Interessante

Verificar o disco em busca de erros e setores defeituosos (exemplo de trabalho com o programa Victoria em DOS e Windows)

Dia bom!

Mais cedo ou mais tarde, qualquer usuário de computador (laptop) se depara com problemas causados ​​pelo mau funcionamento do disco rígido. (nota: geralmente chamado de abreviação - HDD) ...

Mais frequente, sintomas o fato de que o HDD não está bem, estão:

  • a impossibilidade de carregar o "antigo" Windows (e instalar um novo);
  • redefinir algumas configurações do sistema operacional ou programas;
  • carregamento lento do Windows (e outros programas);
  • incapacidade de abrir quaisquer arquivos ou programas (muitas vezes, pode ocorrer um erro relacionado à integridade dos arquivos);
  • cópia e leitura de arquivos muito lentas;
  • alta carga do processador ao acessar o disco e tentar abrir (ler) qualquer arquivo a partir dele;
  • O Windows congela ao tentar ler, copiar arquivos do disco;
  • o aparecimento de cliques, chocalhos, batidas, etc. durante a operação do disco (preste atenção especial a isso se não houver nenhum antes!);
  • reinicializações irracionais do computador, etc.

Quando os sintomas listados acima aparecem, a primeira coisa (enquanto tudo ainda está funcionando) - eu recomendo copiar tudo documentos importantes em uma mídia separada.

Bem, depois disso, você pode começar a verificar ...

*

👉 Ajudar!

Diagnóstico e verificação de disco em 5 minutos. para iniciantes (teste rápido no novo Victoria 5) - 👉 ver instruções.

*

Verificando o disco rígido

Em geral, qualquer disco é bastante frágil e, se manuseado sem cuidado, pode ser danificado rapidamente. As razões para sua operação instável (e falha), na maioria das vezes, são:

  • inesperado quedas de energia - quando o PC é desenergizado repentinamente (laptops, a propósito, são protegidos disso). Quanto ao PC, nem todo usuário tem um UPS (infelizmente);
  • obrigatório desligar do utilizador. Às vezes, quando o computador congela "fortemente" - outras opções simplesmente não são adequadas;
  • Forte vibração , impactos no disco - os laptops que são carregados com eles são os mais afetados. Além disso, o disco pode ser danificado durante o transporte;
  • com trabalho instável fonte de energia , mau contato no disco (quando a alimentação é - isto é, então não ...);
  • trabalho não ótimo temperatura modos (na maioria das vezes superaquecimento);
  • fisica usar (com trabalho muito longo);
  • lote ruim (com algumas falhas) do fabricante dos discos.

Todos esses fatores podem ser as razões para a formação de erros do sistema de arquivos e setores defeituosos (também são chamados de blocos defeituosos, ruim - significa ruim, traduzido do inglês) Considere verificar isso e aquilo em detalhes, e passo a passo ...

*

Em erros

A verificação e a correção de erros do sistema de arquivos no Windows são feitas com o programa embutido - chkdsk ... Ele está disponível em todas as versões do Windows: XP, 7, 8, 10.

Aliás, talvez você até tenha visto seu funcionamento após um desligamento de emergência da eletricidade: antes de carregar o Windows, uma tela preta é observada e alguns percentuais estão rodando lá, algo está sendo verificado (exemplo na imagem abaixo 👇).

Como executar o utilitário chkdsk

Método número 1: neste computador

Primeiro você precisa abrir o explorador e ir para "Este PC" (nota: costumava ser sempre chamado de "Meu computador").

Em seguida, selecione o disco que deseja verificar e vá para suas propriedades ( Aproximadamente. : apenas clique com o botão direito no disco para abrir um menu de contexto).

Este computador - Propriedades do disco

Em seguida, abra a seção "Serviço" e aperte o botão "Verificar" (Requer autoridade de administrador).

Serviço - verifique o disco

Na verdade, você verá o processo de verificação e, no final, um relatório. Um exemplo disso é mostrado na imagem abaixo -"O Windows verificou a unidade com sucesso. Nenhum erro encontrado.".

O Windows concluiu a verificação

*

Método número 2: por meio da linha de comando

Também execute o utilitário chkdsk pode ser feito usando a linha de comando (embora a linha de comando deva ser executada como administrador).

Para fazer isso, abra o gerenciador de tarefas (a combinação de botões - Ctrl + Shift + Esc) e pressione arquivo / nova tarefa , entre na linha "Abrir"CMD, e marque a caixa "Criar uma tarefa com direitos de administrador" (um exemplo é mostrado na imagem abaixo 👇).

Execute o Prompt de Comando como Administrador

Em seguida, você precisa inserir o comando:

  • chkdsk d: - comando para verificar o disco em modo de leitura;
  • chkdsk d: / f - verificar e corrigir os erros encontrados;
  • chkdsk c: / f - para verificar o disco do sistema, você precisará reiniciar o computador;
  • chkdsk /? - obtenha ajuda sobre os recursos do utilitário.

Administrador - unidade D do chkdsk

*

Em setores quebrados (blocos defeituosos)

Quais são esses blocos ruins?

Talvez, a partir desta subseção do artigo, não se possa prescindir de uma breve explicação ...

Na verdade, um disco rígido consiste em vários discos magnéticos sobre os quais o cabeçote de leitura se move. Ao gravar em um disco, a cabeça magnetiza certas áreas do disco ( da ciência da computação: zeros e uns ).

Disco rígido (interno). Setor

Essas informações são registradas em certas áreas, chamadas setores ... Às vezes, as informações não podem ser lidas de um setor (as razões pelas quais isso acontece estão indicadas no início do artigo) - esses setores são chamados de batidos (ou blocos ruins ... Ruim - ruim (inglês)).

Para verificar se há blocos danificados no disco, você precisa de um pacote especial. programa: fará referência a todos os setores do disco e tentará ler as informações deles.

Se tudo estiver em ordem com o setor, o tempo de leitura é de 3 milissegundos, o tempo de leitura crítica é de 600 milissegundos (este tempo indica que este bloco ficou "ilegível" e não vale a pena trabalhar com ele).

Já agora, os mesmos especiais. utilitários não podem apenas encontrar esses setores, mas também reatribuí-los para backup (tal operação é chamada Remapear ).

Agora sobre como isso é feito ...

*

👉 Ajudar!

Os melhores programas para trabalhar com HDD (teste, diagnóstico, etc.) - veja a seleção

*

No Windows

Um dos melhores softwares de teste e diagnóstico de disco rígido - Victoria ... Com ele, você pode ver as leituras da tabela S.M.A.R.T. (tecnologia de auto-monitoramento de disco, para mais detalhes na Wikipedia), avalie a condição técnica da unidade, substitua setores danificados por trabalhadores de reserva e muito mais.

Outro ponto importante: "Victoria" não mostra defeitos em sistemas de arquivos, erros de software, etc. Avalia a condição física do disco! Localizando e corrigindo erros - veja a primeira parte do artigo.

Victoria

Site do desenvolvedor: //hdd-911.com/ (versões diferentes)

Soft-portal: //www.softportal.com/software-3824-victoria.html (Victoria 4.46b)

MyDiv: //soft.mydiv.net/win/download-Victoria.html (Victoria 4.47)

Existem muitas versões do Victoria.Victoria 4.46b Freeware não funciona no Windows 64 bits. Para executar este utilitário em um sistema de 64 bits, use a versãoVictoria 4,47, ou use o LiveCD, onde este utilitário estará.

Mais um ponto: se o seu disco tiver mais de 1,5 TB (1500 GB), você precisará fazer a varredura em vários estágios: para um disco de 2 TB - duas etapas, para um disco de 3 TB - três etapas.

0-1 TB: início lba = 0, final lba = 2147483648

1-2 TB: início lba = 2147483649, final lba = 4294967296

2-3 TB: início lba = 4294967297, final lba = 6442450944

Agora, vamos prosseguir diretamente para verificar e testar o disco. Depois de baixar o arquivo com o programa, extraia os arquivos dele e execute Victoria como administrador (para fazer isso, clique no arquivo executável com o botão direito do mouse)!

*

👉 Vou considerar o trabalho com o exemplo de Victoria 4.47

Importante!

Se você não sabe o que significa esta ou aquela opção no programa, não toque ou teste. O fato é que "Victoria", se maltratado, pode facilmente estragar todas as suas informações sobre a transportadora!

Aba padrão

A primeira coisa que fazemos depois de iniciar o programa é abrir a guia Padrão (seta-1 na captura de tela abaixo), selecione seu disco à direita (seta-2) e pressione o botão "Passaporte" (seta-3).

Observe que "Victoria" deve ver e reconhecer o seu disco - veja se há uma inscrição "Pegue o passaporte ... Ok" (destaque-4).

Se tudo estiver bem - vamos em frente ...

Guia SMART

Na guia SMART, clique no "Fique esperto" ... Se tudo estiver em ordem com o disco, GOOD deve acender (em um fundo verde, como na imagem abaixo)!

A propósito, preste atenção na coluna SAÚDE - ela mostra círculos de cores diferentes (no exemplo abaixo, eu tenho verde e amarelo ).

Portanto, preste atenção aos pontos onde você terá círculos vermelhos ou amarelos: por exemplo, no meu caso, "Victoria" sinaliza que a temperatura HDA (temperatura) do disco rígido estava fora da faixa ideal (embora estranhamente, 35 ° C - isto é normal ...).

Status SMART

NOTA!

Se o controlador de disco rígido estiver definido no modo AHCI, os atributos SMART nem sempre podem ser visualizados. Nesse caso, você verá um erro: "Get S.M.A.R.T. command ... Erro ao ler S.M.A.R.T!" .

A inscrição "Não ATA" (em vermelho) também pode indicar isso. Neste caso, você precisa entrar no BIOS e na guia Configuração / Serial ATA (SATA) / Opção de modo de controlador SATA - mude de [AHCI] para [Compatibilidade].

*

👉 Ajudar!

1) Como entrar no BIOS - veja as instruções

2) A guia para definir o modo de operação do HDD no BIOS - consulte as instruções

*

Depois de verificar o disco "Victoria" , defina a opção de volta. Caso contrário - o disco começará a ficar lento, o Windows irá "derramar" erros.

A propósito, abaixo está a aparência do disco com problema. Preste atenção na linha Acoplador de choque G-Sensor (a guia mostra se o disco foi atingido ou atingido) - como você pode ver abaixo, eles acertaram.

Por causa disso, de fato, o disco começou a congelar e ficar mais lento. Em geral, ele tem um status RUIM (e vermelho). Neste caso, só há uma solução - copiar todas as informações dele (o que é possível) e comprar um novo disco.

Qual a aparência de um disco quando acidentalmente atingido

Guia TESTE

Vamos diretamente para o teste do disco: para fazer isso, abra a guia TESTE e defina as configurações (como na captura de tela abaixo: ler, ignorar) Para iniciar o teste - pressione o botão "Começar" .

"Victoria" começará a verificar o disco e você começará a ver como os números crescerão ao lado dos retângulos de cores diferentes (seleção-3 na imagem abaixo). Atenção especial deve ser dada a vermelho e azul retângulos (são setores defeituosos que se tornaram ilegíveis).

Se retângulos azuis foram encontrados no seu disco - você precisa conduzir o disco novamente "Victoria" com opção habilitada Remapear (retângulo-4, veja a tela abaixo).

Nesse caso "Victoria" vão substituir esses setores por de reserva, por isso lembram neste caso a palavra "tratamento" ...

Teste de disco (tratamento) // TESTE "Victoria"

Se você tem muito retângulos azuis - então esse tratamento, se ajudar, provavelmente não por muito tempo. Se o disco começou a "desmoronar" - recomendo transferir todos os dados dele (se ainda não o fez devido a alguma estranha coincidência 👀) e procurar um substituto para ele.

A propósito, o aparecimento de blocos azuis em um novo disco rígido é inaceitável!

👉 ADICIONAL!

Gostaria de chamar sua atenção para um ponto - se você executar uma verificação e verificação de um disco no sistema operacional Windows, que é iniciado a partir do mesmo disco que você está verificando, os resultados do teste podem ser um tanto imprecisos (e a aparência de retângulos verdes ou mesmo laranja podem não falar sobre nada). Talvez, neste caso, você só possa olhar para o azul (blocos defeituosos).

Uma opção muito mais precisa é usar o sistema operacional Windows instalado em um disco diferente ou 👉 um LiveCD inicializável de emergência.

Verificar "Victoria" no DOS - mostra resultados muito mais precisos e dá uma estimativa real do disco. Como fazer é descrito a seguir (👇) ...

*

No DOS

Muitos, é claro, se assustam com o DOS e que tudo será incompreensível lá (pelo menos não da mesma forma que no Windows). Vou tentar (na medida do possível) mostrar com um exemplo onde e o que pressionar para verificar seu disco.

*

Victoria (3,5 para trabalhar no DOS)

De. site: //hdd-911.com/

Link para o freesoft: //freesoft.ru/victoria_v35

Como já disse, "Victoria" algumas versões. Para trabalhar no DOS - você precisa de um especial. versão (geralmente 3.5 é usado).

É uma imagem ISO normal que deve ser gravada corretamente em uma unidade flash USB (ou disco). Freqüentemente, a imagem vem em um arquivo RAR ou ZIP, a imagem ISO do arquivo deve primeiro ser extraída (WinRAR para obter ajuda).

Como escrever "Victoria" corretamente para que ele inicialize a partir de uma unidade flash USB

  1. para escrever uma imagem ISO, você precisa do programa WinSetupFromUSB (o site oficial do programa WinSetupFromUSB é //www.winsetupfromusb.com/downloads/);
  2. primeiro insira o stick USB e execute o programa;
  3. em seguida, selecione sua unidade flash USB na lista e marque as caixas ao lado dos itens: Formate automaticamente com FBinst, alinhe, copie BPB, FAT32;
  4. sob Linux ISO / Outro Grub4dos compatível com ISO - especifique sua imagem ISO com "Victoria" ;
  5. pressione o botão GO (observação: o programa irá perguntar várias vezes que você está ciente de que todos os dados do pen drive serão excluídos! Copie tudo o que é importante com antecedência para não se distrair neste momento).

WinSetupFromUSB - escreva uma unidade flash USB inicializável com "Victoria"

Na verdade, se tudo estiver OK com o pen drive e você fez tudo certo, verá uma mensagem em alguns minutos Tarefa concluída - trabalho feito!

Pen drive gravado

Observação: se você escrever na unidade flash USB incorretamente (por exemplo, muitos escrevem usando UltraISO), poderá ver um erro como "nenhum sistema de kernel ...". Basta substituir a unidade flash USB usando o método sugerido acima.

Como inicializar a partir de uma unidade flash com "Victoria". Selecionando o disco correto para o teste

De modo geral (se o flash drive estiver gravado corretamente), o boot não é diferente, como se você tivesse feito para o flash drive de instalação com Windows.

A melhor opção, na minha opinião, é chamar o Boot Menu e selecionar nosso pen drive. Se você não sabe como chamar o menu de inicialização, pode usar este artigo.

Menu de inicialização - escolha uma unidade flash para inicializar

Se você gravou uma unidade flash USB em WinSetupFromUSB (como recomendado acima), você precisará selecionar no menu de inicialização "Victoria"  (veja a tela abaixo - "vcr35r").

Menu de inicialização

A seguir, você verá uma janela com diferentes versões "Victoria" : para computadores (Desktop) e para laptops (Notebook). Escolha de acordo com suas necessidades (no meu exemplo, escolhi o primeiro).

Victoria 3.5 para computador (opção de download)

Não é verdade que, por padrão, o programa selecionará o disco rígido de que você precisa. Para selecionar a unidade você mesmo - pressione a tecla P.

Deve aparecer um menu: use as setas para cima e para baixo para mover o ponteiro. O último item deste menu é responsável por escolher um disco rígido em um controlador PCI / ATA / SATA / RAID.

P - selecionar disco

Se você usou o último menu, então você precisa especificar o número do disco (especificado na lista encontrada) e pressionar a tecla Enter (exemplo abaixo 👇).

Nós indicamos o número do disco

Testando o disco em Victoria (DOS)

Para começar a testar em "Victoria" - pressione a tecla de funçãoF4... Depois disso, um menu deve aparecer onde você precisa definir os parâmetros: "Start LBA", "End LBA", "Linear Read", "Ignore Bad Blocks" (ignore os setores ilegíveis). A seleção é feita através das setas "Direita" e "Esquerda".

Importante! Em vez da leitura linear, você pode definir "Gravar (apagar)", "Gravar do arquivo" e no próximo item do menu - "BB = Apagar 256 seita": esteja ciente de que tais parâmetros apagam as informações no HDD!

Configuração de teste

Para iniciar o teste, pressione o botão novamente F4... Retângulos cinza devem aparecer imediatamente na tela do monitor.

Agora resta apenas esperar o fim da conta (a propósito, "Victoria" informa o tempo de verificação, veja o canto inferior direito - permanecer).

Resultado dos testes

O que olhar e quais conclusões tirar ...

Em princípio, tudo o que eu disse sobre verificar um disco no Windows também é relevante aqui. À direita - os setores são mostrados, dependendo de seu tempo de leitura.

Quanto mais vermelhos e laranjas houver, pior será para o disco. Se houver muitos vermelhos, isso significa que o disco pode em breve falhar completamente (como regra, neste caso ele fica muito lento, os arquivos são lidos e copiados nele, o PC muitas vezes congela, etc. "alegria" )

Adição

Preste atenção também à seção "Defeitos" (à direita, aproximadamente no centro da tela). Se tudo estiver bem com o disco, o ideal é que ele diga - "Nenhum defeito encontrado" (como na foto acima). Se você encontrou defeitos nesta seção, isso pode indicar sérios problemas com o disco.

E por último, se você está tendo dificuldades em trabalhar com o programa e não sabe o que pressionar - tente procurar na tecla de ajuda F1... Em geral, com o utilitário "Victoria" tenha cuidado para não "testar" sua unidade se ela contiver os dados de que você precisa.

*

Mostre todos os aspectos do trabalho com "Victoria" e considere todas as nuances - acho que isso dificilmente é possível, mesmo no âmbito de vários artigos. Bem, e o objetivo traçado - avaliar o estado do disco rígido, espero ter cumprido, e por isso estou terminando o artigo.

*

Para acréscimos no tópico - agradeço antecipadamente.

Boa sorte!

👋

Primeira publicação: 01.05.2017

Correção: 2.09.