Interessante

O laptop não vê a rede Wi-Fi 5G (GHz / GHz) - o que pode ser feito, como descobrir se ela oferece suporte

Pergunta do usuário

Olá.

Eu tenho um roteador rápido de 5 GHz e agora um laptop vê minha rede Wi-Fi e o outro não. Os laptops, podemos dizer, são quase iguais, tanto no Windows 10. Subi com a ajuda da AIDA, não encontrei nenhuma diferença no hardware (exceto pela tela). Qual pode ser o problema?

Olá.

É difícil dizer sem ambigüidade, provavelmente apenas um laptop tem um adaptador Wi-Fi com suporte para 5 GHz, enquanto o outro não (isso pode até ser encontrado em laptops da mesma gama de modelos). Além disso, não se pode descartar a existência de algum tipo de problema de hardware com o adaptador Wi-Fi.

Abaixo, darei a você sequencialmente o que você precisa verificar e como diagnosticar (e corrigir) um problema semelhante ...

*

O que fazer se o seu laptop não encontrar uma rede Wi-Fi de 5 GHz

O adaptador no laptop suporta essa frequência?

Esta é a primeira pergunta a ser respondida. O fato é que uma rede Wi-Fi pode operar em diferentes modos (padrões). Agora, o 802.11 b / g / n mais comum (para a frequência de 2,4 GHz) e802.11ac (5 GHz). Eles diferem não apenas na frequência de operação, mas também na velocidade de transmissão de dados, o alcance da ação.

Os dispositivos mais antigos, é claro, não suportam o padrão 802.11ac atual. A propósito, em vez desta abreviatura, você também pode encontrarDUAL-BAND.

Alcance e frequência

Importante!

Do exposto, segue-se que seu laptop (dispositivo) pode ver e funcionar totalmente com uma rede de 5 GHz - seu adaptador Wi-Fi deve ser compatível com o padrão802.11ac.

Para determinar se o seu laptop está em conformidade com este novo padrão - primeiro, inspecione os adesivos no dispositivo. Freqüentemente, eles indicam o padrão Wi-Fi.

Além disso, em qualquer loja online nas especificações para o seu modelo de laptop, esta informação também é sempre relatada (veja o exemplo abaixo).

Adesivo na capa do laptop, características do produto na loja online

Outra opção para descobrir informações sobre o adaptador é usar o comando netsh wlan mostrar motoristas para entrar na linha de comando. Mais adiante na lista de características, preste atenção à linha "Tipos de módulos de rádio suportados" .

Tipo de módulo de rádio compatível (netsh wlan show drivers)

Além do acima, informações sobre o adaptador são fornecidas no gerenciador de dispositivos. Basta abrir uma guia "Adaptadores de rede" - o padrão suportado geralmente é indicado no nome do dispositivo. Veja o exemplo abaixo.

Gerenciador de Dispositivos - Adaptadores de Rede

Configurações de canal incorretas

Na Rússia e nos países da CEI, para redes Wi-Fi com frequência de 2,4 GHz, os canais 1 a 13 são usados ​​(mais sobre isso aqui), e para redes de 5 GHz, canais: 36, 40, 44, 48 (60? ) Claro, se o seu roteador funciona em algum canal 153, então um dispositivo localizado apenas para funcionar em nosso país (o mesmo laptop) pode simplesmente não vê-lo!

A propósito! Por padrão, o roteador seleciona o próprio canal. E, claro, em alguns casos, ele pode escolher um canal diferente dos recomendados ...

Para alterar manualmente o canal, você precisa ir para as configurações do roteador, abrir a seção de configurações sem fio, selecionar a frequência (2,4 ou 5 GHz) e especificar o canal necessário (este é o caso geral). As imagens abaixo mostram como isso é feito para um roteador TP-Link, Tenda e Comfast.

Roteador TP-Link TL-WR1043ND - configuração e seleção de canal

Configurações sem fio - Canal de rádio

Canal - roteador Comfast

Os dispositivos estão muito distantes um do outro

O alcance (raio) da rede Wi-Fi a 5 GHz é ligeiramente inferior ao de 2,4 GHz. Se o roteador e o laptop (digamos) estiverem em salas diferentes, é possível que o sinal simplesmente não alcance. O que você pode aconselhar:

  • tente colocar os dispositivos mais próximos um do outro. Muito, é claro, depende da localização do roteador e do layout do seu apartamento (veja o exemplo abaixo).

    A localização do roteador no apartamento: à direita - a opção é muito mais bem-sucedida

  • nas configurações do roteador, como regra, existem especiais. regulador de intensidade do sinal: se necessário, você pode adicioná-lo (com mais detalhes sobre como obter Wi-Fi);

    TP-Link - Força do Sinal

  • você pode precisar de um especial. dispositivo - repetidor (essa "coisa" aumenta o alcance da rede Wi-Fi).

E os motoristas? ..

Muitos usuários agora, após instalar o Windows 10, não atualizam os drivers (já que o sistema, em geral, os instala automaticamente para a maioria dos equipamentos). Tudo ficaria bem, mas em alguns casos alguns dispositivos podem não funcionar corretamente - isso também se aplica ao adaptador Wi-Fi.

O conselho nesta subseção do artigo é simples:

  • primeiro determine o modelo exato do seu laptop (possivelmente um adaptador Wi-Fi);
  • em seguida, acesse o site oficial do fabricante e baixe os drivers "nativos";

    Drivers - captura de tela do site da HP

  • se não houver nada no site do fabricante, tente a opção "manual" de procurar o driver pelo código do hardware.

Instale especial adaptador externo

Se todas as dicas acima não tiverem sucesso (ou se descobrir que o adaptador não oferece suporte a 5 GHz), esse problema pode ser resolvido usando um adaptador Wi-Fi externo que pode ser conectado a qualquer laptop com uma porta USB.

A propósito, alguns dos adaptadores são tão pequenos que praticamente não interferem no seu trabalho diário ... Veja as imagens abaixo.

Comprar adaptadores semelhantes podem ser encontrados em lojas online chinesas (por exemplo, AliExpress) por relativamente pouco dinheiro: a partir de 200 rublos.

Exemplos de adaptadores Wi-Fi - podem ser conectados a qualquer dispositivo com uma porta USB (2 bandas, com suporte 5G)

PS

A propósito! Não muito longe está a disseminação do novo padrão 802.11ax, onde os desenvolvedores prometem velocidades de acesso de até 11 Gbps (tais dispositivos já foram demonstrados em exposições este ano)! Acho que a questão da popularização de tais dispositivos não se arrastará por mais de 1 a 3 anos ...

*

Adições sobre o tópico - serão úteis ...

Tudo de bom!

👋