Interessante

Quero comprar um laptop usado: como verificar e o que procurar

Pergunta do usuário

Olá.

Quero comprar um laptop usado, mas não sei como testá-lo 100% para não bater em um dispositivo quebrado. Eles oferecem um preço bastante tentador. Não me diga, alguma opção de teste para identificar com certeza todas as avarias?

Dia bom!

O avarento paga duas vezes!

Apresso-me em ficar chateado porque mesmo os fabricantes de equipamentos não podem dar 100% de garantia, quanto mais todos os outros. Em geral, pessoalmente, não sou adepto da compra de equipamentos de mãos, é melhor levá-lo em uma loja com características discretas, mas uma nova e obter um ou dois anos de serviço de garantia.

No entanto, neste artigo vou dizer-lhe como e o que é melhor prestar atenção para não desperdiçar o seu dinheiro ...

***

Comprando um laptop usado: onde procurar ...

Em geral, se você comprar um aparelho muito antigo por dinheiro simbólico, provavelmente não precisará de todas essas dicas. Para quem leva o aparelho por um valor mais ou menos tangível para si, aconselho a seguir as recomendações abaixo.

A propósito, é melhor pré-gravar os utilitários necessários para o teste em uma unidade flash USB e levá-los com você quando for inspecionar e comprar o equipamento. Assim, você pode verificar tanto a porta USB (como ela vê o pen drive), e verificar o próprio dispositivo.

 ❶

Preços médios de mercado. A quem dar preferência ...

Em primeiro lugar, gostaria de avisar imediatamente que muitos preços para o mesmo Avito, nem todos são os mais baixos. Algumas das etiquetas de preços de laptops antigos são altíssimas - o preço deles é mais alto do que o custo de laptops novos com características semelhantes na loja (sou eu, sem exagero ).

Portanto, antes de comprar, recomendo perguntar o preço e saber o custo aproximado da sua linha de notebooks.

*

Em segundo lugar, nos mesmos painéis de mensagens, eles costumam vender laptops que ainda não expiraram o período de garantia. Em primeiro lugar, recomendo examinar atentamente esses dispositivos. Então, pelo menos, você terá algum tipo de proteção (no entanto, antes de comprar, você ainda precisa inspecionar o dispositivo - se, por exemplo, houver um arranhão ou lasca profunda nele, isso com 99% de probabilidade se tornará o motivo de recusa do serviço de garantia).

Entre os laptops usados, há aqueles cobertos pela garantia

*

Em terceiro lugar, é melhor se você comprar um laptop de um conhecido que não está interessado em enganá-lo. Pelo menos ele dirá honestamente sobre como o equipamento foi usado e o que se pode esperar dele.

Além disso, uma certa garantia pode ser obtida se você comprar não de indivíduos, mas de revendedores - como regra, eles dão de 2 a 3 meses (um pouco, mas pelo menos de um "golpista" direto, isso economizará).

*

Quarto, se possível, compre por meio de algum tipo de serviço de reparo de PC. Aqueles. combinar com o vendedor que o laptop adquirido passa por diagnóstico no serviço, se estiver tudo em ordem com ele, você o leva. Vai sair um pouco mais caro, mas isso é pelo menos algum tipo de garantia contra o engano total ...

*

Quinto, para uma verificação mais ou menos inicial e independente do laptop - precisamos de pelo menos 5 a 10 minutos. Se o vendedor está com tanta pressa e não concorda em fornecê-lo a você, acho que nem tudo está limpo com o aparelho ou com o vendedor ...

Aparência do dispositivo: inspecione cuidadosamente a caixa

E assim, você vê o dispositivo pela primeira vez. Primeiro, inspecione cuidadosamente toda a caixa do laptop: não deve haver arranhões profundos, lascas, rachaduras ou outros defeitos na caixa. Se estiverem, isso pode indicar que o dispositivo foi derrubado (o que significa que ele pode falhar a qualquer momento ...).

Em geral, se você vir algo assim - de uma compra, pessoalmente, recomendo que você se abstenha imediatamente (ou peça um desconto substancial).

Arranhão profundo em um laptop Dell

Muitas vezes, pequenos arranhões e arranhões são encontrados na caixa - eles provavelmente são deixados pelo uso frequente do laptop e dizem pouco. Essas falhas são aceitáveis.

Um motivo muito comum para a venda é a inundação do aparelho com chá, café e outras bebidas. É bastante difícil determinar a olho nu, especialmente se tudo foi cuidadosamente apagado. No entanto, tente pressionar teclas diferentes - se você ouvir um som de trituração, algumas teclas estão grudadas, você pode ver manchas nas bordas do teclado e nas lacunas entre as teclas - então a probabilidade de inundação é muito alta.

Mesmo se você limpar o teclado após a inundação, manchas quase imperceptíveis permanecem nas laterais das teclas, em rachaduras, etc.

O que é perigoso em encher um laptop com bebidas doces é que o dispositivo funcionará normalmente por algum tempo (e este momento é muito difícil de diagnosticar a olho nu). Mas a corrosão começa a se formar na placa e, sob a influência de uma corrente elétrica, a reação só se intensifica. Como resultado, após 2-3 semanas de uso, o dispositivo quebra e o reparo não é mais necessário (muitas vezes caro!).

Nós verificamos as características técnicas do dispositivo

Se a aparência do dispositivo não for desagradável, ligue-o e inicialize o sistema operacional. Além disso, recomendo não usar nenhum "Meus computadores" ou "Gerenciadores de dispositivos", mas executar o AIDA 64 em sua unidade flash.

O fato é que as informações no mesmo gerenciador de dispositivos são facilmente editadas através do registro, o que significa que os dados dele no PC de outra pessoa não dizem nada!

Percorrendo as guias do AIDA 64 - você pode obter e coletar a maioria deles. características do laptop (além disso, mesmo nos casos em que alguns dos drivers não serão instalados).

AIDA 64 - informações do laptop

Além do AIDA 64, você pode usar outros utilitários para determinar as características do PC - //ocomp.info/harakteristiki-kompyutera.html.

Verificando a tela: destaques, arranhões, pixels mortos

Preste atenção para que não haja listras, traços, ondulações ou outras distorções na tela. Tudo isso pode indicar problemas com o adaptador de vídeo (ou placa-mãe).

Eu recomendo fortemente levar o utilitário com você IsMyLcdOK e verifique se há pixels mortos e realces no monitor. Basta executar o utilitário e pressionar os números: a imagem na tela será preenchida com cores diferentes (vermelho, azul, preto, branco), mas você precisa visualizar para que não haja pontos brancos em qualquer lugar que não mudem de cor. Mais detalhes sobre a verificação de pixels mortos no monitor aqui: //ocomp.info/monitor-bityie-pikseli.html

Pixel morto na tela do laptop

Uma pequena luz na tela

Verificando a bateria

Como regra, a bateria dos laptops usados ​​está bem conectada. E não é ruim se ele pode manter o dispositivo ligado por pelo menos 1-1,5 horas. Claro, quase ninguém vai te dar uma hora para verificar, mas você pode verificar indiretamente a bateria do mesmo AIDA 64.

Para fazer isso, abra a seção "Fonte de alimentação" e observe o grau de deterioração da bateria. Por exemplo, meu programa mostra um grau de desgaste de cerca de 1%. A propósito, observo que mesmo os novos laptops quando comprados em lojas têm uma taxa de desgaste da bateria de cerca de 0-3% (e isso é bastante aceitável).

Verificar o estado da bateria no AIDA 64

Além disso, no momento da compra, realize seus testes e inspeção do notebook enquanto ele estiver funcionando com a energia da bateria. Durante esses 10 minutos, você poderá estimar como a bateria se esgotou e estimar aproximadamente sua condição. Se em 10 minutos a bateria cair em 50-60% - então a conclusão está na cara .

Teste de estresse do sistema: testamos a placa de vídeo / processador - criamos uma carga no laptop

Todos os momentos anteriores, em princípio, levarão 2-3 minutos do seu tempo (inspeção, lançamento de alguns utilitários de teste, avaliação da tela). Mas existe um teste que é altamente desejável realizar pelo menos dentro de 5-7 minutos. É necessário para avaliar o estado da placa de vídeo e do sistema como um todo.

Freqüentemente, os laptops são vendidos a preços não muito altos devido a problemas com o chip da placa de vídeo. Ele poderia falhar, e então algum artesão o "fritou" (uma gíria, isto é, fez um conserto temporário.Normalmente, após uma reparação deste tipo, a placa de vídeo deixa de funcionar durante muito tempo) e a coloca à venda.

Para teste, recomendo levar o utilitário OCCT com você (o nome de alguma forma lembra a todos do familiar "GOST") ... Ao iniciar e abrir o teste nele, um "donut" começará a girar na tela inteira, e os números que precisamos serão mostrados à esquerda: o número de FPS, a temperatura do processador, a placa de vídeo.

Teste de estresse OCCT placas de vídeo e sistemas para estabilidade - //ocomp.info/stress-test-videokartyi.html

Como eu disse acima, é altamente desejável que o laptop funcione durante o teste por pelo menos 5 a 7 minutos. Durante este tempo, observe a temperatura e, em geral, o "comportamento" do laptop.

  1. se a temperatura subir muito e o laptop desligar, provavelmente há um problema com o hardware (ou com o cooler, o sistema de refrigeração não funciona);
  2. travar ou reiniciar "morto" - também não é um bom presságio;
  3. também é ruim se ondulações, distorções ou listras aparecem na tela.

Em geral, o ideal é que, após executar o teste no OCCT, sua temperatura comece a subir, o laptop deve ficar mais barulhento por causa do refrigerador. Tendo atingido um certo limite, seu trabalho deve se estabilizar ainda mais. A propósito, é indesejável que a temperatura ultrapasse 65-70 gr. Celsius (embora alguns laptops funcionem a 80-90 graus Celsius, e para eles esta é a norma permitida pelo fabricante).

Verificamos as portas: USB, conector de áudio, leitor de cartão, unidade de CD / DVD, etc.

Por último, mas não menos importante, verifique as portas e conectores. Em parte, você já verificou algumas das portas nas etapas anteriores. Preste atenção às portas mais solicitadas: conector de áudio, USB, conector de alimentação.

Não será supérfluo levar um cartão de memória com você e verificar o leitor de cartão (embora, eu quase nunca o use e provavelmente nem me incomodaria na hora de comprar ).

A porta foi para dentro da caixa do dispositivo

Além disso, não será supérfluo abrir um documento de texto e tentar digitar uma ou duas frases para verificar o funcionamento das teclas. A propósito, muitas dessas ações podem ser realizadas junto com o teste de estresse.

***

Todas as dicas acima, é claro, não garantem ou fornecem 100% de proteção de compra, mas pelo menos esses 10-12 minutos de tempo gasto em testes e inspeção reduzem significativamente seus riscos.

Isso é tudo.

Boa sorte, atenção e discrição a todos!

Copyright bahnfilme.com 2021