Interessante

Como traduzir um site para o russo em um navegador

Dia bom.

É assim que acontece "vagar" pela Internet em busca de algumas informações necessárias, e você se depara com um site estrangeiro. A julgar pelas fotos, você entende que seu problema está sendo resolvido ali, mas não consegue ler o que está escrito, porque fraco em inglês (ou alemão, ou algum outro ...).

Claro, você pode usar vários tradutores online, copiando e traduzindo os dados necessários por parágrafo. Porém, quando você está lidando com um site estrangeiro, é extremamente inconveniente (afinal, para trabalhar você precisa ver não apenas um parágrafo, mas também uma tradução do menu, algumas notas, e mover constantemente de um olho para o outro é um prazer ...).

No entanto, agora existe uma excelente solução: os sites estrangeiros podem ser traduzidos "na hora" diretamente no próprio navegador! Quase todos os navegadores modernos oferecem suporte a esse recurso. Abaixo está como habilitar isso ...

*

Tradução de páginas da web de um idioma estrangeiro ("na mosca")

cromada

Link para o escritório. site do navegador: //www.google.com/chrome/index.html

Um dos navegadores mais populares naturalmente tem uma função embutida para traduzir sites em línguas estrangeiras.

Em geral, geralmente a versão moderna do Chrome (por padrão) solicita automaticamente que você traduza uma página da web se o idioma dela for diferente do seu. Uma pequena janela de oferta aparece no canto superior da tela assim que você entra em um site estrangeiro.

Se esta janela não estiver lá, preste atenção ao ícone na barra de endereço do navegador. Ao clicar nele, você pode traduzir automaticamente a página da web atual (veja o exemplo abaixo).

Traduzimos a página principal da Wikipedia

Observe que a qualidade da tradução é muito boa: você pode trabalhar com o site de forma bastante confortável (apenas 5 a 10 anos atrás, alguém poderia sonhar com tal tradução. O significado de muitas frases simplesmente não foi traduzido e teve que especular um muitos).

A página está em russo!

Se você não tiver esse ícone e o navegador não oferecer absolutamente nada quando você visitar sites estrangeiros, então:

  1. abra as configurações (página: chrome: // settings / );
  2. em seguida, expanda as configurações "Avançadas" na parte inferior da tela;
  3. na seção "Idiomas", preste atenção à configuração "Oferecer tradução de páginas se seu idioma for diferente do usado no navegador" (habilite se estiver desabilitado para você);
  4. atualize a página em um idioma estrangeiro (pressione F5 no navegador).

Idiomas - configurações no Chrome

Se você tiver uma versão muito antiga do Chrome, basta atualizar (reinstalar) seu navegador (o link para o site oficial é fornecido logo acima).

*

Navegador Yandex

Link para o site do navegador: //browser.yandex.ru/

Concorrente direto do Chrome. Quanto à tradução: em alguns aspectos é melhor do que no Chrome, em alguns aspectos pior. Em termos de uso, não há diferença: ao abrir um site em inglês (por exemplo), uma oferta de tradução para o russo também aparece no menu superior. Se você concorda, você vê uma página otimizada, a tradução é de qualidade suficiente (veja o exemplo abaixo).

Navegador Yandex

Se você não receber uma mensagem sobre a possibilidade de traduzir a página, provavelmente a opção está desabilitada nas configurações do navegador. Para habilitar, você deve:

  1. parâmetros abertos;
  2. clique no botão para ver as opções adicionais;
  3. na seção "Idiomas", verifique se há três caixas de seleção: "Oferecer para traduzir páginas cujo idioma é diferente do idioma da interface", "Oferecer tradução de palavras e frases ao selecionar o texto", "Traduzir palavras ao passar o mouse e pressionando a tecla Shift chave".

Idiomas - configurações do navegador Yandex

Na verdade, tendo definido essas configurações, atualize a página (tecla F5) e olhe para o menu superior: o navegador deve se oferecer para traduzir.

*

Ópera

Link do navegador: //www.opera.com/ru

Página do tradutor: //addons.opera.com/ru/extensions/details/googletm-translator/

Infelizmente, o próprio tradutor não está embutido no próprio navegador. No entanto, há um grande número de complementos diferentes para tradução.Eu recomendo tentar o add-on Translator (eu forneci um link para ele logo acima).

Após instalá-lo, você terá um pequeno ícone no canto superior direito. Quando você vai para um site estrangeiro - você pode clicar neste ícone e você verá uma pequena janela:

  1. você pode traduzir frases e frases individuais nele;
  2. ou você pode seguir o link "Traduzir a página ativa ..." - então uma nova guia deve ser aberta com a tradução completa da página.

Tradução para o OPERA

A tradução é realizada pela tecnologia Google (aliás, será recomendado que você instale o Chrome). Em princípio, você pode seguir quaisquer links do site - as próximas páginas abertas serão traduzidas automaticamente nesta guia (toda vez que você não precisar abrir o addon!).

Uma nova guia com os resultados é aberta

*

Raposa de fogo

Link para o site do navegador: //www.mozilla.org/ru/firefox/new/

Link para o addon: //addons.mozilla.org/ru/firefox/addon/google-translator-for-firefox/

O Firefox é semelhante ao Opera - também não possui um tradutor integrado. Portanto, para adicionar esta função ao navegador, você terá que usar algum tipo de add-on (addon). Existem, é claro, centenas deles, mas depois de testar cerca de uma dúzia deles, ainda cheguei à conclusão de que o Google Translator vence (o link é fornecido acima).

A letra "T" no Firefox

O addon é extremamente simples: após a instalação, um ícone com a letra “T” aparecerá no menu superior do programa. Basta clicar nele com o botão esquerdo do mouse - e sua página será traduzida. Rápido e prático!

*

Isso é tudo, boa sorte a todos!