Interessante

Listras da tela do laptop, o que fazer?

Pergunta do usuário

Olá.

Listras verticais começaram a aparecer no laptop, mesmo durante a inicialização do Windows. Eles não fizeram nada com o laptop (não o largaram, não o encheram, etc.). O que poderia ser?

Eu gostaria de consertar sozinho ...

Atenciosamente, Zakhar.

Olá.

Depende de quais faixas ... Este problema pode ser de natureza de software (por exemplo, devido a drivers incorretos) e de hardware - no caso de falha da placa de vídeo, matriz do monitor, etc.

Em qualquer caso, você pode verificar algo por conta própria (e se o problema não for tão sério e você puder economizar no serviço?!).

*

O que fazer se aparecerem listras

PASSO 1: conecte um monitor externo ao seu laptop

E então, para começar, você precisa conectar um segundo monitor externo (por exemplo, de um PC) ou uma TV normal ao laptop. Isso é feito de forma bastante simples (links abaixo para ajuda):

  • Como conectar um monitor externo a um laptop - //ocomp.info/kak-podklyuchit-monitor-k-noutbuku.html
  • Como conectar o laptop à TV - //ocomp.info/kak-podklyuchit-noutbuk-k-tv.html

Laptop conectado à TV

👉 Em absoluto, esta etapa nos ajudará a diagnosticar o problema:

  1. se não houver listras no monitor externo (e em um laptop ao mesmo tempo, as listras serão observadas em jogos, no Windows e no BIOS) - provavelmente o problema é com o loop ou com a matriz do monitor. Em ambos os casos, você não pode ficar sem um serviço;
  2. se listras também forem observadas no monitor externo (assim como na tela do laptop) - provavelmente o problema está nos drivers ou no hardware (placa de vídeo, placa-mãe). Aqueles. você pode continuar procurando o motivo ...

PASSO 2: defina o tempo e a natureza das listras

Em seguida, eu recomendaria dar uma olhada em exatamente quando as listras aparecem:

  1. Imediatamente após ligar o laptop (ou seja, antes mesmo de inicializar o Windows);
  2. apenas quando apareceu. área de trabalho (ou seja, após a inicialização do Windows);
  3. depois de lançar alguns jogos específicos, etc.

👉 A propósito, não seria supérfluo entrar no BIOS (UEFI) e carregar as configurações seguras (ou seja, redefinir para as predefinições de fábrica). Isso eliminará o problema associado ao overclocking (se, por exemplo, alguém decidir acelerar o dispositivo e alterar as frequências manualmente (embora isso geralmente não possa ser feito em laptops).

Listras BIOS

Apósdê uma olhada mais de perto se há listras quando você está no BIOS (UEFI). Se eles permanecerem, é provável que o problema seja de hardware (ou seja, o dispositivo está em serviço).

Se não houver listras no BIOS, eu recomendaria:

  1. primeiro: inicialize o Windows em modo de segurança (neste modo, apenas o software mais necessário para o funcionamento do Windows é carregado. Se não houver listras neste modo, vale a pena "cavar" na direção dos drivers e do próprio sistema operacional ...);
  2. segundo: inicialize a partir de um disco LiveCD (unidade flash). Esta ação também ajudará a identificar o driver problemático (erros do Windows instalado).

ETAPA 3: se as listras ocorrerem intermitentemente no Windows (elas não estão no BIOS e ao inicializar a partir do LiveCD)

Nem sempre, mas como regra, isso indica um driver problemático (não é uma versão adequada para o sistema operacional atual, erros de sistema, conflito com outros drivers, etc.).

A propósito, não há muito tempo em um de meus laptops de trabalho, uma imagem semelhante com listras pretas e verdes foi observada (~ aparecia a cada 20 minutos e apenas em navegadores). O problema era o driver de vídeo AMD ...

Listras pretas e verdes ao trabalhar em um navegador

O que você pode aconselhar:

  1. determine o modelo exato do laptop e baixe um conjunto de drivers para ele no site do fabricante;
  2. remova drivers antigos usando especiais. software (aliás, os drivers que o próprio Windows instala no modo automático podem ser a causa desse problema);
  3. instalar novos drivers baixados;
  4. se não houver drivers para seu sistema operacional atual no site do fabricante, reinstale o Windows (é só que muitos estão mudando para o Windows 10, e o fabricante não lançou os drivers oficiais para 10 ...).

👉 Nota: se várias versões de drivers para uma placa de vídeo forem postadas no site do fabricante, recomendo baixar todos e verificá-los um por um (não se sabe qual versão deles irá funcionar de forma mais estável ...).

PASSO 4: se as listras forem observadas apenas em jogos (ou sob carga, quando o laptop começa a ficar lento)

Via de regra (em 98% dos casos), esse problema ocorre devido à placa de vídeo e seu superaquecimento. As listras e distorções da tela podem ser muito diferentes (exemplos abaixo).

Exemplo de listras em jogos

O que pode ser feito:

  1. para começar, é altamente desejável limpar a poeira do laptop;
  2. substitua a graxa térmica no processador e na placa de vídeo (* para usuários avançados);
  3. compra especial suporte de refrigeração para laptop;
  4. reinstale o driver de vídeo;
  5. instalar especial um utilitário para monitorar a temperatura e monitorar se ela vai além dos valores ideais;
  6. tente reduzir a carga na placa de vídeo (desative alguns dos efeitos no jogo, reduza a resolução, defina as configurações da placa de vídeo para desempenho);
  7. se nenhum dos resultados acima trouxer - 👉 para o serviço.

*

Por enquanto é isso, boa sorte!

👋