Interessante

A Internet não funciona por meio de um cabo de rede do roteador (há uma cruz "vermelha" no ícone de rede)

Dia bom!

Acontece que você senta depois de um dia de trabalho, assiste TV - e então, bang ... a campainha toca: um amigo vizinho vem e pede muito para você descobrir para onde foi a Internet dele. Na verdade, é assim que nascem os tópicos para artigos (quando você rasteja meia hora pelas ruas empoeiradas de um apartamento, lidando com um problema que surgiu do nada) ...

No artigo de hoje, quero considerar os principais motivos pelos quais a Internet pode não funcionar em um computador conectado por meio de um cabo de rede ao roteador (acho que muitos PCs estão conectados à Internet dessa forma, e Wi-Fi é usado por laptops, smartphones, dispositivos etc.).

E então, vamos ao que interessa ...

Observação: você pode estar interessado em um artigo sobre como conectar e configurar corretamente um novo roteador - //ocomp.info/kak-podklyuchit-i-nastroit-wi-fi-router.html

*

Por que a Internet pode não funcionar

Em geral, em geral, um artigo de tal plano deve ser dividido em dois casos possíveis:

  • no primeiro: você tem uma cruz vermelha no ícone de rede e é relatado que você não tem nenhum cabo de rede conectado (ou não há conexões disponíveis). Aqueles. o computador não reage de forma alguma à conexão / desconexão do cabo do roteador (mas deve responder se o roteador estiver ligado e funcionando (mesmo que o cabo do provedor de Internet não esteja conectado ao próprio roteador) );

    O cabo de rede não está conectado (nenhuma conexão disponível) / Por exemplo

  • a segunda opção: não há cruzes vermelhas no ícone e a rede está localizada (por exemplo, muitas vezes o ponto de exclamação amarelo "Sem acesso à Internet" acende no ícone com a rede).

    Erro: sem acesso à internet

Então, vou dividir este artigo em 2 partes de acordo com apenas essas duas opções ...

Opção nº 1: sem conexão de rede, sem cabo conectado

sem rede

1) Verifique se o roteador está ligado, se o cabo está intacto, se ele se encaixa bem nos soquetes

Mais uma vez, direi que ao conectar o roteador ligado e o computador com um cabo de rede, não deve haver um ícone com uma cruz vermelha! Se estiver ligado, é quase certo que algum equipamento esteja desligado (ou com defeito), talvez haja um problema com os cabos.

Para começar, recomendo simplesmente reconectar o cabo de rede ao roteador e à placa de rede do computador. Em seguida, reinicie o roteador e o PC. Observe que vários LEDs devem estar piscando (acesos) em um roteador em execução

LEDs no corpo do dispositivo

Cabo USB quebrado // Isso é o que acontece quando o equipamento não é transportado de maneira organizada

2) Existe um driver para a placa de rede? Tente atualizá-lo

A segunda coisa que recomendo prestar atenção é o driver da placa de rede. O fato é que para a maioria dos adaptadores de rede, o Windows instala os drivers automaticamente (mas eles não funcionam corretamente com algumas placas, e é aconselhável atualizar o driver baixando-o do site oficial).

Observo que, em casos raros (para algumas placas de rede), ao instalar até mesmo o Windows 10 moderno - o sistema operacional não consegue detectar um driver e a placa não funciona de todo.

Para ver se há um driver para a placa de rede, abra gerenciador de Dispositivos ... Por esta:

  1. pressione a combinação do botão Win + R;
  2. digite o comando devmgmt.msc e clique em OK.

    Iniciando o Gerenciador de Dispositivos - devmgmt.msc

No gerenciador de dispositivos, abra a guia "Adaptadores de rede": todos os seus adaptadores de rede devem estar listados aqui (nota: em quais drivers estão instalados).

Normalmente, o nome da placa de rede é algo como "Realtek PCIe FE Family Controller", "Intel Network Controller" (talvez controlador Ethernet, controlador de rede, etc. derivados).

Atualizar driver

Se sua placa não estiver na lista de adaptadores de rede, verifique a guia Outros dispositivos (ela exibe os dispositivos para os quais não há drivers). Observe que em dispositivos para os quais não há drivers, pontos de exclamação amarelos estão acesos.

Por exemplo - não há driver para este dispositivo

Como ajuda!

Os melhores programas para atualizar drivers automaticamente - //ocomp.info/update-drivers.html

Como atualizar os drivers se a Internet não funcionar (sem rede!) - //ocomp.info/obnovit-drayvera-esli-net-internet.html

Também quero observar que o dispositivo pode ser simplesmente desligado - em seguida, uma "seta" escura aparecerá no gerenciador de dispositivos oposto a ele (veja a tela abaixo). Se sim: apenas clique com o botão direito em tal dispositivo e ligue-o.

Ligue o dispositivo

3) O adaptador de rede está incluído

O adaptador de rede também pode ser desativado no Painel de controle do Windows (há uma guia especial "Conexões de rede"). Para abri-lo:

  • pressione a combinação do botão Win + R ;
  • digite o comando ncpa.cpl e clique em OK.

Como abrir conexões de rede ncpa.cpl

No diretório aberto de conexões de rede, veja se o adaptador de rede está desabilitado (exemplo na imagem abaixo). Adaptador desativado - é incolor, tem o status "Desativado".

Observe que você pode ter vários adaptadores: Wi-Fi, Ethernet, Bluetooth, etc. Preste atenção à Ethernet (ou "conexão de rede local").

Para habilitar o adaptador, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção "Habilitar".

O adaptador de rede está desligado

No mínimo, o ícone deve ficar colorido, como na imagem abaixo.

Ligue o adaptador

Se você não conseguiu habilitar o adaptador, observe também que ele pode ser desabilitado no BIOS. Não seria supérfluo verificar.

Como referência! Como entrar no BIOS / UEFI para diferentes versões de software e fabricantes: //ocomp.info/kak-voyti-v-bios.html

A placa de rede pode ser desativada no BIOS

4) Tente conectar um cabo de rede do seu ISP diretamente à placa de rede do seu PC

Bem, a última coisa que recomendo neste caso:

  • experimente desconectar o cabo de rede do seu provedor de Internet do roteador e conectá-lo diretamente ao seu PC. Há alguma mudança?
  • preste atenção se a própria rede Wi-Fi do roteador está funcionando (seu telefone ou laptop consegue ver?). Tente também conectar outro PC ou laptop ao roteador com um cabo de rede (estou levando ao fato de que o problema pode estar relacionado ao roteador, e não ao PC);
  • se você tiver uma segunda placa de rede, tente conectá-la e testar seu funcionamento. É possível que sua placa de rede antiga tenha se tornado inutilizável. Além disso, as placas de rede hoje são muito baratas: você pode comprá-las por apenas 200-400 rublos. (e se você usar promoções em lojas chinesas, geralmente por um centavo!).

    Adaptadores de rede (de 200 a 500 rublos)

Guardar dinheiro!

Componentes muito baratos e vários cabos (adaptadores, etc.) podem ser adquiridos em lojas online chinesas. Além disso, os preços são mais do que democráticos: //ocomp.info/kitayskie-internet-magazinyi.html

*

Opção número 2: existe um local. rede, mas sem acesso à Internet

Rede sem acesso à internet

A propósito, o Windows 10 moderno possui um excelente assistente de diagnóstico e solução de problemas embutido. Se você tiver problemas para acessar a rede - tente clicar com o botão direito no ícone de rede e selecionar "Diagnóstico". Em muitos casos, um assistente pode ajudar a resolver o problema.

Solução de problemas

1) Verifique o status da conexão nas configurações do roteador. Existe alguma internet

Para começar, o que você precisa ter certeza é se o próprio roteador está conectado à Internet (e como ele pode distribuí-lo para você se ele próprio não estiver conectado à Internet ...).

Para fazer isso, é necessário vá para as configurações do roteador .

Você também pode tentar se conectar ao Wi-Fi (se houver um roteador - isto é, Wi-Fi?) Rede usando outros dispositivos: telefone, laptop, etc. Eles têm Internet?

Normalmente, para abrir as configurações do roteador, é suficiente inserir o endereço IP na barra de endereços do navegador: 192.168.0.1, ou 192.168.1.1 ou 192.168.10.1 (dependendo do modelo do dispositivo. Use admin como o login e senha).

Ajudar! Instruções para inserir as configurações do roteador: //ocomp.info/kak-zayti-v-nastroyki-routera.html

Nas configurações do roteador, basta abrir a guia "Status" - e você poderá descobrir se o roteador também está conectado à Internet. Como exemplo, apresentei algumas capturas de tela de diferentes modelos de roteadores (preste atenção à versão em inglês do firmware: Network Status - connected).

Painel de controle do roteador Tenda - você tem acesso à Internet

Roteador D-Link: conectado a cabo, conectado à Internet

Adição!

Talvez você tenha perdido as configurações da Internet! Verifique-os, tente redefini-los e reconfigurá-los. Um exemplo de configuração de acesso à Internet em um roteador TP-Link - //ocomp.info/kak-podklyuchit-i-nastroit-wi-fi-router.html#i-4

2) Verifique as configurações de IP e DNS

Em seguida, recomendo verificar as configurações de IP e DNS (se você inseriu acidentalmente os parâmetros errados (ou aconteceu como resultado de uma falha ou erro), a Internet pode não existir).

Precisa abrir conexões de rede : Para fazer isso, pressione o atalho de teclado Win + R, e digite o comandoncpa.cpl.

Então você precisa abrir as propriedades do adaptador de rede através do qual a conexão é feita (como regra, seu nome contém "etherner", "conexão LAN", "conexão de rede" e outros derivados) .

Abrindo as propriedades do adaptador de rede

Então você precisa abrir propriedades IP versão 4 (conforme mostrado na imagem abaixo).

Propriedades IP v4

Na maioria dos casos, para se conectar ao roteador, você deve definir a aquisição automática do endereço IP e DNS. Preste atenção aos retângulos vermelhos na imagem abaixo.

A propósito, você pode registrar 8.8.8.8 e 8.8.4.4 como DNS (são DNS do Google e são muito mais estáveis ​​do que DNS da maioria dos provedores).

Verificando IP e DNS

3) Se a Internet estiver disponível ao conectar o cabo de Internet diretamente ao PC - verifique se o seu provedor está bloqueando a conexão por endereço MAC

Conforme recomendado acima, tente conectar um cabo de Internet do seu provedor diretamente à placa de rede do seu computador. Se a Internet aparecer, é bem possível que:

  1. você tem configurações incorretas em seu roteador (seção WAN) para conectar-se à Internet. Verifique-os novamente com os dados fornecidos a você pelo seu provedor de Internet durante a conexão;
  2. Talvez o seu ISP bloqueie os dispositivos por endereço MAC: cada placa de rede e roteador tem o seu próprio. E por razões de segurança, alguns provedores negam acesso à Internet para dispositivos desconhecidos. Neste caso, nas configurações do roteador, basta especificar o endereço MAC da sua placa de rede através da qual você anteriormente (antes de instalar o roteador) acessou a Internet.

Clonando um endereço MAC

O comando ipconfig / all na linha de comando o ajudará a encontrar o endereço MAC. (O endereço físico do adaptador é o endereço MAC)

Adição!

Endereço MAC: o que é e onde encontrá-lo. Como clonar o endereço MAC de uma placa de rede antiga - //ocomp.info/mac-adres-gde-uznat-kak-klonirovat.html

4) Tente desativar temporariamente os utilitários antivírus

Alguns utilitários que garantem a segurança da rede (por exemplo, antivírus, firewalls, etc.) podem bloquear conexões de entrada / saída. Na hora de testar a rede e pesquisar os motivos da inoperabilidade, recomendo desabilitar (temporariamente!) Tal software.

Desative o antivírus Avast por 1 hora

5) Existem problemas do lado do provedor ...

Se todas as opções acima não ajudarem, tente verificar com o provedor se ele tem algum problema, por exemplo, quebra de linha.

PS

Eu também recomendo que você leia um de meus artigos anteriores, o link para o qual eu dou abaixo.

Wi-Fi sem acesso à Internet: ponto de exclamação amarelo aceso na bandeja - //ocomp.info/wi-fi-bez-dostupa-k-internetu.html

Embora se trate de um tópico um pouco diferente, as causas dos problemas são as mesmas. Portanto, recomendo que você se familiarize.

É tudo por agora ...

*

Acréscimos e críticas são bem-vindos ...

Tudo de bom!