Interessante

Qual é a quantidade máxima de RAM que pode ser instalada em um computador / laptop

Dia bom.

A pergunta de hoje é bastante popular, especialmente entre usuários com laptops e PCs relativamente antigos.

Parece ser por um lado - seu desempenho para navegação na web, filmes e jogos simples ainda é suficiente (e não vale a pena mudá-los completamente), mas por outro lado, às vezes você tem que lidar com a falta de RAM (por exemplo, ao abrir 10 guias no Chrome ...).

Em absoluto, não é tão difícil aumentar a quantidade de RAM (basta comprar e instalar o stick de memória necessário), no entanto, existem algumas nuances (por exemplo, "limites" no volume máximo ...).

Na verdade, vamos falar sobre isso neste artigo. 👌

*

Qual é a RAM máxima que o dispositivo suporta

PASSO 1: noções básicas

👉 A quantidade máxima de RAM que pode ser instalada em um PC / laptop depende de três fatores:

  1. processador;
  2. placa-mãe;
  3. SO Windows (os sistemas de 32 bits não "veem" mais de 3 GB de RAM. Também acrescentarei que as versões do "Windows 7 Home" podem ter um limite de visibilidade de 8 GB!).

Os primeiros dois componentes são os mais importantes porque inicialmente vêm com suporte para apenas um tipo de memória (por exemplo, DDR4) e têm limitações de frequência e volume.

Importante!

Se você instalar mais memória do que a CPU ou o tapete. placa (por exemplo) - provavelmente, o dispositivo é apenas ela não vai ver (e você estará desperdiçando dinheiro na atualização)!

No entanto, em alguns casos, telas azuis e recusas de inicialização do PC não são excluídas ...

👉 Outro um ponto bastante significativo - preste atenção a número de slots para RAM na placa-mãe. O fato é que alguns utilitários podem mostrar a presença de um slot livre - mas na verdade ele pode nem existir (apenas não está soldado na placa)! E você pode verificar isso - você só pode desmontar o dispositivo ...

RAM morre slots

👉 A propósito, quanto aos laptops - em alguns casos, eles podem não ter sem slots (toda a RAM é simplesmente soldada na placa-mãe)! Isso é mais comum em ultrabooks compactos (Lenovo, por exemplo).

No entanto, a maioria dos modelos de orçamento médio ainda tem pelo menos 1 vaga (como na foto abaixo).

Um slot - laptop Dell (apenas DDR3L)

*

PASSO 2: definir o modelo de CPU e matemática. placas e encontrar suas especificações

👉 Para PC

Primeiro, precisamos determinar o modelo exato da placa-mãe. Pode ser feito:

  • usando os documentos que vieram com a compra do dispositivo;
  • desmontar a unidade do sistema e observar o modelo na própria placa;
  • usando 👉 spec. utilitário AIDA64.

Depois disso, basta dirigir no motor de busca Google (Yandex) uma consulta do formulário "Especificações do Asus H110M-K" (você terá seu próprio fabricante e modelo de placa-mãe).

Na verdade, um dos primeiros nos resultados da pesquisa será o site oficial, que, na maioria das vezes, contém as informações necessárias. Veja o exemplo na imagem abaixo. 👇

Captura de tela do site oficial da ASUS

Depois, de forma semelhante, você precisa ver o que o processador (CPU) suporta. Os sites da Intel e da AMD têm especificações muito detalhadas e, como regra, você pode encontrar neles ainda mais do que precisa! 👌

👉 Ajudar!

Como descobrir o modelo exato do seu processador (CPU), veja sua especificação, características

Tela do site da Intel (INTEL® CORE ™ i5-5200U)

👉 Para laptops

Quanto aos laptops, sabendo 👉 o modelo exato do dispositivo, você pode ir imediatamente ao site oficial e ver as especificações. Exemplo abaixo ...

Captura de tela do site oficial da Lenovo

*

PASSO 3: solução rápida com ajuda de especial. utilitários 👍

Nem sempre e nem para todos os fabricantes é possível encontrar uma especificação detalhada, onde todas as sutilezas são indicadas (em alguns casos, é necessário recorrer a dados de utilitários especiais). Além disso, os utilitários (via de regra) permitem que você obtenha os dados necessários com muito mais rapidez ...

Para o atual trabalho, precisamos do programa 👉 AIDA64.

Depois de iniciar AIDA64 - vá para a seção "Placa-mãe / chipset" e você verá duas linhas apreciadas:

  • tipos de memória suportados (no meu caso, DDR4 1333, DDR4 1600, etc.);
  • a quantidade máxima de memória (32 GB).

AIDA64 - tipos de memória suportados, tamanho máximo

Já agora, se o max. volume na guia "Chipset" não exibido - tente abrir "Computador / DMI / Matrizes de memória / Memória do sistema" ... Como regra, essas informações são duplicadas nesta guia.

Computador - DMI (AIDA64)

👉 PorémSempre que possível, recomendo verificar novamente os dados do AIDA64 (e utilitários semelhantes) (de acordo com o modelo do dispositivo, acesse o site do fabricante e esclareça as especificações)!

*

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Tenha um bom dia!

👋