Interessante

Como construir um gráfico e gráfico (pizza, ponto, linha, etc.). Usando o Excel 2016/2019 como exemplo

Dia bom!

Muitas vezes, ao trabalhar em um computador, você precisa construir algum tipo de gráfico ou diagrama (por exemplo, ao preparar uma apresentação, relatório, resumo, etc.),

O processo em si não é complicado, mas muitas vezes levanta dúvidas (além disso, mesmo para aqueles que não estariam sentados em frente ao PC no primeiro dia 👀).

No meu exemplo abaixo, quero mostrar como construir uma variedade de gráficos no popular programa Excel (versão 2016/2019). A escolha recaiu sobre ele, já que ele (ou seus análogos) está instalado em quase todos os PCs domésticos (afinal, o pacote Microsoft Office ainda é considerado básico para muitos).

Então...

*

Uma maneira rápida de construir um gráfico

O que é ótimo sobre o novo Excel não são apenas requisitos de sistema mais elevados e um design mais moderno, mas também recursos de gráficos mais simples e rápidos.

Deixe-me mostrar agora como você pode construir um gráfico no Excel 2016 (2019) em apenas algumas etapas.

1) Primeiro, abrimos um documento no Excel, com base no qual vamos construir um gráfico. Normalmente é uma placa com vários dados. No meu caso, uma mesa com vários sistemas operacionais Windows.

É necessário selecionar toda a tabela (um exemplo é mostrado abaixo na imagem 👇).

A tabela está destacada (moldura verde)

2) Em seguida, abra a seção "Inserir" e clique no botão "Gráficos recomendados" .

O resultado final é que o Excel analisará sua própria tabela e oferecerá as opções mais ideais e visuais para sua apresentação. Aqueles. você não precisa ajustar, ajustar, obstruir dados, etc.

Em geral, eu o recomendo para uso.

Gráficos recomendados

3) No formulário que aparece, selecione o tipo de gráfico que você "gosta". Eu escolhi um gráfico de linhas clássico (veja o exemplo abaixo).

Gráfico clássico

4) Mais adiante no designer (aparece na parte superior), você pode definir o estilo de exibição desejado do gráfico. Parece bom, por exemplo, um estilo preto contrastante (exemplo abaixo).

Estilos de gráfico, gráficos

Na verdade, neste diagrama (gráfico) está pronto! Agora ele pode ser inserido 👉 na forma de uma captura de tela (ou diagrama) em uma apresentação ou relatório.

A propósito, seria bom dar um nome ao diagrama (mas é bastante simples e fácil, então não vou parar).

*

Construindo um gráfico de pizza

Para construir um gráfico de pizza ou dispersão (que são muito visuais e amados por muitos usuários), você precisa de um determinado tipo de dados.

Para que o gráfico de pizza mostre claramente a relação, você só precisa usar uma linha da tabela, não todas. É mostrado claramente o que está em jogo na imagem abaixo.

Escolha de um gráfico com base no tipo de dados

Portanto, estamos construindo um gráfico de pizza (tela abaixo, veja os números das setas):

  1. primeiro, selecionamos nossa mesa;
  2. então vá para a seção "Inserir" ;
  3. clique no ícone "Gráficos recomendados" ;
  4. mais adiante na lista, selecione "Gráfico de pizza" , Clique OK.

Construindo um gráfico de pizza

Em seguida, resta apenas escolher o estilo do diagrama de acordo com seus requisitos. O diagrama está pronto!

O gráfico de pizza resultante

*

Traçar uma dispersão ou qualquer outro gráfico

Se o gráfico que você deseja traçar não estiver entre os gráficos recomendados (por exemplo, você deseja traçar um gráfico de dispersão).

Nesse caso, todas as ações serão iguais: basta selecionar a tabela, na seção "Inserir" selecione e clique em "Gráficos recomendados" e, em seguida, selecione o item "Todos os diagramas" (veja a seta 4 na imagem abaixo 👇).

Na verdade, aqui você vai ver tudo gráficos disponíveis: histograma, gráfico, circular, linear, ponto, estoque, superfície, pétala, árvore, raios de sol, caixa, etc.

Além disso, ao escolher um dos tipos de gráfico, você ainda pode escolher seu tipo, por exemplo, selecione a opção 3D exibição. Em geral, escolha de acordo com suas necessidades ...

Insira qualquer gráfico

Talvez o único ponto: aqueles gráficos que o Excel não recomendou a você nem sempre exibirão de forma precisa e clara os padrões de sua tabela.

Talvez valha a pena insistir naqueles que ele recomenda? 👌

*

Eu tenho tudo por agora ...

Até logo!

👋

Primeira publicação: 01/02/2017 1

Correção: 01/05/2020