Interessante

Configurando um canal em um roteador Wi-Fi, como escolher um gratuito: ou por que cortes frequentes de Wi-Fi, baixa velocidade, baixa qualidade de cobertura

Bom tempo a todos!

Acho que muitos dos usuários já se depararam com uma operação "ruim" da rede Wi-Fi mais de uma vez: ou a velocidade está baixa, a conexão é cortada, a qualidade da cobertura é ruim, então outra coisa ...

Todos esses "problemas", aliás, podem ocorrer devido ao fato de você ter selecionado o "errado" nas configurações do roteador canal .

Muitas pessoas subestimam esta opção e muito raramente prestam atenção a ela (quanto em vão!). Se você mora em um grande prédio de apartamentos (onde os vizinhos têm seus próprios roteadores Wi-Fi), quando os canais se sobrepõem, a qualidade da conexão pode se deteriorar significativamente!

Na verdade, neste artigo eu queria falar um pouco mais sobre os canais: como você pode encontrar um gratuito, como configurá-lo nas configurações do roteador wi-fi. Acredito que verificar este momento não demorará muito (mas se o motivo for este, você melhorará significativamente a qualidade da sua rede wi-fi!). 😉

Então...

*

Selecionando e configurando um canal em um roteador Wi-Fi

Um breve programa educacional sobre canais e interferências

Hoje, a maioria dos roteadores opera a 2,4 GHz (muito menos 5 GHz). Para esta frequência em nosso país, é permitido o uso do 1º ao 13º canal - ou seja, cada rede Wi-Fi opera nesta faixa (observe que em outros países outros canais podem ser permitidos e usados. Por exemplo, na América, de 1 a 11 são permitidos).

A propósito, se sua rede Wi-Fi usar o 13º canal, um dispositivo localizado para funcionar nos EUA simplesmente não será capaz de funcionar com esta rede ...

*

Como eu disse acima, o problema pode surgir quando vários roteadores (localizados não muito distantes um do outro) começam a trabalhar no mesmo canal. Isso é especialmente comum em grandes edifícios de apartamentos. Por causa disso, pode haver uma diminuição na velocidade, pausas frequentes e cobertura ruim.

Em geral, por padrão, a maioria dos roteadores tem uma opção de seleção automática de canal: ou seja, quando o aparelho é ligado, outras redes Wi-Fi devem ser "analisadas" e um canal livre ou o menos "carregado" deve ser estabelecido. Mas notarei que nem sempre isso acontece: o "enchimento" dos roteadores falha, e eles não reinicializam com muita frequência ...

Corrija a situação neste caso, pode haver uma configuração "manual". Com a ajuda de especiais. utilitários, você pode descobrir quais redes Wi-Fi estão na área e em quais canais elas funcionam. Depois disso, abra as configurações do roteador e defina um canal específico (por exemplo, o 5º).

*

Observação! A propósito, a cobertura fraca do Wi-Fi pode ser não apenas devido a um canal selecionado incorretamente, mas também devido a um local escolhido incorretamente para a instalação do roteador (consulte o diagrama abaixo 👇). Em geral, sobre como você pode fortalecer o sinal Wi-Fi, recomendo esta observação.

Sobre a questão da escolha e localização do roteador no apartamento

*

Como encontrar um canal gratuito

Existem aplicações especiais para isso, tanto para o computador como para o telefone.

👉 Ajudar!

Analisamos redes Wi-Fi de um telefone Android: descubra o alcance (distância até o roteador), canais livres, endereço MAC, tipo de criptografia, etc. características

*

No Windows, estou impressionado WifiInfoView ...

WifiInfoView

Site oficial (página de download): //www.nirsoft.net/

Um utilitário muito leve que não precisa ser instalado. Tudo que você precisa fazer é baixá-lo e executá-lo.

Em seguida, ele encontrará automaticamente todas as redes Wi-Fi na área, mostrará os endereços MAC, qualidade do sinal, frequência, canal, fabricante do roteador, etc. (veja a tela abaixo 👇).

*

Depois de iniciar o utilitário, ele "pensará" por um segundo. 10 ÷ 15, será apresentada a você uma lista de redes.

Preste atenção aos canais ocupados: seu canal se sobrepõe a alguns outros? Em geral, idealmente, você precisa escolher um canal que não se cruze com ninguém, se não houver nenhum, pegue aquele que é menos comum entre os outros.

WiFiInfoView - janela principal do programa (funciona automaticamente)

A propósito, se de repente o utilitário anterior não funcionar para você, você pode usar seu InSSIDer analógico.

Funciona de forma completamente semelhante ao anterior, até suporta o idioma russo. Aliás, na minha opinião é mais "sensível", tk. frequentemente mostra mais redes.

Canais de Wi-Fi

*

Como mudar o canal nas configurações do roteador

Claro, depende muito do modelo do seu roteador e 👉 de seu firmware. Primeiro você precisa ir para as configurações do roteador (muitos também os chamam de interface da web).

Em seguida, como regra, você precisa encontrar a seção "Configurações sem fio" (se firmware Inglês - veja. "Configurações sem fio" ). "Canal" assim é chamado, em inglês. "Chanel" .

Por exemplo, em roteadores TP-Link apenas abra a seção "Modo sem-fio" , aba "Configurações sem fio" e na linha "Canal" em vez de "Auto" especifique o canal que você precisa.

Modo Sem Fio - Configurações (Roteador TP-LINK)

Se você tem inglês. versão do firmware (TP-LINK) - então veja a guia "Configurações sem fio" ... Veja o exemplo abaixo (👇).

TP-Link - versão em inglês do firmware

Nos roteadores D-Link, para mudar de canal, basta abrir a guia principal de configurações de Wi-Fi (veja a imagem abaixo).

D-LINK - Wi-Fi - Configurações básicas

Nos roteadores Tenda, tudo é, em princípio, igual - a guia "Configurando uma rede sem fio" , mais adiante na subseção inferior "Configurações sem fio" .

Configurações sem fio - roteador Tenda

Depois de mudar o canal, salve as configurações do roteador e verifique novamente a operação da rede Wi-Fi. Em alguns casos, as melhorias são visíveis a olho nu.

*

Se não ajudar, preste atenção!

Se a qualidade da rede Wi-Fi não tiver melhorado, preste atenção a vários outros fatores. Vou dar os mais básicos abaixo.

1) Localização do roteador no apartamento.

Se o roteador estiver localizado muito longe do laptop (tablet, telefone), e mesmo atrás de duas paredes de concreto, não é surpresa que o sinal possa ser fraco.

Preste atenção também na quantidade de antenas do roteador - na hora de comprar um novo roteador, dê preferência a aparelhos com 4 antenas.

Antena a 10 dBi

A propósito, antenas com amplificação de sinal já estão sendo vendidas para roteadores (veja a tela acima). Essas antenas, por exemplo, podem ser adquiridas em lojas online chinesas.

👉 Observação!

As melhores lojas online chinesas são apresentadas neste artigo.

2) Roteadores operando a 5 GHz.

Agora, roteadores operando na frequência de 5 GHz começaram a aparecer no mercado. Seu sinal não interfere em outros roteadores e eletrodomésticos, o que melhora a qualidade da rede.

3) Especial. adaptadores Wi-Fi aprimorados

Se você tiver um adaptador Wi-Fi "fraco" instalado em seu laptop (tablet), pode fazer sentido comprar um especial. adaptador Wi-Fi externo poderoso. Observe a diferença na recepção no exemplo abaixo.

Laptop normal e adaptador Wi-Fi Alfa AWUS036NHR

4) Se os vizinhos entenderem ...

Se você está cansado de seus vizinhos com seus adaptadores Wi-Fi, rádios e outros dispositivos que "entupem" seu espaço com ondas, então você pode ir para métodos radicais: instalar uma "treliça" fina nas paredes (colocada sob o papel de parede nas paredes), o que isolará de forma confiável a sala de ondas externas e interferências.

Claro, isso raramente é feito em apartamentos, mas mesmo assim (a propósito, alguns isolam os quartos das crianças de tal forma que 👉 a radiação do wi-fi tem menos efeito na saúde da criança) ...

*

Comentários construtivos são sempre bem-vindos.

É tudo por agora.

Boa sorte!

👋

Publicado pela primeira vez: 21/08/2018

Correção: 21/08/2020