Interessante

"O cooler do processador não gira" - diga-me o que fazer

Pergunta do usuário

Olá.

Tenho uma tampa lateral da unidade do sistema feita de vidro e na semana passada comecei a prestar atenção no cooler do processador - ele nunca gira (comigo, pelo menos). Só quando o PC está ligado ele gira um pouco e pronto ...

Diga-me se isso é normal e, se não, o que fazer ?!

Olá.

Com base na pergunta - nada pode ser dito ... É possível que sua CPU simplesmente não aqueça a algumas altas temperaturas, nas quais a ventoinha teria que começar a resfriar o dissipador de calor (esta opção geralmente é configurada no BIOS / UEFI) .

Abaixo, na nota, darei os principais pontos aos quais você deve prestar atenção e verificar novamente (acho que o material pode ser útil não apenas para você, mas também para outros usuários com uma pergunta semelhante).

*

O que procurar se o ventilador não estiver girando (não girando)

PASSO 1: pontos acima do "I"

Para começar, algumas palavras sobre "nuances" importantes (para que todos se entendam):

  1. refrigerador - com isso, quero dizer não apenas o ventilador em si (que gira ✌), mas também o radiador, tubos de cobre, etc. (ou seja, todo o conjunto que resfria o processador);
  2. sem um ventilador (ou sem funcionar / não girar) - a CPU pode funcionar, sem um cooler - não. Em qualquer caso, a CPU deve ser resfriada pelo menos por um dissipador de calor;
  3. para concluir se o PC pode ser deixado para funcionar com um cooler que não funciona - pelo menos, você precisa saber 👉 o modelo do processador e 👉 sua temperatura sob carga.

Refrigerador, ventilador - qual é a diferença

Em absoluto, Devo observar que as CPUs modernas são equipadas com especiais. proteção:

  1. se sua temperatura atinge um certo limite, começa a diminuir as frequências (e, como resultado, esquenta menos);
  2. se baixar as frequências não ajudar, depois de atingir a temperatura crítica, o PC irá simplesmente desligar (ou reiniciar). Como resultado, a CPU será "salva" e não queimada.

mas, não oferece 100% de proteção contra o desgaste da CPU. Se funcionar constantemente em modo "emergência" em altas temperaturas, a probabilidade de sua falha aumenta significativamente! (já algumas vezes confrontado com o esgotado Ryzen newfangled ...)

*

ETAPA 2: Verificar as configurações do BIOS / UEFI

E assim, se o seu PC não desligar abruptamente e sem aviso, não congelar ou reiniciar, provavelmente o ventilador da CPU está "descansando" devido às configurações do BIOS.

Como regra, eles têm vários modos de operação: silencioso, ótimo, manual (quando você pode especificar independentemente em que temperatura o ventilador é ligado).

👉 Ajudar!

Como entrar na BIOS (UEFI) em um computador ou laptop [minhas instruções]

Por exemplo, no tapete. Para placas-mãe AsRock, para configurar o cooler, basta ir até a seção "Monitor H / W" ... Ele mostra não apenas a temperatura atual da CPU (CPU Temperature), mas também o número de rotações do ventilador (Fan Speed ​​- 852 RPM 👇) e o modo de resfriamento (Fan Settings - Customize).

No meu caso, as configurações são feitas de forma que até 50 ° C - a ventoinha desligará, se esse limite for ultrapassado - ela começará a girar 70% e esfriar o dissipador de calor do processador. Claro, você pode definir outro modo, que "forçará" o ventilador a funcionar o tempo todo!

Configurações UEFI (AsRock)

Claro, depende muito do seu hardware e da própria versão do BIOS. Por exemplo, a seguir você pode notar uma opção ligeiramente diferente: é oferecida apenas para indicar se o ventilador estará sempre ligado (Ventilador sempre ligado).

Se "nem sempre", o computador determinará por si mesmo quando ligá-lo! 👌

Fan Always On - o ventilador está sempre ligado - não!

Se você não conseguir encontrar as configurações do ventilador no BIOS (FAN Speed), tente redefinir as configurações do BIOS para as predefinições ideais (a propósito, pode ser que essas configurações simplesmente não existam ...).

*

PASSO 3: teste e diagnóstico

1) Se as configurações do BIOS não levaram a nada, primeiro eu recomendo verificar o modelo da CPU e olhar sua temperatura crítica no site oficial da AMD (Intel).

Temperatura crítica para Intel i5-7200U

2) Em seguida, você precisa executar o utilitário 👉 AIDA 64 e ir para a seção "Sensores" .

Será possível esclarecer a temperatura atual da CPU. Como regra, uma temperatura na faixa de 30-40 ° C (e para algumas CPUs até 50 ° C) é considerada ótima, e a ventoinha, neste caso, pode não funcionar (dependendo das configurações do BIOS e do software).

AIDA 64 - Computador, sensores - ver temperaturas

3) 👉 Se for o seu caso a temperatura (com o ventilador não funcionando) está na faixa ótima - vale a pena tentar carregar o processador (faça um pequeno teste). Para isso, o AIDA 64 dispõe de um teste de estabilidade do sistema (pesquise no menu "Serviço" ).

👉 A propósito!

É altamente desejável conduzir o teste inicializando a partir de uma unidade flash LiveCD (ou seja, não usando o Windows atual). Isso permitirá que você exclua vários problemas com drivers e software (se houver ...) durante a digitalização.

Ao executar o teste de estabilidade, você pode descobrir a quais valores a temperatura começará a subir quando a CPU estiver totalmente carregada. Ao mesmo tempo, você poderá monitorar o comportamento do ventilador online (e do PC como um todo). Claro, não deve haver nenhum congelamento ou desligamento!

AIDA 64 - teste de estabilidade da CPU

4) 👉 Se a temperatura começará a crescer rapidamente (80-85-90 ° C ☝), e o cooler não ligará - eu recomendo parar o teste imediatamente e procurar um problema de hardware (talvez a ventoinha do cooler tenha se tornado inutilizável ou simplesmente não está conectado ...) ...

5) Já agora, se você não tem configurações de cooler na BIOS, e o teste mostrou que está, a princípio, funcionando, mas sua velocidade de rotação está sempre "fora do lugar" (por exemplo, faz muito barulho sem carga ou, por diante pelo contrário, pára constantemente) - pode ser ajustado usando um especialista. Programas. Este tópico é extenso, então eu recomendo meu post anterior ... 👇

👉 Ajudar!

Como ajustar a velocidade de rotação dos refrigeradores (ventiladores)

*

PASSO 4: encontre o problema de hardware

em primeiro lugar, desligue o PC e abra a tampa lateral da unidade de sistema. Inspecione cuidadosamente o próprio cooler e o conector FAN da CPU - é nele que você precisa conectar a ventoinha (muitas vezes muitos montadores novatos conectam a ventoinha a outro conector, ou se apressam ao montar um micro, eles se esquecem de conectá-la completamente! )

O ventilador está conectado ao FAN da CPU

Em segundo lugar, preste atenção se há algo impedindo as pás da ventoinha de girar (encontrei várias vezes que os fios de alimentação caíram entre as pás e não permitiam que a ventoinha funcionasse).

Além disso, tente desconectar o ventilador e inspecionar o próprio fio. Algumas marcas chinesas pouco conhecidas organizam seus refrigeradores com cabos "finos" que se rompem com qualquer movimento descuidado ...

Em terceiro lugarse o seu fã tem um add. conector (por exemplo, para conectar ao conector Molex PSU) - tente desconectá-lo do FAN da CPU e conectá-lo diretamente ao PSU.

Talvez a placa-mãe mostre um erro "CPU Fan error" quando o PC for ligado (mas pode ser ignorado ou desabilitado na BIOS para controlar o cooler), e tal "truque" como solução temporária pode muito bem ser adequado!

2 conectores no ventilador

Quarto, se depois de tudo isso o ventilador não mostrar nenhum "sinal de vida", recomendo testá-lo em outro PC.

Se você não tiver um segundo PC disponível, você pode usar fazenda coletiva método (às vezes eu uso ...). Retire a ventoinha do gabinete do PC e pegue alguns fios de cobre (as pontas precisam ser descascadas).

Ventilador e um par de fios de cobre

Em seguida, você deve conectar dois fios de cobre ao conector da ventoinha, geralmente este é um fio preto e vermelho (designação-1 no conector, veja a imagem abaixo).

E os fios de cobre estão conectados. a várias (3-4) as baterias mais comuns, que você pode simplesmente colocar na mesa umas das outras, mais ou menos! ("dedinhos" / "dedinhos", via de regra, todo mundo tem o suficiente em casa)

Baterias de ventilador

Se o ventilador estiver "ativo", ele começará a girar silenciosamente (é claro, muito mais silencioso do que na unidade do sistema). Exemplo abaixo ...

//ocomp.info/wp-content/uploads/2020/06/Proverka-ventilyatora-na-kuler.webm

Se um e depois disso o ventilador não "ganhou vida" - muito provavelmente ele já cumpriu seu prazo e é hora de substituí-lo. Você pode, é claro, tentar desmontar, limpar, lubrificar, etc. Mas com modelos baratos na maioria dos casos, tudo isso não justifica nem o tempo gasto nem o dinheiro ...

*

PS (se a ventoinha dá meia volta e o PC não liga)

Outro tipo de problema: ao ligar o micro, a ventoinha de resfriamento da CPU dá de 1 a 3 voltas e para (enquanto o micro não dá mais nenhum sinal de "vida", você nem consegue entrar na BIOS - há sem imagem).

Neste caso, a lista de problemas potenciais é tão ampla que não acho que possa ser descrita no âmbito de um artigo ... Para começar, eu o aconselharia a fazer o seguinte:

  1. remova todas as matrizes de RAM, limpe seus contatos com uma borracha e limpe a poeira dos slots. Instale um deles (não conecte os outros ainda);

    Limpando as tiras de RAM

  2. remova a bateria do tapete. embarque e espere 3-5 minutos. (isso redefinirá as configurações do BIOS / UEFI);

    Bateria na placa-mãe do PC

  3. desconecte-se do tapete. placas-mãe são tudo o que você pode: monitor, teclado, mouse, tiras de RAM "extras" (deixe apenas uma), uma placa de vídeo (se houver um APU embutido na CPU), etc .;
  4. ligue o PC e veja se os coolers funcionam, se os indicadores de atividade do HDD estão acesos;
  5. se isso não ajudar: é necessário testar o funcionamento da CPU separadamente do PC atual, tapete. placas, fontes de alimentação, RAM, placas de vídeo.

*

É tudo por agora ...

Adições sobre o tópico são bem-vindas!

Boa sorte!

👣