo Windows).

Portanto, depois de ligar e carregar o Windows, recomendo que você vá imediatamente para Gerenciamento de disco (este é um utilitário do sistema no Windows) ou use utilitários especiais para trabalhar com discos a fim de formatar a unidade e começar a trabalhar com ela por completo.

Opção 2: conecte a unidade a uma porta USB (unidades externas)

Se você não quiser "escalar" o interior da unidade do sistema (e muitos usuários novatos pedem que você sugira essa opção para não fazer isso), ou simplesmente não tem garantia para o seu PC (e tem não quero abrir a unidade e arriscar novamente) - ou seja, a saída ...

O fato é que agora existem centenas de promoções diferentes à venda. caixas: são uma caixa dobrável (veja a tela abaixo), dentro da qual você pode instalar um disco rígido clássico (2,5 e 3,5 polegadas (ou seja, um disco de um laptop e um PC)) e, em seguida, conectá-lo à porta USB . Além disso, você pode se conectar não apenas a um computador, mas também a um pequeno netbook, por exemplo.

Trabalhar com tal disco não é diferente de um disco normal (que está dentro da unidade do sistema): você também pode armazenar músicas, filmes, documentos, jogos, etc. nele (além disso, é fácil de transferir e conectar a outro dispositivos).

A única desvantagem: pode haver problemas com a instalação do Windows nele (portanto, usar uma unidade externa como unidade de sistema não vale a pena. Para todo o resto, é uma boa opção).

BOX para conectar um disco a um laptop-PC

A propósito, não apenas caixas (para HDDs clássicos) estão à venda agora, mas também discos rígidos externos completos. Eles agora são uma variedade bastante ampla, diferem não apenas no volume, mas também na interface de conexão, dimensões, velocidade, etc.

Ajudar! Como escolher um disco rígido externo (HDD) - 7 pontos importantes - //ocomp.info/kak-vyibrat-vneshniy-zhestkiy-disk.html

Disco rígido externo estacionário - conecta-se a uma rede de 220 V por meio de uma fonte de alimentação

Ajudar!

Você pode comprar qualquer caixa de disco a preços de "pechincha" e pode comprar discos rígidos externos em lojas online chinesas (no entanto, tenha cuidado ao escolher um vendedor: escolha um produto apenas de vendedores com uma classificação alta!). Você pode descobrir mais sobre as melhores lojas chinesas aqui: //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

Opção 3: se você tiver um laptop ...

Muitas pessoas com a palavra "computador" geralmente significam um laptop. É por isso que neste artigo também irei considerar este caso ...

Em geral, o laptop é difícil de atualizar. Embora vários discos rígidos (por exemplo, 5-6 peças) possam ser colocados em uma unidade de sistema normal, muitos laptops clássicos têm apenas 1 slot de HDD (fornecido pelo fabricante). E, via de regra, já está ocupado pelo disco atual - ou seja, não há slot para a segunda unidade.

No entanto, não se desespere, existem opções de solução:

  1. Muitos laptops e PCs modernos têm slots para unidades SSD M2. Mais detalhes sobre eles: //ocomp.info/ssd-m2-kak-vyibrat-nakopitel.html

    Samsung NVMe SSD - como é um SSD M2

  2. um disco rígido externo também pode ser conectado a um laptop (falei sobre eles um pouco acima no artigo);
  3. se você tiver uma unidade de CD / DVD, poderá instalar um segundo disco (em vez da unidade, um "bolso" especial com uma unidade é colocado). Essas coisas são vendidas em lojas online chinesas. Mais detalhes aqui: //ocomp.info/2-diska-v-noutbuke.html

    Adaptador universal para instalar um segundo disco em um laptop em vez de uma unidade de CD-ROM (2nd HDD Caddy 12,7 mm 2,5 SATA 3.0)

  4. alguns dispositivos são equipados com dois slots para HDD (geralmente em laptops caros. Verifique se você tem esse modelo).

*

Isso é tudo por enquanto, acréscimos ao tópico são bem-vindos.

Bom trabalho!

$config[zx-auto] not found$config[zx-overlay] not found