Interessante

Como fazer um jogo em tela cheia: várias maneiras

Dia bom!

Muitas vezes, eles "enviam" perguntas para mim sobre vários jogos (o que é interessante: muitas vezes eles encontram sucessos relativamente antigos - o que significa que não apenas os jovens leem minhas notas de jogo ...).

Entre eles, um grupo de perguntas pode ser distinguido pelo tamanho da imagem na tela: por exemplo, nem todos os jogos rodam em modo de tela cheia, listras pretas podem permanecer nas laterais, nem todos os jogos possuem configurações gráficas, etc. etc. 😢

Na verdade, neste post decidi compor este grupo, e dar várias opções de como lançar o jogo max. confortável, de modo que a imagem se estenda por toda a área da tela (claro, isso é o mais problemático ao tentar rodar um jogo antigo em um novo PC / laptop com tela 4K).

E então ... 👌

*

Como expandir o jogo ao máximo

Opção 1: atalhos de teclado

Talvez a primeira coisa que eu recomendo seja tentar usar os especiais. atalhos do teclado:

  1. AltEntrar (a opção mais popular);
  2. MudançaEntrar;
  3. AltMudançaEntrar;
  4. F;
  5. Alt + F;
  6. Esc.

Nota: em inglês. "tela inteira" é traduzida como "Tela inteira".

Tela inteira - pressione a combinação Alt + Enter (a tela mostra o emulador Gens)

A propósito, muitas vezes a combinação desejada pode ser encontrada nos parâmetros (menu) de um determinado jogo (veja meu exemplo 👆).

*

Opção 2: opções de jogo

Por mais banal que pareça, mas preste atenção às configurações gráficas de um jogo em particular. Na maioria das vezes, listras pretas nas laterais (superior e inferior) ocorrem devido a permissões .

Por exemplo, se a resolução nativa do monitor for 1920 x 1080 e o jogo estiver definido para 1600 x 900, haverá barras pretas nas partes superior e inferior (veja a foto abaixo).

Listras pretas acima e abaixo (foto do jogo CS 1.6)

Obviamente, se você definir a resolução no jogo com base nas características do seu monitor, a imagem na tela ficará mais nítida e não haverá listras (👇).

👉 Nota!

Quanto mais alta a resolução que você definir, maior será a carga na placa de vídeo (o que por sua vez pode levar a uma diminuição no FPS). Sempre há um equilíbrio a ser encontrado ...

Resolução no jogo (foto do jogo CS 1.6)

Aliás, além da permissão, a configuração dos parâmetros pode ter um efeito. modo janela (Modo em janela 👇). Verifique novamente esta "coisa" nas Opções de vídeo e desmarque esta caixa se necessário.

Modo de janela - modo de inicialização em uma janela (tela do Warcraft)

*

Opção 3: propriedades de atalho

A próxima coisa que eu recomendo é abrir propriedades um atalho para o arquivo executável EXE do jogo de que você precisa (via de regra, basta clicar com o botão direito do mouse no ícone do jogo na área de trabalho).

Propriedades

Mais adiante na guia "Rótulo" especificar que o programa a ser executado deve ser implantado em tela cheia (linha "Janela" 👇).

Propriedades - atalho - janela

A propósito, se a configuração anterior não funcionar, você também pode tentar em linha "um objeto" definir manualmente os parâmetros de inicialização:

  • -w 1920 -h 1080 (largura e altura em pixels, veja a imagem abaixo 👇);
  • -fullscreen (significa que o jogo será iniciado no tamanho da tela, independentemente da resolução definida).

Adicione os parâmetros de que precisamos à linha

👉 Ajudar!

Como mudar a resolução no jogo, inclusive sem entrar nele (se um erro travar ou você não vir nada ao iniciá-lo)

*

Opção 4: opções de monitoramento

Uma vez um amigo meu reclamou da "faixa preta" na parte inferior da tela e disse que já havia checado novamente todas as configurações que eu o aconselhei a esclarecer (e ainda está lá ...).

Como descobrimos mais tarde, o motivo estava nas configurações do próprio monitor: posicionamento verticalmente e horizontalmente não foram ajustados (aliás, neste caso, esta "faixa" será visível em todos os lugares: tanto nos jogos quanto na área de trabalho!).

Barra preta em todos os jogos e na área de trabalho

Neste caso, como regra, basta redefinir as configurações do monitor para o padrão e ajustar o deslocamento vertical / horizontal.Isso é feito rapidamente usando os botões no corpo do dispositivo ... 👇

Configurações do monitor (AOC)

Nota: consulte o manual de instruções do seu dispositivo (em princípio, é impossível listar todas as características dos diferentes modelos de monitores ...).

*

Opção 5: configurar o driver da placa gráfica

A próxima coisa que eu aconselho você a verificar são as configurações do driver da placa de vídeo. O fato é que na seção "Exibição" (normalmente) o modo de escalonamento é definido (em algumas versões de driver, ele pode ser especificado para cada jogo específico).

Aconselho você a tentar definir a escala para o modo "Esticar para tela inteira" (veja as imagens abaixo para placas AMD, nVidia 👇).

👉 Socorro!

Como abrir as configurações da placa gráfica: AMD, nVidia, Intel (não consigo encontrar o painel de controle gráfico)

Modo de escala - AMD

Gráficos AMD - configurações de exibição (escala)

Escalonamento / nVidia

*

Opção 6: permissão no Windows

Se você não pode alterar a resolução no jogo (ou simplesmente não pode "obter" esses parâmetros), como uma das opções, você pode tentar alterar a resolução no próprio Windows.

Sim, por isso pode ser desconfortável: por exemplo, os ícones na área de trabalho aumentam (diminuem), o texto fica maior (menor), etc. Mas se você passa a maior parte do tempo no jogo, então tudo isso realmente não importa, certo ?! 👌

Alterar a resolução no Windows 10 pode ser bastante simples:

  • para impulsionar Win + i (para abrir os parâmetros);
  • vá para a guia "Sistema / Display" ;
  • em linha "Resolução da tela" instale o que você quiser.

Display - resolução e escala selecionáveis

Modo universal (adequado para a maioria do Windows):

  • para impulsionar Win + R (para que a janela de execução apareça);
  • digite o comandodesk.cpl;
  • para impulsionar Entrar.

desk.cpl - abrir propriedades de exibição

👉 Ajudar!

Como descobrir e alterar a resolução da tela (a imagem é muito grande)

*

Opção 7: utilitários para ajustar a imagem em jogos mais antigos

Existem especiais para muitos jogos antigos. utilitários e complementos (geralmente de ventiladores) que facilitam a instalação de monitores widescreen modernos (consulte Civilization III 👇).

Em uma de minhas anotações, uma vez mencionei um desses utilitários do 👉 Game WideScreener. Ela tem cerca de uma centena de jogos antigos em sua lista, que ela pode facilmente adaptar às "realidades" modernas. Em geral, eu o recomendo para uso.

Antes e depois - compare a diferença na imagem / exemplo do jogo "Civilização 3"

A propósito, também é muito conveniente trabalhar com jogos antigos através de uma máquina virtual (na qual você pode instalar algum tipo de Windows 2000 / XP). Esses SOs são mais amigáveis ​​com os sucessos do passado ...

👉 Ajudar!

Como iniciar o Windows antigo em um novo sistema operacional: configurando uma máquina virtual VirtualBox

*

Opção 8: a forma radical 👏

Para não ter muitos "problemas" para configurar e otimizar o sistema operacional em um PC / laptop moderno para os jogos do passado, você pode ir por outro caminho: compre um laptop antigo no Avito!

Esses dispositivos agora são baratos, eles não vão ocupar muito espaço (você sempre pode colocá-los na prateleira mais distante se ficar entediado) e, ao mesmo tempo, eles permitirão que você aproveite todos os sucessos de 10-20 anos atrás! 👌

👉 Ajudar!

Quero comprar um laptop usado: como verificar e o que procurar

Anúncios de exemplo / Avito

*

Se você decidiu a questão de forma diferente - deixe-me saber nos comentários (obrigado antecipadamente)

Tenha um bom dia!

👋