Interessante

Uma superfície brilhante ou fosca é melhor? Dicas para escolher um monitor

Dia bom!

Ao escolher um monitor, muitos nem prestam atenção à superfície da tela (exceto pelo seu tamanho ☺).

Enquanto isso, a qualidade do seu trabalho depende do tipo de superfície. Provavelmente, muitos notaram que, por exemplo, em um dia ensolarado - em um monitor ele brilha de forma que você não pode ver nada, mas na outra tela parece não ser nada, você pode trabalhar ...

E esse comportamento, apenas, depende da superfície... Em geral, agora existem três tipos de monitores à venda:

  • com uma superfície mate;
  • com brilhante;
  • com anti-reflexo (uma espécie de fosco, mas ainda assim, muitos o distinguem separadamente).

Neste artigo tentarei desmontar os prós / contras de cada um, e darei minha visão de quando e qual escolher ...

👉 Ajudar!

A propósito, quanto à escolha de um monitor: recomendo que leiam mais um pequeno artigo sobre matrizes (TN, IPS, PLS)

*

Fosco vs brilhante: qual superfície é melhor?

Apresso-me a desapontar (ou agradar, como ninguém ☺) nem ninguém, nem isso é melhor nem pior. Tudo depende principalmente das condições de trabalho, e diretamente do próprio trabalho, dependendo do que você está fazendo atrás do monitor (nas preferências pessoais ...).

Imediatamente, começarei o artigo com um dos recursos mais importantes: uma superfície fosca não espelha então a imagem é tão brilhante (observe as 2 fotos abaixo). Em uma superfície fosca, você não verá seu reflexo e não haverá brilho na luz do sol (ou na luz lateral da lâmpada).

Portanto, se você planeja trabalhar ao ar livre (à luz do dia), ou se sua área de trabalho estiver próxima a uma janela, é melhor dar uma olhada mais de perto em um monitor com superfície fosca.

Foto 1. Superfícies brilhantes e mate (para comparação de dois monitores idênticos). Brilhante - há brilho (mas é mais brilhante e reproduz melhor as cores)

Foto 2. O reflexo é visível em uma superfície brilhante (espelhos)

Por outro lado, uma superfície brilhante se beneficia muito com saturação e reprodução de cores : a imagem fica muito mais animada nele. Veja foto 3 (4): mostra a mesma foto, mas em telas diferentes. O da esquerda parece muito mais claro e brilhante: nele você pode ver todo o jogo de cores da natureza ...

Aqueles. se você trabalha com fotos e vídeos (edita fotos, gosta de assistir a filmes em boa e alta qualidade, etc.) - um monitor brilhante deve ser uma prioridade!

Foto 3. Tela brilhante versus fosca

Também vale a pena acrescentar que o monitor brilhante é muito bom para transmitir conteúdo preto profundo ... Comparado a um fosco desbotado - como o céu e a terra 👌.

Foto 4. Vista superior - há brilho da lâmpada na tela brilhante

mas, uma tela muito brilhante nem sempre é boa!

Se você trabalha intensamente com texto ou fórmulas (você programa algo, compõe fórmulas no Excel, edita documentos no Word, etc.) - então, um brilho tão alto, junto com o cansaço visual: pode afetar negativamente a visão (e, isso não é só minha opinião, mas também de muitos especialistas).

Olhos de alto brilho começam a se cansar e sobrecarregar rapidamente.

Para obter mais informações sobre as configurações corretas do monitor, fadiga ocular e ginástica, consulte este artigo: //ocomp.info/ustayut-glaza-pri-rabote-za-pc.html

Agora à venda você também pode encontrar superfície anti-reflexo tela. É algo entre o fosco e o brilhante. Ajuda a suavizar (reduzir o brilho) da luz forte e, ao mesmo tempo, não reduzir tanto a reprodução de cores. Em geral, essa superfície se parece mais com uma superfície fosca (digamos, uma de suas variedades).

Opinião pessoal

Tendo trabalhado por mais de um ano com vários monitores, geralmente cheguei à conclusão de que um monitor LG CRT antigo era o melhor para mim: sua reprodução de cores não era pior do que a de muitos modernos com uma matriz IPS e várias cenas dinâmicas ficou ótimo nele. sem distorção de imagem de diferentes ângulos de visão. Agora, estes não são produzidos ... (provavelmente, eles têm uma desvantagem: a diagonal não era muito grande ☺, bem, as dimensões ...)

o que Com relação aos modernos, cheguei à conclusão de que se você trabalha com texto (código, fórmulas, desenhe algo), então é melhor pegar uma superfície fosca com uma boa matriz TN (e relativamente barata e se encaixa perfeitamente) - a tela não é tão brilhante e os olhos estão menos tensos.

Para foto e vídeo - a melhor opção seria uma superfície brilhante com uma matriz IPS (PLS). A imagem ficará muito suculenta e animada. No entanto, se filmes, fotos e jogos funcionam bem, então ao trabalhar com documentos: você começa a sentir desconforto (seus olhos se cansam mais rápido).

Sob a luz direta do sol - pessoalmente, não posso trabalhar com uma superfície fosca, muito menos brilhante (embora, é claro, o fosco ganhe significativamente nesse aspecto). Portanto, pessoalmente, sou um defensor de uma superfície fosca - é apenas mais versátil ...

*

Isso é tudo, para os acréscimos sobre o tema - merci.

Boa sorte!

👣

Publicado pela primeira vez: 15.12.2017

Correção: 02/10/2020