Interessante

Os jogos travam no Android, às vezes nem iniciam [o que devo fazer?]

Pergunta do usuário

Olá.

Diga-me o que você pode fazer se alguns jogos Android começarem a travar. Tentei reinstalá-los - não ajudou. Às vezes, ocorre que o jogo não está instalado e nem inicia (geralmente esse erro desaparece imediatamente após o telefone ser reiniciado).

Parte da questão foi eliminada ...

Olá.

Eu gostaria de começar com o fato de que o jogo pode travar devido a erros de software ou de hardware (é claro, no artigo irei apenas dar recomendações sobre como solucionar erros de software).

E mais uma coisa: se o seu celular se comporta assim com todos os jogos, além disso, às vezes ele reinicia espontaneamente, só para garantir, faça um backup da sua lista telefônica, documentos, fotos (pode ser que, depois dos jogos, o dispositivo geralmente se recusará a carregar a mesa de trabalho).

Agora vamos para a parte prática ...

*

Por que alguns jogos travam e o que fazer a respeito

O jogo não é compatível com seu dispositivo

Talvez seja banal, mas um dos motivos mais comuns para esse comportamento do telefone é a falta de suporte do jogo para a sua versão do Android, ou CPU, ou linha do telefone. Freqüentemente, os desenvolvedores otimizam seus jogos apenas para versões específicas do Android, "esquecendo-se" de todos os outros ...

Via de regra, nos sites oficiais do jogo, seus requisitos para o hardware do telefone estão sempre indicados. Se você tiver problemas com algum jogo específico, recomendo começar com estes requisitos!

World of Tanks Blitz - tecnologia. requisitos do jogo (mínimo)

Bem, então, sabendo disso. requisitos, basta abrir as informações do telefone e compará-los. Veja a imagem abaixo.

Ajudar! Como descobrir as características de um telefone Android (qual processador ele possui, quantos núcleos, qual memória, RAM, câmera, bateria, etc.) - //ocomp.info/kak-uznat-harakteristiki-telefona.html

Veja as especificações do smartphone - Android 8.0

Otimização de jogo ruim, trabalho incorreto com o cache

A segunda coisa que eu recomendo é tentar limpar o cache do jogo. Devido ao trabalho incorreto com o cache, alguns aplicativos às vezes se comportam de forma extremamente instável (isso não se aplica apenas a jogos).

Observação. Para excluir o cache: abra a lista de aplicativos, encontre o jogo que você precisa, vá até a subseção "Memória" e clique no botão "Limpar cache" (exemplo nas imagens abaixo).

Limpando o cache do jogo no Android (8.0)

Eu também recomendo tentar excluir completamente o jogo da memória do telefone e reinstalá-lo (isso ajudará no caso de danos a alguns arquivos do sistema).

Mais um momento: se você baixou o jogo do Play Market - tente usar seus análogos e baixe o jogo a partir deles.

Ajudar!

Os 10 melhores aplicativos para acelerar e limpar o Android do lixo - //ocomp.info/dlya-uskoreniya-i-chistki-android.html

Bem, não posso deixar de notar que, infelizmente, quase todos os jogos novos (que estão prestes a ser lançados) são mal otimizados (além disso, isso se aplica a jogos para telefones e PCs). Eles ficam lentos e travam mesmo em smartphones bastante poderosos, e é muito difícil fazer algo aqui sozinho (a menos que você deixe um feedback para os desenvolvedores 😉).

Congelamento do smartphone (aplicativo)

Em caso de carga elevada no dispositivo, operação incorreta de algum software, o jogo pode simplesmente travar (aqui está ...). Como regra, neste caso, uma desaceleração geral do dispositivo é perceptível: parece executar comandos com um atraso (às vezes muito grande).

A melhor maneira de colocar o telefone em funcionamento é reiniciá-lo. Para fazer isso, basta segurar o botão liga / desliga por alguns segundos até que uma janela com uma opção de ação apareça na tela (exemplo abaixo).

Reinicie seu smartphone

Se o telefone não para de congelar, pode valer a pena tentar redefini-lo para as configurações de fábrica (redefinição forçada).Ou seja, todos os arquivos serão excluídos do telefone: danificados e normais (em alguns casos, é simplesmente impossível limpar o telefone de uma maneira diferente e colocá-lo em funcionamento). Antes desta operação - faça uma cópia de backup de seus dados: documentos, fotos, lista telefônica.

Ajudar!

Como redefinir as configurações do Android para as configurações de fábrica [Hard Reset] (ou seja, excluir todos os dados do telefone, tablet) - //ocomp.info/kak-sbrosit-nastroyki-android.html

Sem RAM

Outro problema comum (especialmente em dispositivos de baixo custo, onde uma quantidade relativamente pequena de RAM é instalada). Como regra, a maioria dos usuários tem dezenas de aplicativos se acumulando em seus telefones (ao longo do tempo), e muitos deles (mesmo que não estejam usando) podem "comer" parte da RAM ...

E com o tempo, os jogos podem começar a travar com erros, mesmo aqueles que funcionavam normalmente antes. Portanto, não seria supérfluo limpar a RAM antes de iniciar jogos pesados.

No Android 8.0, para limpar a RAM - basta clicar no botão "☐" e, em seguida, no ícone da lixeira. Como resultado, você verá quanta memória foi limpa e quanta está livre (tela abaixo).

777 MB de memória liberada (memória livre de 2,88 GB) / Android 8.0

Em versões mais antigas do Android (5.0, por exemplo): você precisa abrir as configurações e, em seguida, a guia "Aplicativos / execução" ... Nele, você verá todos os aplicativos abertos e quanta RAM eles ocupam. Apenas pare todas as coisas desnecessárias que você não está usando atualmente.

Um exemplo de liberação de RAM / Android 5.0

Ajudar!

Como limpar a RAM no telefone Android [liberando RAM] - //ocomp.info/kak-ochistit-ozu-na-android.html

Sem memória interna

Pode haver dois pontos aqui:

  1. você tem tão pouca memória que o jogo não tem onde gravar seus dados (por exemplo, para carregar alguns níveis, eventos, etc. - os jogos baixam algo da Internet e se não houver memória suficiente, isso não funcionará, ocorrerá um erro ...);
  2. alguns telefones podem ser extremamente instáveis ​​se a memória interna estiver 90% cheia ou mais. Aqui, é claro, depende muito do modelo do telefone e do software usado ...

Em ambos os casos, é recomendável limpar a memória interna do telefone (de forma que pelo menos 20-25% do espaço esteja livre). A propósito, para saber quanto espaço livre ainda resta, basta abrir a guia "Memória" nas configurações do Android.

Verifique a memória disponível / Android 5.0 (6.0)

Como (e como) você pode liberar memória:

  1. remova todos os aplicativos não utilizados, jogos, fotos, vídeos (como fazer isso - //ocomp.info/kak-udalit-prilozheniya-s-android.html);
  2. adquira um cartão de memória SD e transfira alguns documentos e arquivos para ele;
  3. usar serviços em nuvem (por exemplo, Yandex Disk), transferir materiais de foto e vídeo para eles;
  4. use os especiais. utilitários para limpar o Android de todos os tipos de lixo, arquivos temporários, etc. - //ocomp.info/dlya-uskoreniya-i-chistki-android.html

Ajudar!

Não há espaço suficiente no telefone (Android), não há memória suficiente. O que pode ser feito - //ocomp.info/ne-hvataet-mesta-na-telefone.html

Infectando seu telefone com vírus

Muitas pessoas acreditam erroneamente que os vírus estavam em algum lugar nos computadores e permaneceram lá, junto com o Windows XP (afinal, o Windows 10 tem um defensor integrado ) .

Na verdade, existem mais vírus do que pode parecer à primeira vista (e nem todos são vistos pelo Windows Defender) e já existem o suficiente para o Android. Além disso, os vírus que infectam telefones são muito traiçoeiros, a maioria deles não se delata até ter acesso aos seus fundos ...

Os sinais mais comuns de uma infecção Android:

  1. erros, reinicializações, falhas de instalação e travamentos de aplicativos (incluindo jogos!);
  2. banners, publicidade (e onde não estava antes);
  3. instalação espontânea de alguns aplicativos;
  4. bloqueio de vários sites (geralmente com software antivírus);
  5. perda de dinheiro com o telefone (por exemplo, seu saldo pode ser zerado).

Para ajudar, darei alguns links para meus artigos anteriores. Com a ajuda deles, você pode verificar (se suspeitar) seu dispositivo, restaurar seu desempenho e evitar a perda de fundos a tempo.

Antivírus para Android: escolhendo produtos gratuitos confiáveis ​​- //ocomp.info/antivirus-dlya-android18.html

Como remover um vírus de um telefone Android - //ocomp.info/kak-udalit-virusyi-s-androida.html

Alta carga e temperatura dos componentes do telefone

Em termos técnicos, um telefone não é muito diferente de um computador: os mesmos transistores, resistores e outros elementos localizados em um case compacto. E no processo de trabalho - eles também aquecem (na maioria das vezes, o processador vai além dos valores ideais sob alta carga).

Mas quando o limite do valor de temperatura ideal é excedido, a proteção pode ser acionada para o processador - ele começará a reduzir seu desempenho (diminuindo as frequências). Nesse momento, os jogos e aplicativos começarão a travar (e possivelmente travar).

Portanto, ao se deparar com o funcionamento incorreto de uma série de jogos (e eles criam uma carga pesada na CPU), preste atenção à temperatura do dispositivo. Para visualizar todos os sensores do telefone, recomendo instalar o aplicativo AIDA 64 (mais detalhes aqui). Veja a imagem abaixo.

Observamos a temperatura dos componentes do telefone

O que é considerado temperatura normal: se em alta carga da CPU, seu t-pa não ultrapassa a faixa de 50-55 ° C.

Qualquer coisa acima - requer cuidados especiais. Regra geral, a 55 ° C - o corpo do dispositivo começa a aquecer e torna-se pouco confortável segurá-lo nas mãos.

Importante!

A alta temperatura dos componentes do telefone pode causar explosão ou incêndio da bateria!

Se você sentir que o telefone ficou muito quente, desligue o dispositivo (se o problema for intermitente, leve o dispositivo para diagnóstico a um centro de serviço).

Mas, em geral, geralmente, se o telefone estiver funcionando corretamente (e esta não é uma empresa chinesa pouco conhecida e barata), a temperatura ambiente é a temperatura ambiente - então você precisa se esforçar para aquecer o dispositivo a uma temperatura significativa (muitas horas da maratona de jogos, assistir a vídeos de alta qualidade, etc.).

No entanto, eu ainda recomendo fortemente olhar para as leituras dos sensores (especialmente se o problema não surge com um jogo em particular, mas com muitos ...).

*

Complementos são bem-vindos ...

Boa sorte!

👋